ALCÂNTARA

Apae de Alcântara-MA recebe título de utilidade pública estadual

Com o título, a instituição agora poderá celebrar convênios e parcerias de gestão com o governo do estado

Após muita luta, liderada pelo presidente Gregory Viégas, a APAE de Alcântara-MA, finalmente, conseguiu sua implantação no município. Trata-se de um marco importante que, agora, foi alcançado, mediante a aprovação da Lei Estadual N° 9.713, de 3 de julho de 2023. Essa lei confere à APAE de Alcântara o título de utilidade pública estadual, graças à iniciativa da deputada estadual Fabiana Vilar (PL), que demonstrou solidariedade com a causa.

A conquista marca o início de uma nova fase para a APAE de Alcântara, permitindo que a instituição estabeleça convênios em nível estadual, expandindo, assim,  sua rede de apoiadores.

“Nesse contexto, é importante ressaltar que a população de Alcântara terá acesso a serviços de telemedicina e agendamento de consultas por meio de um aplicativo, proporcionando uma otimização e filtragem dos atendimentos aos pacientes locais”, disse Zulmira Castro, secretária de Saúde de Alcântara, explicando que esse avanço foi possível graças ao apoio da Secretaria de Saúde.

Zulmira dedicou especial atenção à instituição e afirma que disponibilizará as Unidades Básicas de Saúde (UBS) na zona rural como locais de consulta.
Considerando as particularidades do município, a secretária explica que tanto do ponto de vista socioeconômico quanto étnico e geográfico, a implantação desse novo sistema se faz necessária para evitar deslocamentos extensos das pessoas em busca de atendimento médico na capital, São Luís.
“Essas mudanças representam um momento transformador para a APAE de Alcântara e para a população local, pois, além de garantir a acessibilidade a serviços médicos, reforçam a importância da inclusão e do cuidado com as pessoas com deficiência em seu próprio ambiente, que estão esperançosas para uma sociedade mais justa e igualitária’, conclui a secretária.
Por Battista Soarez

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo