POLÍTICA

Analista político aponta um possível 2º turno entre Braide e Rubens Jr

O blogue do Antônio Martins divulgou uma parte da pesquisa registrada, aonde aponta o pré-candidato Rubens Pereira Júnior (PCdoB) com a menor rejeição entre os pré-candidatos a prefeito de São Luís, mas antes de comentar sobre isso vamos falar sobre a pesquisa em si e seu registro.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Albuquerque Jr ME, Prever pesquisas e consultoria Ltda, com o registro recente no CONRE, com o número 8877, que entrevistou 1006 pessoas em São Luís de 29/06 a 02/07 deste ano, tendo feito seu registro no dia 04/07, o estatístico responsável seria Sérgio Pinto Martins e a empresa contratante seria Farol Comunicação e Marketing Eireli.

Dito isso, podemos afirmar que a pesquisa seguiu todos os trâmites legais, a questão técnica será avaliada em outra matéria, agora vamos a avaliação política, chamamos o analista político Fernando Bastos para avaliar somente a rejeição e dar suas considerações sobre o resultado divulgado abaixo:

Segundo Bastos:

Essa pesquisa mostra que Bira do Pindaré sofreu um enorme desgaste no último ano, triplicando a sua rejeição com relação ao ano anterior e diante de tudo sabido no meio político a sua candidatura perdeu força e talvez esteja inviabilizada. Já Wellington do curso ele sempre teve uma rejeição e sua campanha sempre foi levada pela juventude, então ela começa com força, rápida devido a militância juvenil nas redes sociais e depois perde força durante a campanha porque não tem a sustentação dos formadores de opinião, imprensa, etc, afirmou FB.

 

Braide está consolidado no 2º turno, o que para alguns pode soar como excelente para ele mas não é, em minha opinião Braide perdeu o “TIME” e deixou escapar uma eleição em 1º turno, e numa eleição em 2 turnos tudo pode acontecer, ainda mais que pelo vistos todos os candidatos devem se unir contra ele, e quem não o fizer, tem declarado que permanecerá imparcial no processo, o que dá uma enorme desvantagem para Braide ao meu ver. disse Bastos.

 

FV – Com relação a Rubens Pereira Jr?

Não me espanta a baixa rejeição do jovem promissor, normalmente um gestor público ao exercer o mandato ganha rejeição, mas o que vemos é que isso não ocorre com Rubens Jr, talvez pela sua simpatia, mas acredito que principalmente  por ele praticar a NOVA POLÍTICA, Rubens se mantém longe dos holofotes e polêmicas e trabalha com empenho pela sociedade, trata a todos com gentileza e humanidade, provavelmente por isso venha ganhando tantas adesões de peso a sua campanha nos últimos dias.

É uma boa notícia para ele essa rejeição, nenhum outro candidato tem tanta probabilidade de crescimento quanto Rubens Jr, nem Braide. Essa vantagem pode levá-lo ao 2º turno e conhecendo seu poder de aglutinação, no lugar de Braide eu me preocuparia.

 

Sem dúvida seria o pior adversário para Braide enfrentar, pois tem perfis muito semelhantes, são JOVENS, DISCRETOS, ELEGANTES, FALAM MUITO BEM, ARTICULADOS E ÍNTIMOS DA PALAVRA, EXPERIENTES, mas apesar da vantagem conhecida de Eduardo, Rubens Jr tem maior apoio político e creio eu que de infraestrutura também, no próximo mês ele deve ganhar grande adesão por parte de vereadores, candidatos a vereador e lideranças de bairro com isso tende a ter crescimento, sem falar que segundo pesquisas do ano passado que venho acompanhando todos que crescem tiram pontos de Braide, a grande quantidade de candidatos podem provocar uma perda enorme de votos por parte de Braide.

 

FV – Como você vê a possível desistência de candidaturas como a de Adriano Sarney, Bira do Pindaré e Honorato Fernandes?

 Sem dúvida todas elas beneficiam Rubens Jr ao meu ver, Bira e Honorato tem um eleitorado antipático a Braide e iriam provavelmente aderir a outras campanhas, já o Adriano que lidera a rejeição tem em Braide o seu herdeiro, ou seja, a maior parte de sua rejeição seria herdada por Braide e Wellington, dito isso, vejo novamente Rubens Jr sendo favorecido.

E com um detalhe, se o PT dono do 2º maior tempo de TV aderir a campanha de Rubem Jr, aí isso sim pode ser o golpe fatal dessa eleição, o que ao meu ver poderia levar Rubem Jr ao 2º turno, porque ele teria tempo para se tornar conhecido da população e com seu discurso moderno e ficha limpa tem tudo para conquistar o exigente eleitorado da ilha que sempre foi rebelde.

FV – Então na sua opinião Rubens Jr e Eduardo Braide deve ser a disputa do 2º turno?

Está muito cedo para uma afirmação dessas, tudo indica que Eduardo Braide já esteja no 2º turno, mas na política nada é definitivo, política é momento, o momento político de hoje indica Braide no 2º turno, isso é fato, mas o amanhã a Deus pertence e tudo pode acontecer. Com relação a quem seria o seu adversário acredito que um nome da esquerda tende a sê-lo, afirmo isso pela história da Ilha de São Luís, que apesar de ser a Ilha do Amor, sempre foi muito mais uma Ilha de Luta, seja pelo histórico de invasões, seja seu histórico político, o grupo Sarney nunca teve vez na ilha, Braide já perdeu uma eleição na ilha por causa da catinga dos Sarney e hoje o jovem Adriano Sarney lidera a rejeição por causa do sobrenome, pois o rapaz além de brilhante, tem tido uma atuação digna no seu mandato, no entanto só por carregar o sobrenome Sarney é execrado em São Luís.

Mas como não tenho o perfil de fugir de perguntas diretas e nem de ter medo de ter posições, acredito que um fechamento com o PT, e um trabalho mais técnico e próximo da realidade ludovicense pode levar sim Rubem Jr como legítimo representante da ilha rebelde, mas ele tem de se aproximar das associações de classe, chamar para a campanha seus vereadores e líderes comunitários, ir pra rua e dar a cara a tapa. encerrou Bastos.

Por Fator Verdade

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo