ALCÂNTARA

Alcântara vai receber a Carreta de Combate a Hanseníase dia 30 de agosto

Iniciativa em parceria com o Ministério da Saúde percorre o Maranhão, terceiro estado com mais casos da doença que atinge cerca de 30 mil pessoas no país por ano.

A cidade de Alcântara, na Região Metropolitana da capital, vai receber nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, a Carreta da Saúde no combate a hanseníase. A ação vai acontecer das 8h as 17h, na Praça do Galo, no centro da cidade. Ao longo do dia, a população poderá realizar gratuitamente consultas, exames e tirar dúvidas sobre métodos de prevenção e controle da hanseníase e demais serviços, como:Avaliação dermatológica

  • Avaliação de manchas
  • Consulta médica
  • Aferição da pressão arterial e glicemia
  • Teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C
  • Exame citopatológico (preventivo)
  • Vacinas e Assistência Odontológica

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A doença, que deveria estar erradicada, registrou cerca de 30 mil novos casos em um ano no país. De acordo com o Ministério da Saúde, o Maranhão é o terceiro estado do país com mais casos de hanseníase e o primeiro do Nordeste.

Carreta da Saúde contra a Hanseníase na Praça Deodoro, durante atendimento nos dias 22 e 23. Foto: Francisco Campos

Desde 2009, a Carreta da Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre todo o Brasil no combate à hanseníase, vai estacionar na Cidade Histórica. Uma parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), buscando a erradicação da doença até 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase são doados pela Novartis à Organização Mundial da Saúde.

 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo