casa » ALCÂNTARA » Alcântara recebe Selo Maranhão Quilombola na Agritec de Barreirinhas-MA
Governador Flávio Dino com os representantes de Alcântara na Agritec de Barreirinhas-MA

Alcântara recebe Selo Maranhão Quilombola na Agritec de Barreirinhas-MA

COMPARTILHE

O município de Alcântara, representado pelas comunidades quilombolas Itamatatiua e Santa Maria, fez exposição de seus produtos na Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), que aconteceu no município de Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses esta semana.

O evento em Barreirinhas traz oportunidades para pequenos produtores quilombolas da região do Munin, Lençóis e Delta do Parnaíba, demonstrarem seus produtos agrícolas e artesanatos, aumentando a comercialização e o apoio à produção.

Em uma ação de destaque do Programa Maranhão Quilombola na Agritec foi a entrega da certificação para o uso do Selo Maranhão Quilombola para a Associação de Moradores do Quilombo Itamatatiua e povoado Santa Maria em Alcântara.

O certificado foi entregue pelo governador Flávio Dino e secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro aos presidentes de Associações Alcantarenses. Além de (Itamatatiua e Santa Maria) em Alcântara, outras comunidades quilombolas de outros municípios receberam o Selo Maranhão Quilombola na Agritec: Barreirinhas (Cantinho, Santo Antônio, Marcelino e Santa Cruz), Rosário (São Miguel), Icatu (Jacarei dos Pretos), Serrano do Maranhão (Deus bem sabe e Vera cruz), Vargem Grande (Piqui da Rampa) e Santa Rita (Cariongo).

Os agricultores quilombolas do município de Alcântara expuseram diversos produtos de suas comunidades nos stands da Agritec com o Selo Maranhão Quilombola: frutas, verduras e legumes, como melancia, farinha, além de artesanatos e artigos de cerâmicas.

“A Seir, juntamente com o Sistema Saf, muito contribuíram para que os agricultores quilombolas do Maranhão desenvolvessem uma agricultura mais sustentável, com maior qualidade de produtos e mais facilidade de comercializar. Isso gera mais renda e mais segurança alimentar nas comunidades”, disse o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

Para o secretário de Agricultura de Alcântara, Erinaldo Pereira, o Selo Maranhão Quilombola chega para dar mais credibilidade aos produtos fabricados em Alcântara. “É muito importante nossas comunidades receberem o Sela Maranhão Quilombola, além de identificar aquilo que é produzido no Quilombo, valoriza ainda mais nossa produção”, destacou.

Além do secretário de Agricultura de Alcântara, Erinaldo Pereira, estiveram presentes os presidentes das Associações e servidores  municipais.

Com informações da  SEIR

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Alcântara vai criar o Conselho e Fundo Municipal de Direitos do Idoso

A Prefeitura de Alcântara vai criar o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e ...

Oito comunidades de Alcântara serão beneficiadas com kits de irrigação

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Erinaldo Pereira (Tivico) ...

Guarani é campeão alcantarense de futebol SUB-17

A bola rolou na tarde deste sábado (16) no estádio Facurão na cidade de Alcântara ...

Município de Alcântara desenvolve projeto de Horta na Escola

Alunos da Escola Municipal Barão de Grajaú, localizada no povoado Agrovila Cajueiro, estão desenvolvendo o ...

Prefeitura de Alcântara inaugura Novo Consultório Odontológico

A Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta quarta-feira (06), um ...