Alcântara-MA: Prefeitura instala placas educativas na Zona de Proteção Ambiental da Amargura
Município reúne acervos naturais e arquitetônicos, e recebe turistas do mundo inteiro na cidade histórica
A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, concluiu a instalação de placas pedagógicas implantadas na Zona de Proteção Ambiental da Amargura. As placas, segundo a SEMA, são de caráter educativas, e servem para orientar moradores e visitantes quanto a importância de preservar o meio ambiente e a proibição de desmatamento, descarte de lixo e queimadas no local.
A instalação das placas é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de alcãntara e o O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e tem o objetivo de sinalizar a Zona de Proteção Ambiental da Amargura, além de contribuir para a formação de uma consciência coletiva em prol da preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico de Alcântara.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Jefferson Horley, destaca a importância da educação ambiental. “É fundamental que todos nós tenhamos a consciência da preservação de nossos recursos naturais. Com essas placas pedagógicas, esperamos não apenas informar, mas também sensibilizar às pessoas sobre a importância de cuidar do nosso patrimônio, seja ele natural ou arquitetônico”, destacou o gestor de meio ambiente de Alcântara.
Por ser uma cidade turística, Alcântara reúne acervos naturais, incluindo praias, ilhas, campos alagados e rios, e arquitetônicos, incluindo ruínas e casarões coloniais, compostos por igrejas seculares e prédios históricos como a sede da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, na Praça da Matriz.