ALCÂNTARA

Alcântara-MA: Festejo do Divino 2023 bate recorde de público durante 12 dias de evento

Evento teve o apoio da Prefeitura de Alcântara por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

O Festejo do Divino Espírito Santo, realizado na cidade histórica de Alcântara-MA, bateu recorde de público em 2023. O reflexo da grandeza da festa religiosa foram as pousadas lotadas de turistas, restaurantes cheios de clientes e ruas e ladeiras lotadas de gente de todo lugar do Brasil, além de uma Praça da Matriz abarrotada de alcantarenses e maranhenses durantes os shows.

A festa religiosa é originária das tradições portuguesas e disseminada pelos jesuítas durante o período colonial, que consiste em um ritual de exaltação ao Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Com o passar dos anos, o festejo em Alcântara adquiriu características próprias, tornando-se um evento singular e uma vitrine cultural e turística do Maranhão. Os próprio alcantarenses são os principais atores da festa, mostrando valorizar sua cultura religiosa e seu povo.

O Festejo do Divino Espírito Santo 2023 em Alcântara teve o apoio irrestrito da Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do SESI por meio do Superintendente Diogo Lima. O evento é realizado pela Comunidade Alcantarense e organizado pela Associação do Divino e da Cultura de Alcântara por intermédio da Diocese de Pinheiro através da Paróquia de Alcântara.

À convite do prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, o governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Cultura do Estado, Yuri Arruda, do secretário adjunto de Articulação Política, Jota Pinto, além de outras autoridades do governo estadual, prestigiou o festejo do Divino Espírito Santo, onde participou da missa campal e do cortejo.

O prefeito Nivaldo Araújo se mostrou satisfeito com o resultado do festejo e espera poder ajudar ainda mais em 2024. “Sei que nada sai 100% como esperamos, mas estou satisfeito com o resultado do evento. Fiz a minha parte como gestor municipal, dei todo apoio que estava ao nosso alcance, como segurança, apoio cultural para as atrações, além de antecipar o pagamento dos servidores durante o festejo, o que garantiu um movimento maior no comercio local, aquecendo a economia e colocando mais alcantarenses na festa. As pousadas ficaram lotadas, restaurantes venderam muito, e claro as barracas montadas na Praça também faturaram. Quem venha 2024 e esperamos em Deus, saúde e sabedoria para continuar ajudando no festejo”, destacou o prefeito que participou da festa no meio do povo.

Para que o evento fosse um sucesso, o prefeito Nivaldo Araújo e sua equipe de governo, se empenharam antes e durante o festejo, colocando a disposição dos organizadores da festa, uma ambulância durante as caminhadas, além de ampliar as equipes de segurança, graças à parceria do Prefeito Nivaldo com o comando da Polícia Militar do Maranhão por meio do secretário de Estado de Segurança Pública, Dr. Murilo, com o apoio irrestrito dos guardas municipais e dos agentes de trânsito, garantindo tranquilidade aos turistas, alcantarense durante os 12 dias de evento.

O público que compareceu de 17 a 29 de maio ficou encantado com as atrações e programação do festejo. A parte religiosa do evento, como sempre, foi um grande sucesso, atraindo turistas de todos os lugares, que vieram prestigiar, e até documentar a mais grandiosa festividade religiosa da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.

IMPULSSIONAR A ECONIMIA NO FESTEJO

De maneira estratégica e com vistas a impulsionar ainda mais a economia local durante o festejo, o prefeito Nivaldo Araújo antecipou o pagamento dos servidores municipais. Esse gesto resultou em um aquecimento significativo do comércio local, garantindo a circulação de dinheiro no município e proporcionando um festejo mais acessível a todos os alcantarenses.

Para encerrar a festa com louvor, a Praça da Matriz recebeu no sábado (27) e domingo (28), grande público para prestigiar cantores e bandas nacionais e regionais, como Raiz Tribal, DJ Beto, Ericsson Andrade, Alanzim Coreano, Iara Costa, Vanessa Furacão, Luan Costa, Grandão Vaqueiro e Banda Miragem.

Fotos: Luiza Kéroly, Maikelly Macedo e Lindoso 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo