Alcântara-MA: Alunos da escola Barão de Grajaú participam do Torneio Sesi de Robótica em São Luís
A escola alcantarense ficou entre as 20 melhores equipes das 72 que participaram da competição
Alunos da escola Barão de Grajaú, da comunidade quilombola Cajueiro II em Alcântara-MA, participaram do Torneio Sesi de Robótica realizado neste fim de semana, no Multicenter Negócios e Eventos do Sebrae-MA. A competição estimula estudantes de 9 a 19 anos a criar empresas, obter patrocínios e desenvolver carros para competir em uma pista de corrida em miniatura.
O campeonato exige o uso de diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Os jovens competidores, preparando-se para o mundo profissional, precisaram pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolveram um projeto social, que poderia ser usado como critério de desempate no resultado final.
O prefeito Nivaldo Araújo, prestigiou o evento In Loco no Multicenter Sebrae, localizado no bairro Cohafuma, em São Luís e saiu satisfeito com o que viu. Alunos da escola Barão de Grajaú conseguiram ficar entre as 20 melhores equipes, das 72 participantes do torneio.
Sobre o campeonato – Realizado desde 2019, o campeonato, parte de um projeto internacional da Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. A disputa regional realizada no Torneio de Robótica nos dias 13 e 14 em São Luís, garantiu a participação da Pugnator, equipe campeã, na etapa Nacional, juntamente com as equipes Spartacus, do SESI São Luís, e Graffeno, do SESI Imperatriz.