ALCÂNTARA

Alcântara-MA: Agricultores entregam mais uma remessa de produtos para a merenda escolar

O município de Alcântara é territorialmente gigante e mesmo assim, a Semed consegue fazer a entrega dos produtos em tempo hábil

Os agricultores famialres de Alcântara-MA, cadastrados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE),  entregaram nesta terça-feira (26), ao secretário Marcos Pinho, mais uma remessa de produtos cultivados na zona rural e sede do município, que servem para alimentar crianças nas escolas da rede municipal de ensino.

O PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento, fortalecimento e desenvolvimento biopsicossocial à aprendizagem, melhorando o rendimento escolar dos estudantes, além da formação de hábitos saudáveis e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais exigidas pela Conselho Nacional de Segurança Alimentar.

De acordo com o cadastro, os produtores alcantarenses entregam produtos da agricultura familiar duas vezes ao mês, que são distribuidos nas escolas pela Secrettaria de Agricultira, Pesca e Abastecimento, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Entre os produtores cadastrados no PNAE que entregam produtos à Semed, estão: Catarina Josefa e Maria Tereza (Samucangaua), Douglas, Flávio Pinho Diniz e Leandro (Agrovila Peru), Francisca Diniz “Chiquinha”, Maria Teodora e Domingos Soriano (Agrovila Marudá), Ester Serejo (Quero Ver), José de Ribamar “Riba” (Santa Maria), Jacirene (Pavão), Maurino (Novo Belém), Verilene Sá (Conceição), Maria José Lima (Mamuna) e Manoel (São Raimundo). Ao todo 15 agricultores entregaram seus produtos.


Os produtos cultivados e entregues pelos agricultores nesta remessa form: alface, abacate, banana, batata doce, caju, cebolinha, cheiro verde, couve, cocô seco, farinha amarela, feijão, limão, macaxeira, mamão, maxixe, melancia, pepino, quiabo, tapioca, laranja e vinagreira. Ao todo foram entregues 21 tipos de produtos, que vão direto da roça para o prato dos estudantes alcantarenses.

Para o prefeito Nivaldo Araújo, o PNAE enriquece o município ao dar oportunidade para quem produz e para quem consome os produtos. “Nossa meta é aumentar a oferta de produtos cultivados em nosso território, com pratos saudáveis na merenda escolar, além de gerar trabalho e renda no município. Hoje nossos alunos dispõe de uma refeição balanceada, que tem acompanhamento nutricional, e gera ganhos importantes na aprendizagem”, destacou Nivaldo Araújo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo