casa » TRABALHO » Agricultores e artesãos de Alcântara vão expor na Agritec

Agricultores e artesãos de Alcântara vão expor na Agritec

COMPARTILHE

MATÉRIA DE ASSESSORIA

Depois de realizar a doação de toneladas de sementes de milho, arroz e feijão, implantar o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), em parceria com os governos estadual e federal e ampliar a assistência técnica e extensão rural de Alcântara, a gestão do Prefeito Domingos Araken (PT) promoverá a participação de agricultores familiares e artesãos locais na Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), de 27 a 29 deste mês, em São Bento.

Representando o prefeito Araken, o vice-prefeito, Pastor Pedro se reuniu recentemente com técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para definir a participação da Prefeitura de Alcântara na Agritec 2015. A parceria é mais uma importante ação estratégica do governo Flávio Dino para o fortalecimento da união entre o Governo do Maranhão e o município de Alcântara.

Participaram da reunião o vice-prefeito Pastor Pedro, a chefe de gabinete da Prefeitura de Alcântara, Soraia Gleide, os assessores municipais, Nonato Santos e João Climaco e Osvaldo Ferreira, este último representando o Secretário Municipal de Agricultura, José Aniceto e técnicos agrícolas municipais, a gerente da regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges e Rafaelle Oliveira, assessora da Secretária de Estado da Agricultura  e assessores da pasta.

Osvaldo Ferreira, respaldado pelo Secretário Aniceto, confirmou a participação da caravana local na Agritec. Nesta semana, a secretaria confirmará o nome de todos os participantes do município.  Na Agritec, o município de Alcântara terá um stand para a divulgação dos seus produtos e também a oportunidade de promover os destaques dos trabalhos institucionais e da produção artesanal.

“Vamos expor a produção artesanal do povoado Santa Maria, feita a partir da fibra natural, e os trabalhos em cerâmica dos povoados São Raimundo Guaranis e Itamatatíua, com suas peças encantadoras de argilas”, disse o Pastor Pedro. Rafaelle Oliveira destacou a importância do município em apresentar o lado cultural no stand e sugeriu que o Alcântara realizasse um desfile com as vestimentas da Festa do Divino e exposição dos doces de espécie e licores.

“Nós ficamos muito felizes pelo convite e afirmamos que o município participará”, garantiu Pastor Pedro. “Será de grande valor para agricultura do município e a nossa produção artesanal participarmos da Agritec”. O Pastor Pedro  aproveitou a reunião para solicitar dos representantes do Governo Estadual, novos benefícios para a melhoria da agricultura familiar de Alcântara.

 “55 técnicos agrícolas de Alcântara estão à espera de uma oportunidade de emprego, mas para isso é necessário que o Estado nos ajude a promover as políticas para os agricultores”, disse o vice-prefeito. Rafaelle Oliveira anotou as solicitações para repassá-las ao secretário da pasta. Ao final da reunião ficou confirmada uma nova audiência entre Prefeitura e Estado para apresentar as necessidades do setor rural local.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Canindé Barros define estudo para viabilizar vans e micro-ônibus para o eixo Itaqui–Bacanga

Em reunião com diretores da, (COOTRAIBA), Cooperativa de Transporte Alternativo da Área Itaqui–Bacanga, Modalidade Micro-ônibus/Vans, ...

Projeto de lei de autoria de Osmar Filho dará direito à troca de produtos vencidos sem custo ao consumidor

Em celebração ao Dia do Consumidor, 15 de março, o vereador Osmar Filho (PDT) protocolou ...

Demissões em massa no Sistema Globo de Rádio

É muito triste o atual momento do Sistema Globo de Rádio. Dezenas de demissões ocorreram nos ...

Bequimão terá projeto experimental de cultivo de sururu na Comunidade Paricatiua

O sururu (Mytellafalcata) é um molusco bivalve (está inserido entre duas conchas) da ordem Mytiloida, ...

Mais uma Comunidade rural de Bequimão recebe qualificação na produção de farinha pelo Sebrae-Ma

Encerrou nesta quarta-feira (30), o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido ...