casa » TRÂNSITO

TRÂNSITO

Ruas do bairro Santo Antônio continuam recebendo pavimentação asfáltica pela equipe da Semosp

COMPARTILHE

Ainda atendendo ao requerimento da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), nesta terça-feira (30/06) a Avenida Santa Isabel, localizada no bairro Santo Antônio, recebeu pavimentação asfáltica realizada pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A via tem uma grande importância para região, pois além de ser utilizada por moradores e transeuntes, é parte da rota do ônibus que faz a linha do bairro. Com a pavimentação asfáltica, os moradores ganham mais mobilidade.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

“Sigo cobrando mais melhorias para as nossas comunidades e fiscalizando diariamente as frentes de serviço que estão em andamento. Graças ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, meus requrimentos estão sendo atendidos e as obras executadas”, destacou Fátima Araújo.

Fátima Araújo, solicita e Semosp pavimenta ruas no Santo Antônio e Pirapora

COMPARTILHE

Em mais um requerimento encaminhado pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB) para a Prefeitura de São Luís solicitando pavimentação asfáltica, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) atendeu a solicitação e realizou o serviço que vai beneficiar moradores de três bairros diretamente.

Nesta sexta-feira (19), a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, concluiu a pavimentação asfáltica da Estrada da Vitória e da Avenida São Carmelo. As duas importantes vias cruzam os bairros Santo Antônio e Pirapora, ligando a avenida dos Franceses a Santos do Dumont. As duas avenidas são usadas pelos motoristas com válvula de escape, principalmente para que passa pelo João de Deus.

“É a Prefeitura de São Luís, por meio da Semosp atendendo meus requerimentos. Este tipo de trabalho beneficia moradores das comunidades, mas também os motoristas que trafegam por ali que ganham mais mobilidade e segurança no trânsito”, destacou a vereadora Fátima Araújo em sua página na rede social.

Por unanimidade, serviço de transporte coletivo ferroviário é aprovado a Câmara de São Luís

COMPARTILHE

Na manhã desta terça-feira (16), no plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal de São Luís, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei n.0096/2019, de autoria do vereador Astro de Ogum (PCdoB), que versa sobre o transporte coletivo urbano ferroviário e metroviário de passageiros na Grande São Luís. O projeto tem como objetivo fazer uso do Veículo Leves sobre Trilhos (VLT), adquirido da empresa Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, ainda em 2012, na gestão do ex-prefeito João Castelo, pelo valor de R$6,4 milhões.

Desde sua aquisição, o VLT que deveria atender mais de 200 mil pessoas, interligando o centro da capital maranhense ao bairro do Anjo da Guarda, na área Itaqui Bacanga, uma das mais populosas da Grande São Luís, nunca foi utilizado. O projeto inicial, orçado em R$ 8 milhões, previa a construção de 13km de linha férrea, mas apenas 800m acabou sendo construída.

Na proposta apresentada pelo vereador, caberá à Secretaria de Trânsito – SMTT delegar, planejar, fiscalizar e fixar as normas para funcionamento do chamado Sistema de Transporte Ferroviário Municipal – STFM. O art.3• aduz que esse transporte poderá ser feito através de delegação, direta ou indireta, a empresa pública ou privada sob regime de concessão, permissão ou autorização.

“Na realidade, apresentamos essa matéria com o objetivo de dar funcionalidade ao VLT, cuja aquisição já foi feita, por um valor milionário, porém permanece sem nenhuma utilidade. Outro ponto interessante, diferente do texto original, é que não estamos pedindo a construção de linha férrea, o que causaria onerosidade ao Poder Público, mas, estamos sugerindo que seja utilizado linha já existente, o que reduziria, de forma considerável, a efetiva operacionalidade do VLT”, enfatizou o parlamentar.

Ainda segundo o PL, o STFM iria atender à chamada Zona Rural da Grande São Luís, haja visto que já existe uma extensa via permanente em bitola métrica, a mesma necessária para o uso do veiculo, já implantada e atualmente operada pela empresa Transnordestina Logística para o transporte de combustível entre o vizinho Piauí e o Porto do Itaqui”. Segundo dados do IBGE, São Luís tem uma população estimada em 1.101.884 habitantes distribuídos em uma área de 831,7 km2. Desse total, 283km2 estão em perímetro urbano. Conforme censo de 2010, mais de 560 mil habitantes estão justamente na Zona Rural, por isso a nossa preocupação em instituir mais um meio de transporte para essa área, já que a reclamação quanto à qualidade do serviço prestado por via terrestre tem sido muito grande. E, na verdade, somente iríamos utilizar aquilo que já dispomos, entretanto, neste momento, encontra-se sendo destruído pela ação do tempo”, finalizou o vereador.

GRATUIDADE
Um dos pontos interessantes no PL, assim como nos demais meios de transporte, diz respeito à gratuidade. No art. 31, fica assegurado um percentual de gratuidade de acordo com o número de assentos. Após redação final, o PL seguirá para a sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Vereadora Fátima Araújo solicita e Semosp pavimenta rua no bairro Anil

COMPARTILHE

A equipe de pavimentação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), concluiu na última terça-feira (09), os trabalhos de pavimentação asfáltica da rua Renato Caldas, localizada no bairro Anil, em São Luís. Os trabalhos foram realizados após solicitação da vereadora Fátima Araújo através de Requerimento.

Para a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem atendido seu requerimentos e o povo é quem tem ganhado com isso. “Essa é mais uma das ruas contempladas pela Prefeitura de São Luís, que através dos meus requerimentos, foi pavimentada. O trabalho também alcançou várias outras vias do bairro Anil”, destacou a vereadora.

O trabalho de pavimentação asfáltica garante mais mobilidade e qualidade de vida a população que mora no bairro Anil ou aos transeuntes que passam pela região.

Vereadora Fátima Araújo e prefeito Edivaldo Holanda Jr vistoriam obra de pavimentação asfáltica no Anil

COMPARTILHE

Acompanhada do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e da Primeira Dama de São Luís, Camila Braga, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), vistoriou na manhã do sábado (06), o término do serviço de pavimentação  asfáltica das ruas do Conjunto Manaaim – antigo Clube Jaguarema, localizado no bairro Anil, na capital maranhense.

Todas as ruas do Conjunto foram contempladas com pavimentação asfáltica, inclusive a Avenida Principal, que funciona como válvula de escape ligando as avenidas Casimiro Júnior e Santos Dumont. O estado da via estava precário e graças ao requerimento da vereadora Fátima Araújo, o trabalho foi realizado e vai beneficiar moradores e motoristas que usam para trafegar e escapar de grandes engarrafamentos.

“Mais uma vez quero aqui agradecer ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior por atender meus Requerimentos, e através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – Semosp, garantir mais mobilidade e qualidade de vida as nossas comunidades. É minha missão como vereadora de São Luís, buscar melhorias para nosso povo”, destacou Fátima Araújo em sua página na rede social.

A pavimentação no Conjunto Manaaim – antigo Clube Jaguarema, localizado no bairro Anil, beneficiou a rua e travessa Adelman Corrêa, assim como a rua e a travessa Santa Luzia. Todas essas vias receberam a frente de trabalho.

O trabalho realizado pela equipe de pavimentação da Semosp, beneficia moradores da região e quem trafega pelo bairro, que agora terão mais mobilidade e segurança.

Vereadora Fátima Araújo solicita pavimentação asfáltica para o bairro Tamancão/Anjo da Guarda

COMPARTILHE

Com o intuito de melhorar a mobilidade e acessibilidade da capital maranhense, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) solicitou através de Requerimento ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo e ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a recuperação de ruas no bairro Tamancão/Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga.

De acordo com o Requerimento Nº 109/2020, as vias que precisam ser recuperadas pela Prefeitura de São Luís com urgência, são as ruas da Mangueira e do Apicum e a 2ª travessa do Apicum localizadas no bairro Tamancão.

Segundo a vereadora Fátima Araújo, as vias estão intrafegável e precisam ser recuperadas com o máximo de urgência, já que o inverso está deixando-as ainda mais precárias. Segundo a parlamentar, a pavimentação asfáltica trará benefícios aos moradores, já que no verão a poeira adoece crianças e idosos.

Vereadora Fátima Araújo solicita ao governo do estado pavimentação asfáltica para o bairro Lago Azul/São Raimundo

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), solicitou através de Indicação ao Secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto e ao governador Flávio Dino, a pavimentação asfáltica e recapeamento de ruas do bairro Lago Azul na região do São Raimundo.

Segundo a Indicação de autoria de Fátima Araújo, que já foi aprovada no Plenário Simão Estácio da Silveira na Câmara Municipal de São Luís, as ruas das Flores, rua Bibita e rua Fé em Deus localizadas no Lago Azul/São Raimundo estão em situação de calamidade pública, abandonadas pelo poder público.

Segundo a vereadora Fátima Araújo, a pavimentação asfáltica vai melhorar a acessibilidade e mobilidade urbana no bairro, dando mais qualidade de vida aos moradores. Facilitando a passagem de veículo que usam as vias do bairro. De acordo com a parlamentar, os buracos acabam causando acidentes e prejuízos aos moradores.

Após solicitação da vereadora Fátima Araújo, prefeito Edivaldo inicia asfaltamento no Parque Universitário e Planalto Pingão

COMPARTILHE

Após solicitação da vereadora Fátima Araújo (PCdoB) através de requerimento aprovado na Câmara Municipal de São Luís, o  prefeito Edivaldo Holanda Júnior deu início nesta sexta-feira (6), aos serviços de pavimentação asfáltica do Parque Universitário e Planalto Pingão, na região do bairro João de Deus.

O trabalho começou pela Avenida Odylo Costa Filho, no Parque Universitário, entre a Praça da Juventude a avenida Guajajara, fruto da luta constante da vereadora, que solicitou o programa São Luís em Obras. Os dois novos bairros beneficiados, receberão cerca de 5 km de ruas com nova pavimentação, melhorando assim a infraestrutura, a mobilidade na região e a vida dos moradores da área. Durante visita ao bairro, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior esteve acompanhado da maior liderança da região, a vereadora Fátima Araújo.

“É uma luta constante. Sei que a situação financeira do Brasil não está boa, e em São Luís não é diferente, mas o prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem atendido nossas solicitações. O programa São Luís em Obras veio para mudar a vida das pessoas e por isso ele está aqui em nossa região. Aquilo que estiver ao meu alcance como vereadora farei o possível para ajudar nossas comunidades. É claro que é o prefeito é quem executa as obras, mas como vereadora de São Luís vou solicitar os serviços sempre”, destacou Fátima Araújo.

Consolidado como o maior programa de infraestrutura executado em São Luís nas últimas décadas, o São Luís em Obras foi idealizado pelo prefeito Edivaldo com o objetivo de ampliar a infraestrutura urbana da cidade. “Temos avançado com o São Luís em Obras por toda a cidade. Chegamos hoje na região do João de Deus que receberá cerca de 5 km de asfalto, dando continuidade a mais esta frente de serviços. Já estamos com ações do programa em várias regiões da cidade e vamos avançar ainda mais com obras como as de drenagem e pavimentação do Santa Bárbara”, disse o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, destaca que o programa tem melhorado a qualidade de vida da população e a mobilidade nos bairros. “A pavimentação tem favorecido a economia nos bairros, fortalecendo os estabelecimentos comerciais e a mobilidade. Aqui no Planalto, o trabalho vai melhorar o acesso dos moradores à Avenida Guajajaras, uma importante via da cidade que também já foi contemplada com o programa São Luís em Obras. O trabalho avança para outras áreas, melhorando cada vez mais a infraestrutura de São Luís”, ressaltou o titular da Semosp.

Para Washington Luís Santos, que há 10 anos tem um comércio na Avenida Odylo Costa Filho, no Parque Universitário, os serviços já eram esperados pelos clientes. “O acesso vai ser facilitado e não vai ter mais tanta poeira como tinha antes. Os clientes, que reclamavam demais, vão gostar da novidade. Os moradores também estavam esperando há muito tempo por esta obra”, disse o comerciante. “O prefeito Edivaldo está de parabéns. Entrava prefeito e saia prefeito e a gente não via serviço. Agora a gente consegue ver o trabalho não só aqui como em vários locais da cidade”, completou a moradora Marcélia Sousa.

O morador do Planalto Pingão, Ricardo Teles, comemora a chegada dos serviços. “Moro há 34 anos no Pingão e a gente vê a necessidade desse trabalho. Vai ser muito bom pra gente, que bom que está se realizando e a gente vê que o trabalho realmente vai ser feito”, afirmou o funcionário público.

VEJA AS FOTOS DA PAVIMENTAÇÃO CLICANDO AQUI…

Fotos: Maurício Alexandre

Duarte Jr fala sobre o aplicativo de recarga de passagens em São Luís

COMPARTILHE

Na terça-feira (22), o deputado estadual Duarte Jr (PCdoB) falou na sessão plenária sobre o RecargaPay, aplicativo de recarga de passagens que passa a integrar o sistema de transporte público de São Luís. A novidade chega à capital maranhense após medidas em prol da modernização do setor solicitadas pelo deputado junto a órgãos públicos e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET).

“É a realização de um sonho”, afirmou o deputado, que no primeiro semestre desse ano já havia protocolado a Indicação 936/2019, solicitando a criação de um app de recarga para facilitar a vida dos consumidores do serviço de transporte público.

E completou: “O que está sendo garantido aqui é a possibilidade de recarregar e de comprar o vale-transporte no cartão de débito e crédito”.

O aplicativo vai além da simples recarga solicitada por Duarte por meio da Indicação. O parlamentar foi ao encontro do vice-presidente de novos negócios do RecargaPay, Daniel Matias, que apresentou os outros recursos do app. “A grande revolução é que, se você recarregar até 20 reais no crédito, você tem 5% de desconto e isso não é promoção, é um benefício do aplicativo”, informou Matias.

O RecargaPay permite também a revenda dos créditos eletrônicos de passagem, como explica Daniel Matias. “Você baixa o RecargaPay, coloca dinheiro no aplicativo via boleto, depósito de urgência, depósito em lotérica ou transferência bancária, que você já está apto a recarregar o cartão de qualquer cliente ou amigo que esteja e você ganha 2% a mais com isso. É uma excelente oportunidade de negócio”.

O aplicativo

Duarte Jr, que também é professor de Direito, protocolou a indicação do app de recarga a partir de sugestão de alunos que vivem a realidade do transporte coletivo, como parte de uma disciplina ministrada pelo parlamentar em uma faculdade local.

Lançado na terça-feira (22), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET), o app RecargaPay é gratuito e já está disponível para Android e iOS. Para utilizá-lo, basta baixar o aplicativo e realizar o cadastro. Depois disso, selecione a opção “Cartão de Transporte”. Em seguida, “Adicionar um Cartão”, e inserir o número. A recarga pode ser feita até 30 minutos antes do consumidor pegar o ônibus.

O RecargaPay já possui cerca de 1,5 milhão de usuários em 2019. O aplicativo disponibiliza serviços de recarga de celular (o serviço mais usado na plataforma), pagamento de contas e recarga de transporte público, novidade em São Luís, que se junta agora a cidades que já contam com o serviço, como São Paulo (SP), Recife (PE) e Pelotas (RS), entre outras.

Federalização de estradas do MA ganha força após aprovação do acordo para uso da base de Alcântara

COMPARTILHE

A federalização das Mas 106 e 014 em rodovias federais, essa é a proposta do deputado federal Gildenemyr (PL) , autor do projeto de Lei 4407/2019, em tramitação na Câmara Federal desde de agosto deste ano. O projeto ganhou força, após o Plenário da Câmara dos Deputados aprovar, na última terça-feira (22), o acordo entre Brasil e Estados Unidos sobre lançamentos a partir do centro espacial de Alcântara, no Maranhão.

A proposta de Gildenemyr, defendida em Brasília altera Lei no 5.917/73, que aprovou o Plano Nacional de Viação, para transformar a MA-014 , que passa pelos municípios de Vitória do Mearim, São Bento e Viana e a MA- 106 liga Alcântara à Baixada Maranhense, em rodovias federais.

Segundo o deputado, estas duas rodovias deverão ser utilizadas com frequência para a chegada de equipamentos para a Base de Alcântara e devido a isto é necessário que as estradas estejam em excelentes condições para facilitar o trabalho a ser desenvolvido no Centro de Lançamento de Alcântara.

“O que vemos no Maranhão são estradas que estão com sua infraestrutura comprometida apesar, dos anúncios de investimentos vultuosos. As MAs 014 e 106 serão acessos principais para a chegada de equipamento para a Base de Alcântara, já que o AST foi aprovado pelo Congresso. Então, precisamos ter estas duas vias em excelentes condições em sua estrutura e sinalização,” afirmou o deputado.

Segundo trecho do projeto, o objetivo é ampliar ainda mais a potência do Centro de Lançamento de Alcântara – a segunda base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira, que sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e destina-se, a realizar missões de lançamento de satélites.

ACORDO SALVAGUARDAS TECNOLÓGICAS
O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) prevê o lançamento de foguetes, espaçonaves e satélites que usam tecnologia norte-americana a partir da base mediante remuneração.

O governo Bolsonaro argumenta que o acordo vai viabilizar comercialmente o centro de Alcântara. O interesse dos EUA na base decorre da sua localização, na linha do equador, que reduz o consumo de combustível de foguete, tornando os lançamentos mais baratos.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free