casa » SHOWS & EVENTOS

SHOWS & EVENTOS

Prefeitura de Igarapé do Meio encerra projeto Vila Junina Virtual 2020

COMPARTILHE

Foi encerrado na noite desta terça-feira (30), o projeto Vila Junina Virtual, primeiro arraial virtual do interior do estado do Maranhão, realizado pela Prefeitura de Igarapé do Meio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Foram dois dias de evento que aconteceu na última segunda-feira (29) e nesta terça-feira (30), transmitido ao vivo pelo Facebook oficial da Prefeitura de Igarapé do Meio.

Para não gerar aglomeração, uma equipe reduzida de colaboradores trabalhou nos dois dias da festividade virtual. Bandas de forró e várias atrações tradicionais da cultura maranhense se apresentaram por meio vídeos enviados, anteriormente à Secretária de Cultura do Município.

O prefeito Almeida Sousa (PL) destacou o sucesso do evento e parabenizou sua equipe pelo empenho na realização da Live. “Quero aqui agradecer a todos que contribuíram para realização desta Live. A minha equipe que contribuiu decisivamente, as atrações que se disponibilizaram em participar desse projeto e aos nossos amigos que participaram de casa através de comentários e compartilhamentos. Eu tenho orgulho em dizer que na Live do dia 29, batemos quase 7 mil visualizações. Então eu quero agradecer e dizer que estamos fazendo apenas o nosso papel. Nada mais que um gestor público deve fazer pelo seu povo”, destacou Almeida Sousa.

Almeida destacou ainda o empenho de sua gestão nas muitas obras que estão sendo realizadas no município. “A cada dia o nosso governo vai surpreender com mais obras, com mais ações, com mais benefícios para o povo. Vamos continuar honrando o nosso lema: trabalho e ação”, disse o prefeito.

O evento foi apresentado pelos comunicadores Jota Jota Negrão, DJ Zeca Jamaica e Jean.

A Vila Junina foi iniciada desde 2017 e tem se consagrado como um dos principais arraiais da região. Este ano devido a pandemia, a Prefeitura resolveu inovar e saiu na frente com uma edição virtual do evento, sendo o primeiro arraial virtual a ser realizado no interior no estado Maranhão.

Por Maxsuel Bruno

Live do “São João do Encanto” teve Companhia Bumba Boi Encanto do São Cristóvão

COMPARTILHE

Na última quarta-feira (24) aconteceu a “Live São João do Encanto”, realizada pela Companhia Bumba Boi Encanto do São Cristóvão. Com 2h de duração, a transmissão teve início às 20h, e aconteceu através do canal oficial da companhia no YouTube.

“Tudo isso só foi possível com a ajuda dos nossos patrocinadores e de todos os nossos integrantes. Agradeço a orquestra, a diretoria e, principalmente a Deus, que proporcionou esse momento maravilhoso e contagiante para nosso grupo de Bumba Boi. Ficamos muito felizes com o resultado da nossa primeira Live e já queremos repetir mais uma vez,” destacou Edylene Diniz, fundadora e tesouraria do Grupo.

Sob a direção de Naldecir Diniz, o boi foi criado há 17 anos no bairro São Cristóvão e traz no sangue a luta pela cultura popular nas cores padrão vermelho e branco. O boi já se apresentou dos maiores aos menores arraiais do Maranhão, mas sempre cativo com um público grande e apaixonado.

Para conhecer mais um pouco do Boi Encanto do São Cristóvão e fazer uma doação é só entrar em contato pelo telefone (98) 98823-7585, ou pela rede social da companhia: @boi_encanto_do_saocristovao no Instagram ou pelo e-mail boiencantodosaocristovao@hotmail.com.

No canal oficial do grupo você pode conhecer mais da companhia e rever a “Live São João do Encanto” na íntegra.

PATROCÍNIO:

  • VEREADOR CHAGUINHAS
  • DEPUTADO EDUARDO BRAIDE
  • BITAL INTERNET
  • ELILMA VASCONCELOS
  • CERVEJARIA DONA
  • TUTI TITO DECORAÇÕES
  • SENNA O REI DO P.A
  • CASA DA FAMÍLIA
  • PARA BRISAS AUTO PEÇAS
  • PENELOPES CHARMOSAS
  • SITIO DO MARACANÃ
  • DEIA BOLOS
  • PATYOLICES
  • JÚNIOR SONORIZACÕES

O Boi Encanto do São Cristóvão realizará LIVE na próxima quarta-feira (24), às 20h no Youtube

COMPARTILHE

Criado há 17 anos no bairro São Cristóvão, o Boi Encanto do São Cristóvão traz no sangue a luta das raízes do Boi do Maranhão com seu Sotaque de Orquestra.

Sob a direção de Naldecir Diniz e amigos do bairro, a companhia foi idealizada para transformar a realidade cultural da comunidade do São Cristóvão em São Luís.

Ao longo de todos esses anos de fundação, o Boi já se apresentou dos menores aos maiores arraiais de nosso Estado.

Mas esse ano devido a pandemia do novo coronavírus, o palco que a companhia irá brilhar será no seu canal oficial no YouTube.

A LIVE que tem como tema “São João do Encanto”, acontecerá na próxima quarta-feira, dia 24 de junho, às 20h. Os seguidores e apaixonados pelo Bumba Boi do Maranhão, podem se inscrever no canal oficial da companhia – YouTube.com/boiencantodosaocristivaooficial.

Por Maxsuel Bruno

Boi de Sonhos realiza live neste domingo, dia 14 de junho

COMPARTILHE

O Bumba meu Boi de Sonhos, sotaque de orquestra, vai realizar uma live no próximo dia 14 de junho, a partir das 16h, em seu canal do YouTube.

O grupo que neste ano completa 25 de história, promete fazer uma live mega especial, com um repertório inconfundível.

Segundo a presidente do batalhão, Cileninha Santos, vai ser um momento mágico e único. “Estamos na expectativa da nossa live. Neste ano, o nosso Boi completa 25 anos de história. Esperamos contar com o prestígio de todos nessa comemoração”, disse.

HISTÓRIA DO BOI DE SONHOS

Foi de um encanto de criança que nasceu no berço do bairro do São Cristóvão, um grupo de sotaque de orquestra, em 1º de maio de 1995, na Rua da Pedreira, nº 90, pela então menina alcunhada por “Cileninha”, mas que na verdade tem o nome de origem, Leocilene Silva dos Santos.

A garota que tinha como maior sonho brincar num bumba-meu-boi de orquestra bem animado, formado com jovens e adolescentes, que tivesse indumentárias bonitas, coreografias diferentes e adequadas às músicas, que agradasse ao público e botasse todo mundo para dançar com toadas animadas e poesia fácil do povo aprender, conseguiu consolidá-lo.

Tudo começou quando passou a reunir na porta de casa, as crianças entre 08 e 12 anos, e outras ruas de localidades vizinhas, formando um grupo com 10 vaqueiros, 10 vaqueiras e 08 índias, todos mirins e que começaram a ensaiar, passando a confeccionar suas próprias fantasias a partir de retalhos de tecidos e chapéus velhos, tendo apoio de seus pais que o ajudaram.

Foi então que o Boi de Sonho se tornou realidade e hoje é um dos grupos mais esperados nas noites do São João do Maranhão com diversas apresentações durante os meses juninos.

Para ela, um dos desafios em exercer o papel feminino em uma brincadeira é a abertura para negociações das apresentações itinerantes, e a confiança na credibilidade de um Boi dirigido por uma mulher.

Por Davi Max

Boi de Axixá inova e faz live para pedir a bênção para o São João

COMPARTILHE

O Boi de Axixá promete marcar o dia 5 de junho de 2020 no calendário junino do Maranhão. Apesar da pandemia e da programação oficial do São João ter sido cancelada, o grupo realizará, nesta sexta-feira, a bênção da brincadeira, usando a tecnologia. O grupo fará uma live na internet para cumprir a tradição do batizado do Boi.

“É uma questão de tradição e sobretudo de fé. Temos a consciência de que o Boi não estará nos terreiros este ano. Mas a nossa devoção aos santos juninos, é a forma de agradecer a Deus por celebrar os 61 anos de existência do Boi de Axixá na cultura do Maranhão. Para isso, usaremos a tecnologia e faremos a live do batizado do Boi, com um motivo muito especial”, afirmou a presidente de honra do grupo, Leila Naiva.

O motivo especial tratado por Leila Naiva é que a live terá toda a sua renda revertida para a cadeia produtiva que o Boi de Axixá movimenta neste período e que, por conta da pandemia, está com suas atividades paralisadas.

“Bordadores, músicos, cozinheiros, artesãos… É tanta gente envolvida no processo de produção do Boi. São eles que nos ajudam a dar o compasso firme do Boi de Axixá. E nós somos reconhecidos por isso. Portanto, chegou a nossa hora de ajuda-los, uma vez que não teremos programação este ano e toda essa nossa cadeia produtiva está parada. Unimos fé, tradição e solidariedade”, completou Naiva.

Os padrinhos do Boi de Axixá para 2020 serão a ex-presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, e o superintendente estadual do IPHAN, Maurício Itapary. Para Leila Naiva, o momento será também de celebrar o título de Patrimônio Cultural e Imaterial que o boi recebeu da Unesco no ano passado.

“Estávamos ansiosos por esta temporada porque seria a primeira como patrimônio da Humanidade. Mas Deus sabe de todas coisas. A tradição vai ser mantida e o Boi será batizado para estar pronto para quando tudo isso passar. Com as bênçãos de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, a nossa cultura e o nosso boi sairão dessa ainda mais forte”, concluiu Leila Naiva.

A live solidária do batizado do Boi de Axixá será transmitida nesta sexta-feira (5), às 19h, pelo canal do YouTube grupo, no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/BoideAxixa.

Vereadora Fátima Araújo parabeniza bairro João de Deus pelos 39 anos de história

COMPARTILHE

Acostumada a festejar o aniversário do bairro João de Deus todos anos com shows, ações sociais, culto ecumênico e distribuição de cestas básicas e sorteio de brindes para a população do bairro na Praça da Juventude, este ano no aniversário de 39 anos anos, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) vai #FicarEmCasa e divulga apenas uma mensagem parabenizando o bairro que em sua fundação homenageou o Papa João Paulo II.

Com a Pandemia do Coronavírus que afetou o mundo inteiro e respeitando todas as recomendações das Autoridades Sanitárias estadual e federal, e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vereadora Fátima Araújo teve que cancelar a festa de comemoração dos 39 anos do bairro João de Deus, que seria comemorado nesta terça-feira (21) na Praça da Juventude.

Em sua Rede Social, a vereadora Fátima Araújo lembrou do aniversário de 39 anos do bairro João de Deus comemorado todos os anos dia 21 de abril. Quem conhece Fátima Araújo, sabe que apenas uma Pandemia pode parar a vereadora que pensa no bem estar da população de São Luís 24h.

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO BAIRRO JOÃO DE DEUS

Um dos bairros mais populosos de São Luís, João de Deus completar 39 anos de fundação. O aniversário é comemorado todos anos dia 21 de abril, já que sua fundação aconteceu em 1981. O bairro João de Deus é formado por um Complexo de aproximadamente 30 comunidades, possui um Centro Comercial bastante desenvolvido, é rico em diversidade cultural e esportivo, além de ter um povo humilde, trabalhador e hospitaleiro.

A população do bairro e adjacências se uniu e elegeu Fátima Araújo, uma líder comunitária que luta dia e noite pelo seu povo e foi reconhecida nas urnas em 2016 somando quase 5 mil votos.

CURIOSIDADE

Você sabe por que o bairro João de Deus recebeu esse nome? – Segundo João Inácio, morador da rua São Pedro, tudo começou com uma invasão a um terreno particular onde funcionava uma pedreira em abril de 1981. Ao longo dos anos os moradores se organizaram resistiram as pressões e com apoio do poder público transformaram a antiga invasão em um bairro aprazível e muito bom de morar. De acordo com o morador, no João de Deus a população tem tudo que precisa (do material de construção a padaria, supermercado, lojas de utensílio, escolas, Unidade Policial, Restaurante Popular, estádio de futebol, praça poliesportiva e feira popular). Um bairro completo, que habita gente de todas as classes sociais.

Segundo relato de moradores antigos, o nome João de Deus foi uma homenagem ao papa João Paulo ll que naquela época visitou o Brasil, e como os moradores tiveram o apoio da Igreja católica no inicio da invasão, a homenagem foi muito justa, já que até hoje a Igreja ajuda muito o bairro.

Parabéns, João de Deus. Feliz Aniversário!

Lava Pratos da Vila Lobão reúne milhares de foliões

COMPARTILHE

Para encerrar com chave de ouro o Carnaval do Movimento Solidariedade & Ação, o bairro Vila Lobão no Complexo de comunidades do João de Deus, recebeu no último sábado (29) o Lava Pratos, que reuniu milhares de foliões e grandes atrações regionais (blocos, cantores, DJ’S e bandas). O bicho Terra se apresentou pela primeira vez no bairro Vila Lobão e fez a alegria dos moradores.

O evento teve o apoio da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), que além de levar diversão e alegria, consegue gerar trabalho e renda para quem mora na comunidade com venda de comidas e bebidas. Todos os vendedores que trabalharam no Carnaval ou Lava Pratos realizados pelo Movimento Solidariedade e Ação foram isentos de pagamento de taxas. A vereadora Fátima assumiu toda despesa com taxas.

“Todo mundo aqui nestas comunidades sabe que meus eventos realizados com o apoio do Movimento Solidariedade & Ação tem objetivo de ajudar nossos moradores. Os eventos culturais, tanto de Carnaval, São João ou Aniversários Bairros realizados com meu apoio tem objetivos de levar alegria aos moradores, mas também de gerar trabalho e renda. Tem família que consegue pagar seu aluguel, comprar a cesta básica com renda de venda durante os eventos. Isso me deixa feliz, me dar mais ânimo para continuar trabalhando por quem mais precisa. Essa é a minha missão, lutar pelas famílias. Foi pra isso que fui eleita pelo povo de São Luís”, destacou Fátima Araújo, bastante emocionada.

Durante o evento de Lava Pratos no bairro Vila Lobão, a vereadora Fátima Araújo teve a honra de receber a ilustre presença do secretário de Estado de Cidades, Rubens Pereira Júnior, que subiu no palco acompanhada de sua esposa.

Carnaval da Vila Conceição/João de Deus reúne milhares de foliões

COMPARTILHE

A folia de momo ganhou mais um grande espaço em São Luís. Este ano o bairro Vila Conceição/João de Deus recebeu o maior evento carnavalesco da história realizado pelo Movimento Solidariedade & Ação, com o apoio cultural da vereadora Fátima Araújo, Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís.

O evento iniciou no sábado (22) com uma gama de atrações e encerrou na terça-feira (25), reunindo dezenas de brincadeiras, dos mais variados seguimentos. O palco do Espaço Cultural recebeu tambor de crioula, blocos tradicionais, alternativos e organizados, grupos de pagode e samba, cantores e bandas.

A festa carnavalesca realizada pelo Movimento Solidariedade & Ação reuniu foliões de várias gerações (crianças, jovens, adultos e idosos), além de ser um evento familiar, reunindo famílias das comunidades vizinhas. Durante os 4 dias de folia a Vila Conceição foi palco de uma diversidade cultural.

Para muitas famílias o carnaval foi além da folia. O evento gerou trabalho e renda, onde trabalhadores ambulantes venderam seus produtos, como: bebidas, churrasco, mingau, bolo, caldos, água de coco, pipoca e churros. Foi uma forma que a vereadora Fátima Araújo encontrou para ajudar as famílias a colocarem comida na mesa.

“Todo mundo sabe que nunca lutei por poder. Agradeço a Deus e ao povo de São Luís que acreditou nesta líder comunitária e hoje estou vereadora de São Luís. Eu sempre goste de ajudar as pessoas. Apoio os eventos culturais, que além de trazer alegria, diversão e lazer, ainda gera trabalho e renda. É vendendo seus produtos que dezenas de famílias conseguem colocar a comida na mesa. É isso que me deixa feliz, ver as pessoas felizes”, finalizou a vereadora Fátima Araújo.

Em sua página na rede social Facebook, a vereadora Fátima Araújo destacou o sucesso do evento e agradeceu o público que compareceu durante os 4 dias de folia.

“O encerramento do Circuito Carnavalesco do Movimento Solidariedade e Ação no Espaço Cultural no bairro Vila Conceição/João de Deus foi um sucesso absoluto, assim como em todas as noites de folia. Os foliões em sua grande maioria eram famílias, que se divertiram com segurança no melhor Espaço Cultural de São Luís. Agradeço primeiramente a Deus pela vida e saúde, ao povo de São Luís pela oportunidade de estar vereadora desta Bela Capital, aos meus colaboradores pela garra e empenho, ao público que compareceu e valorizou nosso evento e à Polícia Militar pela Segurança durante todo evento. Levamos alegria e diversão, valorizamos as atrações locais, geramos trabalho e renda para várias famílias que aproveitaram o Circuito Carnavalesco para vender comida e bebidas. Isso se chama Desenvolvimento Social. Que venha 2021″, enfatizou a parlamentar.

  Fotos: Edilson Gomes

Vereadora Fátima Araújo e Instituto ISA entregam 2 mil cestas básicas

COMPARTILHE

A 27ª edição do projeto Natal Solidário foi realizada na tarde deste sábado (28) no bairro Vila Conceição/João de Deus. Uma parceria entre a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) e o Instituto Solidariedade & Ação (Instituto ISA) resultou na entrega de 2 mil cestas básicas para famílias carentes de comunidades que fazem parte do Complexo de bairros do João de Deus.

A entrega não foi feita através de sorteio e todas as pessoas que foram cadastradas na sede do Instituto ISA receberam suas cestas. A ação durou quase 5h e milhares de pessoas estiveram presentes lotando a Rua 12 de Julho em frente a residência da vereadora Fátima Araújo.

Para a vereadora Fátima Araújo, o período natalino mostra a grandeza de cada coração e mexe com os brasileiros. “Eu sou assim o ano inteiro, mas é claro que neste período ficamos mais sentimentais. Já realizo esta ação do Natal Solidário há 27 anos com entrega de cestas básicas. Em anos anteriores além das cestas eu fiz sorteio de vários brindes. Mas este ano resolvi apenas entregar cestas básicas. Foram 2 mil cestas entregues a centenas de famílias carentes das comunidades do entorno do João de Deus. Todas as pessoas que fizeram suas inscrições receberam suas cestas. Quero aqui agradecer o Instituto Solidariedade & Ação pela parceria de sempre e pedir a papai do céu saúde para que em 2020 estejamos juntos novamente”, destacou Fátima Araújo bastante emocionada e feliz.

As cestas foram entregues por bairro, sendo que os nomes cadastrados foram chamados pelo locutor Maxsuel Bruno. A pessoa chamada se apresentava com RG e a comissão confirmava se realmente era ganhador da cesta. Pelas regras da entrega e para evitar tumulto, só poderia receber o titular do cadastro. Por esse motivo a ação aconteceu normalmente por várias horas na sede do Instituto ISA.

Fotos: Edilson Gomes

Vereadora Fátima Araújo vai realizar a 27ª edição do Natal Solidário 2019

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), vai manter a tradição de sortear produtos na semana do Natal ao realizar a ação do Natal Solidário, que acontecerá dia 28 (sábado), no bairro Vila Conceição/João de Deus. A ação será realizada pelo Instituto Solidariedade & Ação, com o apoio da vereadora Fátima Araújo.

A ação da 27ª edição do Natal Solidário está prevista para acontecer na sede do Instituto Solidariedade & Ação (ISA), localizado na rua 12 de julho, Nº 31. Segundo a vereadora Fátima Araújo, este ano serão 2 mil cestas básicas que serão sorteadas.

As inscrições foram iniciadas na manhã desta segunda-feira, dia 23, no horário das 7h às 12h e das 14h as 17h. Para fazer a inscrição será necessário o comprovante de residência e documentos pessoais (RG).

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free