casa » POLÍTICA

POLÍTICA

‘Aceito críticas, mas não ataques’, diz Miltinho sobre fake news de blogueiro de São Mateus-MA

COMPARTILHE

Prefeito de São Mateus reagiu a postagens do Blog Aconteceu no Maranhão e afirmou que titular da página não tem credibilidade e já foi preso. “O município já lhe conhece, chegou à vez do Maranhão saber quem você é”, completou o chefe do executivo.

SÃO MATEUS: Tendo seu nome envolvido em polêmica nos últimos dias, sobre suposta denúncias veiculadas no Blog Aconteceu no Maranhão, cujo titular é o senhor Eliabe Lima, na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito de São Mateus do Maranhão, Hamilton Nogueira Aragão, mais conhecido como Miltinho (PSB), veio a público esclarecer a postagem.

Ciente de que o auto respeito é a raiz da disciplina, o chefe do executivo mateusense disse, em um vídeo publicado nas redes sociais, que “as críticas fazem parte do cotidiano, mas afirmou que não poderia tolerar ataques rasteiros e que ‘fake news era coisa de covarde’

Miltinho afirmou o estava fazendo o esclarecimento não para a população do município que já conhece a índole do titular da página que, segundo ele, não tem credibilidade e já foi preso. Destacou que estava se pronunciando para esclarecer eventuais dúvidas daquelas pessoas que não mora na cidade.

“Nada do que foi noticiado é verdadeiro, por isso faço questão de esclarecer não às pessoas que moram no município e já conhece o carácter deste cidadão. Faço isso, porque chegou à vez do Maranhão saber quem ele é”, completou o chefe do executivo.

ASSISTA O VÍDEO CLICADO AQUI…

Vereadora Fátima Araújo realiza hoje às 19h, LIVE no Instagram com Rogério Cafeteira

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) realizará nesta sexta-feira (29), às 19h, mais uma LIVE no Instagram. A parlamentar vai receber o secretário de estado de Esporte e Lazer, @rogeriocafeteira, para mais um bate papo.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Fátima Araújo, texto

A live será no Instagram – @fatimaaraujopguerreira. A vereadora vai bater um papo sobre “O esporte em tempo de coronavírus e as perspectivas para o Maranhão pós-pandemia”. Mais uma vez contamos com sua interação durante a Live.

Famem e Fiema vão recuperar respiradores com defeitos da rede de saúde nos municípios

COMPARTILHE

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, em parceria com a Federação das Indústria do Estado do Maranhão, Fiema, juntaram esforços para ampliar o atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19 no estado.

Pela parceria, as oficinas do SENAI no Maranhão irão recondicionar os respiradores que apresentarem problemas de funcionamento nos municípios que contam com o equipamento.

O município de Pindaré-Mirim foi um dos primeiros a dispor do serviços resultantes da parceria. A Famem providenciou o transporte do equipamento do município até a oficina do SENAI em São Luís para que os serviços de reparo aconteçam.

“Estamos lutando para que os municípios ofereçam serviços adequados no atendimento à população que está sendo acometida da covid-19. Por outro lado, persistimos na defesa do isolamento como melhor prevenção para conter o avanço do coronavírus e assim preservarmos a saúde da população”, destaca o presidente da Famem, Erlanio Xavier.

Novo decreto do executivo estadual especifica medidas que os municípios devem adotar no combate à COVID-19

COMPARTILHE

O Decreto 35.831 editado pelo governador Flávio Dino nesta quarta-feira, 20 de maio, reitera o estado de calamidade pública em todo o Estado do Maranhão para fins de prevenção e enfrentamento da Covid-19. Estabelece ainda medidas sanitárias gerais e segmentadas destinadas à contenção do novo coronavírus. Segundo o decreto, a partir de 25 de maio de 2020 poderão funcionar os estabelecimentos comerciais de pequeno porte, onde somente trabalhavam o proprietário e seu grupo familiar (cônjuge, companheiro, pais, irmãos, filhos ou enteados).

O Capítulo IV do Decreto trata especificamente das medidas referentes aos municípios. Assegura, por exemplo, que os prefeitos poderão decretar medidas mais rígidas do que as referidas pelo decreto governamental, podendo chegar ao lockdown (bloqueio total), dependendo dos indicadores epidemiológico e da oferta de serviços de saúde.

Cabe também aos prefeitos autorizar o funcionamento de atividades comerciais e de serviços, desde que observadas as exigências do uso obrigatório de máscaras em locais públicos ou privados; distanciamento social; escala de revezamento de funcionários entre outras medidas já previstas pelo Decreto 35.746, de 20 de abril de 2020.

Os municípios poderão adotar barreiras sanitárias e restringir a circulação de veículos em rodovias estaduais, sendo neste caso exigido a comunicação por escritor à Casa Civil do Governo do Estado. O prefeito poderá solicitar apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública para assegurar o cumprimento das medidas.

Os gestores podem ainda solicitar a análise técnica dos dados da sua cidade dispostos por infectologistas da Secretaria de Estado da Saúde – SES, bem como apoio dos membros da Força Estadual de Saúde – FESMA, se assim for necessário no caso de haver suspeitos de contaminação por COVID-19.

No caso de saturação dos serviços municipais ou regionais de saúde no âmbito da responsabilidade do estado, poderão haver medidas restritivas adicionais nos municípios ou região de planejamento. O decreto ressalta ainda que em face da existência da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina – RIDE Teresina, os estabelecimentos localizados no município de Timon deverão observar as regras estabelecidas pela Prefeitura do citado município, em articulação com o Estado do Piauí e o Município de Teresina.

Os estabelecimentos hospitalares privados permanecem obrigados a informar o número de leitos de internação hospitalar (clínicos e de unidade de terapia intensiva – UTI) ocupados e disponíveis para o atendimento de pacientes contaminados pela COVID-19, bem como o número de óbitos e de altas médicas relativamente aos infectados pelo coronavírus, conforme exigido pelo art. 10-D do Decreto 35.731, de 11 de abril de 2020.

As medidas sanitárias estabelecidas no decreto do Executivo Estadual e nas Portarias setoriais editadas, vigorarão até às 23h59min do dia 15 de junho de 2020. Nesta data poderá haver revisão das medidas. Segundo o decreto, as atividades dos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo, permanecem suspensas até 31 de maio de 2020.

Famem reclama pela sanção imediata de projeto que garante recursos para conter o coronavírus e amenizar a crise financeira nos municípios

COMPARTILHE

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, em consonância com as entidades municipalistas de todo o país, requer a sanção presidencial do Projeto de Lei Complementar nº 39/2020 que garante apoio financeiro a estados e municípios na intenção de diminuir os grandes efeitos da crise que a pandemia vem causando aos entes federados.

Pela programação da PLP nº 39/2020, da fatia de recursos caberia aos municípios maranhenses pouco mais de R$ 596 milhões da parcela reservada ao estado. Os valores foram calculados a partir de profunda e intensa negociação no parlamento, na qual destacamos o protagonismo do senador Weverton com colaboração de totalidade da bancada maranhense.

Os recursos serão utilizados no combate ao novo coronavírus, uma realidade que se tornou inegável em todo o estado do Maranhão, e nos efeitos negativos na economia das cidades, reflexo do que vem ocorrendo pelo mundo afora.

A Famem, por meio do seu presidente, Erlanio Xavier, tem manifestado sua preocupação com a saúde da população vulnerável para a qual os serviços públicos são essenciais na manutenção da vida.

A sanção imediata da PLP nº 39/2020 é uma esperança para os gestores neste momento em que as sociedades passam por grande provação e necessitam da colaboração de todos para vencer este desafio descomunal.

Fátima Araújo inicia a segunda série de LIVES com autoridades nesta segunda, às 19h

COMPARTILHE

Para iniciar a segunda série de Lives no Instagram, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) vai receber nesta segunda-feira (18), ás 19h, Marcos Pacheco, que atualmente é Secretário de Políticas Públicas do Estado do Maranhão, Médico Sanitarista e membro do Comitê Científico do Consórcio Nordeste.

Veja abaixo quem são as autoridades que vão está no bate-papo com a vereadora Fátima durante esta semana, em Live pelo Instagram. Nesta segunda-feira (18), às 19h, o médico sanitarista,  Marcos Pacheco. Já na terça-feira (19), no mesmo horário, a Live será com o secretário municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho. Na quarta-feira (20) será a vez de Davi Talles bater um papo com a vereadora Fátima Araújo. Na quinta-feira (21), o bate-papo será com o Padre Olívio. E para fechar a semana de Lives, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho será o convidado. Todas as Lives serão às 19h.

O assuntos debatidos são variados, e englobam a pandemia do novo coronavírus até gestão pública, ação do executivo e legislativo no combate a pandemia. A participação das pessoas é importante. Basta ir até a página da vereadora Fátima Araújo o Instagram em @fatimaaraujopguerreira e acompanhar tudo ao vivo.

Fátima Araújo realizará LIVE nesta quarta (13) com o secretário Rubens Jr

COMPARTILHE

Aproveitando a quarentena e dando continuidade as LIVES com autoridades municipais, estaduais e federais, a vereadora Fátima Araújo receberá em um bate-papo nesta quarta-feira (13), às 19h, o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, deputado federal licenciado, Rubens Pereira Jr.

Fátima Araújo e Rubens Jr farão um bate-papo sobre as ações de combate ao novo coronavírus nas comunidades carentes de São Luís e o grande trabalho social que tem sido realizado pela vereadora durante essa pandemia do novo coronavírus.

Em suas páginas na rede social, Fátima Araújo convida seus seguidores para acompanhar a LIVE com o secretário de estado Rubens Jr. “Você é meu convidado especial para interagir durante a live. Fique ligado no Instagram @fatimaaraujopguerreira“, descreveu a vereadora de São Luís.

Por Maxsuel Bruno

Márcio Jerry e vereadora Fátima Araújo elogiam o trabalho dos profissionais da saúde

COMPARTILHE

Em transmissão ao vivo realizada no Instagram nesta segunda-feira (11), o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) e a vereadora de São Luís Fátima Araújo (PCdoB) aplaudiram o trabalho que vem sendo realizado por todos os profissionais da saúde em todo o estado.

O deputado federal elogiou o esforço das equipes que estão na linha de frente na “guerra” contra o coronavírus, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos auxiliares de enfermagem, maqueiros, secretários, farmacêuticos, profissionais de limpeza, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

“A todos vocês um grande e fraterno abraço!”, disse Márcio Jerry. Ele também destacou a importância do confinamento social para evitar a expansão da Covid-19. “Que o povo maranhense consiga colocar a mão na consciência e seguir todos os protocolos. O governo do estado, a Câmara dos Deputados e a prefeitura de São Luís têm dado o máximo para que esta luta chegue ao fim. Fiquem em casa!”.

Por Ana Oliveira

Vereadora Fátima Araújo inicia série de LIVES com autoridades municipais, estaduais e federais

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), inicia nesta segunda-feira (11),  uma série de LIVES em sua página na rede social Instagram com autoridades municipais, estaduais e federais, lideranças comunitárias e religiosas.

A transmissão pelas redes sociais da vereadora vai acontecer no período noturno e vai debater sobre as ações de combate ao novo coronavírus em São Luís e demais assuntos de interesse das comunidades ludovicenses.

Para abrir essa série de LIVES, nesta segunda-feira (11), a vereadora Fátima Araújo vai conversar com o deputado federal, Márcio Jerry (PCdoB). O encontro vai acontecer às 19h.

“Aproveito para convidar você para nos acompanhar através do Instagram @fatimaaraujopguerreira. Vai ser um bate-papo muito proveitoso e nossos seguidores vão poder participar com perguntas através de mensagens”, disse Fátima Araújo.

Por Maxsuel Bruno

Morto na última sexta (08), Juarez Damasceno foi prefeito de Bequimão e teve quatro mandatos como vereador de São Luís

COMPARTILHE

O ex-prefeito de Bequimão, Juarez Pereira Damasceno, faleceu na última sexta-feira (08), em São Luís, vítima da Covid-19. Ele dedicou parte dos seus 89 anos à política, incluindo quatro mandatos de vereador na Câmara Municipal de São Luís. Em respeito à sua trajetória política, o prefeito Zé Martins decretou luto oficial de três dias.

Juarez Damasceno nasceu em 20 de outubro de 1930, no município de Tutóia. Filho de Raimundo Brasilino e Francisca Pereira Damasceno, ele era o caçula de uma família de quatro irmãos, dentre eles José Pereira Damasceno, que também foi prefeito de Bequimão. Ainda jovem, ele e os demais familiares fixaram residência em terras bequimãoenses, onde deu seus primeiros passos escolares. O ginásio (de 5ª a 8ª série) foi cursado em São Luís, no colégio Marista.

Já adulto, Juarez Damasceno retornou a Bequimão e lançou sua candidatura a prefeito no ano de 1960, tendo o jovem Juca Martins como candidato a vice. Eles foram apoiados por Torquato Pereira, comerciante forte do município. A dupla enfrentou e venceu, nas urnas, o poderoso Nhô Nhô Ramalho, que era o preferido do então governador Newton Bello. Juarez Damasceno e Juca Martins administraram a Prefeitura Municipal de Bequimão entre os anos de 1961 a 1965.

“A gestão inteira era perseguida e, se alguém da oposição criticasse o Governo do Estado, iria preso. Mesmo com toda essa perseguição, Juarez deu os primeiros passos para o desenvolvimento da educação em Bequimão. Era um político respeitado e o povo o tinha como líder. Sua capacidade conquistava e admirava a todos”, destacou o professor Valter Penha, que o conheceu desde 1962.

Ex-prefeito Juarez Damasceno ao lado do amigo professor Valter Penha

Na memória do velho amigo, ficaram registrados algumas obras importantes da gestão de Juarez Damasceno, como a construção de estradas, colégios, a mudança da sede da Prefeitura para o endereço atual (antes era localizada na Rua Presidente Vargas, na casa onde morou o Capitão José Castro, primeiro intendente de Bequimão). “Juarez era um cidadão que ajudava os mais carentes do município e sempre foi um administrador bem intencionado”, lembra-se Valter Penha.

Após o mandato de prefeito, Juarez Damasceno voltou a morar em São Luís, onde se destacou como dentista e caiu nas graças das pessoas que viviam nas comunidades da periferia da capital. Com sua popularidade, retornou à política, desta vez como candidato a vereador. Segundo o jornalista Djalma Rodrigues, durante seus quatro mandatos como vereador de São Luís, Juarez Damasceno foi um parlamentar atuante e chegou a compor a Mesa Diretora. Seu último mandato foi no final da década de 1990.

Fotos: Arquivo familiar

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free