casa » EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

Projeto Sonho na Ponta dos Pés, mantido pela vereadora Fátima Araújo, abre inscrições para novas turmas

COMPARTILHE

O projeto Sonho na Ponta dos Pés (aulas de Ballet), criado e mantido pela vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), abriu inscrições para novas turmas aos sábados.

As inscrição estão acontecendo no Escritório do Movimento Solidariedade & Ação, localizado na rua 12 julho, Nº 31, bairro Vila Conceição /João de Deus, em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

As aulas serão ministradas pela professora Claudiana Santos Silva, aos sábados, em 3 horários: de 15h às 16h, das 16h às 17h, das 17h às 18h horas. A idade exigida nesse tipo de atividade são crianças de 04 a 13 anos. As inscrições acontecerão até o final de agosto.

PROJETO SONHO NA PONTA DOS PÉS

O projeto criado em 2017 pela vereadora Fátima Araújo, mantém em atividades com aulas de Ballet, cerca de 120 crianças. Com a abertura de novas turmas aos sábados, o projeto deverá ampliar para aproximadamente 200 crianças.

Fotos: Edilson Gomes

Projeto Educar para Vencer reinicia suas atividades no bairro Vila Conceição/João de Deus

COMPARTILHE

Um dos grandes projetos sociais mantidos pela vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), no bairro Vila Conceição/João de Deus, o Projeto Educar para Vencer, que leva reforço escolar para crianças carentes do bairro, reiniciou suas atividades nesta segunda-feira, dia 05 de agosto em sua sede na rua 12 de julho.

Após o período de férias, as crianças do Projeto Educar para Vencer retornaram às aulas na manhã desta segunda-feira(5). As aulas que acontecem na sede do Projeto, na rua 12 Julho – N: 32, na Vila Conceição/João de Deus, são ministradas gratuitamente nas manhãs e tardes de segunda a sexta-feira. Cinco professores atendem cerca de 120 alunos com aulas de reforço escolar.

A vereadora Fátima Araújo destacou a importância do projeto, tanto para a comunidade, como para o desenvolvimento das crianças da Vila Conceição. “Investir em educação não tem preço. É uma forma de contribuir com com nossas crianças que serão o futuro do Brasil. Com conhecimento vamos poder ter uma população competitiva e mais consciente. Fico muito feliz em poder ajudar, graças ao povo que me deu essa missão. Vamos continuar trabalhando em prol das comunidades, seja na educação, saúde, cultura, esporte e infraestrutura”, disse a vereadora, que mantém residência fixa no bairro Vila Conceição/João de Deus.

 

IESF abre inscrições para vestibular

COMPARTILHE

O Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF está com inscrições abertas para o vestibular do 2° semestre 2019. Os cursos oferecidos são de bacharelado em Administração, Enfermagem, Serviço Social, Ciências Contábeis e o mais novo curso, Direito. O IESF ainda dispõe de cursos tecnólogos, como Logística e Recursos Humanos. Na área de licenciatura, dispõe dos cursos de Educação Física e Pedagogia.

As provas de vestibular acontecem todos os sábados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://iesfma.com.br, onde o vestibulando tem acesso ao Manual do Candidato com todas as informações necessárias.

Vale lembrar que os servidores municipais da Prefeitura de Paço do Lumiar, seus dependentes e parentes até terceiro grau adquirem 50% de desconto na mensalidade. O convênio vale para os nove cursos de graduação do IESF.

O IESF fica localizado na Avenida 14, nº 18, Quadra 02 – Maiobão,  em Paço do Lumiar.

Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato pelos números (98) 3274-3204 / 98505-9673 ou acessar o site http://iesfma.com.br.

Indicação da vereadora Fátima Araújo solicita ao governo do Estado construção de creche no Pirapora

COMPARTILHE

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (11), no Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís, uma Indicação de autoria da vereadora Fátima Araújo (PCdoB) foi aprovada por unanimidade solicitando ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de estado da educação, Felipe Camarão, que seja aproveitado um terreno onde já existiu a Escola Janaína Cafeteira na avenida São Carmelo, no bairro Pirapora,  seja utilizado na construção de uma creche no local que beneficiará milhares de famílias.

Segundo a vereadora Fátima Araújo, a região do João de Deus/Pirapora é formada por um Complexo de Bairros com 31 comunidades e necessita muito de uma obra desse porte. “A região é carente, principalmente no que se refere à educação infantil. Não há existência de creches na área e acaba dificultando aos pais a execução de algumas atividades, já que muitas famílias não tem onde deixar seus filhos. Por ser uma região carente, 50% da população com complexo de comunidades vivem de 1/3 de um salário mínimo ou são beneficiário do programa Bolsa Família”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

Para a vereadora Fátima Araújo, sua maior preocupação quanto a educação é garantir a construção de uma creche para a região, onde as crianças possam ser melhor assistidas e as famílias possam trabalhar com tranquilidade. Em fevereiro de 2013 a vereadora já havia encaminhado um abaixo assinado à Prefeitura de São Luís com 12 mil assinaturas solicitando a construção de uma creche para o local.

 

Vereadora Fátima Araújo leva estudantes do “Educar para Vencer” para a Feira do Livro

COMPARTILHE

Uma das maiores incentivadoras da educação básica, a vereadora Fátima Araújo tem feito um trabalho voltado para fortalecer o Reforço Escolar no Complexo de bairros João de Deus. Para fortalecer ainda mais o vínculo entre educação e conhecimento, a vereadora Fátima Araújo reuniu aproximadamente 35 alunos do projeto e levou-os à Feira do Livro de São Luís no Multicenter Sebrae no bairro Cohafuma.

Para que a visita à Feira do Livro fique marcada na história dos estudantes do Projeto Educar para Vencer, a vereadora Fátima Araújo comprou um livro para cada criança do projeto, incentivando à leitura e mostrando a importância do conhecimento para o futuro de cada estudante. O Projeto Educar para Vencer trabalha com 7 professores e atende dezenas de crianças de 1º ao 5º ano com aula de reforço escolar.

Em sua página na rede social Facebook, a vereadora Fátima Araújo destacou a ação com os estudantes do projeto Educar para Vencer. “A vereadora Fátima Araújo levou as crianças do seu projeto Educar para Vencer para a Feira do Livro de São Luís. Esse projeto eu mantenho com recursos próprios. Faço isso por entender e reconhecer a importância para educação para nossas crianças”, descreveu a Pequena Guerreira.

Fotos: Edilson Gomes

Alunos do projeto Educar para Vencer voltam às aulas

COMPARTILHE

Os quase cem alunos matriculados para as aulas de reforço escolar do projeto Educar para Vencer, Polo I, mantido pela vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), tiveram retorno às aulas na manhã desta segunda-feira (06). Os alunos foram recebidos com muita alegria e descontração pelos oito professores que compõem o corpo docente do Polo I, localizado na Vila Conceição/João de Deus, nos períodos matutino e vespertino.

Para a vereadora Fátima Araújo, a educação é a base de tudo, principalmente nas comunidades carentes. “O retorno às aulas significa para a continuidade um sonho, hoje, vivido, por mim e por dezenas de famílias de nossa região. Com o período de recesso, tivemos a oportunidade de trabalhar alguns detalhes, a fim de melhorar, ainda mais, a qualidade de ensino do nosso projeto”.

Criado com a finalidade de dar uma educação de qualidade às crianças das comunidades do Complexo de bairros do João de Deus, o Educar para Vencer atinge hoje aproximadamente 100 alunos e beneficia dezenas de famílias da região. Prestes a completar um ano de funcionamento, o Projeto além de gratuito também disponibiliza fardas e lanches de qualidade aos alunos.

Por Maxsuel Bruno

Câmara aprova projeto que amplia horário dos postos da bilhetagem eletrônica em São Luís

COMPARTILHE

De autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), o projeto de lei nº 155/17 já foi aprovado pela Câmara Municipal de São Luís e seguirá, em breve, para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

A proposta amplia os horários de funcionamento dos postos que comercializam passagens do Sistema de Transporte Coletivo da capital, através de créditos eletrônicos da chamada Bilhetagem Automática.

Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Casa, Raimundo Penha, após conversas com usuários e inspeções em alguns postos de venda, dentre eles os Terminais da Integração da Cohama e Cohab, constatou que a comercialização, tanto dos créditos estudantis, quanto do vale-transporte, é feita das 8h às 17h, sendo que em alguns casos excepcionais o trabalho é prolongado até às 19h.

O parlamentar verificou, ainda, a existências de filas muito grandes para a aquisição do benefício, — principalmente no chamado horário de pico — o que penaliza estudantes e trabalhadores, por exemplo.
O projeto do pedetista visa objetiva, justamente, otimizar o atendimento e beneficiar todos os usuários do sistema.

De acordo com ele, no Terminal do Distrito Industrial, nos dias úteis, a comercialização será feita no horário das 7h às 17h. Nos Terminais da Praia Grande, Cohama/Vinhais, Cohab/Cohatrac e São Cristóvão a venda será feita, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h.

Nos postos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) o atendimento ocorrerá das 9h às 19h, também nos dias úteis.

“Avaliamos que estender o atendimento até às 20h beneficiará estudantes e trabalhadores que não precisarão faltar serviço ou aula para comprar os créditos”, destacou Penha.

O projeto de Raimundo Penha também estabelece um prazo máximo de 15 minutos de espera nas filas.
Vale destacar que a venda do vale-transporte e dos créditos eletrônicos são de responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes (SET).

Também é importante ressaltar que o usuário, ao fazer a recarga com os créditos eletrônicos, está antecipando uma compra, pagando por um serviço que ele utilizará posteriormente.

“Aproveito para agradecer todos os colegas vereadores que votaram este importante projeto para a Cidade de São Luís” finalizou Penha.

Por Gláucio Ericeira

Prêmio Estácio de Jornalismo distribui R$ 125 mil reais

COMPARTILHE

Inscrições vão até 5 de julho

Ainda há tempo para jornalistas de todo o Brasil inscreverem seus trabalhos na edição 2018 do Prêmio Estácio de Jornalismo. O evento tem o objetivo de fomentar a produção, na imprensa, de matérias jornalísticas que abordem o Ensino Superior no país. O concurso é, atualmente, o mais importante e tradicional dedicado exclusivamente à temática e contemplará reportagens inéditas, que tenham sido publicadas ou veiculadas entre os dias 11 de junho de 2017 e 2 de julho de 2018.

A cada edição, o prêmio atrai um número cada vez maior de inscrições de reportagens com qualidade e diversidade dos temas propostos. Os materiais que chegam à coordenação do concurso estão mais elaborados e estruturados, demonstrando que os jornalistas acreditam no Prêmio e na seriedade da instituição, daí o esforço na produção de trabalhos cada vez mais consistentes.

O processo de inscrição é prático, seguro, rápido e pode ser feito até o próximo dia 5 de julho, exclusivamente, na plataforma online, acessada por meio do site oficial do concurso (www.premioestaciodejornalismo.com.br). Cada candidato pode participar com o envio de até cinco matérias.

Premiação

Ao todo, a Estácio distribuirá R$125 mil em prêmios, em duas modalidades diferentes, além da premiação principal, que é de R$25 mil. Podem ser inscritos trabalhos publicados em mídia Impressa (jornais e revistas), em TV, em Rádio e na Internet.

São, portanto, quatro categorias na modalidade nacional, com prêmio de R$15 mil cada; e quatro na modalidade regional, com premiação de R$10 mil para cada vencedor.

Julgamento

A apreciação das reportagens será realizada em três etapas. Na primeira, uma comissão da Estácio ficará encarregada de fazer a pré-seleção dos trabalhos. Nessa etapa, os especialistas vão verificar se os trabalhos inscritos obedecem aos critérios estabelecidos pelo regulamento.

As reportagens pré-selecionadas serão encaminhadas para a Comissão de Seleção, composta por professores universitários de Jornalismo da Estácio, com atuação no mercado de trabalho em várias partes do país. São eles que indicarão os três finalistas de cada categoria, nas duas modalidades.

Na terceira e última etapa, a Comissão de Premiação, composta por formadores de opinião de projeção nacional, vai eleger os vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2018 – em cada categoria e, também, o vencedor do prêmio principal, o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo. Os nomes dos membros da Comissão de Premiação serão conhecidos e divulgados ao longo do processo.

Resultados

Os finalistas terão seus nomes divulgados em setembro e o anúncio dos vencedores será feito durante solenidade, em lugar e data a serem divulgados oportunamente. Todos os vencedores receberão certificado e troféu alusivos à premiação.

Texto: Andréa Brito

Curso do seu Sonho na Faculdade Estácio São Luís

COMPARTILHE

Um sonho cada vez mais real e possível. É assim que o acesso ao ensino superior é visto por muitos brasileiros, e o Maranhão não foge à realidade nacional. Se antes a conquista da vaga em um sonhado curso era dificultada por fatores como a distância e até a falta de oferta, agora, graças ao advento do EaD – Ensino à Distância, em especial, essa realização pessoal e profissional tem mudado vidas e transformado sociedades.

Pensando em chegar ainda mais perto dos maranhenses que almejam a formação profissional de qualidade, a Estácio traz ao Maranhão, pela primeira vez, o projeto “No Curso do seu Sonho”. Entre os próximos dias 13 (quarta-feira) e 16 de junho (sábado), moradores da região de Santa Rita, além da própria capital do estado, São Luís, poderão visitar o caminhão itinerante da Estácio, que percorrerá cerca de 500 quilômetros em estradas maranhenses.

No caminhão, que é uma verdadeira unidade móvel da Estácio, as pessoas interessadas em se graduar no ensino superior poderão fazer as inscrições gratuitamente e, ali mesmo, passar pelo exame do vestibular, com as provas que são aplicadas a fim de selecionar os candidatos. Além do vestibular, os candidatos poderão tirar dúvidas sobre os cursos oferecidos e matrículas, por exemplo.

Serviços gratuitos

O caminhão itinerante do projeto “No Curso do seu Sonho” é todo estruturado para oferecer, com conforto e segurança, vários outros serviços gratuitos à população. Enquanto estiver no Maranhão, e cada parada, serão oferecidos serviços de saúde, como a aferição da pressão arterial, medição de glicemia e cálculo do IMC – Índice de Massa Corporal.

Além disso, haverá consultoria com alunos e professores dos diversos cursos da instituição, como o de Direito, por meio do NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas.

Nos dias 13 e 14, o Caminhão do projeto estará na cidade de Santa Rita; o primeiro dia, 13, quarta-feira, será destinado às atividades. Já nos dias 15 e 16, a ação se concentrará em São Luís, onde as dinâmicas e serviços programados ocorrerão na sexta-feira, 15. O vestibular e a consultoria sobre a vida acadêmica na Estácio serão realizados durante os quatro dias de ação.

Texto: Dalva Rêgo

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão divulga nota sobre a suspensão das aulas durante greve dos caminhoneiros

COMPARTILHE

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (SINEPE/MA) comunica que a decisão sobre a suspensão ou não das atividades letivas, em decorrência da paralisação dos caminhoneiros, é exclusivamente de responsabilidade da diretoria de cada instituição, que deve avaliar suas condições e particularidades. Em vários estabelecimentos as aulas foram suspensas, em outros não.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free