casa » BEQUIMÃO

BEQUIMÃO

Prefeito Zé Martins empossa Conselheiros Tutelares para o Quadriênio 2020-2023

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Viviane Rodrigues, empossaram, na tarde desta sexta-feira (10), em solenidade realizada na Prefeitura de Bequimão, os cinco novos conselheiros tutelares de Bequimão e seus respectivos suplentes.

Tomaram posse os conselheiros Jailson Silva, Desivanilde Ferreira, Deuzinete Pacheco, Silvilene Garcia e Claudilene Pereira, que terão mandatos de 4 anos, válidos de janeiro de 2020 até dezembro de 2023.

Na solenidade, Zé Martins reafirmou seu total apoio às reformas estruturais da nova sede do Conselho Tutelar, que contará com brinquedoteca e biblioteca para os usuários e conselheiros.

Participaram do ato de posse os secretários Zé Orlando Ferreira (Administração e Transportes), Josmael Castro Júnior (Assistência Social), Rodrigo Martins (Cultura e Promoção da Igualdade Racial), Kell Pereira (Juventude, Esporte e Lazer), e o coordenador do Selo Unicef em Bequimão, Wanderson Farias.

Por Wanderson Farias

Aluna de Bequimão fica em primeiro lugar no seletivo do IFMA-Pinheiro

COMPARTILHE

A estudante Thillyanny Lemos Souza, moradora da Comunidade Quilombola Conceição e aluna da Escola Integrada Paricatíua, foi classsificada em primeiro lugar no Processo Seletivo Público Unificado do IFMA – Campus Pinheiro, para o Curso Técnico em Informática. Ela e mais nove estudantes de Bequimão conquistaram vagas para o Instituto Federal ano letivo de 2020.

Esse resultado é mais um indicador dos avanços alcançados na educação pública bequimãoense, durante a gestão do prefeito Zé Martins.

Outros alunos bequimãoenses se destacaram no seletivo do IFMA. Para o Campus Pinheiro, foram classificados: Luna Fernanda Goes Pereira (2º lugar do Curso Técnico em Informática), Luanny Cristiny Gaspar Reis (2º lugar no Curso Técnico em Meio Ambiente), Lucas Rafael Pereira Silva- (Informática), Brenda Rafaela Pereira Boas (Meio Ambiente), Maria Eduarda Sales Santos (Meio Ambiente), Esdras Samuel Costa Lopes (Meio Ambiente), Sarah Camylly Costa Lopes (Meio Ambiente). Já Tayllaine Ferreira (2º lugar em Meio Ambiente) e Pedro Lucas Pereira Melo (Eletrônica) estão classificados para o Campus Alcântara.

Foto: Arquivo familiar

Decoração natalina de Bequimão encanta moradores da cidade e repercute nas redes sociais

COMPARTILHE

A magia do Natal tomou conta de Bequimão com luzes e enfeites característicos desta época do ano. Durante dez dias, uma força tarefa da Prefeitura Municipal esteve empenhada na instalação da iluminação e na ornamentação de praças da cidade.

Para o trabalho que exigiu muita dedicação dos envolvidos, foram mobilizadas cerca de 25 pessoas, entre profissionais das secretarias de Cultura e Assistência Social, além da Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA) e jovens da Igreja Católica.

O esforço foi amplamente reconhecido por quem se encantou com o que viu. “Ficou maravilhoso. Estive lá e amei”, contou a moradora da cidade, Maria Bárbara Macedo. “Tudo lindo. Parabéns ao prefeito Zé Martins por proporcionar momentos especiais entre as famílias nesse período natalino”, declarou a também moradora Decenilde Pereira.

Wanderson Farias, mobilizador de jovens da equipe JUVA e um dos integrantes do grupo responsável pelo trabalho, falou da felicidade em ver a população encantada com a decoração. Segundo ele, a ocupação do espaço pelo público, no período natalino, representa a realização de um “sonho de pertencimento”.

“Eu amei participar de tudo isso. E ver o nosso povo querido apreciando e se orgulhando, não tem preço. Parabéns a todos os envolvidos e obrigado ao prefeito Zé Martins pelo apoio de sempre”, agradeceu o psicólogo.

A Praça da Matriz recebeu a iluminação especial na fachada da Igreja Santo Antônio e nas árvores. No local, também foi montado um presépio para relembrar o nascimento de Cristo e instalado um letreiro com a mensagem “Feliz Natal”.

A beleza por trás de cada detalhe tornou o Natal dos bequimãoenses ainda mais especial e repercutiu positivamente nas redes sociais. “Hoje, Bequimão tem outra ‘cara’, fruto de uma administração séria”, comentou o promotor de vendas, Natanael Soares, no Facebook. “Parabéns pela iniciativa de mais um ano proporcionar aos moradores dessa cidade que amo muito um Natal de amor e luz”, enfatizou a usuária Maria das Graças Macedo.

Além da Praça da Matriz, a Prefeitura de Bequimão também contribuiu com a ornamentação da Praça do Sãoluizinho, na entrada da cidade. O prefeito Zé Martins aproveitou o feriado para visitá-la, acompanhado da familia. O gestor compartilhou com seus seguidores registros que mostram a beleza da decoração de Natal. “Todos nós ficamos encantados. Tudo feito com muito capricho e amor”, destacou Zé Martins no Instagram.

Veja todas as fotos na galeria abaixo!

Prefeito Zé Martins entrega milhares de brinquedos para crianças de Bequimão-MA

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins manteve a tradição, pelo sétimo ano consecutivo, e distribuiu milhares de brinquedos para as crianças do município de Bequimão. Neste ano, foi montada uma bela festa, com direito a Papai Noel, música, personagens infantis e playground. O evento aconteceu na Praça da Matriz, no Centro, na tarde deste sábado (21).

A mobilização e organização da entrega de brinquedos ficou por conta da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, com apoio das demais secretarias. Com a praça lotada de crianças e suas famílias, o clima de confraternização ficou ainda mais completo com a apresentação da Banda de Música Emerson Macedo, Flauta Doce e Coral de Bequimão. A Juju Banda também animou a criançada e os adultos que entraram na brincadeira.

A grande novidade desta edição foi o playgroud, com a piscina de bolinhas, pula pula, castelo inflável e escorregador. Foram distribuídas centenas de cremozinho.

O prefeito Zé Martins, que estava acompanhado de sua esposa, a primeira dama Vânia Martins, e do seu filho, Martins Filho, destacou a luta para manter a tradição. “Primeiramente, quero agradecer a Deus por estar mais uma vez aqui, realizando uma ação que já faço há 7 anos, mas que foi criado por Juca Martins. Não tenho palavras para expressar o tamanho da minha felicidade ao fazer a felicidade de centenas de crianças. Posso garantir aos senhores e às senhoras que não vamos deixar uma criança sequer sem brinquedos. Todos sabem das dificuldades, mas esta data natalina é muito especial para mim, já que hoje sou pai e conheço as dificuldades de cada mãe e pai”, destacou o prefeito.

Também foram distribuídos brinquedos em todas as escolas municipais de Bequimão.

“A noite de ontem representou para a comunidade bequimãoense um momento de confraternização e de resgate da memória e principalmente do sentimento natalino, em que a família desperta e reacende os verdadeiros valores humanos”, comentou o secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, que esteve à frente da organização do evento.

Participaram da entrega de brinquedos o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), o presidente do Fórum da Baixada Maranhense, João Martins, além de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.

Foto: Gabriel Almeida

Mutirão do Glaucoma atendeu 125 pessoas em Bequimão-MA

COMPARTILHE

O município de Bequimão recebeu, na última terça-feira (17), o Mutirão do Glaucoma, campanha do Governo do Maranhão, em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Os atendimentos foram feitos no Centro de Saúde Santo Antônio, localizado na Rua Capitão José Castro, Centro. Foram realizados 125 atendimentos; 82 pacientes foram diagnosticados com glaucoma e 43 não possuem a doença.

Quem foi diagnosticado com glaucoma receberá o colírio gratuitamente, a cada 90 dias. Já os pacientes indicados para intervenção cirúrgica serão encaminhados a São Luís, com todas as despesas bancadas pela Prefeitura de Bequimão. Esse compromisso foi ratificado pelo prefeito Zé Martins.

Prefeito Zé Martins entregará brinquedos para crianças neste sábado (21) em Bequimão-MA

COMPARTILHE

Uma tarde repleta de diversão está sendo preparada pela Prefeitura de Bequimão para a criançada do município. A gestão do prefeito Zé Martins realizará, neste sábado (21), a partir das 16h, a entrega de brinquedos aos pequenos, na Praça da Matriz.

O anúncio foi feito pelo próprio prefeito, em seu perfil no Instagram. “Será uma tarde repleta de diversão, com playground (castelo inflável, escorregador, piscina de bolinhas e pula pula). Também teremos apresentação da Banda de Música Flauta Doce e Juju Banda. Leve sua criança e participe conosco dessa grande festa”, comunicou Zé Martins.

Ainda segundo o prefeito, a ação integra o calendário de comemorações das festas de fim de ano na cidade. A programação foi idealizada e está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, que conta com o apoio de toda a estrutura administrativa municipal.

Distribuição de brinquedos nas escolas

O prefeito Zé Martins também criou a tradição de entregar brinquedos em todas as escolas municipais de Bequimão. Neste ano, esse trabalho começa a ser feito nesta sexta-feira (20).

“Montamos uma força tarefa para atender as crianças de todas as comunidades do município. Amanhã mesmo, por exemplo, faremos a distribuição nas escolas da zona rural. O nosso intuito é garantir que todas as nossas crianças sejam beneficiadas com os brinquedos, mesmo aquelas que por ventura possam não estar com a gente no sábado “, assegurou Zé Martins.

 

Foto: Rodrigo Martins

VII Semana do Bebê Quilombola será aberta nesta segunda-feira (25)

COMPARTILHE

A Semana do Bebê Quilombola chega à sua sétima edição nesta segunda-feira (25), com o tema “Todos Pela Primeira Infância”. A abertura oficial acontecerá a partir das 8h, na Comunidade Quilombola Juraraitá, em Bequimão. A programação segue até o dia 30 de novembro e será desenvolvida simultaneamente nas onze comunidades quilombolas do município.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Bequimão, para garantir os direitos das crianças de até seis anos nascidas nas comunidades remanescentes de quilombo. A primeira infância é uma fase determinante para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e social de um indivíduo. É nessa etapa da vida que o cérebro absorve todas as informações de forma mais duradoura.

Ao longo de sete dias, serão desenvolvidas ações voltadas para a educação, esporte, saúde e cultura, com oficinas sobre contação de histórias, cuidados na primeira infância, diálogos sobre cultura, cinema nas comunidades, amamentação e alimentação na primeira infância, dicas de prevenção à gravidez e a acidentes na primeira infância, imunização, vacinação, atividades envolvendo crianças e adultos, torneio de futebol infantil, rodas de conversas e outras atividades com foco na preservação da cultura quilombola.

Ação
Inspirada na Semana do Bebê, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Semana do Bebê Quilombola é um novo formato de atenção à primeira infância. A mobilização social foi instituída pelo prefeito Zé Martins, por meio da Lei nº 08/2013, considerando a identidade e as necessidades próprias das comunidades quilombolas.

Bequimão assinou o termo de adesão ao Selo Unicef, iniciativa que pretende incentivar os municípios da Amazônia Legal a implementar ações para garantir direitos e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Comunidades alcançadas
Atualmente, Bequimão possui onze comunidades oficialmente reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares como remanescentes de quilombos: Ramal de Quindiua, Santa Rita, Mafra, Ariquipá, Rio Grande, Sibéria, Marajá, Pericumã, Sassuí, Juraraitá e Conceição. Além destas, estão em processo de certificação mais oito comunidades: Pontal, Monte Alegre, Monte Palma, Frexal, Águas Belas, Santa Tereza, Boa Vista e Iriritíua. Hoje, cerca de 1500 famílias quilombolas residem na zona rural do município, que tem quase 70% de sua população formada por pessoas negras.

III Marcha Quilombola marca Dia da Consciência Negra em Bequimão

COMPARTILHE

Os bequimãoenses celebraram o Dia da Consciência Negra com uma grande marcha pelas principais ruas e avenidas da cidade, nesta quarta-feira (20). O ato foi promovido pelo Movimento Quilombola de Bequimão (MoqBeq) , com o apoio do prefeito Zé Martins, tendo como objetivo dar visibilidade à luta da população negra. O presidente do Fórum da Baixada Maranhense, João Martins, participou do ato.

A Marcha Quilombola iniciou no Bairro de Fátima e seguiu até a Praça da Matriz, no Centro, onde a programação foi encerrada com tambor de crioula, concurso de beleza afro e apresentação da cantora Regiane Araújo. A terceira edição da marcha teve como lema: “Quilombo, direito, soberania e liberdade: construindo o bem viver”.

Foram debatidos o processo de reconhecimento das comunidades quilombolas de Bequimão, os preparativos para a VII Semana do Bebê Quilombola e os impactos da expansão do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), prevista no Acordo de Salvaguardas Tecnológicas firmado entre Brasil e Estados Unidos.

“A Marcha Quilombola é um importante instrumento de luta, reivindicação, de resistência do povo quilombola de Bequimão. Assim como os atos realizados em várias cidades do país, nós também buscamos dar visibilidade às nossas pautas, tanto no âmbito local quanto nacional”, declarou Fábio Costa, membro da coordenação executiva do MoqBeq.

O secretário municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, ressaltou o compromisso da gestão Zé Martins com projetos e atividades que envolvem as comunidades remanescentes de quilombo do município.

“Só com o respeito às comunidades tradicionais podemos assegurar direitos do ponto de vista étnico e cultural, como determina a Lei. E é exatamente isso que estamos fazendo, seguindo a determinação do prefeito Zé Martins, que tem mobilizado toda a estrutura da administração municipal em prol das demandas das comunidades quilombolas do nosso município”, afirmou o secretário.

 

Ainda segundo Rodrigo, a assistência em Bequimão por parte do Poder Público Municipal, é integral e inclui desde a primeiríssima infância até a terceira idade das 11 comunidades quilombolas.

“Firmamos uma importante parceria com a Universidade Federal do Maranhão, ampliando a cobertura de saúde aos idosos quilombolas e utilizando pesquisas desenvolvidas aqui para melhorar a qualidade de vida do povo negro”, acrescentou.

A atenção da gestão Zé Martins ao processo de reconhecimento das comunidades quilombolas também foi pontuada durante a Marcha.

“Não temos dúvidas de que a certificação junto à Fundação Cultural Palmares vai contribuir com a nossa gestão e ajudar a construir um futuro digno para os quilombolas, livres da opressão e da desigualdade. Uma iniciativa que propiciará a implantação de uma série de projetos sociais, contribuindo significativamente com as famílias que vivem nas comunidades remanescentes de quilombo”, completou Rodrigo.

Também participaram da III Marcha Quilombola o vice-prefeito de Bequimão, Sidney Pereira; o presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, João Martins; equipe JUVA; representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR); Movimento Sem Terra (MST); estudantes; comunidades quilombolas; além dos secretários Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro (Assistência Social) e Edmilson Pinheiro (Adjunto de Meio Ambiente).

Fotos: Reprodução

Prefeito Zé Martins vistoria obra de recuperação da Barragem do Félis, no Areal

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, vistoriou a obra de recuperação da Barragem do Félis, na região do Areal. Na visita, realizada no domingo (17), ele estava acompanhado do presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, João Martins; do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Tonho Martins; do vereador Vadico do Areal; e do líder comunitário Joãozinho. A barragem tem mais de 3 km de extensão, com capacidade para garantir segurança hídrica às comunidades do entorno.

A construção de barragens, tapagens, canais e açudes permite que os produtores rurais possam fazer seus planejamentos e, assim, aproveitar a água que chega aos campos inundáveis no período das chuvas. Essa reserva assegura a disponibilidade de água durante todo o ano, resultando em fartura de peixes nativos e ambiente favorável à criação de patos.

Para a administração do prefeito Zé Martins, a recuperação das barragens tornou-se uma de suas prioridades, pela importância desse tipo de obra no sustento de centenas de famílias do município. “Com a água em abundância, os moradores dessas comunidades podem produzir, desfrutar das riquezas que vêm dos campos e, assim, conseguem ter segurança alimentar para toda a família e ainda vendem parte da produção”, destacou o prefeito.

O presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, João Martins, considera que o trabalho realizado pelo prefeito Zé Martins mostra o compromisso da gestão com os produtores da região. “Isso que o prefeito Zé Martins está fazendo se encaixa no programa dos Diques da Baixada, que é uma luta do Fórum da Baixada, para a nossa região. Isso permite, durante o período de seca, que sejam feitas reservas de água, garantindo alimentos e criação de animais, o que resulta numa qualidade de vida melhor para quem mora nessas áreas”, enfatizou.

A vistoria da obra foi acompanhada pela Comissão Comunitária de Fiscalização, composta por lideranças dos povoados de Areal, Sibéria e Santa Tereza, bem como por representantes do Movimento Quilombola de Bequimão (MoqBeq).

Segurança hídrica

Além das barragens, o prefeito Zé Martins também já escavou canais de 200m x 2,5m nos povoados de Marajatiua, Buritirana, Baixo Escuro, Santa Flor, São João, Muricizal e Bem Costa. Esses canais são garantia de lâmina d’água perene, possibilitando a pesca artesanal e a criação de animais mesmo durante a estiagem.

Fotos: Reprodução

Prefeito Zé Martins e presidente do FDBM, João Martins, acompanham obras de pavimentação asfáltica em Paricatíua

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins, acompanhado do presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, João Martins, e do líder comunitário e ex-vereador Jorge Filho, vistoriou as obras de pavimentação asfáltica na comunidade de Paricatíua, neste sábado (16). Eles viram de perto o processo de imprimação das ruas e avenidas, trabalho que antecede a fixação do asfalto.

Para essa obra, o Ministério do Desenvolvimento Regional destinou à Prefeitura de Bequimão recursos na ordem de R$1.689.953,78, a partir de emenda parlamentar do ex-deputado federal, Sarney Filho (PV). A expectativa da gestão municipal é que o investimento em pavimentação asfáltica potencialize o turismo na comunidade e no município de Bequimão.

“Com muita luta, conseguimos trazer esta obra para cá. Estou muito feliz de poder acompanhar o andamento dos trabalhos, fazendo todo esforço para que consigamos concluir o mais rápido possível. Queremos deixar a comunidade cada vez mais feliz”, garantiu o prefeito Zé Martins.

É a primeira vez na história de Bequimão que povoados do município receberão pavimentação asfáltica. Somente no Paricatíua, serão 2,3 km de ruas e avenidas com melhores condições de trafegabilidade. Também está em andamento a pavimentação do Barroso e a estrada que liga Bequimão à MA-106, passando por Balandro e Santa Vitória.

Fotos/Reprodução

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free