casa » BEQUIMÃO

BEQUIMÃO

Prefeitura de Bequimão entrega kits de recém nascidos para gestantes quilombolas

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, entregou mais 3 kits de recém nascidos para as gestantes de comunidades quilombolas.

As gestantes das comunidades do Rio Grande, Águas Belas e Ramal do Quindíua receberam os benefícios das mãos do secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, e da enfermeira do município, Rayane França, nesta quarta (08) e quinta-feira (09).

Foram contempladas, nesta ação, 12 mães gestantes das comunidades quilombolas certificadas e que estão em processo de certificação pela Fundação Cultural Palmares (FCP).

Pré-candidato a prefeito de Bequimão, João Martins recebe lideranças

COMPARTILHE

Com um grupo cada vez mais coeso, o pré-candidato a prefeito de Bequimão, João Martins, acompanhado do prefeito Zé Martins, recebeu no último fim de semana em sua residência, correligionários, pré-candidatos a vereador e novas lideranças que aderiram ao projeto eleição 2020.

Cumprindo todas as recomendações sanitárias e medidas de segurança no combate ao Covid-19, como o uso de máscara, distanciamento social, além de álcool em gel, João Martins e o prefeito Zé Martins dialogaram com os vereadores Amarildo Paixão, Professor Zeca e Preta de Barbosa; além dos pré-candidatos Vadico de Barbosa (Mojó), Pedro Acará (Pontal), Tonilson Ferreira (Buritirana) e Carlinhos de Severaldo.

Na ocasião, o prefeito Zé Martins e o pré-candidato João Martins, receberam com grande entusiasmo e satisfação a adesão dos líderes Godão de Floresta, Hélio de Santa Vitória, os casais Deco/Carliane e Lenise/Zé Orlando, Tânia Cantanhede, que aderiam ao projeto que visa eleger o pré-candidato a prefeito João Martins, nas eleições de 15 de novembro.

Assim, o grupo liderado pelo prefeito Zé Martins vai se fortalecendo cada vez mais, na confiança que o trabalho realizado pelo atual prefeito possa continuar a partir de 2021, com mais investimentos e benefícios para a população de Bequimão.

Estiveram presentes também no encontro lideranças e correligionários como: Osvaldo Gusmão (Buritirana), Fábio Silva (MOQBEQ), Mano Roby (YouTuber), Ivan Almeida e Luana Ferreira.

Bequimão encerra campanha com 107,65% do público alvo imunizado contra Influenza

COMPARTILHE

A Campanha de Imunização contra a Influenza e seus subtipos foi encerrada no último dia 30, em todo o país. O município de Bequimão ultrapassou a meta nacional de vacinação, fixada em 90% pelo Ministério da Saúde (MS). A cobertura vacinal no município chegou a 107,65% do público alvo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 6.246 pessoas receberam as doses da vacina, em pouco mais de três meses de campanha. O público alvo, no município, foi estimado em 5.802 pessoas. A vacina foi disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), na zona rural, bem como no Centro de Saúde Santo Antônio, na sede.

A primeira fase da campanha começou no dia 23 de março. Nela, foram vacinados idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde. Na segunda fase, iniciada no dia 16 de abril, foi a vez dos membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo e portuários, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Já na terceira fase, iniciada no dia 9 de maio, foram imunizadas pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias e pessoas de 55 a 59 anos.

Antes do fim da campanha, no dia 30 de junho, Bequimão já havia ultrapassado a meta nacional de vacinação. Segundo informou a Semus no dia 24 de junho, 97,31% do público alvo já haviam sido imunizados nesta data. Mesmo, com o fim da campanha, a vacinação ainda continua no município. Isso porque, apesar do sucesso da mobilização, ainda restaram 300 doses da vacina.

Conforme a coordenação de imunização, essas doses estão sendo disponibilizadas em todos os postos previamente divulgados pela Prefeitura de Bequimão. Quem tiver interesse em se imunizar contra influenza deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h.

Ao sair de casa para tomar a vacina, é obrigatório o uso da máscara e a manutenção do distanciamento social de pelo menos dois metros na chegada aos postos. É ainda indispensável a apresentação de RG, CPF, caderneta de vacinação e cartão do SUS. Por fim, a Semus informa à população que a vacina não previne a Covid-19, mas pode auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a doença, uma vez que os sintomas são semelhantes aos da gripe.

Bequimão cumpre todas as tarefas do #DesafioNucaJuva e avança rumo a certificação do Selo Unicef

COMPARTILHE

Bequimão figura entre os 90 Núcleos de Mobilização de Adolescentes do Selo UNICEF, na Amazônia Legal e no Semiárido Brasileiro, que concluíram o #DesafioNucaJuva dentro do prazo. O jogo teve como objetivo incentivar a realização e a comprovação dos Desafios do Guia de Mobilização Adolescente, até dezembro de 2019, na Plataforma Crescendo Juntos (PCJ).

Com a conclusão das tarefas, Bequimão recebeu do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) uma “medalha virtual”. A condecoração é um reconhecimento simbólico ao município pela conclusão do #DesafioNucaJuva. “Parabenizamos pela conquista e agradecemos a participação das meninas e meninos integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA). Seu município além de garantir o direito à participação juvenil e incentivar ao engajamento social, avançou rumo à certificação Selo UNICEF”, diz a carta.

No comunicado, Anyoli Sanabria, chefe do Território Amazônico do Unicef, sugeriu ao mobilizador do município que cheque se todos os relatórios postados seguem as especificações solicitadas no Guia do/da Mobilizador(a) de Adolescentes e aguardar a validação desses documentos comprobatórios pela equipe do Unicef e seus parceiros.

O próximo passo, segundo a coordenadora do Unicef na Amazônia Legal, é finalizar as comprovações dos Resultados Sistêmicos, e o articulador ou articuladora de cada município é a pessoa chave que precisa de apoio para postar na PCJ os documentos comprobatórios. “Este é um momento chave, que finaliza toda uma jornada que incluiu seis ciclos de capacitações, cursos on-line, mobilização e muitas outras etapas pela garantia das políticas públicas voltadas à infância e adolescência de maneira intersetorial. É muito importante manter a equipe municipal ativa e atenta na reta final da conquista do Selo UNICEF”, orienta Sanabria.

Além de Bequimão, apenas três dos 217 municípios do Maranhão cumpriram as tarefas dentro do prazo estipulado pelo Unicef: Arame, Buriti Bravo e Imperatriz. As atividades envolveram a promoção de direitos de crianças e adolescentes ao esporte seguro e inclusivo; alimentação saudável e prevenção da obesidade; conhecimento e divulgação da Lei de Aprendizagem; inclusão digital e uso seguro da internet; educação para a cidadania democrática; inclusão escolar e troca de saberes, saúde sexual e reprodutiva; e práticas de enfrentamento ao racismo.

Prefeitura de Bequimão entrega 10 kits de recém nascidos para gestantes em comunidades quilombolas

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, entregou, nesta quinta-feira (02), 10 kits de recém nascidos para gestantes de comunidades quilombolas certificadas e em processo de certificação pela Fundação Palmares.

Os kits foram doados pela enfermeira Rayane França, do Centro Municipal de Saúde Santo Antônio. O secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, acompanhado da enfermeira e coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde do município, Astrid Petrucya M. Freitas, foi quem entregou o material.

Os kits de recém nascido contêm cobertor, toalha de banho, toalhas de boca, pote de lenço umedecido, camisetinha, meias, calça enxuta e 3 camisetas.

O material foi entregue para as gestantes Ediana Castro Rodrigues e Elinalva D. C. Castro Rodrigues [quilombo Ariquipá], Marisa Cantanhede França [quilombo Mafra], Meirinalva Ferreira Alves [quilombo Águas Belas], Joana Pereira Ferreira [quilombo Santa Tereza], Jaciane Rodrigues Correa e Jaqueline Rodrigues Damascena [quilombo Pericumã], Mirelia Boaz, Paloma Cristina Boaz Rodrigues e Samara Brito [quilombo Marajá].

Para o secretário Rodrigo Martins, ação dessa natureza chega sempre em boa hora para quem tem dificuldades para comprar. “Essa ação garante um direito básico do ser humano, o de ter o que vestir, principalmente nesta fase, em que o bebê precisa de uma vestimenta confortável e limpa. Isso gera satisfação e segurança para a mãe, que neste caso não tem condições financeiras de adquirir roupas para seu filho recém-nascido ou que ainda está por nascer. Além disso, traz dignidade para um novo cidadão que vem ao mundo”, descreveu.

De acordo com a enfermeira e coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde do município, Astrid Petrucya Freitas, a Prefeitura de Bequimão realiza o pré-natal, por meio da Atenção Primária à Saúde (APS/Estratégia Saúde da Família.

Segundo Astrid Freitas, as gestantes são informadas pela equipe que passarão a ser assistidas, mensalmente, durante toda gestação, parto e puerpério. A coordenadora ressaltou, ainda, que a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, libera medicamentos, exames de sangue e ultrassonografia, de forma gratuita, principalmente às gestantes carentes.

Programa Criança Feliz realiza ações em comunidades carentes de Bequimão

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando visitas domiciliares nas comunidades da sede e zona rural de Bequimão, levando informações sobre a primeira infância através da equipe do Programa Criança Feliz do governo federal.

Somente nos meses de março, abril e maio de 2020, já foram registradas 2.225 visitas do Programa Criança Feliz. As ações foram iniciadas este ano em Bequimão no início da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Em março foram realizadas 641 visitas, em abril 805 e maio 779.

Segundo o secretário de Assistência Social, Josmael Castro, as visitas foram realizadas de forma presencial e por acompanhamentos de forma remota. “Os resultados são satisfatórios. Temos todo apoio do prefeito Zé Martins, que nos garante realizar um trabalho coeso e de resultados”, disse o secretário.

ENTENDA O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

O Programa Criança Feliz atua no desenvolvimento infantil, reduz a desigualdade social, gerando muito mais oportunidades no futuro para famílias que estão descobrindo um novo jeito de cuidar de seus filhos.

O Programa surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos, meios para promover seu desenvolvimento integral.

É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância, que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Prefeitura de Bequimão vai iniciar pagamento de servidores a partir desta quinta-feira (02) de forma escalonada

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão vai iniciar o pagamento dos servidores municipais  a partir desta quinta-feira, dia 2 de julho, referente ao mês de junho. O pagamento dos servidores será realizado dias, 02, 03, 06 e 10 de julho, conforme calendário divulgado pela Prefeitura.

A imagem pode conter: texto que diz "Calendário de Pagamento Servidores Municipais 02/07 03/07 Secretaria de Saúde, Vigilância e Hospital Assistência, programas sociais, administrativos e comissionados 06/07 Secretaria de Educação (Fundeb) 10/07 Médicos PREFEITURA MUNICIPAL DE Bequinão continua Trabalho"

Assim como nos meses anteriores, o pagamento será feito de forma escalonada, para evitar aglomerações no entorno do serviço de autoatendimento do município. Dessa forma, evita a proliferação da Covid-19 no município.

O prefeito Zé Martins recomenda ao servidores que antes de sair de casa para sacar o seu dinheiro, será necessário colocar a máscara, além de ficar atendo para o limite de distanciamento de pelo menos dois metros na fila do caixa eletrônico.

Prefeitura de Bequimão oferece suporte aos MEI’s que ainda não entregaram Declaração Anual de Faturamento

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão vai oferecer suporte aos microempreendedores individuais (MEI’s) que ainda não preencheram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN – SIMEI). Os MEI’s do município que estão enfrentando dificuldade no envio das informações sobre faturamento de suas empresas devem procurar a Sala do Empreendedor, localizada na Avenida Antônio Dino, no Centro de Bequimão. O atendimento vai acontecer entre 8h e 12h. Prazo para entrega da declaração termina nesta terça-feira, dia 30 junho.

Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), deve constar na declaração o valor bruto do faturamento do MEI referente ao ano passado. Ou seja, o total das vendas de mercadoria e prestação de serviço em 2019, sem que nenhuma despesa seja deduzida.

Para preencher a declaração, o MEI deve acessar o programa DASN -SIMEI, exclusivamente, por meio do portal do Simples Nacional, na internet. O contribuinte deve acessar o menu ‘Simei – Serviços”. Em seguida, ir até a seção “Cálculo e Declaração” e clicar na opção “DASN- SIMEI – Declaração Anual para o MEI”.

O microempreendedor que não estiver em dia com as declarações anuais (DAS-SIMEI) e contribuições mensais (DAS-MEI) terá o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) suspenso por 95 dias. Caso a situação não seja regularizada dentro deste período, o MEI pode ter o CNPJ definitivamente cancelado.

Em um mês equipe de monitoramento domiciliar em Bequimão visitou 322 pacientes

COMPARTILHE

Após o prefeito Zé Martins, montar uma equipe exclusiva para fazer monitoramento presencial das pessoas que apresentam sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, os resultados são absolutamente positivos.

Em um mês os profissionais de saúde já visitaram 322 pacientes em 49 comunidades do município de Bequimão. Após identificar a necessidade de tratamento, a equipe entrega, gratuitamente, o kit de medicamentos compatíveis ao protocolo usado contra a pandemia.

Essa estratégia criada pela Prefeitura de Bequimão iniciou-se dia 18 de maio e após 30 dias, os resultados refletem no Hospital Municipal Lídia Martins, que está com os leitos reservados para o tratamento do novo coronavírus totalmente vazios.

Essa medida junta-se às ações já realizadas pela Prefeitura de Bequimão, com as 10 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), no monitoramento dos casos suspeitos por telefone e o trabalho feito no Hospital Lídia Martins.

Prefeitura de Bequimão intensifica Campanha de Vacinação contra a Influenza; município já ultrapassa meta nacional de vacinação

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está intensificando a Campanha de Vacinação contra o H1N1 e seus subtipos. A mobilização para livrar a população bequimãoense da influenza vai até terça-feira (30). A vacina contra a gripe é segura e está sendo oferecida na sede e na zona rural do município.

Serão vacinados, nesta reta final da campanha, doentes crônicos, crianças de até cinco anos, gestantes, puérperas e professores. Para se imunizarem, essas pessoas devem se dirigir ao Centro de Saúde Santo Antônio ou às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h.

Somando todas as fases, a Campanha de Vacinação contra a Influenza já imunizou 97,31% do público alvo em Bequimão. O percentual alcançado pelo município já ultrapassa a meta nacional, fixada em 90% pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo a coordenação local de imunização, Bequimão recebeu 6.750 doses da vacina desde que a campanha foi iniciada. Até o momento, 5.685 pessoas já foram imunizadas no município.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free