casa » ALCÂNTARA

ALCÂNTARA

COMSEA de Alcântara realiza primeira reunião ordinária de 2020

COMPARTILHE

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional  do Município de Alcântara (COMSEA), órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial, realizou na última terça-feira (21) a primeira reunião ordinária de 2020.

A reunião teve como objetivo ampliar e fortalecer ações e estratégias para a promoção da soberania alimentar, garantindo o direito humano à alimentação de qualidade e saudável para o ano de 2020. A reunião teve início com uma breve explanação da importância do controle social e o papel do conselheiro, celebração do convênio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os impactos positivos para o município de Alcântara.

A pauta da reunião foi seguida pela discussão de ações e estratégias para ações intersetoriais no município através dos programas e ações.

O COMSEA é um dos componentes do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) para que o poder público municipal, com a participação da sociedade civil formule e implemente ações na área de segurança alimentar e nutricional para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.

A reunião aconteceu na Sala dos Conselhos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Prefeitura de Alcântara realiza Formação com visitadoras do Programa Criança Feliz

COMPARTILHE

Na última terça-feira, dia 21 de janeiro, a Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou a primeira formação com as visitadoras do Programa Criança Feliz, pólo Sede e Povoados (Peru, Peroba, Oitiua e Raimundo Sú).

O objetivo da formação visa promover melhor qualidade nos atendimentos à população alcantarense. “Este momento é essencial para troca de experiências, aquisição de novos conhecimentos e ajustes necessários. Assim as famílias beneficiárias do Programa Criança Feliz junto com suas gestantes, crianças menores de 3 anos cadastradas no CADUNICO e/ou crianças menores de 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), poderão conhecer a importância do programa”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Menca Pinho.

Os moradores dessas comunidades terão em suas visitas atividades mais incrementadas, fundamentadas e dinâmicas. Na oportunidade, foi entregue o kit do fardamento das visitadoras, garantindo-lhes mais segurança e conforto na sua rotina profissional.

Conselho Municipal de Assistência Social de Alcântara realiza primeira reunião de 2020

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a primeira reunião de 2020 do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) onde foram abordadas as seguintes pautas:

Elaboração do Plano de Capacitação do Conselho Municipal de Assistência Social
> Participação no CapacitaSUAS na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
> Inscrição na capacitação EaD ofertada pelo Ministério da Cidadania
> Aquisição de um veículo
> Aprovação do calendário anual

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Alcântara (CMAS) é Priscila Silva e Silva e tem como Secretária Executiva Vanessa Oliveira. A reunião contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social de Alcântara, Menca Pinho.

Comunidades beneficiárias do programa ‘Criança Feliz’ de Alcântara recebem visita da consultora do Ministério da Cidadania

COMPARTILHE

Na última quinta-feira (16), o município de Alcântara recebeu a visita técnica da Consultora do Ministério da Cidadania, que veio de Brasília-DF, exclusivamente como objetivo de observar e monitorar através das visitas domiciliares a execução do Programa Criança Feliz no município de Alcântara.

Ruth Mary, técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social realizou monitoramento ao programa Criança Feliz executado na gestão do prefeito Anderson Wilker, por meio da secretária de Desenvolvimento Social de Alcântara, Menca Pinho.

Na integralidade com outras políticas, o programa realizou na Cozinha Comunitária Quilombola do povoado Marudá brincadeiras de educação alimentar e nutricional juntamente com as mães e filhos na qual foi possível fortalecer os vínculos familiares com a produção do churrasquinho de frutas regionais para estímulo de hábitos alimentares saudáveis e preservar os saberes tradicionais desde a primeira Infância.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, ação foi muito proveitosa, haja vista da importância do programa Criança Feliz no município de Alcântara.

“O Programa Criança Feliz consiste em visitas domiciliares tendo como objetivos a prevenção, proteção e promoção das políticas públicas através da intersetorialidade. Durante as visitas domiciliares, o visitador do Programa, promove a interação entre o cuidador (mãe, pai ou outro membro familiar) e a criança através de atividades dirigidas que estimulem a relação de afeto, visando desenvolver as habilidades cognitivas da criança”, destacou a Secretária.

De acordo com Menca Pinho, no município de Alcântara o programa Criança Feliz contempla beneficiários da sede (contemplando a área da Vila e Parque Primavera) e em 2019 ampliou o atendimento aos povoados de Marudá, Peru, Peroba, Forquilha, Santana, Itapuaua, Raimundo Sú, Ponta do Raimundo Sú, Portugal, Oitiua, Castelo, Segurado, Santo Inácio e Novo Belém.

Segundo a secretária Menca Pinho, são atendidas crianças de 0 a 36 meses beneficiárias de programas sociais que estejam inseridas no CADUNICO; crianças de 0 a 72 meses, que possuem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes.

Ao todo o município de Alcântara atende 300 beneficiários distribuídos nos povoados acima citados. O Programa atualmente dispõe de 2 supervisores e 10 visitadoras.

Estiveram presentes na ação a diretora do Departamento de Igualdade racial, Sebastiana Gusmão, a secretária de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, as supervisoras do Programa Criança  Feliz, Silmara Baldez  e Giseli Chagas Sá, a coordenadora da Cozinha Comunitária de Marudá, Nayra Rafaelle e a assessora técnica  da SEMDS, Vanessa de Oliveira.

 

PT de Alcântara adere ao grupo político do prefeito Anderson Wilker

COMPARTILHE

Reconhecer os avanços da atual gestão municipal faz parte da visão do desenvolvimento de quem busca agregar ideias no projeto de reeleição do prefeito de Alcântara Anderson Wilker.

Pensando assim, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Alcântara, presidido pelo vereador João Ricardo, aderiu ao grupo político do prefeito Anderson Wilker.

“Queremos pessoas que venham para somar com a gente. O PT de Alcântara é um partido que tem militantes importantes e chega para fortalecer ainda mais nosso grupo político. Nosso projeto de reeleição está cada vez mais forte, as adesões são constantes, isso mostra o reconhecimento dos avanços durante nossa gestão em todos os seguimentos. O desenvolvimento está apenas começando”, disse o prefeito Anderson Wilker.

Com mais essa adesão, o prefeito Anderson Wilker mostra habilidade e poder de agregação, levando para seu grupo político um partido com militantes que pensam também no desenvolvimento de Alcântara.

Para o vereador e presidente do PT de Alcântara, João Ricardo, a adesão ao projeto de reeleição do prefeito Anderson Wilker é uma soma de fatores. “É uma soma de fatores positivos em prol do projeto nacional, unindo todos os partidos de esquerda. O PT já esta há muito tempo aliado na esfera estadual com o governador Flávio Dino. Nós aqui em Alcântara somos muito claro e consciente da importância de se somar, e consolidar o projeto de reeleição do prefeito Anderson Wilker” – destacou João Ricardo.

É válido lembrar que o PT do Maranhão deve uma gentileza ao governador Flávio Dino, o único governador de esquerda no Brasil que defendeu Lula e Dilma quando o PT mais precisava de aliados.

 

Prefeito Anderson Wilker empossa Conselheiros Tutelares em Alcântara-MA

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Lys Campos Brito Lobato, empossaram, na manhã desta sexta-feira (10), em solenidade realizada no Centro de Convivência, os cinco novos conselheiros tutelares de Alcântara e seus respectivos suplentes.

 

Tomaram posse os conselheiros Vanda Macedo, Danúbia Moraes, Iracy Mendes, Irenilde Alves e Terezo Charles, que terão mandatos de 4 anos, válidos de janeiro de 2020 até janeiro de 2024. Também receberam diplomação os suplentes Jedvan Coelho, Safyra Kelya, Eliane Alves e Denise Serejo.

Estiveram presentes na solenidade de posse, o prefeito Anderson Wilker, os secretários Menca Pinho (Desenvolvimento Social), Maria Novaes (Saúde), Marcelina Serrão (Cultura e Turismo), além do Defensor do Município de Alcântara, Marcos Fort, a presidente do CMDCA, advogada Ana Lys Lobato, os conselheiros municipais do CMDCA (Luís Barbosa, Dulciane Amorim, Giseli Chagas, Valdiney Campelo e Lúcia do Carmo), os diretores de Juventude, Esporte, Ensino, Presidente do Sinsepma, vereadores, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, representante do IFMA-Campus Alcântara e familiares e amigos dos conselheiros empossados.

Fotos: Guará Potência

Prefeitura de Alcântara emite nota sobre paciente transportado em rede no Porto de Cujupe

COMPARTILHE

Após a imagem de uma paciente que foi transportada de canoa/barco em uma rede da Ilha de Cajual para o porto de Cujupe circular nas redes sociais e chegar ao conhecimento da secretária municipal de saúde, Maria Novaes, a prefeitura de Alcântara emitiu nota para esclarecer ponto a ponto sobre o fato isolado e mostrar os avanços na saúde pública de Alcântara na gestão do prefeito Anderson Wilker. Confira a nota abaixo:

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece à população Alcantarense a respeito de um episódio ocorrido no Porto de Cujupe na remoção de uma paciente que foi transportada de canoa da Ilha de Cajual para o Terminal do Cujupe em uma rede e encaminhada para São Luís via ferry boat.

  1. Por se tratar de uma ilha, o único transporte entre a ilha do Cajual e o povoado Cujupe é por embarcações, mas não foi solicitado ao Hospital Dr. Neto Guterres apoio de ambulância para o transporte do paciente quando da chegada ao Terminal do Cujupe;
  2. A Secretaria Municipal de Saúde conta com 3 ambulâncias novas entregues nos últimos 3 anos pela gestão atual e prestes a entregar 4° ambulância que terá como base a UBS do Raimundo Sú;
  3. A região dispõe de uma UBS a 5 minutos do Terminal do Cujupe, totalmente reformada e equipada pela atual gestão, com profissionais qualificados para fazer os primeiros atendimentos;
  4. A prefeitura esclarece ainda, que está em tramitação um termo de cooperação entre a EMAP e a prefeitura de Alcântara para cessão por parte da EMAP de uma ambulância para atender na UBS Cujupe e Terminal do Cujupe.

 

   Atenciosamente;

 

                                                                                                             Alcântara-MA, 09 de janeiro de 2020.

 

          Maria Novaes

Secretária Municipal de Saúde

Prefeito Anderson Wilker assina convênio para abertura e ampliação de estradas na região sul do município de Alcântara-MA

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker assina convênio para a abertura e ampliação de estradas vicinais na região sul do município. O convênio com o governo do estado é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Othelino Neto e contra partida da Prefeitura Municipal de Alcântara. A obra está orçada no valor de R$ 600 mil reias, sendo que R$ 500 (quinhentos mil reais) serão oriundos da emenda e R$ 100 mil de contrapartida do município.

A construção dessas estradas vicinais é um sonho antigo de toda população dessa região. Mas graças ao empenho do prefeito Anderson Wilker e o apoio do deputado Othelino Neto e do governador Flávio Dino esse sonho será realizado em breve.

“É com muita luta que estamos buscando os benefícios para a população de Alcântara. Nada acontece do dia para a noite. Com essa crise que os estados atravessam, os pequenos municípios acabam sofrendo também. Graças a Deus temos parceiros que os ajudam, como os deputados Othelino Neto e Márcio Jerry, o senador Weverton Rocha e o governador Flávio Dino. Com muito trabalho e dedicação vamos entregar um município muito melhor do que aquele que recebi em janeiro de 2017”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

Com a obra serão beneficiadas as comunidades Tubarão, Rola, Itamatatiua, Mocajituba 1,2 e 3, Jacaré, São Pedro, Santa Catarina, Faleiro e Salinas. Mais um compromisso de campanha do prefeito Anderson sendo cumprido.

No aniversário de Alcântara, prefeito entrega veículo, kits de irrigação e assina ordem de serviços para novas obras

COMPARTILHE

Os 371 anos de Alcântara foram comemorados com uma programação recheada de novidades, que iniciou ás 8h da manhã do dia 22 (domingo) e só encerrou na segunda-feira (23) com um show na Praça da Matriz. Bem cedo na sede da Prefeitura de Alcântara aconteceu um ato de agradecimento e louvor a Deus com um café da manhã aberto ao público em geral, mas que contou com grande número de servidores, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.

Durante o ato o prefeito Anderson Wilker assinou ordem de serviço para construção da Praça da Família localizada na Rua da Quinta e para construção da Academia da Saúde, localizada no bairro Vila Airton. Além disso, Anderson entregou 18 kits de irrigação aos agricultores familiares de Alcântara, sendo 8 kits de mil metros e 10 kits de 500 metros. O prefeito ainda entregou um veículo para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e inaugurou a reforma da Praça Ricardo Baixinho, localizada na rua Barão de Grajaú.

No final da tarde o prefeito Anderson entregou a premiação aos finalistas do Campeonato Alcantarense de Futebol Série A, onde a Agrovila Peru sagrou-se campeã e recebeu R$5.000,00 de prêmio e o time do Caravelas que ficou com o vice campeonato recebeu R$2.500,00. Esta foi a maior premiação já realizada no futebol alcantarense nos últimos tempos.

No período da noite na Praça da Matriz o público teve a honra de assistir apresentações das oficinas do CREAS, como Ballet Sonho de Alcântara, Capoeira Raízes de Alcântara, Coreografias, Projeto Flauta Doce, Ballet da Creche Semeando Vidas e encerrou a programação do domingo (22) com o pianista e professor Daniel Lemos.

Para o prefeito Anderson Wilker, mesmo com uma crise que afeta o Brasil inteiro, a Prefeitura de Alcântara consegue manter o planejamento feito no início da gestão. “Temos dificuldades sim, como todos os gestores nos mais de 5.570 municípios pelo Brasil, mas trabalhamos com um planejamento rígido, dando um passo de cada vez. Infelizmente fui eleito prefeito de Alcântara no pior momento do Brasil, mas isso não faz eu deixar a peteca cair. Estamos com os serviços básicos em pleno funcionamento. Em nossa gestão entregamos a maior frota de ônibus escolar da história de Alcântara, reformamos todas as UBS’s, temos médicos especialistas no hospital Dr. Neto Guterres, estamos reformando o hospital, entregamos ambulância para a zona rural e vamos entregar mais uma. Estamos melhorando a malha viária da zona rural onde existe quase 800 KM de estradas vicinais e estamos acabando com as pontes de madeira, substituindo por bueiras de concreto. Até o final de minha gestão vou entregar um município bem melhor daquele que recebi em 2017”, destacou o prefeito Anderson.

Nesses três anos de gestão, o prefeito Anderson Wilker investiu na educação, saúde, infraestrutura, assistência social, agricultura, cultura e esporte. Em todos os seguimentos da gestão, o prefeito melhorou seu patamar e garantiu um desenvolvimento eficaz, visto pela população alcantarense.

Fotos: Mauro Garcia

Agrovila Peru conquista o Campeonato Alcantarense 2019

COMPARTILHE

O time da Agrovila Peru manteve o tabú da zona rural e conquista o título de campeão 2019 do Campeonato Alcantarense da Série A. Após empatar com o Caravelas no tempo normal por 1 a 1, o time de Peru venceu nas penalidades máximas por 3 a 1 e levantou a taça na tarde deste domingo (22) no estádio municipal Facurão. Keké abriu o marcador para o Caravelas e Negueba empatou para o time da zona rural.

Com o título, o clube da zona rural faturou uma bolada no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e o Caravelas como vice recebeu a premiação de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). O prefeito Anderson Wilker esteve presente e entregou a premiação ao campeão e vice.

“É a maior premiação já dada no futebol amador de Alcântara. Nunca em outra gestão o esporte amador teve tão valorizado. Digo isso porque já fui dono de time e fui campeão com o Grajaú em 2010. Sabe quanto foi a premiação? R$600,00 (seissentos reais). Eu sei o quanto um presidente de clube gasta para colocar seu time em uma competição. E não para por aqui. Em 2020 vamos realizar o I Copão da Zona Rural. A premiação será recorde e vamos pagar R$10.000,00 para o campeão e R$5.000,00 para o vice”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

Fotos: Mauro Garcia

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free