casa » ALCÂNTARA

ALCÂNTARA

Prefeito de Alcântara entrega a 4ª ambulância em 3 anos de gestão

COMPARTILHE

Cuidar de seu povo é o principal objetivo do prefeito de Alcântara-MA, Anderson Wilker. Desde que assumiu a gestão do município em janeiro de 2017, Anderson tem trabalhado diuturnamente com sua equipe para mudar a triste realidade deixada por gestores anteriores. Na saúde o trabalho tem sido constante e as melhorias são visíveis aos olhos dos alcantarenses.

As primeiras medidas foram limpar o hospital Dr Neto Guterres que estava abandonado e colocar para funcionar com médicos 24h. Depois foi colocar as equipes do PSF em funcionamento, reformar e equipar as Unidades Básicas de Saúde e agora está reformando os Postos de Saúde. Nesse intervalo o prefeito Anderson Wilker entregou duas ambulâncias para a sede do município e uma ambulância para a UBS de Oitiua, que beneficia dezenas de comunidades da região. Agora o prefeito entrega a 4ª ambulância em sua gestão, que vai beneficiar a população do polo Raimundo Sú.

Além disso Anderson Wilker conseguiu angariar recursos de quase 2 milhões de reais que está servindo para reformar, ampliar e equipar o hospital Dr Neto Guterres, colocando o laboratório e centro cirúrgico em funcionamento que estavam abandonados há anos. A expectativa de entrega do hospital é para o início do segundo semestre de 2020.

“Só Deus sabe de minha luta para melhorar a vida dos alcantarenses. Nesses três anos de gestão fiz o que jamais outro prefeito fez na história política de Alcântara. Graças ao povo de Alcântara hoje sou prefeito deste município, mas minha gestão passa pela maior crise política e econômica que o Brasil atravessa. Mas mesmo assim, com muito trabalho e planejamento estamos fazendo um grande trabalho em todos os seguimentos de nossa gestão. Na Saúde, Educação, Esporte, Infraestrutura, Agricultura, Segurança Pública, Cultura, Meio Ambiente e Assistência Social, nosso trabalho tem sido constante, mesmo com todas as dificuldades. Tenho certeza que quando entregar o comando do município, entregarei uma Alcântara bem melhor daquela que recebi em janeiro de 2017”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

É válido lembrar, que além da saúde que já recebeu 4 veículos nesta gestão, a educação recebeu 12 ônibus escolar zero KM, a segurança pública recebeu uma moto, a agricultura recebeu uma máquina, a infraestrutura recebeu uma Hilux e uma retroescavadeira, a assistência social recebeu um veículo, além dos demais benefícios já entregues na atual gestão municipal.

Por G7

Prefeito de Alcântara decreta Calamidade Pública no enfrentamento ao coronavírus

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, publicou nesta segunda-feira (23) no Diario Oficial, o decreto nº 11/2020, que anuncia Calamidade Publica no município, haja vista que estão funcionando apenas  as atividades e serviços essenciais. Essa determinação leva em consideração as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, alem do decreto do Governo do Estado do Maranhão.

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar situação de pandemia global do coronavírus (COVID-19) e  dos casos que o Maranhão já confirmou da doença nos últimos dias, o prefeito Anderson Wilker decretou Calamidade Publica no município, haja vista que Alcântara e uma cidade turística e recebe visitantes do mundo inteiro.

Respeitando as orientações do Ministério da Saúde (MS), por meio da portaria nº. 188, de 03 de fevereiro de 2020, que declarou situação de emergência em saúde pública no Brasil, o prefeito Anderson Wilker entende que compete ao município disciplinar, acatar e reforçar as recomendações do Decreto nº 35.677, do Governo do Estado do Maranhão, além de complementar o Decreto Municipal publicado para evitar uma proliferação do vírus em Alcântara.

Os decretos impoem normas e regras a serem seguidas no município e assim proteger a população alcantarense. O prefeito Anderson Wilker está tomando todas as providências cabíveis e necessárias para barrar a entrada do vírus no município, sabendo que Alcântara é uma cidade turistica. É importante que a população seja consciente e ajude a gestão municipal neste momento critico que o mundo inteiro atravessa. O isolamento social é a única forma até o momento para evitar o surto, que já matou milhares de pessoas no planeta.

Prefeitura de Alcântara realiza evento para comemorar Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara realizou no último domingo, dia 08 de março um evento para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento foi organizado pelo Grupo de Mulheres em Ação de Alcântara e que contou ainda com a colaboração de parceiros que doaram vários itens que foram sorteados para as mulheres presentes no evento.

O evento reuniu um grande número de mulheres da sede e de vários povoados do município, que foram recepcionadas com um café da manhã. Após o café da manhã as mulheres seguiram em uma animada caminhada pelas ruas da cidade histórica até o Clube Mangueirão, em frente a Praça do Galo.

No Clube Mangueirão aconteceu o show da Vanessa Furacão, muita dança com a educadora física do município (Giosy) e sorteios de mais de 80 presentes durante o dia inteiro, além de uma feijoada deliciosa totalmente liberada às mulheres presentes.

Para abrilhantar ainda mais a festa para as mulheres, o evento contou com o cantinho da beleza, que recebeu as profissionais voluntárias, as esteticistas Rayula Novaes e Dani Pereira, a quem as organizadoras do evento agradecem.

Estiveram presentes secretários municipais, população em geral, lideranças comunitárias, políticas e religiosas, servidores municipais, sociedade civil e o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker um dos apoiadores do evento.

Fotos: Reprodução

Prefeito Anderson Wilker inaugura escola no povoado Japeú

COMPARTILHE

O sistema educacional de Alcântara tem melhorado nos últimos 3 anos. Desde que assumiu a gestão do município, o prefeito Anderson Wilker tem trabalhado para melhorar o patamar educacional do município. Uma das primeiras medidas foi a entrega de 12 ônibus escolares, acabando com um problema antigo no município, que atrapalhava alunos da zona rural. Além disso na gestão atual, os alunos recebem uniforme escolar, como rege uma lei municipal.

Após a entrega dos veículos escolares, o prefeito Anderson Wilker baseado no planejamento feito no início de sua gestão preparou o Plano de Cargos e Remuneração do Magistério que já foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionado pelo Executivo Municipal.

Mas as mudanças na educação de Alcântara não pararam por ai. O prefeito Anderson Wilker após cortes de gastos autorizou o secretário municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Edson Barbosa (Olhinho) a iniciar as reformas das escolas na sede e zona rural do município. O trabalho tem sido feito e melhorado a vida de quem estuda e trabalha na rede municipal de ensino de Alcântara.

Neste sábado (07), o prefeito Anderson Wilker entregou a Escola Municipal Vereador Bononi Ferreira para os moradores da comunidade Japeú e região. Com a reforma e ampliação, o Centro Educacional ganhou a padronização que foi implantada na atual gestão. Diante de uma multidão, o prefeito Anderson Wilker falou das dificuldades, mas destacou o trabalho que tem sido realizado para mudar a situação precária deixada por gestores anteriores.

“Todos lembram do momento de dificuldades que Alcântara viveu há 04 anos. No passado nada tinha, quando assumi a gestão encontrei uma única ambulância velha, hoje temos 3 novas e vou entregar mais 01 ainda este mês para a zona rural, no povoado Raimundo Sú, algo inédito em Alcântara. Graças ao povo de Alcântara hoje estou prefeito. Mas fui eleito no pior momento da política econômica do Brasil, onde a crise tem tirado o sono de milhares de prefeitos. Ninguém faz nada sozinho. É com muita luta, parcerias com o governo do Estado e o deputado Othelino Neto que estamos fazendo o melhor para Alcântara”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

Estiveram presentes os vereadores Haroldo Júnior, João Ricardo, Nilson Pereira, Nhô Ré, Ivan Ferreira, Pontaense, Ribinha, Vandeco e Mário, secretários municipais, sociedade em geral, lideranças políticas e comunitárias, servidores e alunos e a participação da Banda de Música de Alcântara.

Fotos: Guará Potência

Casa de Apoio ao Idoso de Alcântara é referência para o Maranhão

COMPARTILHE

A Casa de Apoio ao Idoso Alcantarense foi reconstruída pelo prefeito Anderson Wilker e inaugurada em julho de 2019. Após a entrega da casa, a Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e Igualdade Racial aderiu ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

Com a adesão ao programa, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, inscreveu a Casa do Idoso no Mapeamento de Boas Práticas em Ações voltadas para a melhoria da Qualidade de Vida da População Idosa, que contabilizou 177 ações experiências exitosas, levando o município de Alcântara a concorrer com mais 124 municípios.

O resultado das ações realizadas com os Idosos Alcantarenses levou o trabalho realizado pela Casa do Idoso de Alcântara a ser contemplado como Trabalho Exitoso na comunicação e informação, sendo referendado como referência aos demais municípios maranhenses.

Prefeitura de Alcântara-MA realiza jornada pedagógica

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou no período de 17 a 21 de fevereiro, a Jornada Pedagógica/2020 da rede municipal de ensino, que teve como tema “Planejamento Pedagógico: ação transformadora da realidade escolar”.

O objetivo do trabalho é proporcionar melhorias na qualidade do processo de ensino e aprendizagem com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA).

Os diretores e coordenadores de polos capacitados em 2019/2020, através do Programa Estadual Escola Digna/Pacto Pela Aprendizagem foram os responsáveis pela condução da jornada pedagógica nas escolas e nos polos. Ainda, no período de 17 a 21 de fevereiro fora realizado um dia em cada polo, um encontro pedagógico com a participação da equipe da SEMED coordenada pela Gestora de Ensino Profª. Dediolene Diniz Cantanhede e pela Gestora de Educação Infantil Marcia Regina Ribeiro Souza, acompanhadas pelas Psicólogas Dayanne Fernandes Cruz e Nathália Cecília Sebá Nascimento, dando suporte aos diretores e coordenadores de polo.

No primeiro dia de trabalho, dia 17, o encontro foi realizado com os polos Sede e Peru, reunidos no Centro Educa Mais Prof. Aquiles Batista Vieira. A palestra motivacional foi realizada pela Psicóloga Dayanne Fernandes Cruz que proporcionou aos participantes uma manhã de autoconhecimento. No período da tarde os professores, diretores e coordenadores aprofundaram os conhecimentos em relação à BNCC e o DCTMA, e também foram tiradas dúvidas sobre os modelos novos dos diários de classe e apresentado o Calendário Escolar-base/2020. Foi debatido também sobre a necessidade de melhorar e avançar nos índices do IDEB e SEAMA.  A mesma metodologia foi utilizada em todos os encontros realizados na zona rural, onde os professores tiveram participação ativa, interagindo com a equipe da SEMED e com os colegas de trabalho de outras escolas dos demais polos.

O Secretário de Educação, José Rogério Paixão Lopes, falou do tamanho da responsabilidade que cada professor tem em suas mãos que não é somente formar pessoas com conhecimento, mas sempre tratando o lado humano. “O professor é um construtor de identidades humanas, um formador de mundos, e esse papel deve ser exercido com total dedicação na construção de um ensino público de qualidade”, destacou o secretário.

A jornada foi encerrada com o encontro entre os Polos Oitiua e Arenhengaua na comunidade de Oitiua, onde estiveram presentes cerca de 60 (sessenta) professores lotados nas escolas dos dois polos. Em todos os polos os professores avaliaram de forma positiva, agradeceram e parabenizaram a ação da SEMED, requerendo a realização de novos encontros, ao longo do ano letivo/2020.

ROTEIRO DA JORNADA PEDAGÓGICA

A jornada pedagógica foi iniciada dia 17/02 – Polos Sede e Peru (Centro Educa Mais Prof. Aquiles Batista Vieira); dia 18/02 – Polos Raimundo Sú e Japeú (Escola Municipal Governador Newton de Barros Bello); dia 19/02 – Polo Santa Maria (Escola Municipal Dr. Facure); dia 20/02 – Polo Peroba (Escola Municipal Joaquim Ribeiro); e dia 21/02 – Polos Oitiua e Arenhengaua (Igreja Assembleia de Deus – Oitiua).

A SEMED ofereceu aos participantes um almoço e em alguns polos uma apresentação cultural de Voz e Violão com o professor Pinheirinho da Escola de Música Josias Ribeiro.

Participaram da jornada pedagógica cerca de 250 professores. A metodologia aplicada possibilitou a participação de 99% (noventa e nove por cento) do corpo docente da rede municipal, o que garante uma grande evolução no ensino alcantarense no ano letivo de 2020.

Participaram também dos encontros na sede e zona rural, o secretário municipal de Juventude Esporte e Lazer, Erenaldo França Pereira, o diretor de Juventude, Hermison Santos Martins e o Gestor de Educação Esportiva, Alim Ferreira Pereira, que na oportunidade apresentaram o projeto dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS), com os resultados alcançados em 2018 e 2019 e a proposta para 2020.

Prefeitura de Alcântara realiza capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira (30) a capacitação dos conselheiros municipais de saúde que foram eleitos e tem mandato até 2021. A capacitação aconteceu na Escola Municipal Inácio de Viveiros Raposo, localizada no Centro da cidade.

A capacitação tem o objetivo de aprofundar ainda mais o conhecimento da política de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu papel na participação democrática na formulação e implementação de políticas públicas no município de Alcântara.

A função dos conselheiros é formular e controlar a execução das políticas públicas de saúde em cada esfera de governos. Os conselhos são os principais canais de participação popular encontradas nas três instâncias de governos (federal, estadual e municipal).

Durante a capacitação foram abordados temas como: Estrutura do SUS no Brasil, Princípios, Diretrizes, Financiamento, Formas de Organização, além de conhecer o papel do Conselho de Saúde, a Participação e Controle Social do SUS.

A Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Saúde deu todo apoio logístico na realização dessa capacitação que teve como mediadora a especialista em gestão de saúde, Maria Lúcia Almeida.

Alcântara-MA vai receber uma unidade da Universidade Unopar

COMPARTILHE

A cidade de Alcântara, um dos maiores polos turísticos do Maranhão, localizada na Região Metropolitana e pertencente ao polo Conguarás por fazer parte do Litoral Ocidental Maranhense vai receber ainda no primeiro semestre de 2020 uma unidade da Universidade Unopar, polo de Ensino à Distância (EAD).

A unidade de ensino superior vai oferecer cursos a partir de R$ 149,00 mensal. Para ingressar na Unopar basta fazer a prova através do vestibular EAD 2020 acessando o site da Universidade em unopar.br. A nova unidade na cidade de Alcântara está sendo instalada na Rua Grande próximo ao hospital Dr Neto Guterres, no Centro da cidade.

 

O polo light instalado na cidade de Alcântara servirá para que o aluno possa tirar dúvidas, usar o laboratório de computadores para pesquisar ou fazer provas, já que os cursos da Unopar são em EAD Online e Semipresencial. Com a chegada da Universidade Unopar a população de Alcântara vai ter a oportunidade de cursar o ensino superior sem sair de casa e por um preço que cabe no orçamento.

CREDIBILIDADE NACIONAL

A Unopar é hoje a maior Universidade de Ensino à Distância (EAD) do País, com mais de 40 anos de tradição em educação de qualidade e 300 mil alunos por todo Brasil. Os polos da Unopar EAD oferecem cursos de graduação, pós-graduação (especialização) e cursos livres em mais de 450 municípios em todos os estados do Brasil.

RECONHECIDOS PELO MEC

Todos os cursos EAD da Universidade Unopar são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e o diploma de um curso de graduação EAD é igual e com a mesma importância da graduação presencial.

A Unopar oferece duas metodologias de EAD: a Semipresencial para todos os seus cursos e polos e a metodologia EAD 100% Online, disponível atualmente em alguns polos e cursos. A escolha da metodologia é feita pelo aluno no momento da matrícula. Cada uma destas metodologias apresenta características, que se adequam melhor à rotina de cada aluno.

ENTENDA COMO FUNCIONA O ENSINO EAD

Na metodologia EAD 100% Online todas as aulas e atividades são realizadas online, por meio de um conteúdo exclusivo, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA UNOPAR, de forma fácil e interativa, com o suporte de tutores online. E você deve comparecer ao Polo escolhido uma vez por mês para realizar a prova.

PARA QUEM A METODOLOGIA EAD É RECOMENDADA?

Essa metodologia é recomendada para alunos que não possuem disponibilidade de tempo ou de deslocamento para irem ao Polo uma vez por semana. Outra condição importante para se escolher esta metodologia é possuir muita disciplina e estar confortável em estudar sozinho, buscando suporte de tutores online apenas quando necessário.

BENEFÍCIOS: esta metodologia oferece flexibilidade total para você montar a sua rotina de estudos online, por não possuir tempo para ir à faculdade, mas tem determinação e organização para estudar sozinho quando e onde puder.

Por G7

Projeto de Sinalização Turística será implantado em Alcântara-MA

COMPARTILHE

O prefeito Anderson Wilker, acompanhado da secretária municipal de Cultura e Turismo, Marcelina Serrão, se reuniu nesta quarta-feira (29) com o secretário de estado de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior para tratar de melhorias na Sinalização Turística da cidade de Alcântara.

Durante o encontro Anderson Wilker conseguiu viabilizar o projeto de Sinalização Turística de Alcântara, uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Turismo do Maranhão. Além da sinalização turística o secretário Catulé Júnior prometeu viabilizar melhorias na fiscalização das lanchas, barcos e catamarãs que fazem a travessia de São Luís para Alcântara.

Além do prefeito Anderson Wilker e do secretário de estado Catulé Júnior participaram da reunião a secretária de Cultura e Turismo de Alcântara, Marcelina Serrão e a assessora técnica de Regionalização da Secretaria de Turismo do Maranhão, Karlla Santos.

COMSEA de Alcântara realiza primeira reunião ordinária de 2020

COMPARTILHE

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional  do Município de Alcântara (COMSEA), órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial, realizou na última terça-feira (21) a primeira reunião ordinária de 2020.

A reunião teve como objetivo ampliar e fortalecer ações e estratégias para a promoção da soberania alimentar, garantindo o direito humano à alimentação de qualidade e saudável para o ano de 2020. A reunião teve início com uma breve explanação da importância do controle social e o papel do conselheiro, celebração do convênio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os impactos positivos para o município de Alcântara.

A pauta da reunião foi seguida pela discussão de ações e estratégias para ações intersetoriais no município através dos programas e ações.

O COMSEA é um dos componentes do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) para que o poder público municipal, com a participação da sociedade civil formule e implemente ações na área de segurança alimentar e nutricional para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.

A reunião aconteceu na Sala dos Conselhos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free