casa » Archivo de Etiquetas: Zé Martins

Archivo de Etiquetas: Zé Martins

Prefeito Zé Martins empossa Conselheiros Tutelares para o Quadriênio 2020-2023

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Viviane Rodrigues, empossaram, na tarde desta sexta-feira (10), em solenidade realizada na Prefeitura de Bequimão, os cinco novos conselheiros tutelares de Bequimão e seus respectivos suplentes.

Tomaram posse os conselheiros Jailson Silva, Desivanilde Ferreira, Deuzinete Pacheco, Silvilene Garcia e Claudilene Pereira, que terão mandatos de 4 anos, válidos de janeiro de 2020 até dezembro de 2023.

Na solenidade, Zé Martins reafirmou seu total apoio às reformas estruturais da nova sede do Conselho Tutelar, que contará com brinquedoteca e biblioteca para os usuários e conselheiros.

Participaram do ato de posse os secretários Zé Orlando Ferreira (Administração e Transportes), Josmael Castro Júnior (Assistência Social), Rodrigo Martins (Cultura e Promoção da Igualdade Racial), Kell Pereira (Juventude, Esporte e Lazer), e o coordenador do Selo Unicef em Bequimão, Wanderson Farias.

Por Wanderson Farias

Decoração natalina de Bequimão encanta moradores da cidade e repercute nas redes sociais

COMPARTILHE

A magia do Natal tomou conta de Bequimão com luzes e enfeites característicos desta época do ano. Durante dez dias, uma força tarefa da Prefeitura Municipal esteve empenhada na instalação da iluminação e na ornamentação de praças da cidade.

Para o trabalho que exigiu muita dedicação dos envolvidos, foram mobilizadas cerca de 25 pessoas, entre profissionais das secretarias de Cultura e Assistência Social, além da Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA) e jovens da Igreja Católica.

O esforço foi amplamente reconhecido por quem se encantou com o que viu. “Ficou maravilhoso. Estive lá e amei”, contou a moradora da cidade, Maria Bárbara Macedo. “Tudo lindo. Parabéns ao prefeito Zé Martins por proporcionar momentos especiais entre as famílias nesse período natalino”, declarou a também moradora Decenilde Pereira.

Wanderson Farias, mobilizador de jovens da equipe JUVA e um dos integrantes do grupo responsável pelo trabalho, falou da felicidade em ver a população encantada com a decoração. Segundo ele, a ocupação do espaço pelo público, no período natalino, representa a realização de um “sonho de pertencimento”.

“Eu amei participar de tudo isso. E ver o nosso povo querido apreciando e se orgulhando, não tem preço. Parabéns a todos os envolvidos e obrigado ao prefeito Zé Martins pelo apoio de sempre”, agradeceu o psicólogo.

A Praça da Matriz recebeu a iluminação especial na fachada da Igreja Santo Antônio e nas árvores. No local, também foi montado um presépio para relembrar o nascimento de Cristo e instalado um letreiro com a mensagem “Feliz Natal”.

A beleza por trás de cada detalhe tornou o Natal dos bequimãoenses ainda mais especial e repercutiu positivamente nas redes sociais. “Hoje, Bequimão tem outra ‘cara’, fruto de uma administração séria”, comentou o promotor de vendas, Natanael Soares, no Facebook. “Parabéns pela iniciativa de mais um ano proporcionar aos moradores dessa cidade que amo muito um Natal de amor e luz”, enfatizou a usuária Maria das Graças Macedo.

Além da Praça da Matriz, a Prefeitura de Bequimão também contribuiu com a ornamentação da Praça do Sãoluizinho, na entrada da cidade. O prefeito Zé Martins aproveitou o feriado para visitá-la, acompanhado da familia. O gestor compartilhou com seus seguidores registros que mostram a beleza da decoração de Natal. “Todos nós ficamos encantados. Tudo feito com muito capricho e amor”, destacou Zé Martins no Instagram.

Veja todas as fotos na galeria abaixo!

Prefeito Zé Martins entrega milhares de brinquedos para crianças de Bequimão-MA

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins manteve a tradição, pelo sétimo ano consecutivo, e distribuiu milhares de brinquedos para as crianças do município de Bequimão. Neste ano, foi montada uma bela festa, com direito a Papai Noel, música, personagens infantis e playground. O evento aconteceu na Praça da Matriz, no Centro, na tarde deste sábado (21).

A mobilização e organização da entrega de brinquedos ficou por conta da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, com apoio das demais secretarias. Com a praça lotada de crianças e suas famílias, o clima de confraternização ficou ainda mais completo com a apresentação da Banda de Música Emerson Macedo, Flauta Doce e Coral de Bequimão. A Juju Banda também animou a criançada e os adultos que entraram na brincadeira.

A grande novidade desta edição foi o playgroud, com a piscina de bolinhas, pula pula, castelo inflável e escorregador. Foram distribuídas centenas de cremozinho.

O prefeito Zé Martins, que estava acompanhado de sua esposa, a primeira dama Vânia Martins, e do seu filho, Martins Filho, destacou a luta para manter a tradição. “Primeiramente, quero agradecer a Deus por estar mais uma vez aqui, realizando uma ação que já faço há 7 anos, mas que foi criado por Juca Martins. Não tenho palavras para expressar o tamanho da minha felicidade ao fazer a felicidade de centenas de crianças. Posso garantir aos senhores e às senhoras que não vamos deixar uma criança sequer sem brinquedos. Todos sabem das dificuldades, mas esta data natalina é muito especial para mim, já que hoje sou pai e conheço as dificuldades de cada mãe e pai”, destacou o prefeito.

Também foram distribuídos brinquedos em todas as escolas municipais de Bequimão.

“A noite de ontem representou para a comunidade bequimãoense um momento de confraternização e de resgate da memória e principalmente do sentimento natalino, em que a família desperta e reacende os verdadeiros valores humanos”, comentou o secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, que esteve à frente da organização do evento.

Participaram da entrega de brinquedos o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), o presidente do Fórum da Baixada Maranhense, João Martins, além de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.

Foto: Gabriel Almeida

Prefeito Zé Martins entregará brinquedos para crianças neste sábado (21) em Bequimão-MA

COMPARTILHE

Uma tarde repleta de diversão está sendo preparada pela Prefeitura de Bequimão para a criançada do município. A gestão do prefeito Zé Martins realizará, neste sábado (21), a partir das 16h, a entrega de brinquedos aos pequenos, na Praça da Matriz.

O anúncio foi feito pelo próprio prefeito, em seu perfil no Instagram. “Será uma tarde repleta de diversão, com playground (castelo inflável, escorregador, piscina de bolinhas e pula pula). Também teremos apresentação da Banda de Música Flauta Doce e Juju Banda. Leve sua criança e participe conosco dessa grande festa”, comunicou Zé Martins.

Ainda segundo o prefeito, a ação integra o calendário de comemorações das festas de fim de ano na cidade. A programação foi idealizada e está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, que conta com o apoio de toda a estrutura administrativa municipal.

Distribuição de brinquedos nas escolas

O prefeito Zé Martins também criou a tradição de entregar brinquedos em todas as escolas municipais de Bequimão. Neste ano, esse trabalho começa a ser feito nesta sexta-feira (20).

“Montamos uma força tarefa para atender as crianças de todas as comunidades do município. Amanhã mesmo, por exemplo, faremos a distribuição nas escolas da zona rural. O nosso intuito é garantir que todas as nossas crianças sejam beneficiadas com os brinquedos, mesmo aquelas que por ventura possam não estar com a gente no sábado “, assegurou Zé Martins.

 

Foto: Rodrigo Martins

Em Brasilia, prefeito Zé Martins e João Martins discutem desenvolvimento de Bequimão e da Baixada Maranhense

COMPARTILHE

Na última semana, o prefeito de Bequimão, Zé Martins, e o presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM), João Martins, estiveram em Brasília. Entre os diversos compromissos na capital federal, eles participaram de um encontro com o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, e o diretor de Politica Espacial e Investimentos Estratégicos, Cristiano Trein.

Na ocasião, foram discutidos temas ligados ao desenvolvimento territorial, inovação, empreendedorismo e, também, sobre os projetos sociais previstos para Alcântara e municípios vizinhos, localizados na área de influência do Centro de Lançamento.

Ao fim do encontro, Zé e João Martins foram agraciados com a entrega da comenda em homenagem ao primeiro astronauta da América do Sul, Coronel Marcos Pontes, hoje Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação.

Prefeito Zé Martins realiza sonho dos moradores do Barroso, com obra de pavimentação asfáltica

COMPARTILHE

Esta sexta-feira (01) foi de realização de um sonho antigo dos moradores do Barroso. A administração do prefeito Zé Martins está cumprindo a promessa de levar pavimentação asfáltica para povoados do município, como nenhum outro prefeito havia feito, na história bequimãoense. Com a obra, a Prefeitura de Bequimão vai aprimorar a infraestrutura local, melhorando as condições de deslocamento da população e também de escoamento da produção rural.

As máquinas chegaram ao Barroso há pouco mais de um mês e transformaram o lugar em um verdadeiro canteiro de obras. Nesse tempo, as vias receberam o serviço de terraplanagem e, na quinta-feira (31), foi feito o processo de imprimação, com aplicação de uma camada líquida de asfalto sobre a superfície das ruas, o que facilita a aderência do revestimento. A medida tem o objetivo de evitar que fenômenos eventuais comprometam a qualidade das vias e prejudiquem a trafegabilidade.

Quatro importantes ruas do Barroso receberão a pavimentação asfáltica: a que liga a Avenida Américo Garcia à estrada de acesso ao povoado Floresta; da Avenida Américo Garcia ao Clube do Gecinho; da esquina da Escola Atanásio Martins ao Clube do Gecinho; e a que vai do Clube do Gecinho até a MA-006. Na tarde de hoje, já era possível observar a presença de equipes empenhadas no trabalho de pavimentação das vias.

Paralelo ao vai e vem dos trabalhadores e o barulho das máquinas, o sorriso no rosto de Rosenilde Garcia não conseguia esconder a satisfação da dona de casa ao ver sua rua sendo asfaltada. Ela conta que acreditava na chegada do benefício, porque confia no trabalho do prefeito Zé Martins. Ela só não imaginava que seria tão rápido. “Achava que poderia vir sim. Não tão rápido como veio. E veio em uma boa hora. Com certeza, vai melhorar muito a vida de todos aqui na nossa comunidade”, declarou, feliz, a dona de casa.

Assim como Rosenilde, todos os moradores do Barroso aguardavam, com grande expectativa, a melhoria nas ruas do povoado. Ontem, não era difícil encontrar por lá quem já comemorava a chegada do desenvolvimento que, hoje, bate à porta. “Nós estamos bastante felizes e otimistas com a obra. Há 14 anos, o saudoso Juca Martins transformou o Barroso em povoado modelo. Agora, Zé Martins nos presenteia com essa pavimentação asfáltica. Um serviço que, com a graça de Deus e muito trabalho, a gente tem fé que Zé vai conseguir levar para outras comunidades do nosso município”, afirmou, esperançosa, a professora aposentada e líder comunitária, Santoca Soares.

A urbanização do Barroso é uma extensão do conjunto de obras estruturantes que deu à comunidade o título de “Povoado Modelo”, em 2005. A Avenida Américo Garcia, o Parque Infantil Mamãe Regina, a Praça Cipriano Ribeiro e o Complexo Balneário Rio Grande são exemplos de equipamentos públicos implantados e aprimorados ainda na gestão do ex-prefeito Juca Martins.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão

Prefeito Zé Martins acompanha chegada da Patrulha Conguarás ao município de Guimarães

COMPARTILHE

Em encontro com prefeitos do Consórcio Conguarás, o prefeito de Bequimão Zé Martins acompanhou a chegada das máquinas que serão usadas durante 10 dias, em trabalho intensivo, no município de Guimarães. O evento aconteceu nesta quarta-feira (23), no Salão da Prefeitura vimarense. Essa força tarefa passará ainda por Central do Maranhão e, logo depois, chegará a Bequimão, em meados de novembro.

Participaram do encontro os prefeitos Ismael Monteiro (Central do Maranhão), Professora Rosinha (Cururupu), Jadilson Coelho (Mirinzal), Tatyana Mendes (Porto Rico), Osvaldo Gomes (Guimarães) e Washington Luís (Bacuri e presidente do Consórcio Conguarás). Zé Martins estava acompanhado do secretário municipal de Indústria e Comércio, Ademar Costa.

A Patrulha Conguarás reúne forças e maquinários dos municípios consorciados, com o objetivo de recuperar vias urbanas e estradas vicinais. A decisão de fazer esse trabalho conjunto foi tomada em julho, durante encontro dos prefeitos.

A mega operação de infraestrutura acontece por meio de cooperação técnica entre os municípios de Bequimão, Bacuri, Serrano, Cururupu, Mirinzal, Cedral, Central, Guimarães e Porto Rico. Essa união resultou em uma patrulha mecanizada composta por nove caçambas, uma escavadeira, um rolo compressor, um carro pipa, duas patrols e uma retroescavadeira.

O município de Bacuri foi o primeiro contemplado com a ação. Até 15 de novembro, os trabalhos serão iniciados nos bairros e estradas rurais do município de Bequimão. “Esse trabalho é muito importante para as nossas comunidades. Um ditado popular diz que a união faz a força, por isso decidimos trabalhar de forma consorciada. A população de Bequimão está ansiosa para que esse trabalho também chegue ao nosso município, porque sabemos que vai melhorar a vida do nosso povo. Como todos os municípios passam por problemas, Bequimão não é diferente. Temos grandes dificuldades, grandes angústias, mas sei que tudo isso nós superaremos com trabalho”, garantiu Zé Martins, emocionado, ao lembrar os conselhos de Juca Martins, nos momentos de dificuldade.

Em parceria com a Prefeitura de Bequimão, Sebrae realiza palestra sobre Vendas

COMPARTILHE

Com o objetivo de melhorar o desempenho de profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com venda, o Sebrae-MA (Unidade Regional de Pinheiro) realizou, nesta quinta-feira (17), uma palestra sobre “Vendas: estratégias vencedoras para Bequimão”. A ação foi promovida com apoio da Prefeitura de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor.

A palestra foi ministrada pela consultora e instrutora do Sebrae/MA, Wanda Pereira, com a participação de 50 empreendedores e potências empreendedores. O evento aconteceu no auditório da escola Batutinhas, localizada na Rua Presidente Vargas, em frente à Praça Santo Antônio.

Participaram da palestra pequenos empresários, microempreendedores individuais (MEI), gerentes comerciais, autônomos e potenciais empreendedores, além do coordenador da Sala do Empreendedor e secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, o secretário Ademar Costa (Indústria e Comércio), e o agente de desenvolvimento, Valdecy Amorim.

Fotos: Reprodução

Prefeito Zé Martins esclarece informações sobre Semana do Bebê Quilombola

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins divulgou nota, nesta quarta-feira (16), esclarecendo informações que circularam em vídeo sobre a Semana do Bebê Quilombola. Confira a íntegra da nota!

NOTA

A bem da verdade e em respeito aos parceiros do projeto Semana do Bebê Quilombola, esclarecemos:

1. Em 2013, a Secretaria Estadual da Igualdade Racial (SEIR) convidou a Prefeitura Municipal de Bequimão para um trabalho que envolvesse a primeiríssima infância (crianças de zero a três anos). Foi, então, elaborado e começou a ser executado o projeto Semana do Bebê Quilombola, em parceria com a Fundação Josué Montello e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);

2. Ainda em 2013, o prefeito Zé Martins sancionou a Lei nº 08/2013 (e não decreto), instituindo a Semana do Bebê Quilombola. Essa ação é pioneira no Brasil, uma vez que Bequimão foi o primeiro município do país a fazer o projeto voltado a crianças quilombolas;

3. O projeto mobiliza esforços de todas as secretarias municipais e dos órgãos parceiros. No segundo semestre de 2019, esse projeto ganhou novo impulso, com um trabalho mais bem articulado, na busca de resultados e mudanças nos indicadores sociais. Atualmente, Bequimão figura entre os oito municípios brasileiros que já concluíram mais desafios do Selo Unicef;

4. Por fim, a Prefeitura de Bequimão convida a população bequimãoense para a VII Semana do Bebê Quilombola, que será realizada de 25 a 30 de novembro de 2019.

Zé Martins
Prefeito de Bequimão

Foto/Doc: Arquivo / Prefeitura de Bequimão

Gestão Zé Martins amplia em 62,5% a cobertura do “Criança Feliz”

COMPARTILHE

Nesse sábado (12), Bequimão comemorou o Dia das Crianças com importantes avanços na política de assistência social aos pequenos do município. A gestão do prefeito Zé Martins aderiu ao “Criança Feliz”, em 2017, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral da primeira infância. O programa considera, ainda, a família e o contexto de vida das crianças na faixa etária de 0 a 6 anos.

De segunda a sexta, a equipe do “Criança Feliz” realiza visitas domiciliares na sede e zona rural de Bequimão. O grupo é formado por oito visitadoras, uma supervisora e uma coordenadora. A iniciativa faz parte das diretrizes do Marco Legal da Primeira Infância e já alcançou 42 comunidades no município. Foram 150 atendimentos contínuos realizados entre setembro de 2017 e agosto de 2019. A partir deste mês, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) pretende atingir a marca de 240 atendimentos, ampliando em 62,5% a meta de cobertura do programa.

A supervisora do “Criança Feliz” em Bequimão, Valdilene Gusmão, explica que a identificação das famílias se dá por meio de pesquisa no prontuário eletrônico do Sistema Unificado de Assistência Social (SUAS). Através dele, a equipe tem acesso a lista de beneficiários dos programas assistenciais do Governo Federal, como por exemplo o Bolsa Família.

“Acessando a Rede SUAS, nós identificamos as crianças e passamos a fazer o acompanhamento delas no dia a dia, dando orientações indispensáveis para o fortalecimento dos vínculos familiares e estimulando o desenvolvimento infantil. A adesão ao programa é voluntária e não garante a concessão de benefícios financeiros”, esclarece Valdilene Gusmão.

Além de gestantes, crianças de três anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família, o “Criança Feliz” também tem como público alvo crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e crianças de seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Bequimão, a supervisora Valdilene Gusmão afirma não há nenhuma criança que se enquadre no último requisito do programa.

Mais assistência

A redução da taxa de mortalidade entre crianças dos mais variados perfis étnicos é mais um desafio que vem sendo superado a cada dia em Bequimão. A queda do índice aponta forte influência da Semana do Bebê Quilombola como instrumento transformador dessa realidade no município. Pioneira no Brasil, a mobilização social foi instituída pelo prefeito Zé Martins por meio da Lei n° 09 de 2013 e, desde então, tem contribuído com a proteção e o desenvolvimento de crianças de até seis anos nas comunidades remanescentes de quilombos.

O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS) indica que Bequimão reduziu em 35% o número de óbitos infantis por causas diversas, entre 2012 e 2017, ano da última atualização do índice. Na administração que antecedeu a gestão do prefeito Zé Martins, entre 2009 e 2012, 20 crianças não tiveram mais que um ano de vida. Já no primeiro mandato do prefeito Zé Martins, esse número caiu quase pela metade. Entre 2013 e 2017, foram registrados 13 óbitos infantis, sete a menos que o período anterior.

Fotos: Rodrigo Martins

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free