casa » Archivo de Etiquetas: Visitas

Archivo de Etiquetas: Visitas

Em um mês equipe de monitoramento domiciliar em Bequimão visitou 322 pacientes

COMPARTILHE

Após o prefeito Zé Martins, montar uma equipe exclusiva para fazer monitoramento presencial das pessoas que apresentam sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, os resultados são absolutamente positivos.

Em um mês os profissionais de saúde já visitaram 322 pacientes em 49 comunidades do município de Bequimão. Após identificar a necessidade de tratamento, a equipe entrega, gratuitamente, o kit de medicamentos compatíveis ao protocolo usado contra a pandemia.

Essa estratégia criada pela Prefeitura de Bequimão iniciou-se dia 18 de maio e após 30 dias, os resultados refletem no Hospital Municipal Lídia Martins, que está com os leitos reservados para o tratamento do novo coronavírus totalmente vazios.

Essa medida junta-se às ações já realizadas pela Prefeitura de Bequimão, com as 10 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), no monitoramento dos casos suspeitos por telefone e o trabalho feito no Hospital Lídia Martins.

Othelino Neto recebe visita da prefeita de Nova Iorque do Maranhão

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu a visita institucional, na noite desta sexta-feira (26), no gabinete da Presidência, da prefeita de Nova Iorque, Mayra Guimarães (PCdoB). Ela estava acompanhada do seu pai, João Luís Guimarães, que já foi prefeito desse município por quatro mandatos.

A prefeita declarou que veio parabenizar o presidente pelo trabalho realizado e conversar sobre a parceria que seu município tem com o Governo do Estado, por intermédio do deputado. “Temos importantes obras do Governo do Estado em andamento no nosso município, que conseguimos com o apoio do deputado Othelino. Essa parceria só tende a nos trazer muitos benefícios”, ressaltou.

O presidente da Assembleia afirmou que recebeu com muita alegria a visita da prefeita e que conversaram sobre o município de Nova Iorque, que fica localizado no Médio Sertão maranhense, região que já tem uma forte presença do Governo do Estado. “Lá, já temos em execução a obra da Praça da Matriz e também da Escola Anália Neiva, que estará pronta daqui a dois meses. É fruto de uma emenda nossa, já empenhada e a ser liberada agora em fevereiro, a pavimentação de ruas”, revelou.

Othelino afirmou que, em parceria com o Governo, outros benefícios chegarão em breve para a população nova-iorquense. “Vamos, ainda, levar outras ações importantes. Anunciar, junto com a prefeita e o governador, a construção de uma ponte, que é um sonho dos moradores. São parcerias importantes que vão melhorar a vida da população”, acrescentou o presidente da Assembleia.

Por Vandoval Rodrigues

Equipe Técnica da SEMED de Bacurituba inicia visitas ás escolas municipais

COMPARTILHE

Nesta quinta feira (09), a equipe técnica da SEMED (secretaria Municipal de Educação) de Bacurituba, composta pela Secretária Telma Maria Oliveira Barros; O Coordenador Pedagógico – Professor Especialista, Jefferson Cantanhede; As Supervisoras de Escolas – Profª Maria das Neves Oliveira e Profª Elimar Costa, realizaram visitas técnicas às escolas da rede municipal de ensino de Bacurituba, na baixada maranhense.

Durante visitas nas escolas da zona rural, a Equipe da SEMED participou da reunião com os Pais na escola Miguel Arcângelo Mendes, no povoado Chapada dos Barros. Estiveram presentes os pais de 27 alunos, que serão atendidos com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na sala Multifuncional que irá funcionar na referida escola no contra turno dos alunos matriculados na rede regular de ensino.

Foram apresentados os professores e monitores que são orientados pela Psicopedagoga Tânia que presta serviço ao município com intervenções e orientações aos pais que também são atendidos pela APAE.

A sala Multifuncional da zona rural atenderá alunos dos povoados São Miguel, Chapada e Jaguarema.

Durante as vistorias nas salas onde irão funcionar o AEE, a Equipe verificou os materiais que serão utilizados pela professora e pelos monitores e pode constatar que estão sendo bem conservados e que existe um planejamento didático sobre a utilização dos mesmos.

As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o AEE nas escolas Unidade Integrada Galdina Serrão e Escola Municipal Miguel Arcângelo Melo.

Essas salas são montadas com mobiliários, materiais didáticos e  pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos público alvo da educação especial, em turno contrário à escolarização.

O Ministério da Educação, com o objetivo de apoiar as redes públicas de ensino na organização e na oferta do AEE e contribuir com o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino, instituiu o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, por meio da Portaria Nº. 13, de 24 de abril de 2007.

Nesse processo, o Programa atende a demanda das escolas públicas que possuem matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotados (altas habilidades), disponibilizando as salas de recursos multifuncionais, Tipo I e Tipo II. Para tanto, é necessário que o gestor do município, do estado ou do Distrito Federal garanta professor para o AEE, bem como o espaço para a sua implantação.

São atendidos, nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede pública, alunos público-alvo da educação especial, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto N.6.571/2008: Alunos com deficiência (natureza física, mental, intelectual ou sensorial), Alunos com transtornos globais do desenvolvimento (com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil). (MEC/SEESP, 2008), e  Alunos com altas habilidades/superdotação;

As funções do professor de Educação Especial são abertas à articulação com as atividades desenvolvidas por professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores das escolas comuns, tendo em vista o benefício dos alunos e a melhoria da qualidade de ensino.

Na perspectiva da inclusão escolar, o professor da Educação Especial não é mais um especialista em uma área específica, suas atividades desenvolvem-se, preferencialmente, nas escolas comuns, cabendo-lhes, no atendimento educacional especializado aos alunos, público alvo da educação especial.

Com base nesses dados, o professor elaborará o plano de AEE, definindo o tipo de atendimento para o aluno, os materiais que deverão ser produzidos, a frequência do aluno ao atendimento, entre outros elementos constituintes desse plano. Outros dados poderão ser coletados pelo professor em articulação com o professor da sala de aula e demais colegas da escola.

A garantia de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas, contribui para a construção de uma nova cultura de valorização das diferenças. Este fascículo destacou em seus tópicos a importância de se rever a organização pedagógica e administrativa das escolas para que estas possam tornar-se espaços inclusivos.

Ainda nesta quinta feira, a Equipe vistoriou as salas de aula da Escola Municipal Dr. Deusdeth Cortez Vieira da Silva, situada no povoado Santa Maria, zona rural de Bacurituba.

A Supervisora dos Anos Inicias, verificou as atividades dos alunos e avaliou juntamente com a Professora como estão sendo seguidas as Rotinas Didáticas.

Em seguida a Equipe da SEMED participou de uma reunião de Pais na Escola Municipal Lázaro Mendes Barros, na sede do Município.

Durante e reunião, a Secretária Municipal de Educação, deu as devidas explicações sobre as providencias que a SEMED vem tomando quando a confecção e entrega dos fardamentos escolares, Diários de Classe e apostilas da Educação Infantil.

O Coordenador Pedagógico da SEMED falou de todo trabalho desenvolvido, o que está sendo planejado para o ano letivo de 2017 no que se refere a Formações Pedagógicas, orientações aos docentes e gestores, e também nas possíveis intervenções que poderão acontecer com o intuito de melhoria da qualidade da metodologia do professor e do processo ensino e aprendizagem dos alunos.

No encerramento da reunião, após algumas colocações feitas pelos pais sobre os problemas de frequência e horário das aulas, a Diretora da Escola Profª Maria de Lourdes, deu as devidas explicações aos pais e abordou a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, pedindo a todos que visitem com mais frequência.

Por Jefferson Cantanhede

“Conversa Olho no Olho, diz Astro de Ogum”

COMPARTILHE

 ASTRO1

Além de evidenciar de como deve ser o trato com a coisa pública, visando manter uma interação com os servidores da Câmara Municipal de São Luís, o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PMN), esteve conferindo, in loco, o funcionamento da máquina administrativa em todos os setores do Legislativo Ludovicense. “Estou indo em cada sala para conversar olho no olho com nossos servidores, pois preciso ter ciência dos seus anseios, aspirações e condições de trabalho”, disse ele.

Nesta etapa, o presidente conversou com os funcionários da Diretoria Executiva, Procuradoria, Diretoria de Comunicação, Recursos Humanos e Documentação. Essas visitas já se tornaram costumeiras, haja vista que o presidente Astro de Ogum tem procurado saber como e para onde direcionar as iniciativas do seu trabalho, visando o bem estar dos servidores.

Durante a visita, o presidente pode constatar o que as pessoas estão sentindo nesses cinco meses de administração. “Nós estamos sabendo que o presidente Astro tem procurado fazer por nós, realizando um trabalho voltado para a valorização dos funcionários, como ele mesmo faz questão de deixar bem claro”, afirmou a funcionária Leda Maria dos Santos Coelho, lotada na Diretoria de Comunicação.

Maria de Fátima Souza, que atua na área de Recursos Humanos, louvou a posição de Astro em conversar com os servidores. “ Nós estamos confiantes naquilo que ele disse, principalmente no tocante a afirmação de nunca ter pensado em perseguir nenhum funcionário, bem como a disposição de organizar a Casa, utilizando, apenas, o número de pessoas necessárias para exercer suas atividades em cada setor”, disse Maria de Fátima.

Já o servidor Wanderlei Vasconcelos, da Controladoria Geral, entende que “é muito boa essa iniciativa do nosso presidente, uma visita muito oportuna que vem ampliar a integração entre a direção da Casa e nós funcionários”.

Para finalizar, Astro de Ogum afirmou ter ficado bastante satisfeito com a conversa mantida com os funcionários e completou enfatizando que “depois de mais essa conversa, já podemos sentir os anseios dos servidores, e iremos fazer todo o possível para trabalhar, ainda mais, pela valorização de todos os que trabalham, além de proporcionar condições dignas de trabalho, de modo que todos se sintam valorizados pela nossa administração”.

 

Texto: Alteré Bernardino e Itamargarethe Corrêa Lima

 

Candidato a deputado estadual faz corpo a corpo na baixada

COMPARTILHE

BP5

O vereador de São Luís e candidato a deputado estadual, Ivaldo Rodrigues (PDT) viajou neste final de semana para a baixada maranhense e visitou dezenas de comunidades nos municípios de Peri-Mirim e Bequimão nos dias 05 (sexta), 06 (sábado), 07 (domingo) e 08 (segunda feira pela manhã). Além disso, Ivaldo ainda participou de eventos comunitários e festa de tambor de crioula.

bp1BP6

As visitas aconteceram nos povoados pólos dos municípios e comunidades Quilombolas. A recepção foi agradável, já que Ivaldo é filho da terra e tem história de identificação com o povo da baixada. Nascido no Povoado Centrinho das Buritizeiras, interior de Bequimão, Ivaldo morou ainda em Peri-Mirim e Pinheiro, antes de vir para São Luís, onde hoje exerce a função de vereador, já No 3º mandato consecutivo.

BP8BP9

A história de luta do candidato a deputado estadual mexe com o povo da baixada e mostra a garra que Ivaldo tem para trabalhar pela população. A ideia era apenas uma visita nas residências, mas os moradores deixaram suas casas e caminharam com Ivaldo Rodrigues em toda comunidade, mostrando que é um candidato da terra.

BP2BP7

Além disso, Ivaldo ainda fechou alianças com várias lideranças e grupos em toda baixada. Em Bequimão, o grupo que elegeu dois vereadores em 2012, agora apoia a candidatura de Ivaldo a deputado estadual.

BP11BP10

Tudo sobre essa agenda, você vai conferir detalhes por detalhes, passo a passo, foto a foto, aqui em WWW.joaofilho.com – Aguardem!

BP12BP13

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free