casa » Archivo de Etiquetas: Visita

Archivo de Etiquetas: Visita

Othelino cumpre agenda de mobilização para a segunda edição do ‘Assembleia em Ação’ em Timon

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputado Othelino Neto (PCdoB), cumpriu uma agenda de mobilização, nesta quinta-feira (24), para a segunda edição do Assembleia em Ação, que acontecerá nesta sexta-feira (25), das 8h às 12h, no Centro de Convenções Maranhenses, em Timon.

Acompanhado dos deputados Rafael Leitoa (PDT), Wellington do Curso (PSDB) e Ricardo Rios (PDT), além do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, o presidente da Alema iniciou os compromissos com uma visita à fábrica de confecções Justa Forma, do empresário Benedito Cirilo, proprietário das lojas Noroeste. Em seguida, Othelino conheceu a Igreja Matriz de São Francisco de Assis e o padre João Paulo.

Participação

Em Teresina, capital piauiense que faz divisa com o município maranhense que sediará o evento, o presidente da Alema conheceu o Sistema Meio Norte de Comunicação e concedeu entrevista à Rádio Jornal Meio Norte e ao programa Agora. Othelino falou sobre a segunda edição do Assembleia em Ação e convidou a população de toda a região leste maranhense para participar.

“Estão todos convidados para participar do Assembleia em Ação. É um momento no qual vários deputados estaduais estarão na cidade para conversar não só com a população de Timon, mas com os municípios do entorno, prefeitos, líderes políticos, vereadores, os cidadãos que queiram ter um contato com os deputados e entender melhor como funciona a Assembleia. Vai ser um momento rico, onde teremos uma manhã muito produtiva e, certamente, vamos voltar a São Luís conhecendo melhor a região”, afirmou Othelino.

Além de visitar o pároco João Paulo, o presidente da Alema também se reuniu com vereadores e lideranças locais. “Parabenizo o deputado Othelino por essa ação. Tenho certeza absoluta que o Assembleia em Ação só tende, a cada vez mais, levar o Poder Legislativo para os demais municípios do Maranhão, pois têm muitos lugares em que seus prefeitos nunca tiveram nenhum contato com a Assembleia, que é o local onde se aprovam os principais projetos no âmbito estadual, mas que têm interferência direta nos municípios”, declarou o prefeito de Timon, Luciano Leitoa.

Por Andressa Valadares

Representante nacional do Unicef visita Bequimão para conhecer o projeto da Semana do Bebê Quilombola

COMPARTILHE

A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, visitou o município de Bequimão, nesta quinta-feira (20), para conhecer de perto o projeto da Semana do Bebê Quilombola, que tem transformado os indicadores locais relacionados à infância e à adolescência. Ela foi recebida pelo prefeito Zé Martins e por parte da equipe envolvida nas ações das áreas da saúde, educação, assistência social, esporte, cultura e igualdade racial.

Desde 2013, quando o projeto começou a ser executado, foi construída uma rede de trabalho para buscar a melhoria de 13 indicadores sociais. O monitoramento inicia ainda na gestação, com a oferta de pré-natal adequado às mães, passando pela vacinação, escolaridade e proteção contra a violência. “Eu vim aqui para conhecer o município que participa da iniciativa do Selo Unicef. Deu para ver uma equipe trabalhando junto. Essa rede pode realmente fazer a diferença para a criança e o adolescente, garantindo um melhor começo de vida”, destacou Florence.

O prefeito Zé Martins comentou que Bequimão, com aproximadamente 21 mil habitantes, experimenta dificuldades semelhantes às de outros municípios brasileiros. Segundo ele, parcerias com instituições como o Unicef ajudam a enfrentar essas problemáticas. “Em conjunto, podemos avançar em políticas públicas. A nossa administração tem um olhar sensível pelas comunidades quilombolas, por isso procuramos realizar esse trabalho com muita responsabilidade. Estamos empenhados em melhorar cada um dos indicadores sociais, porque eles vão demonstrar que o nosso povo está vivendo com mais qualidade”, garantiu o prefeito.

Bequimão está tentando conquistar o Selo Unicef, concedido a municípios que comprovem cuidar bem dos seus meninos e meninas. Para a chefe do Escritório do Unicef em São Luís, Ofélia Silva, os municípios menores, como é o caso de Bequimão, têm grande potencial para a consolidação de um compromisso coletivo em torno da infância e adolescência. “É onde as pessoas estão mais próximas, se conhecem, acompanham o crescimento de suas crianças, têm o compromisso de uns com os outros. É isso que o Unicef pede através do selo: que todo mundo se sinta responsável por cada uma das crianças”, afirmou.

Participaram da reunião a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, articuladora do projeto em Bequimão; o secretário de Saúde, Sidney Bouéres; o secretário de Esportes, Kell Pereira; e a representante da Fundação Josué Montello, Claudete Ribeiro. A visita à sede da Prefeitura Municipal foi encerrada ao som dos alunos da Escola de Música. Depois, a equipe do Unicef seguiu para uma roda de conversa na comunidade quilombola de Rio Grande.

Fotos: Rômulo Gomes/João Filho

Em visita ao TCE, Othelino Neto discute parceria para divulgação das ações do órgão na TV Assembleia

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), fez uma visita de cortesia, nesta quinta-feira (21), ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nonato Lago. Na ocasião, foram tratados, entre outros assuntos, a viabilidade de veiculação de um programa sobre as ações do TCE na grade da TV Assembleia.

Também participaram do encontro o conselheiro do TCE, Raimundo Oliveira Filho; o secretário de Administração, Ambrósio Guimarães Neto; o diretor de Administração da Alema, Antino Noleto; o diretor de Comunicação da Alema, Edwin Jinkings; e o procurador-geral da Alema, Tarcísio Araújo.

Othelino Neto destacou a satisfação em visitar a instituição, não somente na condição de presidente do Poder Legislativo, mas como servidor efetivo do Tribunal de Contas. Ele também frisou a futura parceria entre a Assembleia Legislativa e o TCE, para a divulgação das ações do órgão em um programa que será incluído na grade da TV Assembleia.

“Nós conversamos um pouco sobre o tribunal e os novos passos que vai dar. Tratamos da futura participação do Tribunal de Contas na grade da TV Assembleia, que será muito importante para levar as informações daquilo que o tribunal produz para o Maranhão e o Brasil. Para mim, não só na condição de presidente do Poder Legislativo, mas como servidor efetivo da Casa, é razão de grande alegria estar aqui e discutir parcerias com o Tribunal de Contas”, ressaltou Othelino.

Entre outras coisas, o diretor Edwin Jinkings informou que a parceria seguirá a linha harmônica já estabelecida também com outras instituições. “Participamos da reunião com o presidente do TCE e, entre outros assuntos, foi discutida uma parceria para a produção e veiculação de um programa do órgão na TV Assembleia. O termo de compromisso deverá ser assinado em breve, nos moldes dos programas do TJ e MP, que estrearam na atual gestão”, destacou.

Nonato Lago, presidente do TCE, agradeceu a visita de cortesia. “Uma visita de cortesia, que muito honra o Tribunal de Contas, até porque o visitante, além de exercer a função de presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, é um funcionário dos quadros do TCE”.

“Esse diálogo com o Poder Legislativo é muito salutar, uma vez que o Tribunal de Contas tem uma vinculação direta com esse poder. É uma satisfação para nós recebermos o presidente Othelino, duplamente, por ser presidente da Assembleia e funcionário do Tribunal de Contas”, ratificou o conselheiro Raimundo Oliveira Filho.

Vereadora Fátima Araújo leva crianças do Projeto para conhecer a decoração natalina do Palácio dos Leões

COMPARTILHE

Mais uma vez a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) mostra seu espírito cristão e reúne os alunos do Projeto Sonho na Ponta dos Pés para conhecer a bela decoração natalina da fachada do Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado do Maranhão. A visita aconteceu na noite deste sábado (8) e teve a presença da vereadora que estava acompanhada de seus assessores.

Em sua página na rede social a vereadora Fátima Araújo destacou a missão realizada no final de semana. “Hoje (8), às 18h levamos as crianças do Projeto Sonho na Ponta dos Pés para conhecer a decoração natalina do Palácio dos Leões. Juntos prestigiarmos a bela decoração que nos traz ainda mais o espírito natalino”, disse.

Além das crianças do Projeto, Fátima Araújo aproveitou a comitiva e levou as mães das alunas do Ballet para visitar e conhecer a decoração de Natal no Palácio dos Leões no Centro da capital maranhense. Foi uma emoção única que reunião filhas e mães em uma noite só. A festa começou dentro do ônibus durante do percurso da Vila Conceição à Praça Dom Pedro II.

Fotos: Jane Lopes/Racy Santos

Vereadora Fátima Araújo visita locais onde Prefeitura e Governo do Estado trabalham na área do João de Deus

COMPARTILHE

A vereadora Fátima Araújo (PCdoB) é daquelas que nunca falta trabalho. Uma das parlamentares mais atuantes da capital maranhense, Fátima em pouco mais de um ano de mandato mostra com trabalho porquê foi uma dos 31 vereadores mais votados de São Luís. Inconformada com a falta de políticas públicas nas comunidades que formam o Complexo de bairros do João de Deus, a Pequena Guerreira luta dia e noite pelo bem estar da população. Todas as solicitações foram por intermédio da vereadora Fátima Araújo.

Neste final de semana, bem que a vereadora Fátima Araújo poderia está descançando, mas a genética do trabalho não permite. Ela aproveitou para visitar alguns locais onde a Prefeitura e o Governo do Estado estão realizando trabalhos, como a limpeza do estádio Gaiolão (Vila Conceição) e Praça Poliesportiva (João de Deus), além da nova sede da Segunda Companhia de Policiamento que será inaugurada por Flávio Dino.

Em sua página na rede social Facebook, Fátima Araújo publicou vários vídeos de onde ela havia visitado com depoimentos de moradores, além de agradecer os responsáveis pelo trabalho realizado. “Gostaria de Agradecer a Karolina Estrela pela a limpeza nesta sexta-feira, dia 25 de Maio 2018, na quadra do bairro João de Deus, localizada na Rua Gardênia Ribeiro Gonçalves, Rua Padre Vieira e Odílio Costa Filho”, destacou a Pequena Guerreira.

Fátima Araújo é daquelas mulheres que coloca a mão na massa mesmo e não fica esperando sentada. Conhecida por suas ações comunitárias, a Pequena Guerreira não tem medo de trabalho. O bom trabalho da vereadora tem incomodado gregos e troianos. Mas quanto mais incomoda, mais a vereadora trabalha.

 

Othelino Neto vistoria obras do Hospital Frei Alberto Beretta em Sítio Novo-MA

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), vistoriou, na sexta-feira (25), as obras de reforma do Hospital Municipal Frei Alberto Beretta, em Sítio Novo, região central do Maranhão. O parlamentar destinou emendas, no valor de R$ 400 mil, para a saúde do município, valor que será investido na conclusão das melhorias na unidade de saúde e aquisição de equipamentos.

Acompanhado da esposa, enfermeira Ana Paula Lobato, presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado Maranhão (Gedema), Othelino Neto foi recepcionado pelo prefeito do município, João Piquiá (PRB), e também por vereadores e lideranças políticas.

 Ao chegar à cidade, reuniu-se com a população na Câmara de Vereadores. Em seguida, visitou as instalações do Hospital Municipal Frei Alberto Beretta, que está em reforma. Othelino Neto parabenizou o prefeito João Piquiá por ter construído o hospital com recursos próprios e afirmou estar feliz por poder contribuir com as melhorias, para benefício da população de Sítio Novo.

 “Vemos que é um hospital bem estruturado e grande. É um prazer ver a unidade de saúde bem estruturada e, agora, poder ajudar com uma emenda minha para que possa funcionar ainda melhor”, disse o parlamentar.

O prefeito João Piquiá agradeceu a visita e lembrou que, há alguns meses, esteve na capital maranhense em reunião com o deputado Othelino Neto, que prontamente ouviu as demandas do município e trabalhou para que elas fossem atendidas. “Nós estivemos em São Luís há alguns meses, onde ele mostrou interesse em trabalhar com a população de Sítio Novo. Fizemos algumas reivindicações e ele, prontamente, destinou essas emendas para a saúde de Sítio Novo”, afirmou o prefeito.

 O presidente da Câmara Municipal, vereador Salomão Macedo (PTB), declarou que a população de Sítio Novo reconhece o compromisso do deputado Othelino Neto com o município. “É um orgulho o recebermos e tenho certeza de que a população também o recebe de braços abertos, pois ele demonstra que tem compromisso com o povo. Antes mesmo de vir ao município, o deputado Othelino colocou essa emenda, que só vem a somar com a saúde do nosso município”, finalizou.

 

Deputado Othelino Neto recebe prefeito e vereadores de Alcântara

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta quinta-feira (5), a visita do prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado de vereadores do município. Na pauta, a comitiva veio discutir parcerias e agradecer o apoio que o deputado Othelino Neto tem prestado ao município alcantarense. O presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, também participou do encontro.

O prefeito Anderson Wilker disse que a visita de cortesia também teve como objetivo desejar sucesso ao deputado Othelino Neto à frente da Assembleia Legislativa, além de dar os parabéns pela condução coerente que o parlamentar está tendo no comando da Casa.

“Viemos reafirmar o nosso compromisso com ele e com o município de Alcântara, nas parcerias que têm sido desenvolvidas, nas ações que o deputado Othelino tem viabilizado para o município e dizer que estamos muito felizes com essa parceria, pois os resultados são concretos”, afirmou o prefeito.

“A visita foi muito importante, pois viemos buscar políticas públicas para a nossa cidade, e saímos convictos de que tudo dará certo para o nosso município diante do que nós conversamos”, completou o vereador Ribinha, presidente da Câmara de Vereadores de Alcântara, acompanhado dos vereadores Ivan Ferreira, Haroldo Júnior, Mário Silva e Nilson Pereira.

O presidente Othelino Neto destacou que o prefeito Anderson tem feito um excelente trabalho à frente da Prefeitura de Alcântara. Ele também afirmou que já há emendas parlamentares de sua autoria liberadas para o município. “Ano passado, liberamos uma emenda para a saúde e também para pavimentação com calçamento de algumas ruas. Tratamos nessa reunião de parcerias não só através de emendas minhas, mas também com o Governo do Estado, para que possa levar benefícios à população”, assinalou.

Márcio Jerry, presidente do PCdoB no Maranhão, parabenizou o diálogo que o Parlamento Estadual tem tido com gestores e lideranças políticas do estado. “Anderson é um prefeito do partido que presido, que é o PCdoB. Como presidente do partido, vim acompanhá-lo no diálogo com o presidente Othelino Neto e exaltar esse momento de parceria que o Parlamento Estadual realiza de forma permanente”, enfatizou.

 

Presidente Othelino Neto recebe visita de cúpula da Polícia Civil

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, na tarde desta quarta-feira (21), a visita do secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, delegados e outros representantes da Polícia Civil do Maranhão, para discutir o projeto de Lei n. 365/2017, de autoria do Poder Executivo, que altera a organização administrativa da Polícia Civil maranhense. Foi a terceira reunião de trabalho. A casa já ouviu também representantes de entidades de classe.

Os deputados Rafael Leitoa, Marco Aurélio, Bira do Pindaré e Glalbert Cutrim participaram do encontro com a cúpula da Polícia Civil do Maranhão. De acordo com o presidente Othelino Neto, o projeto deve ser votado na sessão ordinária de amanhã (22).

“Foi mais uma reunião de trabalho. Como é um projeto de lei relativamente polêmico, nós tivemos mais uma reunião de trabalho  com a Secretaria de Segurança. Aprofundamos alguns temas e isso faz parte das nossas atribuições: ouvimos os representantes de classe e, amanhã, no plenário, os deputados vão apreciar  e vai prevalecer a maioria dos deputados, como assim deve ser  no regime democrático de direito”, disse Othelino Neto.
Argumentos

“Vim acompanhado dos delegados da Polícia Civil para demonstrar ao grupo de deputados os nossos argumentos e interpretações sobre o projeto 365/2017,  que tramita na Assembleia e trata da reorganização da Polícia Civil”, disse o secretário, acrescentando que a matéria contempla quatro aspectos que, na sua opinião, são fundamentais para a Polícia Civil.

Dentre os destaques, contam:  o que cria a Capelania para a Polícia Civil; cinco regionais  da Civil para descentralizar os serviços, a exemplo de Zé Doca que será dividida em duas;  e a questão do tempo para  ser delegado geral. “Os deputados notaram que é importante  ter uma previsão de tempo legal  de ingresso na carreira para ocupar o  maior posto, ou seja, o cargo de delegado geral”, acentuou Jefferson Portela, destacando ainda a questão da correção quanto a estrutura administrativa da Polícia Civil  que, na sua organização interna, prevê  o Conselho da Polícia Civil.

“Não é uma representação classista, ele é uma estrutura orgânica do Sistema de Segurança  da Polícia Civil  e a sugestão  no projeto  é que os gestores – ou seja, o delegado geral,  o delegado adjunto e todos os  superintendentes – componhem o Conselho de Polícia Civil. A representação classista tem a sua autonomia para se manifestar, assim como a administração tem a sua. Nós não vamos interferir na  autonomia classista, na assembleia geral, mas  a independência e a autonomia  do Conselho da Polícia Civil têm que ser garantidas com a presença da Superintendência da Policia Civil”, enfatizou o secretário Jefferson Portela.

 

Piscicultores de Bequimão visitam projeto inovador de criação de peixes em cativeiro no município de Bom Lugar e Fábrica de Ração na cidade de Bacabal

COMPARTILHE

A Unidade Regional do Sebrae em Bacabal, recebeu na manhã desta sexta-feira (16), uma caravana de 15 piscicultores da cidade de Bequimão, que vieram conhecer um projeto inovador na criação de peixes em cativeiro, realizado no município de Bom Lugar. O método utilizado é a criação de peixes em tanques de lona (tanques suspensos), com adição de oxigênio e alta renovação da água. A missão técnica dos Piscicultores foi uma articulação do Sebrae/Ma, através da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a prefeitura municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor.

 

A idealização do proprietário Herci Júnior, envolve boa parte dos requisitos apontados pelo SebraeTec, por meio do qual, o empreendedor está sendo atendido pelo Sebrae, dando continuidade ao desenvolvimento de seu projeto. A ideia do produtor é ter uma grande produtividade e aposta na inovação dos tanques de lona.

Com novo método, utilizando a planta Lemna Minor, que no meio ambiente tem a função de purificador de água, a água seja reutilizada e ainda servirá como alimento para os peixes, oferecendo cerca de 40 por cento de nutrientes. O sistema de bioflocos tem surgido como alternativa para aumentar a produtividade, reduzindo custos com captação e renovação de água, bem como eliminação constante de afluentes para os ambientes adjacentes.

EM BACABAL-MA

Já na tarde de quinta-feira (16), a caravana de Bequimão, visitou à Fábrica Aginutre, que fabrica ração animal para peixes, suínos, aves, equinos e recentemente a fábrica lançará no mercado mais duas linhas de produtos, estas para cães e gatos. A moderna fábrica de ração animal fica localizada no município de Bacabal.

Muitos dos piscicultores da caravana já consomem os produtos da Aginutre, e hoje puderam conhecer de perto o potencial da empresa na fabricação de ração, logística, a qualidade dos produtos, utilizando o que existe de mais moderno em máquinas e equipamentos para o setor.

Os piscicultores saíram satisfeitos com a visita à fábrica. “Foi uma grande oportunidade e bastante produtivo este dia de hoje poder conhecer dois grandes empreendimentos e poder ouvir dos empresários dicas importantes para o desenvolvimento da atividade de piscicultura em nossa região”, destacou Antônio Pereira, piscicultor de Bequimão.

Atualmente, a fábrica atende consumidores dos municípios de Bacabal, Lago da Pedra, Pedreiras, Presidente Dutra, São Mateus, Codó, Caxias e muitos outros. A indústria, instalada numa área de 45 mil metros quadrados, às margens da BR 316, tem dimensões de 8,5 mil metros quadrados, com capacidade para produzir 2,6 mil toneladas ao mês.

“É um prazer receber nossos clientes e passar pra eles o zelo com que está sendo feito o processo de fabricação, a tecnologia que é aplicada com o mesmo padrão que antes nós importávamos e com isso a empresa está em um processo de crescimento. Agradecemos aos nossos clientes e ao Sebrae que sempre esteve conosco desde o início, esperamos continuar com esta parceria construindo cada passo que virá”, ressaltou o empresário Elício Mota, proprietário da Fábrica Aginutre.

Othelino recebe visita de dirigentes da Federação das Indústrias do Maranhão

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, na manhã desta segunda-feira (26), a visita do presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez, e de dirigentes de sindicatos filiados à Fiema.

Othelino Neto enfatizou a importância da manutenção do diálogo permanente da classe empresarial com o Poder Legislativo. “Para nós é um prazer receber aqui a visita da diretoria da Fiema, liderada por Edilson Baldez. Tivemos uma conversa agradável sobre o cenário econômico do país, mais especialmente sobre a conjuntura de nosso Estado, de modo que pudemos trocar informações sobre problemas e desafios do Maranhão, em face das mudanças que estão ocorrendo na vida econômica do Brasil”, afirmou Othelino.

O parlamentar acrescentou que é importante que haja um diálogo permanente entre a classe empresarial e o Poder Legislativo do Maranhão: “É da maior relevância que os projetos que afetam diretamente o setor produtivo sejam discutidos e analisados nesta Casa mediante essa interlocução com a Fiema e seus sindicatos. E quem ganha com isso é o Maranhão”, ressaltou Othelino.

O presidente Edilson Baldez destacou a parceria entre Fiema e Legislativo Estadual. “Foi muito importante esta visita de cortesia, porque tivemos a oportunidade de reafirmar o nosso interesse em manter o diálogo com a Assembleia Legislativa de nosso Estado e dizer da nossa disposição em contribuir para a discussão e o debate dos temas de interesse maior do setor produtivo do Maranhão”, afirmou Edilson Baldez.

Ele destacou que o empresariado, mesmo com todas as dificuldades, busca sempre avançar na luta por melhores indicadores econômicos, que se refletem, também, na melhoria dos indicadores sociais. “Os empresários dedicam-se na implementação de seus negócios, que são iniciativas que promovem a geração de mais renda e mais emprego para a nossa população. Daí o empenho para que possamos diminuir o nível de importação em nosso Estado. A nossa luta é para que os nossos produtos sejam cada vez mais competitivos e o Maranhão, cada vez mais, possa importar menos e exportar mais”, frisou o presidente da Fiema.

Presenças

Além de Edilson Baldez, também participaram da visita o empresário Luiz Fernando Renner, membro do Conselho Consultivo da Fiema; os presidentes do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Maranhão, Cláudio Donizete Azevedo; do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís, Pedro Robson Holanda da Costa; e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Óleos Vegetais e de Produtos Químicos e Farmacêuticos do Maranhão, Raimundo Nonato Pinheiro Gaspar. A visita contou também com a presença do diretor de Relações Institucionais da Fiema, Roberto Bastos.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free