casa » Archivo de Etiquetas: Vereadora

Archivo de Etiquetas: Vereadora

Vereadora Fátima Araújo vistoria obras da reforma da Praça da Juventude no bairro João de Deus

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), esteve na manhã desta quarta-feira (10), acompanhada de sua assessoria, vistoriando a obra de reforma da Praça da Juventude, onde está sendo construído um Complexo Poliesportivo no bairro do João de Deus. Durante a visita, a Parlamentar se reuniu com representantes do Governo do Estado para traçar os últimos detalhes sobre a inauguração da praça que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 19 de julho, ás 17h.

“A Praça da Juventude é um projeto da Secretaria de Estado da Juventude, através da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado, que tem o objetivo recuperar e reconstruir espaços de lazer e esporte para a juventude de bairros da capital e cidades do Maranhão. Aqui no bairro João de Deus não é diferente. Fizemos a recuperação da Praça da Juventude, uma praça que estava completamente degradada. A inauguração deste equipamento de lazer para os moradores da região mostra o compromisso que o governador Flávio Dino tem com o povo do Maranhão”, destacou o secretário de Estado da Juventude, André Vitral.

Já a vereadora Fátima Araújo, destacou sua luta que agora se tornou uma conquista da população que mora nas comunidades vizinhas. “É muito gratificante ver o resultado de uma luta árdua, mas satisfatória. Foram três indicações de minha autoria aprovadas na Câmara Municipal e encaminhadas ao governo do Estado, e graças a Deus em menos de dois meses, foram atendidas. Um contemplou o Restaurante Popular, a outra o Poço Artesiano no Residencial João Alberto e a terceira que solicitava a Quadra Poliesportiva no bairro João de Deus, está se tornando realidade. Isso é resultado de muito trabalho, e o povo sabe que a última reforma realizada nesta praça, foi uma simples pintura que aconteceu há 28 anos ou seja, no ano de 1991”, descreveu emocionada.

A nova Praça da Juventude contará com academia ao ar livre, playground, pista de skate, wi-fi grátis, segurança com vídeo monitoramento, que será feito pelos policiais do 2º Batalhão da 6ª Companhia, que fica ao lado da praça.

A inauguração da Praça da Juventude está programada para acontecer dia 19 de julho (sexta-feira), ás 17h, com a presença do governador Flávio Dino, secretários estaduais e municipais, lideranças comunitárias e políticas, além da população local. A programação contará com várias brincadeiras, atrações, competições e um culto ecumênico para agradecer a Deus pela obra e que reunirá as igrejas do bairro João de Deus.

Após reforma da Praça da Juventude, o espaço poderá ser utilizado durante a realização de atividades esportivas em geral e a prática de ações sociais, como casamentos comunitários, festivais esportivos, festas tradicionais, encontros, seminários, entre outros.

Irmã da vereadora Fátima Araújo morre vítima de Infarto

COMPARTILHE

Na manhã desta quarta-feira (03), a vereadora de São Luís, Fátima Araújo recebeu a triste notícia do falecimento de sua irmã, Maria de Jesus de Paiva Lima, de 56 anos, que morreu vítima de um infarto fulminante por volta das 3h da madruga desta quarta-feira (03), no município de Lago da Pedra.

Em sua página na rede social Facebook, a vereadora Fátima Araújo divulgou Nota de Pesar pelo falecimento de sua irmã.

Maria de Jesus de Paiva Lima tinha 56 anos e deixa esposo, netos e 15 filhos. Neste momento de tristeza e dor, pedimos a Deus conforto a toda família, amigos e parentes da vereadora Fátima Araújo.

Vereadora Fátima Araújo vistoria reforma da Quadra do João de Deus e encontra obra bastante avançada

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), esteve nesta terça-feira (25), vistoriando os serviços da reforma da Quadra do João de Deus e detectou os trabalhos bastante avançados. A reforma está sendo realizada pelo Governo do Maranhão através da lei de incentivo ao esporte, após Flávio Dino atender uma Indicação de Fátima Araújo, aprovada pela Câmara Municipal de São Luís.

A Praça da Juventude, no bairro João de Deus, em São Luís, é um importante equipamento público que está passando por reforma e adequações, que deve garantir um espaço adequado para lazer e esporte aos moradores e visitantes da área.

O projeto de reforma da praça envolve a construção de mureta e arquibancadas, alambrado, piso da quadra de jogos, cobertura, pintura, iluminação, urbanização do entorno e instalação de aparelhos esportivos como a academia ao ar livre. Os equipamentos já estão sendo colocados nos devidos locais, de acordo com o projeto.

Após a reforma da Praça da Juventude, o espaço poderá ser utilizado para prática de atividades esportivas em geral e de ações sociais, como casamentos comunitários, festivais esportivos, festas tradicionais, encontros, seminários, entre outras atividades.

Em sua rede social, Facebook, a vereadora Fátima Araújo, destacou o andamento da obra e já prevê a inauguração para o dia 12 de outubro. “A quadra do João de Deus está ficando linda. Gostaria de agradecer ao Governo do Estado, por atender minha indicação, ao André Vidal, secretário da Juventude e ao secretário de esporte, Rogério Cafeteira, ao nosso deputado federal Márcio Jerry, e principalmente a Deus que toda honra e toda glória seja dada a ele. Os trabalhos estão bem avançados e se Deus quiser vamos inaugurar dia 12 de outubro, dia das crianças”, descreveu.

Projeto de lei de Fátima Araújo vai beneficiar Autistas de São Luís

COMPARTILHE

A polarização privilegiada no mundo dos pensamentos, das representações e sentimentos pessoais, com perda, em maior ou menor grau, da relação com os dados e as exigências do mundo circundante, a medicina classificou de autismo.

Pensando nisso, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), encaminhou o projeto de lei Nº 088/2019, que possibilita aos jovens diagnosticados com transtorno de especto autista, o ingresso ao mercado de trabalho, por meio de oficinas e cursos profissionalizantes. 

O projeto de lei dispõe da criação e implantação do Centro Especializado de Jovens e Adultos Autistas do Maranhão (CEJAAM), que capacitará jovens autistas para ingresso no mercado de trabalho por meio de oficinas e cursos profissionalizantes.

A capacitação será de acordo com a habilidade do jovem, como por exemplo: arte, culinária, informática, musica, entre outras profissões que ofereça melhor qualidade de vida a jovens e adultos, além de atendimento terapêutico, envolvendo médicos, educadores, psicopedagogos, musicistas, psicomotricistas, entre outros especialistas.

Para a vereadora Fátima Araújo, o CEJAAM será a porta de entrada de jovens autistas para o mercado de trabalho. “Na adolescência os sintomas variam de acordo com os tipos de autismo, sendo que a pessoa pode ter dificuldade de autonomia. Nessa fase, elas podem desenvolver ansiedade e depressão, evitar sair de casa, conviver apenas com um círculo restrito de pessoas, optar por atividades solitárias e não ter interesse em interações sociais. O CEJAAM vem para mudar essa história e ainda ingressar nossos jovens no mercado de trabalho, mostrando que o autista também é útil à sociedade”, descreveu a vereadora.

O QUE É AUTISMO?

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento ao longo da vida. As principais alterações identificadas são o déficit nas áreas de comunicação e socialização, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

TIPOS DE AUTISMO

Autismo clássico

Apesar de o comprometimento poder variar muito, quando enquadrada nesse grau de autismo, a pessoa pode ser voltada para si mesma. Pode ocorrer ausência de contato visual, dificuldade de compreensão e distúrbios mentais importantes.

Autismo de alto desempenho

Esse grau de autismo antes era chamado de Síndrome de Asperger. Os sintomas são parecidos com os de outros tipos de autismo, mas em proporções bem reduzidas. Os autistas de alto desempenho podem ser verbais e também inteligentes a ponto de serem confundidos com gênios.

Vereadora Fátima Araújo reúne para definir as atrações para o Arraial do Movimento Solidariedade & Ação 2019

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), reuniu na tarde desta terça-feira (12) com representantes de várias atrações que já estão confirmadas para o Arraial do Movimento Solidariedade & Ação, que acontecerá nos bairros Vila Conceição/João de Deus, Pirapora, Residencial João Alberto e Vila Lobão.

O Arraial que terá o apoio da vereadora Fátima Araújo, Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, terá uma programação variada para atender a população que terá opção em 4 bairros do Complexo de Comunidades do João de Deus/Pirapora/Santo Antônio.

No bairro Vila Lobão a programação está marcada para acontecer de 21 a 23 de junho. Já no Residencial João Alberto, será de 28 a 30. No bairro Pirapora o arraial vai acontecer dia 29. Já no Espaço Cultural localizado na Vila Conceição/João de Deus, o arraial vai acontecer de 22 a 30 de junho.

A programação completa com as atrações e locais de apresentações será divulgada no início da próxima semana nas páginas oficiais da vereadora, no Instagram e Facebook. Então se programe e venha curtir a maior manifestação cultural do Brasil, no Arraial do Movimento Solidariedade & Ação.

Restaurante Popular solicitado por Fátima Araújo para o João de Deus será inaugurado dia 1º de junho

COMPARTILHE

Após solicitação através de Indicação da vereadora Fátima Araújo (PCdoB),  ao governador Flávio Dino (PCdoB), o tão sonhado Restaurante Popular construído no prédio da antiga Proab no bairro João de Deus, será inaugurado dia primeiro de Junho.

Em sua página na rede social Facebook, Fátima Araújo destaca a inauguração dessa grande obra que irá beneficiar centenas de pessoas na região. “Estarei ao lado do deputado federal, Márcio Jerry e do governador, Flávio Dino, para juntos inaugurarmos o maior Restaurante Popular do Maranhão. Será um dia histórico para as comunidades do Complexo de bairros do João de Deus. Quero primeiramente agradecer a Deus pela força em poder lutar, ao povo que me deu esta missão ao me eleger vereadora de São Luís e ao governador Flávio Dino por atender minha solicitação”, destacou a Pequena Guerreira.

A vereadora Fátima Araújo aproveito para convidar todas as pessoas que moram ou trabalham na região para prestigiarem a inauguração do Restaurante Popular. “Convoco aqui as 36 comunidades que serão beneficiadas diretamente com a chegada do Restaurante, para comparecer em peso neste grande dia. Peço que compartilhe essa informação com seus amigos e vamos juntos fazer uma grande festa pela realização desse grande sonho”, finalizou a Vereadora.

O restaurante vai disponibilizar mil refeições diárias de segunda a sexta-feira, exceto aos sábados, domingos e feriados. Será um grande equipamento e que irá beneficiar moradores e trabalhadores da região.

 

Vereadora Fátima Araújo tem Requerimento e Indicação aprovados na Câmara Municipal

COMPARTILHE

Em sessão realizada nesta segunda-feira, dia 01 de abril, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), teve um Requerimento e uma Indicação aprovados no Plenário da Câmara Municipal. O requerimento de número 153/2019, que solicita ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, que seja implantada a sinalização vertical e horizontal na rua Retiro Natal, localizada no bairro Recanto Fialho.

Já a Indicação número 093/2019 também de autoria da vereadora Fátima Araújo e aprovada no Plenário da Câmara Municipal de São Luís, solicita ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, que sejam incluídas na Pavimentação Asfáltica, as vias, Avenida Tancredo Neves, Rua São José e Rua do Ribeirão, localizadas no bairro Vila Industrial/Vila Sarney no Maracanã.

Segundo a vereadora Fátima Araújo, tanto as vias que precisam de sinalização vertical e horizontal, quanto as vias que precisam de pavimentação asfáltica, estão em estado de calamidade pública e a recuperação delas ajudará tantos os donos de veículos, quanto aos pedestres que circulam e precisam trafegar por ali.

Preta de Barbosa é empossada vereadora de Bequimão-MA

COMPARTILHE

O presidente da Câmara Municipal de Bequimão, Valmir Costa (PP), empossou na manhã desta quinta-feira (21), a professora Luciene Rodrigues Pereira, de 40 anos, conhecida em Bequimão, como Preta de Barbosa, que assumiu a cadeira de vereadora na Câmara Municipal de Bequimão, após cassação do mandato do vereador Jorge Filho (PP) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Preta de Barbosa (PSD) teve seus votos recontados no dia 11 de fevereiro no Fórum de Bequimão e por ter somado 366 votos nas eleições de 2016, a Professora foi empossada na vaga deixada pelo progressista. A Câmara Municipal terá duas mulheres no parlamento bequimãoense.

Na presença do prefeito Zé Martins e dos vereadores Valmir Costa (presidente), Fredson Pereira (vice-presidente), Professor Zeca (primeiro secretário) e Vetinho Belo, Preta de Barbosa destacou a oportunidade de representar o povo de Bequimão. “Primeiramente quero agradecer a Deus por ter me proporcionado esse momento de muita luta e em especialmente ao Barbosa que já teve 4 mandatos nesta casa, assim como seu pai que teve 3 mandatos. Mas não posso deixar de agradecer o povo de Bequimão, os Mojoenses e adjacências por acreditar em mim, já que foi através desses 366 votos que estou aqui. Quero poder contribuir com o povo de Mojó e comunidades vizinhas que me deu este mandato”, destacou a nova vereadora de Bequimão.

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Fredson Pereira (PCdoB), também usou a tribuna para parabenizar a nova parlamentar bequimãoense. “Quero aproveitar este momento para parabenizar a vereadora Preta de Barbosa por esse mandato que começa a partir desta data, e pelo trabalho que ela já realiza no município de Bequimão, dando continuidade ao trabalho do ex-vereador Barbosa e do pai de Barbosa, que juntos somaram 7 mandatos nesta casa. E não é atoa que a vereadora Preta de Barbosa está nesta casa hoje. Existe um trabalho lá atrás e isso a credencia está representando a população de Bequimão nesta casa legislativa. Estamos aqui para buscar benefícios em prol da população e com a vinda da vereadora Preta de Barbosa, o trabalho será ainda mais coletivo”, disse o comunista.

O vereador Vetinho Belo também usou a tribuna da câmara para parabenizar Preta de Barbosa durante a posse. “Quero parabenizar a vereadora Preta de Barbosa e dizer a ela, que seja uma vereadora voltada para o povo. Reconheço a sua luta, e que faça seu dever como vereadora, honrando os votos que recebeu em outubro de 2016. O mais importante é que estamos aqui pela vontade do povo, já que o povo que nos elegeu”, finalizou.

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Professor Zeca, também se manifestou durante a posse de Preta de Barbosa. “Primeiramente quero agradecer a Deus pela oportunidade que estamos tendo aqui e agradecer as pessoas que se fizeram presentes nesta sessão solene. Quero convidar e estender o convite para outras pessoas a estarem presentes durante as sessões ordinárias desta casa. Quero parabenizar Preta de Barbosa pela essa oportunidade que Deus lhe concedeu. Eu creio em Deus e acredito que todos que estão aqui confiem em Deus e sabem que tudo acontece no tempo certo. A palavra de Deus diz que há tempo para tudo. Estamos felizes por ganhar uma companheira do mesmo grupo político. Vamos tudo que estiver ao nosso alcance”, destacou professor Zeca.

Com a entrada de Preta de Barbosa, a região de Jacioca/Mojó/Vila do Meio passa a contar com 4 vereadores na Câmara Municipal de Bequimão, a maior representatividade de uma região no parlamento bequimãoense. Entre eles estão os vereadores Vetinho Belo (Jacioca), Fredson Pereira (Jacioca), Preta de Barbosa (Mojó) e Professor Zeca (Vila do Meio).

Fotos: Rodiney Luciano

Indicação da vereadora Fátima Araújo solicita ao governo do Estado construção de creche no Pirapora

COMPARTILHE

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (11), no Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís, uma Indicação de autoria da vereadora Fátima Araújo (PCdoB) foi aprovada por unanimidade solicitando ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de estado da educação, Felipe Camarão, que seja aproveitado um terreno onde já existiu a Escola Janaína Cafeteira na avenida São Carmelo, no bairro Pirapora,  seja utilizado na construção de uma creche no local que beneficiará milhares de famílias.

Segundo a vereadora Fátima Araújo, a região do João de Deus/Pirapora é formada por um Complexo de Bairros com 31 comunidades e necessita muito de uma obra desse porte. “A região é carente, principalmente no que se refere à educação infantil. Não há existência de creches na área e acaba dificultando aos pais a execução de algumas atividades, já que muitas famílias não tem onde deixar seus filhos. Por ser uma região carente, 50% da população com complexo de comunidades vivem de 1/3 de um salário mínimo ou são beneficiário do programa Bolsa Família”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

Para a vereadora Fátima Araújo, sua maior preocupação quanto a educação é garantir a construção de uma creche para a região, onde as crianças possam ser melhor assistidas e as famílias possam trabalhar com tranquilidade. Em fevereiro de 2013 a vereadora já havia encaminhado um abaixo assinado à Prefeitura de São Luís com 12 mil assinaturas solicitando a construção de uma creche para o local.

 

Lava pratos de carnaval do Movimento Solidariedade & Ação reúne grande público no bairro Vila Lobão

COMPARTILHE

Para fechar a festa momesca com chave de ouro, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) em parceria com o Movimento Solidariedade & Ação, realizou neste sábado (09) no bairro Vila Lobão, o Lava Pratos de Carnaval 2019. O evento reuniu um grande público e levou para o palco 4 atrações que fizeram sucesso no período carnavalesco em outra vila, a Vila Conceição. O bom desempenho dos cantores levou o público a pedir os artistas para o lava pratos, pedido atendido plenamente pela Pequena Guerreira.

Este ano foram 8 dias de folia no Complexo de bairros do João de Deus, tudo com o apoio da vereadora Fátima Araújo, maior incentivadora da cultura popular na região. Foram 2 dias de pré-carnaval na Praça do João de Deus. No período momesco foram 5 dias no Espaço Cultural na Vila Conceição, além do lava pratos neste sábado (09) na Vila Lobão. Foram mais de 20 atrações nesses 8 dias de folia.

Para a vereadora Fátima Araújo, o evento traz além de alegria, diversão e lazer para os moradores das comunidades, gera renda para muitos vendedores. “Nossa meta foi alcançada em mais um evento realizado pelo Movimento Solidariedade & Ação em nossas comunidades. Além de diversão e lazer, proporcionamos também geração de renda aos moradores. As pessoas vendem de tudo (comida e bebida), isso gera uma renda a mais para famílias carentes de nossos bairros. Não cobramos nada, tudo é mantido por mim, com o apoio de parceiros como Comercial, Supermercado Vanessa, Maranhão Motos, Governo do Maranhão, Deputado Márcio Jerry e Prefeitura de São Luís. Fico feliz ao ver as pessoas ganhando sua grana vendendo mingau de milho, batata frita, churrasco, bolo, entre outros produtos. A alegria é importante para muitos, mas para outros, uma renda a mais faz toda diferença”, destacou a Pequena Guerreira.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free