casa » Archivo de Etiquetas: Vereadora

Archivo de Etiquetas: Vereadora

Projeto de Lei da vereadora Fátima Araújo propõe criação do programa Bolsa de Pós-Graduação

COMPARTILHE

O projeto de lei Nº 241/2019 de autoria da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), entrou em pauta na última segunda-feira (21) no Plenário da Câmara de São Luís durante sessão ordinária e já foi encaminhado pela Mesa Diretora para as comissões de justiça, educação e orçamento. O objetivo desse projeto é instituir a criação do Programa Bolsa de Pós-Graduação no âmbito do Município de São Luís, visando dar oportunidade de especialização lato Sensu, na modalidade de educação presencial, em Instituições de Ensino Superior (IES) particular, aos estudantes que não dispõem de recursos financeiros para bancar o curso.

A vereadora Fátima Araújo justifica seu projeto argumentando a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento no mercado de trabalho. “Quanto mais qualificação, mais oportunidades. A graduação tem um papel fundamental de preparar o aluno com conhecimentos básicos e genéricos da área de formação, entretanto, é a pós-graduação que proporciona o aperfeiçoamento, a aquisição de habilidades e atualizações técnicas específicas da área escolhida. Trata-se de um aperfeiçoamento que visa o conhecimento e a agregação de valor para o indivíduo, tornando-o mais interessante para o mercado de trabalho. A pós-graduação potencializa as chances de salários mais atrativos e de mais oportunidades. Para as grandes empresas, o profissional qualificado aliado a algumas características é uma receita para o sucesso”, destacou a parlamentar.

Segundo os Psicólogos e profissionais da área de desenvolvimento humano, quando se trata de auto realização profissional, o primeiro passo é investir em educação e formação de qualidade. Diante disso, faz-se necessário ser instrumento de apoio e oportunidade para aqueles que têm vontade de crescimento e não disponibilizam de condições financeiras para pagar.

Fátima Araújo entrega mais de 6 mil brinquedos para crianças bairros João de Deus e Vila Conceição

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), fez a festa e alegria da criançada ao entregar 6.500 brinquedos para crianças dos bairros Vila Conceição e João de Deus. No último sábado (12) a parlamentar entregou 3.500 brinquedos para as crianças que participaram da festa na Praça da Juventude no bairro João de Deus. Já no domingo (13) ela entregou 3 mil brinquedos para as crianças do bairro Vila Conceição/João de Deus.

Além da distribuição de brinquedos, as crianças receberam pipoca, refrigerante, algodão doce e puderam brincar a vontade. A equipe da vereadora Fátima Araújo instalou o projeto “Levando Alegria” e disponibilizou às crianças  pula-pula, piscina de bolinhas, castelo, túnel de bolinhas e arena pebolim.

No sábado (12) na Praça da Juventude a vereadora Fátima Araújo disponibilizou um passeio para as crianças na Carreta da Alegria, que percorreu as principais ruas e avenidas do bairro João de Deus, com animação de personagens infantis dentro e fora da carreta. Já no domingo (13) foi a vez das crianças do bairro Vila Conceição fazer o passeio na Carreta da Alegria, que saiu da rua 12 de Julho, passando pelas ruas Manto Sagrado, Riachuelo, avenida Santos Dumont e retornando a rua 12 de Julho novamente.

No domingo as crianças deram duas voltas na carreta, sendo que cada passeio levou 130 crianças. Fátima Araújo distribuiu 300 senhas para as crianças do bairro. No sábado na Praça da Juventude as senhas foram distribuídas até a lotação, respeitando as normas de trânsito.

“Estou muito feliz, sem palavras para explicar tanta felicidade em ver a alegria destas crianças. É uma festa que mexe com nossas emoções. Ninguém resiste o carinho de uma criança. Tenho certeza que estou feliz igual uma criança. Gostaria de poder fazer mais, mas nossas condições são pequenas, mas mesmo assim, estou fazendo esta festa com amor. Dia das Crianças mexe muito comigo”, destacou Fátima Araújo bastante emocionada.

No final Fátima Araújo agradeceu o apoio de sua equipe que esteve presente durante o evento e garantiu que em 2020 será bem melhor. Ela só pediu ao pai celestial muita saúde.

Vereadora Fátima Araújo vai distribuir 3 mil brinquedos neste sábado (12) para crianças na Praça do João de Deus

COMPARTILHE

Para comemorar o Dia Nacional da Criança, nada mais justo que distribuir brinquedos para crianças carentes. Isso revigora a alma, alimenta o espírito e fortalece o corpo de quem vive para fazer o bem. Com esse propósito, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), realizará neste sábado (12) na Praça da Juventude no bairro João de Deus, uma mega Ação Social que envolverá dezenas de profissionais de beleza.

Além dessa Ação Social que iniciará às 8h da manhã, a vereadora Fátima Araújo irá distribuir aproximadamente 3 mil brinquedos para as crianças presentes a partir das 16h. As crianças presentes vão poder brincar em pula-pula, piscina de bolinhas, tobogã, castelo inflável, túnel de bolinhas e arena pebolim. E o melhor, as crianças vão se divertir sem gastar nada.

“Quero convidar os pais de comunidades vizinhas que levem seus filhos até a Praça da Juventude no bairro João de Deus. Vamos instalar os equipamentos do projeto LEVANDO ALEGRIA e fazer a felicidade de crianças carentes do Complexo de bairros do João de Deus. Tenho certeza, que neste sábado (12) será um dia de muita alegria para a criançada”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

Projeto de lei de Fátima Araújo vai criar o CEJAAM em São Luís

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), tem em lutado bastante na Câmara Municipal para que o autista ludovicense seja visto com respeito, igualdade e dignidade. Um projeto de lei de sua autoria vai mudar a vida de  dezenas de jovens e adultos autistas na capital maranhense.

Com a polarização no mundo dos pensamentos, das representações e sentimentos pessoais, com perda, em maior ou menor grau, da relação com os dados e as exigências do mundo circundante, a medicina diagnosticou e classificou tudo isso em autismo.

Pensando nisso, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo, encaminhou o projeto de lei Nº 088/2019, que possibilita aos jovens diagnosticados com transtorno de especto autista, o ingresso ao mercado de trabalho, por meio de oficinas e cursos profissionalizantes. O projeto que foi aprovado na última quarta-feira (25) na Câmara Municipal de São Luís, autoriza o prefeito Edivaldo Holanda Júnior criar e implantar o Centro Especializado de Jovens e Adultos Autistas do Maranhão (CEJAAM). 

Segundo o projeto de lei, no CEJAAM a capacitação será de acordo com a habilidade do jovem, como por exemplo: arte, culinária, informática, musica, entre outras profissões que ofereçam melhor qualidade de vida a jovens e adultos, além de atendimento terapêutico, envolvendo médicos, educadores, psicopedagogos, musicistas, psicomotricistas, entre outros especialistas.

Para a vereadora Fátima Araújo autora do projeto, o CEJAAM será a porta de entrada de jovens autistas no mercado de trabalho. “O mundo inteiro vem debatendo e aprendendo sobre essa síndrome, mas ainda há muito a ser observado sobre o autismo na fase adulta. Por isso, é necessário que exista um centro especializado e exclusivo para o tratamento, não apenas das crianças, mas também para jovens e adultos”, descreveu a vereadora.

 

Fátima Araújo ainda destacou que na adolescência os sintomas variam de acordo com os tipos de autismo, sendo que a pessoa pode ter dificuldade de autonomia ou não. Nessa fase os autistas podem desenvolver ansiedade e depressão, evitar sair de casa, conviver apenas com um círculo restrito de pessoas, optar por atividades solitárias e não ter interesse em interações sociais. Segundo a parlamentar, o CEJAAM vai mudar a vida desses jovens e ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho, mostrando que o autista também é útil à sociedade.

O QUE É AUTISMO?

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento ao longo da vida. As principais alterações identificadas são o déficit nas áreas de comunicação e socialização, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

TIPOS DE AUTISMO

Autismo clássico

Apesar do comprometimento poder variar muito, quando enquadrada nesse grau de autismo, a pessoa pode ser voltada para si mesma. Além disso, pode ocorrer ausência de contato visual, dificuldade de compreensão e distúrbios mentais.

Autismo de alto desempenho

Esse grau de autismo antes era chamado de Síndrome de Asperger. Os sintomas são parecidos com os de outros tipos de autismo, mas em proporções bem reduzidas. Os autistas de alto desempenho podem ser verbais e também inteligentes a ponto de serem confundidos com gênios.

Morador da Vila Conceição reconhece o bom trabalho realizado pela vereadora Fátima Araújo

COMPARTILHE

Na manhã desta quinta-feira (08), a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), estava acompanhando de perto  os serviços de iluminação pública realizados pela empresa citeluz no local onde vai acontecer o Culto Ecumênico e o encerramento da festa de aniversário de 26 anos do bairro Vila Conceição.

Segundo a vereadora, de repente apareceu o morador Marielton Pinto, que se aproximou da parlamentar ludovicense e iniciou elogios ao trabalho realizado por Fátima Araújo nas comunidades que fazem parte do Complexo de bairros do João de Deus.

De acordo com Marielton Pinto, Fátima Araújo é a única parlamentar que depois de eleita continua morando no bairro. Segundo o morador, desde o início do seu mandato a vereadora luta para que as comunidades sejam lembradas pelas autoridades municipais e estaduais. Marielton ainda falou que a vereadora Fátima Araújo nunca deixou passar em branco o aniversário da Vila Conceição.

 Questionada por nossa reportagem sobre as palavras do morador, Fátima Araújo disse que fica muito feliz em ouvir palavras que reconhecem sua luta. “Não tem preço ouvir palavras de incentivo de pessoas que reconhecem nosso trabalho e nossas lutas. Isso me dar mais forças para continuar lutando. Sou movida pela emoção e por isso luto todos os dias para conquistar o melhor para nosso povo. É claro que nada eu faço sozinha, tem o auxílio de minha equipe e o apoio do governo do Estado e Prefeitura de São Luís”, destacou Fátima Araújo.

Vereadora Fátima Araújo retoma atividades dia 5/08 na Câmara Municipal de São Luís

COMPARTILHE
A vereadora Fátima Araújo (PCdoB), retomará as atividades parlamentares na Câmara Municipal de São Luís, nesta segunda-feira (05), referente ao sexto período da 19ª Legislatura. A parlamentar aproveitou o recesso para fazer um Checkup, atualização de exames e consultas de rotina, já que sua carga horária de trabalho é muito longa e precisa ter uma saúde de ferro.
No primeiro dia de retorno aos trabalhos a Câmara realizará uma sessão solene, que terá início às 9h da manhã, marcando o reinício dos trabalhos no Plenário Simão Estácio da Silveira. Este ano a Câmara vai completar 400 anos, debaterá temas como a proposta do novo Plano Diretor de São Luís e a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, por exemplo.
Mesmo de recesso, Fátima Araújo montou um plano de ações e sua equipe caiu em campo em busca de benefícios para as comunidades de São Luís. Foram ruas e avenidas visitadas, bairros da periferia, órgãos estaduais e municipais, além de entidades públicas. Neste segundo semestre, ações serão realizadas em prol da população com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

Vereadora Fátima Araújo vistoria obras da reforma da Praça da Juventude no bairro João de Deus

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), esteve na manhã desta quarta-feira (10), acompanhada de sua assessoria, vistoriando a obra de reforma da Praça da Juventude, onde está sendo construído um Complexo Poliesportivo no bairro do João de Deus. Durante a visita, a Parlamentar se reuniu com representantes do Governo do Estado para traçar os últimos detalhes sobre a inauguração da praça que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 19 de julho, ás 17h.

“A Praça da Juventude é um projeto da Secretaria de Estado da Juventude, através da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado, que tem o objetivo recuperar e reconstruir espaços de lazer e esporte para a juventude de bairros da capital e cidades do Maranhão. Aqui no bairro João de Deus não é diferente. Fizemos a recuperação da Praça da Juventude, uma praça que estava completamente degradada. A inauguração deste equipamento de lazer para os moradores da região mostra o compromisso que o governador Flávio Dino tem com o povo do Maranhão”, destacou o secretário de Estado da Juventude, André Vitral.

Já a vereadora Fátima Araújo, destacou sua luta que agora se tornou uma conquista da população que mora nas comunidades vizinhas. “É muito gratificante ver o resultado de uma luta árdua, mas satisfatória. Foram três indicações de minha autoria aprovadas na Câmara Municipal e encaminhadas ao governo do Estado, e graças a Deus em menos de dois meses, foram atendidas. Um contemplou o Restaurante Popular, a outra o Poço Artesiano no Residencial João Alberto e a terceira que solicitava a Quadra Poliesportiva no bairro João de Deus, está se tornando realidade. Isso é resultado de muito trabalho, e o povo sabe que a última reforma realizada nesta praça, foi uma simples pintura que aconteceu há 28 anos ou seja, no ano de 1991”, descreveu emocionada.

A nova Praça da Juventude contará com academia ao ar livre, playground, pista de skate, wi-fi grátis, segurança com vídeo monitoramento, que será feito pelos policiais do 2º Batalhão da 6ª Companhia, que fica ao lado da praça.

A inauguração da Praça da Juventude está programada para acontecer dia 19 de julho (sexta-feira), ás 17h, com a presença do governador Flávio Dino, secretários estaduais e municipais, lideranças comunitárias e políticas, além da população local. A programação contará com várias brincadeiras, atrações, competições e um culto ecumênico para agradecer a Deus pela obra e que reunirá as igrejas do bairro João de Deus.

Após reforma da Praça da Juventude, o espaço poderá ser utilizado durante a realização de atividades esportivas em geral e a prática de ações sociais, como casamentos comunitários, festivais esportivos, festas tradicionais, encontros, seminários, entre outros.

Irmã da vereadora Fátima Araújo morre vítima de Infarto

COMPARTILHE

Na manhã desta quarta-feira (03), a vereadora de São Luís, Fátima Araújo recebeu a triste notícia do falecimento de sua irmã, Maria de Jesus de Paiva Lima, de 56 anos, que morreu vítima de um infarto fulminante por volta das 3h da madruga desta quarta-feira (03), no município de Lago da Pedra.

Em sua página na rede social Facebook, a vereadora Fátima Araújo divulgou Nota de Pesar pelo falecimento de sua irmã.

Maria de Jesus de Paiva Lima tinha 56 anos e deixa esposo, netos e 15 filhos. Neste momento de tristeza e dor, pedimos a Deus conforto a toda família, amigos e parentes da vereadora Fátima Araújo.

Vereadora Fátima Araújo vistoria reforma da Quadra do João de Deus e encontra obra bastante avançada

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), esteve nesta terça-feira (25), vistoriando os serviços da reforma da Quadra do João de Deus e detectou os trabalhos bastante avançados. A reforma está sendo realizada pelo Governo do Maranhão através da lei de incentivo ao esporte, após Flávio Dino atender uma Indicação de Fátima Araújo, aprovada pela Câmara Municipal de São Luís.

A Praça da Juventude, no bairro João de Deus, em São Luís, é um importante equipamento público que está passando por reforma e adequações, que deve garantir um espaço adequado para lazer e esporte aos moradores e visitantes da área.

O projeto de reforma da praça envolve a construção de mureta e arquibancadas, alambrado, piso da quadra de jogos, cobertura, pintura, iluminação, urbanização do entorno e instalação de aparelhos esportivos como a academia ao ar livre. Os equipamentos já estão sendo colocados nos devidos locais, de acordo com o projeto.

Após a reforma da Praça da Juventude, o espaço poderá ser utilizado para prática de atividades esportivas em geral e de ações sociais, como casamentos comunitários, festivais esportivos, festas tradicionais, encontros, seminários, entre outras atividades.

Em sua rede social, Facebook, a vereadora Fátima Araújo, destacou o andamento da obra e já prevê a inauguração para o dia 12 de outubro. “A quadra do João de Deus está ficando linda. Gostaria de agradecer ao Governo do Estado, por atender minha indicação, ao André Vidal, secretário da Juventude e ao secretário de esporte, Rogério Cafeteira, ao nosso deputado federal Márcio Jerry, e principalmente a Deus que toda honra e toda glória seja dada a ele. Os trabalhos estão bem avançados e se Deus quiser vamos inaugurar dia 12 de outubro, dia das crianças”, descreveu.

Projeto de lei de Fátima Araújo vai beneficiar Autistas de São Luís

COMPARTILHE

A polarização privilegiada no mundo dos pensamentos, das representações e sentimentos pessoais, com perda, em maior ou menor grau, da relação com os dados e as exigências do mundo circundante, a medicina classificou de autismo.

Pensando nisso, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), encaminhou o projeto de lei Nº 088/2019, que possibilita aos jovens diagnosticados com transtorno de especto autista, o ingresso ao mercado de trabalho, por meio de oficinas e cursos profissionalizantes. 

O projeto de lei dispõe da criação e implantação do Centro Especializado de Jovens e Adultos Autistas do Maranhão (CEJAAM), que capacitará jovens autistas para ingresso no mercado de trabalho por meio de oficinas e cursos profissionalizantes.

A capacitação será de acordo com a habilidade do jovem, como por exemplo: arte, culinária, informática, musica, entre outras profissões que ofereça melhor qualidade de vida a jovens e adultos, além de atendimento terapêutico, envolvendo médicos, educadores, psicopedagogos, musicistas, psicomotricistas, entre outros especialistas.

Para a vereadora Fátima Araújo, o CEJAAM será a porta de entrada de jovens autistas para o mercado de trabalho. “Na adolescência os sintomas variam de acordo com os tipos de autismo, sendo que a pessoa pode ter dificuldade de autonomia. Nessa fase, elas podem desenvolver ansiedade e depressão, evitar sair de casa, conviver apenas com um círculo restrito de pessoas, optar por atividades solitárias e não ter interesse em interações sociais. O CEJAAM vem para mudar essa história e ainda ingressar nossos jovens no mercado de trabalho, mostrando que o autista também é útil à sociedade”, descreveu a vereadora.

O QUE É AUTISMO?

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento ao longo da vida. As principais alterações identificadas são o déficit nas áreas de comunicação e socialização, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

TIPOS DE AUTISMO

Autismo clássico

Apesar de o comprometimento poder variar muito, quando enquadrada nesse grau de autismo, a pessoa pode ser voltada para si mesma. Pode ocorrer ausência de contato visual, dificuldade de compreensão e distúrbios mentais importantes.

Autismo de alto desempenho

Esse grau de autismo antes era chamado de Síndrome de Asperger. Os sintomas são parecidos com os de outros tipos de autismo, mas em proporções bem reduzidas. Os autistas de alto desempenho podem ser verbais e também inteligentes a ponto de serem confundidos com gênios.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free