casa » Archivo de Etiquetas: Vacina

Archivo de Etiquetas: Vacina

Prefeitura de Bequimão inicia Campanha de Vacinação Antirrábica

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a partir desta desta-feira (22) a campanha de vacinação antirrábica nas zonas rural e urbana do município. Serão, no total, aproximadamente 80  comunidades. As equipes de técnicos da saúde passarão pelas residências buscando animais para vacinar. Serão 10 dias da campanha.

Cães e gatos saudáveis, com mais de três meses, devem tomar a dose contra a doença, que não tem cura e pode ser transmitida a humanos. A imunização é importante para manter a doença sob controle. O município tem mantido a campanha antirrábica em dia.

O dia “D” da vacinação será dia 27 de outubro, na Praça 2 de novembro (Praça do Cemitério), durante o dia todo, das 8h às 17h. O secretário de Saúde, Sidney Bouéres, pede que os bequimãoenses colaborem, abrindo suas casas aos profissionais credenciados pela Prefeitura de Bequimão.

“Queremos chamar a atenção da população para a importância de receberem nossos técnicos em suas residências, pois essa campanha possibilita a prevenção da doença no animal, evitando a transmissão às pessoas”, alertou o secretário.

Ainda falando da importância da vacinação, Sidney Bouéres destaca o compromisso da Secretaria de Saúde de Bequimão para combater a doença. “Essa campanha é de extrema importância para população, sabemos que a saúde do animal reflete diretamente na saúde humana, uma vez que são potenciais transmissores . Dessa forma, vamos intensificar bastante durante esses 10 dias de campanha, destacando também a sensibilidade do prefeito Zé Martins que sempre prioriza e apoia nossas ações”, disse o secretário.

A RAIVA
A raiva afeta o sistema nervoso e é transmitida pela saliva. Animais domésticos podem ser contaminados ao caçar um morcego, por exemplo, ou ao ter contato com outro mamífero doente, como gato ou sagui. Mordidas, arranhões ou lambeduras podem transmitir a doença ao ser humano. Em qualquer uma dessas situações, a pessoa deve procurar atendimento médico, caso o animal não seja conhecido ou não esteja vacinado.

Vacina antirrábica
A vacina contra a raiva é uma vacina usada para prevenir a raiva. Há uma série de vacinas disponíveis que são seguras e eficazes e podem ser usadas para prevenir a raiva antes e durante um período de tempo após a exposição ao vírus, como, por exemplo, pela mordida de um cão ou morcego.

Bequimão inicia campanha de vacinação contra gripe

COMPARTILHE

VA4

Mais de mil pessoas já foram imunizadas na campanha de vacinação contra a gripe que está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Bequimão. A ação começou no dia 04 de maio e, seguindo o calendário nacional, no dia 09, ocorreu o Dia “D” de vacinação. A meta é vacinar 5 mil bequimãoenses até dia 22 de maio, quando termina a campanha.

No Dia “D”, a equipe de saúde do município distribuiu pipoca, pirulito e picolé, para dar um incentivo a mais a quem procurava a vacina. O grupo prioritário para ser imunizado é formado por crianças de seis meses a cinco anos, idosos (maiores de 60 anos), pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da área de saúde, mulheres que pariram recentemente (puerperas) e gestantes.

“Bequimão vinha de um histórico de não serem feitas as campanhas de vacinação. Mas nós sabemos a importância da prevenção de doenças, como algo essencial no serviço de saúde pública. Por isso, desde que iniciou nossa gestão, todas as campanhas de vacinação foram oferecidas à população do município”, destacou o prefeito Zé Martins.

VA1 VA4VA2 VA3

A vacina contra a gripe está disponível em todos os postos e unidades básicas de saúde de Bequimão. No Centro, a imunização está sendo feita na antiga Unidade Mista. “Nossa equipe está empenhada em atingir a meta. Queremos proporcionar o acesso a todo o grupo prioritário preconizado pelo Ministério da Saúde”, afirmou a enfermeira Cláudia Costa, que coordena a campanha.

IMUNIZAÇÃO

A vacina contra a gripe, que tem ação imunitária durante 12 meses, é o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e das suas complicações, com a vantagem de não implicar riscos, pois é feita a partir de vírus inativados.

A gripe não é considerada uma doença grave, mas mata milhares de pessoas todos os anos. A doença evolui, em geral, de forma benigna, sem necessidades de grandes medidas terapêuticas; entretanto, pode complicar-se e aparecer sob formas mais graves como traqueobronquite ou pneumonia bacteriana secundária e, mais raramente, pneumonia primária à influenza, quase sempre mortal.

Matéria de assessoria

Câmara realizará dia de vacinação para servidores

COMPARTILHE

C1

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1) ganhará um reforço  da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), no dia 11 de abril, quando a Diretoria de Saúde, realizará o Dia ‘D’ da campanha de imunização com os servidores da Casa. Durante o horário do expediente, todos os funcionários poderão tomar vacina.

A imunização protege contra dois vírus da gripe comum e um da gripe H1N1. Como existem vários tipos de vírus, a dose aplicada protege por um ano contra os três que mais circulam.

Para o presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum (PMN), esta é uma iniciativa que visa dar mais qualidade de vida e saúde aos servidores do Legislativo Municipal.

“Devido ao trabalho, muita gente acaba não tendo tempo para ir aos postos de saúde, mas agora terão a oportunidade de colocar a vacinação em dia, aqui mesmo na Câmara “ – diz o presidente Astro.

As ações de imunização serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que deve auxiliar no trabalho com o objetivo de atingir a meta estabelecida pelo governo federal.

 

Texto: Isaias Rocha

Maranhão imuniza mais de 95% do rebanho

COMPARTILHE

GADO

O Maranhão atingiu o índice de 95,28% na cobertura vacinal contra a febre aftosa no rebanho maranhense, com a imunização de 7.243.538 bovinos e bubalinos. Os números referentes à segunda etapa de vacinação, ocorrida em novembro do ano passado, foram divulgados nesta sexta-feira (16) pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).

Esta foi a primeira campanha realizada após o Maranhão ter sido certificado internacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação. O presidente da Aged, Sebastião Anchieta, almeja uma participação ainda mais expressiva nas próximas etapas de imunização.

“Nesta campanha, apesar de termos tido que prorrogar o prazo para o criador vacinar seu animal conseguimos manter em um índice acima dos 95%. Esperamos contar com uma participação maior dos criadores para chegarmos a índices iguais ou próximos a 100%”, declarou.

O Maranhão foi certificado como zona livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014. Com a nova classificação sanitária, o setor pecuário vem sentindo os reflexos positivos como a valorização da arroba do boi, o aumento da comercialização de gado vivo e abatido, além de investimentos de grandes empreendimentos frigoríficos.

 

Alcântara é líder no Combate à Gripe Influenza

COMPARTILHE
Criança sendo vacinada em Alcântara/Ma

Criança sendo vacinada em Alcântara/Ma

Com saúde não se brinca e como prevenir é melhor que remediar a Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretária Municipal de Saúde, realizou um avançado plano estratégico de trabalho que intensificou as ações para vacinar crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puerperas (mães de recém-nascidos), indígenas e idosos na campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza, neste primeiro semestre.

O sucesso dos trabalhos garantiu mais uma importante conquista à população alcantarense. Com 82% de cobertura vacinal, Alcântara ficou em primeiro lugar entre os municípios da região metropolitana, formada pela capital, São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. Dados da vacinação nacional aponta ainda que 20 dos 217 municípios maranhenses alcançaram a cobertura vacinal contra a gripe. Alcântara foi o único município da região metropolitana a atingir esse resultado.

Ao todo, 4.221 alcantarenses foram vacinados contra a gripe Influenza. Foram distribuídos 3.475 da vacina e a cobertura municipal chegou a 82,33%. Antes em ruínas, a saúde pública de Alcântara agora avança com a gestão do Prefeito Domingos Araken, com a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mangueiral, ampliação para 11 equipes do Programa Saúde da Família e mais 11 médicos já residentes no município.

Alcântara garantiu ainda o termo de compromisso do Governo do Maranhão para a construção do hospital de urgência e emergência e até junho deste ano a cidade deverá receber novos aparelhos para exames de raios-x. Foram realizadas ainda a reforma completa e adequação das UBS de Peptal e Marudá, que também receberam apoio do Centro de Inclusão Digital, e a UBS de Cajueiro. 

A Unidade Mista Dr. Neto Guterres também inova com a garantia de estoque regular e atualizado da farmácia e todas as equipes médicas e administrativas foram capacitadas e atendem a população 24 horas. 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free