casa » Archivo de Etiquetas: Uema

Archivo de Etiquetas: Uema

Polo da UEMA vai voltar a funcionar em Bequimão após audiência pública

COMPARTILHE

Uma audiência pública realizada na manhã deste sábado (20), na Escola Manoel Beckman na cidade de Bequimão, reuniu lideranças políticas, estudantes, professores, reitor da UEMA e autoridades do município.

Após discussões, o Reitor entendeu a importância da audiência e Bequimão poderá receber novamente o polo da UEMA, após a interrupção em 2015. O polo irá ofertar cursos de graduação para Bequimão com processo seletivo marcado ainda para este ano. Serão ofertados dois cursos de graduação, dois cursos de especialização e um curso técnico. A previsão é que o início das aulas deverá acontecer em fevereiro de 2020.

Sem visão ideológica, lideranças políticas locais unem forças e conseguem o compromisso de reativação do polo da UEMA. O prefeito Zé Martins participou da audiência, e garantiu ao Reitor todo apoio local e necessário do município para que os estudantes bequimãoenses voltem a fazer um curso superior sem a necessidade de deslocamento para outra cidade.

O Reitor da UEMA, Prof. Dr. Gustavo Pereira Costa, destacou que o secretário adjunto de Comunicação do Estado, Robson Paz havia solicitado a audiência pública. “Robson Paz que nos procurou e articulou este momento de audiência pública aqui em Bequimão”, disse o Reitor da Uema.

Estiveram presentes o prefeito Zé Martins, os vereadores Professor Zeca, Preta de Barbosa, Vetinho Belo e Fredson Pereira, o professor Valter Penha, Coronel Lopes, o ex-prefeito José Luís Bernal, o ex-vice prefeito César Cantanhede, o ex-superintendente do Sebrae, João Martins, os ex-vereadores Elanderson Pereira, Barbosa do Mojó e Ribinha de Filuca, os secretários Ademar Costa e Kell Pereira, o Reitor Prof. Dr. Gustavo Pereira Costa e o secretário adjunto Robson Paz, além de lideranças comunitárias e sindicais.

Por G7

UEMA, com apoio da Prefeitura de Bequimão, realiza audiência pública para discutir implantação de polo da universidade

COMPARTILHE

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, realizará audiência pública para debater a importância do ensino superior público e de qualidade e a implantação de um polo da universidade no município. O evento acontecerá no sábado (20), às 9h, na Escola Manuel Beckman, no Centro.

Centenas de bequimãoenses fizeram cursos de graduação no polo da UEMA, que funcionou no município até o ano de 2105, quando foi extinto pelo governador Flávio Dino.

É grande a demanda por cursos superiores em Bequimão. Depois da retirada do polo da UEMA, muitos jovens precisaram recorrer a faculdades privadas ou a universidades em outros lugares, para que conseguissem realizar o sonho da graduação.

A consulta pública, que é uma metodologia de participação social, possibilita à cidadania a chance de dialogar com as instituições públicas, apresentando suas demandas, até a construção de decisões coletivas.

O prefeito Zé Martins recebeu o convite do reitor da UEMA, Prof. Dr. Gustavo Pereira Costa, que estendeu a convocação à população bequimãoense em geral.

CECEN lança revista e selo em comemoração aos seus 25 anos Publicação conta com entrevistas e artigos de professores da UEMA

COMPARTILHE

O Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor Gustavo Pereira da Costa e a Diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), professora Ana Lúcia Duarte, convidam a sociedade e a imprensa maranhense, para solenidade de comemoração dos 25 anos do CECEN.

Com entrevistas e artigos de professores, a revista lança nova edição (número 4), debatendo o tema “Professor Formador de Profissões”.

A publicação é uma opção de dar ampla e irrestrita divulgação à sociedade em geral de projetos em execução do CECEN, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na formação de docentes para a educação básica de qualidade social.

Além disso, a revista busca ainda atender outra finalidade basilar da formação de professores, que é desnaturalizar o que já está naturalizado, de que formar professores pode ser aligeirada, em Instituição de pouca credibilidade e que não necessita de investimento em pesquisa.

“Nós, na UEMA/CECEN, temos desconstruído isso com a ampliação da infraestrutura para os cursos, aumento de bolsas de pesquisa e de extensão, atualização dos currículos, quadro docente de mestres e doutores, criação de mestrados em letras, história, geografia, matemática, recursos aquáticos e pesca, educação e educação inclusiva”, destacou a professora Ana Lúcia Cunha Duarte, diretora do CECEN. “Por isso temos o prazer de lançar mais um número da nossa revista e o selo dos correios em comemoração dos 25 anos do CECEN”, completou.

SERVIÇO
O QUÊ? Lançamento da revista e selo em comemoração aos 25 anos do CECEN
QUANDO? 12 de dezembro de 2018 (quarta-feira)
HORÁRIO: Às 17 horas
LOCAL: Área de Vivência do CECEN, na UEMA.

Sidney Pereira assina termo de adesão ao programa “Ensinar”

COMPARTILHE

O prefeito de Anajatuba (cidade a 137 quilômetros de São Luís), Sidney Pereira (PCdoB), juntamente com a secretário municipal de educação, Rosaria de Fátima e o o presidente da comissão central permanente de licitação (CCL), Odair José Neves assinaram nesta quarta-feira (14) termo de adesão do programa Ensinar no Palácio dos Leões, em São Luís. O programa substituiu o Darcy Ribeiro nos polos da educação no Estado.

O programa é uma ação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA que dá suporte à atuação do governo do estado nos municípios maranhenses para a  melhoria dos indicadores sociais  e tem o objetivo de formar professores para o exercício da docência na educação básica a partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, de conceitos e princípios desenvolvidos na construção e apropriação de valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento em um diálogo constante entre diferentes visões de mundo.

Neste primeiro momento do programa serão oferecidos pela UEMA em Anajatuba, serão os seguintes cursos: Graduação em letras, matemática licenciatura, ciências biológicas licenciatura e química licenciatura. O município vai entrar com a estrutura física do local onde vai funcionar os cursos.

Em contato com o editor do Blog do Wallace Braga, “o programa deverá contribuir para a mudança dos indicadores sociais e educacionais da nossa cidade, além de oportunizar aos futuros discentes uma formação baseada em valores éticos, linguísticos, estéticos, políticos e profissionais”, ressaltou o atual mandatário. Esse é um fato inédito no município, uma ousadia do prefeito em buscar mais e mais para os anajatubenses.

 

 

Uema forma mais 140 em Bequimão

COMPARTILHE

UEMA9

Bequimão tem agora mais 140 profissionais formados no próprio município, por meio de cursos oferecidos pelo programa Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Na última segunda-feira (17), foi realizada a cerimônia de colação de grau dos cursos de Letras, História, Química, Física, Biologia e Matemática, com participação da pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Martins, que representou o reitor José Augusto Oliveira, e o prefeito de Bequimão, Zé Martins, patrono das turmas.

euma1 UEMA

Ao representar seus colegas como orador da turma, o recém-graduado Diego Valloni relembrou as dificuldades na rotina de um curso superior, cheia de trabalhos, provas e relatórios. Mas também destacou a importância das relações que foram construídos nos anos de estudos. “Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado”, disse, em seu discurso.

UEMA3UEMA10

O prefeito Zé Martins disse ter orgulho pela vitória de cada bequimãoense que se formava naquela noite e ressaltou as oportunidades que a UEMA tem aberto nas parcerias com Bequimão. Durante muito tempo, segundo o prefeito, quem quisesse fazer um curso superior precisava sair de sua terra e ficar longe da família. “Quero aproveitar este momento para dizer que essa parceria com UEMA vai continuar. Reafirmo à população meu compromisso em manter o programa. Por isso, já repactuamos o convênio e só estamos aguardando as definições do novo governo estadual, para que possam ser abertos novos cursos”, garantiu Zé Martins.

UEMA5 UEMA6

Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Martins, que é bequimãoense, falou do sentimento especial por dirigir uma solenidade de colação de grau no lugar onde nasceu. Ela considera que é pelo conhecimento que se alcança a verdadeira riqueza. “Hoje temos a certeza que a cidade nunca mais será a mesma, considerando que estes novos professores multiplicaram seus conhecimentos entre crianças, jovens e adultos. Hoje a UEMA escreve mais uma página da sua história nos municípios de Bequimão, Peri Mirim e Alcântara”, enfatizou.

UEMA7 UEMA8

A formanda Camila Rodrigues Pereira conduziu o juramento. Em seguida, a pró-reitora outorgou o grau aos formandos. Participaram da cerimônia o Coordenador de TCC do Darcy Ribeiro, Jackson Ronnie Sá da Silva; representando a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Gomes Azevedo Cutrim; a Coordenadora do Polo de Bequimão, Ana Cléa Góis Rodrigues; o secretário de Educação de Bequimão, Aristides Amorim; e os vereadores Valmir, Vetinho e Amarildo.

UEMA11 UEMA12

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free