casa » Archivo de Etiquetas: Sessão

Archivo de Etiquetas: Sessão

Vereadora Fátima Araújo retoma atividades dia 5/08 na Câmara Municipal de São Luís

COMPARTILHE
A vereadora Fátima Araújo (PCdoB), retomará as atividades parlamentares na Câmara Municipal de São Luís, nesta segunda-feira (05), referente ao sexto período da 19ª Legislatura. A parlamentar aproveitou o recesso para fazer um Checkup, atualização de exames e consultas de rotina, já que sua carga horária de trabalho é muito longa e precisa ter uma saúde de ferro.
No primeiro dia de retorno aos trabalhos a Câmara realizará uma sessão solene, que terá início às 9h da manhã, marcando o reinício dos trabalhos no Plenário Simão Estácio da Silveira. Este ano a Câmara vai completar 400 anos, debaterá temas como a proposta do novo Plano Diretor de São Luís e a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, por exemplo.
Mesmo de recesso, Fátima Araújo montou um plano de ações e sua equipe caiu em campo em busca de benefícios para as comunidades de São Luís. Foram ruas e avenidas visitadas, bairros da periferia, órgãos estaduais e municipais, além de entidades públicas. Neste segundo semestre, ações serão realizadas em prol da população com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

Vereadora Fátima Araújo volta aos trabalhos da Câmara nesta segunda-feira (6)

COMPARTILHE

Recesso é simplesmente para os fracos. Esta é a frase usada pela vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) que passou 18 dias de um recesso apenas no papel. Durante esses dias, a vereadora visitou comunidades, participou de reuniões com moradores, cobrou autoridades municipais e estaduais e fez seu planejamento para o segundo semestre de Legislatura na Câmara Municipal de São Luís.

Nesta segunda-feira (6) a Pequena Guerreira volta com todo gás para buscar benefícios que beneficiem a população ludovicense. Preocupada com os bairros que fazem parte do Complexo do João de Deus, Fátima Araújo vai em busca de novas melhorias, tanto na infraestrutura, quanto nos demais seguimentos da gestão pública.

Elogiada até pelos colegas parlamentares, a vereadora Fátima Araújo tem sido uma espécie de mensageira que leva os problemas dos bairros para os governos estaduais e municipais e traz benefícios para a população. Como parlamentar, Fátima tem cumprido seu papel no parlamento, fiscalizando, cobrando e criando projetos de lei, assim com aprovando indicações e requerimentos com pedidos de serviços ao povo.

 

Câmara Municipal de Bequimão recebe hoje a Juíza da Comarca de Bequimão durante sessão

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Bequimão, no litoral ocidental maranhense, recebe na manhã desta sexta-feira (24), a  visita da juíza Michelle Amorim Sancho Souza, responsável pela Comarca de Bequimão. A Chefe do Judiciário daquele Município, se colocou à disposição dos nobres parlamentares, para em Sessão Ordinária promovida por aquela Casa Legislativa, fazer um balanço de sua Gestão à frente da Comarca.

O presidente da Câmara, Vereador Amarildo Paixão (PSD), parabenizou a iniciativa da magistrada, e aproveitou para convidar a população, diretores de escolas, autoridades municipais, sindicatos, associações e lideranças comunitárias, para assistirem as esplanações da juíza.

“Quero agradecer e ao mesmo temo parabenizar a Dra. Michelle por tamanha grandeza, em apresentar aos representantes do povo bequimãoense (vereadores), a sociedade civil, autoridades e associações, o seu desempenho à frente do Poder Judiciário deste município. Quero convidando desde já, a todos a se fazerem presente nesta sessão”, destacou o presidente da câmara.

 

Ação Social de Fátima Araújo em parceria com o Procon beneficia dezenas de pessoas no Lago Azul

COMPARTILHE

Uma marca que consagrou a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) como a Pequena Guerreira na capital maranhense, continua fazendo a diferença e a coloca como a parlamentar que mais realiza ações sociais em São Luís.

Esta semana a vereadora realizou uma Ação Social em parceria com o Procon que beneficiou dezenas de moradores do bairro Lago Azul, região do Conjunto São Raimundo em São Luís. O evento serviu para retirar RG e CPF para todas as idades. Foram três dias de Ação (12,13 e 14), e foi realizada, na Associação Rural de Lago Azul, localizada na Avenida Cleber Verde.

Só este ano, em 8 meses de parlamento, a vereadora Fátima Araújo tem realizado grandes ações em parcerias com os governos municipal e estadual. Foram centenas de pessoas beneficiadas, que vai de documentos a consultas e exames.

De acordo com a vereadora, sua maior vontade é melhorar a vida das pessoas. “Não entrei na política por outro objetivo, a não ser ajudar às pessoas. É por isso que fui eleita e isso me deixa feliz. Quando não posso ajudar, me sinto mal. Graças a Deus tenho conseguido vários benefícios para nosso povo” – disse Fátima Araújo.

Astro de Ogum anuncia “Expresso da Cidadania” durante em sessão ordinária

COMPARTILHE

Durante pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta segunda-feira (06), o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR), destacou como altamente produtivas,  as ações que vem sendo realizadas ali ao longo dos últimos dois, enfatizando como prioridade o esforço para o aprimoramento dos trabalhos, como alternativa para colocar adequar o Legislativo Ludovicense, colocando-o no patamar que merece. Anunciou, dentre outras novidades, o início do projeto “Expresso da Cidadania”.

“Muitas das vezes somos surpreendidos através de comentários que visam denegrir a imagem da Câmara Municipal. Aqui, evoco o testemunho da imprensa, porque ela é livre e pode testemunhar o nosso trabalho. Nossa meta sempre foi a da modernização e do dinamismo. Por conta disso,  estamos trocando toda a instalação elétrica de nossas dependências, já modificamos a iluminação do plenário e continuamos nessa árdua tarefa”, destacou Astro de Ogum.

Como num rápido balanço, ele disse que o Legislativo Municipal atua sempre prestando contas ao Ministério Público, à Vara dos Interesses Difusos, da Justiça de Primeiro Grau e que está agilizando a sua assessoria, para que todas as prestações de contas dos ex-prefeitos e da atual administração municipal sejam votadas.

ACERVO

Um dos pontos elencados pelo presidente da Câmara, diz respeito à digitalização do acervo do órgão. “Temos um acervo rico, histórico, muito interessante e que precisa ser preservado. Por conta disso, estamos processando a digitalização, para que a nossa história não se perca. Tivemos figuras de relevo como vereadores, a exemplo de Barbosa de Godói, de Luiz Rocha e de muitos outros”, acrescentou Astro de Ogum.

Ele anunciou ainda que, dentro de pelo menos duas semanas, o painel de votação eletrônica estará funcionando, o que, no  seu entendimento será um grande avanço.  Revelou ainda que  nesse seu segundo mandato presidencial, a Rádio Câmara será uma realidade, frisando que isso será um grande avanço, porque as ações do Legislativo de São Luis terão repercussão nacional.

EXPRESSO DA CIDADANIA

“Talvez por pura maldade, dizem que a Câmara de São Luis teria dono. Nada disso, esta é uma tribuna livre, um parlamento extremamente democrático, onde tanto nós vereadores como a população têm voz. Agradeço aos colegas que me delegaram o segundo mandato, ao mesmo tempo em que anuncio ainda para este semestre, o advento do “Expresso da Cidadania”, que é  o trabalho itinerante, quando iremos aos bairros, conversar com a população. Nada mais democrático do que uma ação como essa”, ressaltou o presidente da Câmara.

De acordo com Astro de Ogum, a Câmara nunca decepcionou e jamais decepcionará a população da cidade, porque vem cumprindo à risca o seu papel de representante popular. Disse que jamais tirou um dia de férias nesse período como presidente e destacou o esforço de um grupo de servidores, que sempre está ao seu lado  no dia a dia, sem direito a folgas de domingo, feriado ou dia santo.

Ao final, se dirigiu a um grupo de taxistas que ocupava o plenário, e que se manifestam contra as atividades do Uber, para destacar: “Não somos contra vocês, taxistas. Vamos dialogar, porque o diálogo  é o maior método na busca de solução para qualquer problema. Vocês são peças importantes na nossa engrenagem social e, por isso, temos que  conversar”, salientou.

Texto: Djalma Rodrigues

Câmara de São Luís dá início a sua décima nona legislatura

COMPARTILHE

Com a realização de uma sessão solene, a Câmara Municipal de São Luís deu início, na manhã desta segunda-feira, (06), aos trabalhos legislativos do ano de 2017, marcando o começo da 19ª legislatura, que contou com a presença do prefeito Edivaldo Júnior (PDT), vereadores e outras autoridades. Além de fazer a tradicional saudação ao Legislativo Ludovicense e seus integrantes, o chefe do Poder Executivo Municipal, Edivaldo Holanda Junior fez uma prestação de contas sobre o exercício passado, e apontou diretrizes e prioridades para a gestão 2017/2020.

FUNCIONAMENTO DA CASA LEGISLATIVA

Os trabalhos foram iniciados nesta segunda feira (6).  Sem que haja interrupção nas sessões, as mesmas acontecerão sempre às segundas, terças e quartas-feiras, segundo informou o presidente da casa, o Vereador Astro de Ogum. Apesar de alguns contratempos, por conta de trabalhos que estão sendo ultimados para proporcionar melhores acomodações aos parlamentares, servidores e frequentadores da Casa, ele disse ainda que, como toda a rede elétrica está sendo trocada e algumas obras internas ainda estão em andamento, não haverá expediente nas quintas e sextas-feiras para os servidores.

“Havia a necessidade de fazermos essas adequações no prédio, que é histórico e, por isso, requer cuidados especiais. Além disso, estamos fazendo a troca da rede elétrica que foi condenada pela Cemar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Com isso, a Casa contará com uma nova rede elétrica em todas as dependências do prédio do Legislativo Municipal”, frisou Astro Ogum.

Durante a sessão, foram apresentados os 31 vereadores. Do total da edilidade, 16 foram reeleitos e os outros 15 vão assumir pela primeira vez, sendo que alguns aproveitaram a oportunidade para fazerem suas manifestações.

PALAVRA DE ALGUNS VETERANOS

Reeleito para o seu terceiro mandato, o Vereador Francisco Chaguinhas (PP) aproveitou o momento para agradecer ao povo de São Luis por mais este mandato que lhe foi dado.

“Agradeço ao povo de São Luís por mais esse mandato que a mim foi depositado e quero ratificar de que estarei incansavelmente na luta e defesa do nosso povo”, disse. Já o vereador Marquinhos (DEM), reeleito para o seu segundo mandato, também aproveitou o momento e agradeceu aos ludovicenses pela autoconfiança e pelos mais de 7 mil votos recebidos.

Quem também conversou com o editor deste blog foi o vereador  reeleito Estevão Aragão (PSB), que foi contundente em afirmar que  o trabalho irá continuar. “O nosso trabalho irá continuar. A cidade pode contar com o nosso mandato”, disse. Quem também se manifestou foi o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

“Continuaremos nesta mesma linha, onde o povo de São Luís aprovou a nossa atuação do mandato anterior. Exemplo disso foi a nossa expressiva votação nas eleições de 2016”, disse.

MANIFESTAÇÃO DOS NOVATOS

O jovem Vereador Nato Junior (PP), eleito com mais de 6 mil votos, aproveitou o momento para agradecer aos seus eleitores  e reafirmar o seu compromisso com os ludovicenses.

“O Povo de São Luís pode, sim, esperar do mandato popular do Vereador Nato Junior. Chego aqui com mais uma missão, que é de bem representar o meu povo e lutar incansável por seus direitos. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos pela confiança que a mim foi dada”, disse.

Também eleito para o seu primeiro mandato, o Vereador Aldir Júnior (PR) também se manifestou e agradeceu àqueles que torceram por ele e que o ajudaram na construção de todo o processo eleitoral até a vitória.

“Obrigado, São Luís, por mais essa conquista que não é minha, mas, sim, nossa. Pode ter certeza de que estaremos trabalhando para corresponder às expectativas de todos vocês ( povo)”, disse.

Eleito pela coligação “Por Amor a São Luis”, com mais de 4 mil votos, o Vereador Sá Marques (PHS) também aproveitou o nome para agradecer aos seus eleitores.

“Obrigado, São Luís. Irei honrar cada voto recebido”, disse.

Já o Vereador Edson Gaguinho (PHS) também se manifestou e  agradeceu a todos por essa conquista de ser eleito para bem representar os ludovicenses.

Além do prefeito de São Luís, Edivaldo de Holanda Júnior, vice- prefeito, Júlio Pinheiro, secretários municipais, Secretário de Articulação Política do Governo do Estado, Márcio Jerry, deputado federal Weverton Rocha, ex-vereador Ivan Sarney, representando a Academia Maranhense de letras e outras autoridades, um grande público se fez presente ao plenário e na galeria da Câmara Municipal para participar do ato solene e cumprimentar seus vereadores e amigos.

Após a realização da sessão Astro de Ogum esteve reunido com vereadores da sala da Presidência, quando foram tratados assuntos relativos a composição das comissões técnicas da casa, bem como as matérias que serão apreciadas nesse início de legislatura, além do relacionamento com o Poder Executivo.

Texto: Alteré Bernardino e Davi Max

 

 

Câmara esquenta o clima durante sessão

COMPARTILHE

D1

O que ninguém esperava na sessão desta quarta feira (15), era que o clima fosse esquentar. Durante a sessão presidida pelo vereador Astro de Ogum (PR), os ânimos se alteraram, mas foram contornados momentaneamente pelo presidente. Na discursão, os vereadores Francisco Chaguinhas (PSB) e Beto Castro (PROS), trocaram acusações. Chaguinhas, que é letrado, discursou em parábolas e Beto Castro não conseguia assimilar nada. Mais uma vez, Astro contornou a situação.

Minutos depois houve outro embate, entre o vereador e líder do governo, Osmar Filho (PSB), contra a progressista Rose Sales. A discursão foi forte, mas Astro de Ogum conseguiu acalmar os parlamentares. Enquanto isso, o vereador Marquinhos (PRB), considerado polêmico, procurava um corajoso pra também formar outra zuada, mas ninguém topou o desafio.

Quando todo mundo achava que nada mais aconteceria no plenário da câmara, veio o vereador Roberto Rocha Junior (PSB) e disparou para cima de Rose Sales (PP). A progressista que não guarda almoço pra janta, revidou ao filho do senador, mas o “Astro Protetor”, mais ma vez entrou em ação. O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) também se assanhou, mas o tempo já estava esgotado.

Durante o bate-boca de Rose Sales e R.R.J, eis que o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), o rei das frases famosas, solta mais uma daquelas.

“A vereadora Rose Sales se comporta como uma HIENA no plenário da câmara” – disparou o Pedetista.

Fábio Câmara, que ultimamente tem tomado seus chás de capim limão e camomila, estava tranquilo, até parecia que nada estava acontecendo no plenário. No final da sessão, já com muita fome, Câmara tentou se exaltar, mas o Árbitro Astro de Ogum terminou a partida. A sessão que começou por volta das 10:30h e terminou as 15h, teve a bela condução do presidente Astro. Mesmo com tantas paralisações, a pauta foi votada, inclusive a LDO, que direciona a LOA 2016.No final da batalha, todos saíram satisfeitos.

 

Câmara inicia período legislativo com discursos de um novo tempo

COMPARTILHE

ASTRO1

Com pronunciamentos voltados para a realização de um novo tempo, a Câmara Municipal de São Luís deu início, na manhã desta segunda-feira, (02), ao seu quinto período legislativo, onde a tônica foi marcada pela transmissão das sessões do parlamento ao vivo pelas ondas da Rádio Difusora, bem como da parceria entre a prefeitura da capital e o governo do estado, tendo a participação da Câmara como protagonista. Inicialmente o presidente do Legislativo Ludovicense, vereador Astro de Ogum (PMN), falou da iniciativa de veicular as atividades da Casa, “a partir de hoje até o fim do meu mandato”, conforme enfatizou, e das ações a serem desenvolvidas entre os governos municipal e estadual.

Em seguida o dirigente do parlamento fez questão de dirimir alguns equívocos veiculados na imprensa sobre a garantia da realização do carnaval de passarela, deixando claro que isso é fruto da parceria entre prefeitura e governo do estado, e que ele somente participou de algumas reuniões para tratar do assunto a convite de presidentes de escolas de samba. Sobre especulações, Astro de Ogum foi taxativo ao afirmar que em momento algum participou de reunião com o prefeito Edivaldo Holanda Junior para tratar de assunto sobre qualquer tipo de acordo, e no tocante a transmissão das sessões via rádio, assinalou que esta é mais uma maneira dos vereadores se aproximarem da população.

iv1 ASTRO2IV3

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – Acerca de alguns problemas como pendências do Legislativo com alguns profissionais de comunicação Astro de Ogum falou que estaria resolvendo o assunto na tarde de ontem. Já quanto aos servidores que estão com problemas relacionados ao não pagamento dos meses de dezembro e janeiro, ele sinalizou está resolvendo a questão até o próximo dia 08. Ele mencionou também entre outros problemas a serem enfrentados, e pediu a compreensão dos vereadores e funcionários para buscar resolução das pendências.

Com a palavra franqueada se pronunciaram os vereadores Eidimar Gomes (PSDB), empossada nesta segunda-feira na vaga de Sérgio Frota, que renunciou o mandato por ter sido eleito deputado estadual. Em seguida foi a vez de Francisco Chaguinhas (PSB) dizer que “depois do dia de hoje esta Casa nunca será a mesma” para Antonio Lisboa (PCdoB) completar o interesse de fazer interlocução entre a Câmara e o governo estadual, “e que a Câmara nunca teve a oportunidade de ser chamada para ser protagonista de um processo como este.

IV3 iv1 IV2

Ivaldo Rodrigues (PDT) além de enaltecer o novo momento  e se dirigir a Astro de Ogum “que tenha em mim um aliado para contribuir com sua gestão. Marquinhos (PRB) seguiu a mesma linha dos antecessores e conclamou o governo municipal a se engajar na luta pela refinaria Premium.  Fábio Câmara (PMDB) teceu críticas a gestão do executivo municipal para  Rose Sales (PCdoB) falar das iniciativas do governo Flávio Dino, destacando “a reversão do caos social instalado historicamente”.

Armando Costa (PSDC) e Osmar Filho (PSB) também se manifestaram pela situação de um novo tempo, e finalmente o secretário Municipal de Governo, Lula Fylho, fez a leitura da mensagem do prefeito Edivaldo Holanda Junior aos vereadores, já que estava impossibilitado de comparecer a reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal por encontrar-se numa reunião com o governador Flávio Dino para tratar da Metropolização de São Luís.   

 

 

Ex-presidentes da Câmara são homenageados

COMPARTILHE

FT1

Uma verdadeira homenagem aos homens que presidiram a Câmara Municipal de São Luís desde o ano de 1948 até a presente data. Na manhã desta quarta-feira (17), aconteceu a inauguração da galeria dos ex-presidentes do Legislativo Ludovicense. Fazendo uma saudação aos ex-presidentes que compareceram hoje a solenidade (Edivaldo Holanda Braga, Ivan Sarney e Valdivino Castelo Branco) e aos familiares dos ausentes, o presidente da Casa, Antonio Isaias Pereirinha (PSL), manifestou a satisfação de “presidir este ato que resgata e registra a memória daqueles que tiveram grandes serviços prestados a nossa população e deram sua valorosa contribuição para o desenvolvimento de nossa cidade”.

FT10FT7

Em seu pronunciamento Pereirinha fez um histórico desde a fundação do Senado da Câmara por meio da Carta Régia de 09 de fevereiro de 1619, sob o comando de Simão Estácio da Silveira, passando pelo seu fechamento em 1930 e sua reabertura em 1948, tendo como primeiro presidente iniciando o período de legislaturas José Matos Carvalho. Pereira aproveitou para afirmar que “esta Câmara sempre se fez presente em todos os atos públicos e políticos que fazem a nossa história, desde a sua fundação até os dias atuais”.

FT3 FT5

Para fazer a apresentação da galeria dos ex-presidentes da Câmara o chefe do cerimonial, Erick Teixeira, detalhou o projeto de implantação da obra resgatando a história da vida daqueles que presidiram o Legislativo municipal. Como inspirador do projeto, o desembargador Milson Coutinho, autor de um livro sobre a Câmara Municipal, disse que “esse ato se constitui no primeiro passo para a comemoração do quarto centenário da Câmara Municipal daqui a três anos”. Ele ainda falou da importância “dessa Casa que já teve homens ilustres como João Lisboa, Henriques Leal, Barbosa de Godois, Ribeiro do Amaral, dentre outros”.

FT4 FT8

Agradecendo a homenagem fizeram uso da palavra, os ex-presidentes Edivaldo Holanda, destacando a história do Legislativo, quando lembrou a sua eleição ocorrida em plena praça João Lisboa em cima de uma cadeira de engraxate. Já Ivan Sarney enfatizou que “este momento para mim particularmente é um reencontro com a história desta casa”, enquanto Valdivino Castelo Branco observou que “nós só temos que ficar gratos com uma homenagem a todos que prestaram seus serviços dentro de suas especificidades, buscando o bem estar de nossa população”.

FT1FT9

O vereador Francisco Carvalho (PSL), também ex-presidente, falou sobre a importância do resgate da memória da Câmara, destacando a iniciativa da atual direção da Casa.

 

Agenda lotada nesta segunda feira

COMPARTILHE

7

Esta segunda feira (15) foi pequena para tantas atividades parlamentares do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), também presidente da comissão de orçamento da câmara municipal de São Luís. Logo bem cedo, o parlamentar atendeu as lideranças comunitárias em seu gabinete. Após agenda cumprida, Ivaldo desceu para o plenário da câmara onde participou da sessão e teve novos requerimentos aprovados.

1 2

Após a sessão, o vereador passou por uma bateria de perguntas sobre a LOA – Lei Orçamentária Anual, em uma entrevista coletiva. Após a coletiva de imprensa, Ivaldo atendeu várias lideranças dentro do plenário da câmara. Já pensando na reunião de amanhã (16) sobre a LOA 2015, o parlamentar tratou logo de organizar todos os documentos, para que sejam cobradas explicações aos secretários municipais de São Luís.

3 4

Em 2014, o vereador Ivaldo Rodrigues esteve de licença Por 120 dias no período da campanha para deputado estadual, mas mesmo assim, o parlamentar que representa a região do Turu, pode se tornar o vereador com maior número de requerimentos aprovados em apenas 9 meses de trabalho este ano.

5IV12

Atuante e assíduo, Ivaldo é sempre um dos primeiros vereadores a chegar ao plenário da câmara todos os dias. Diferente de muitos, que só chegam cedo quando é autor de alguma preposição do dia. Mesmo assim, ainda tem gente que chega atrasado.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free