casa » Archivo de Etiquetas: Semus

Archivo de Etiquetas: Semus

Prefeitura de Bequimão e Hemomar realizam nova coleta de sangue no município

COMPARTILHE

Pelo menos 70 pessoas se dispuseram a doar sangue em coleta realizada nesta quinta-feira (24), no Centro de Saúde Santo Antônio, em Bequimão. Foram coletadas, no município, 36 bolsas de sangue entre 8h e 17h. A campanha acontece a cada quatro meses e é uma iniciativa da Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Hemonúcleo de Pinheiro.

Nesta edição, a equipe do banco de sangue regional se dividiu em pelo menos quatro setores: recepção, pré-triagem, triagem e sala de doação. Entre os profissionais deslocados pelo Hemonúcleo de Pinheiro para Bequimão estavam motorista, recepcionista, assistente social, enfermeira, técnicas de enfermagem e um técnico laboratorial, totalizando 12 pessoas.

Ao chegarem ao Centro de Saúde Santo Antônio, os voluntários eram acolhidos pela recepcionista e por uma assistente social, responsáveis pelo cadastro de doação. Nessa etapa, os candidatos apresentavam documento oficial de identificação com foto, além de informações de contato, como forma de garantir a comunicação com o Hemonúcleo.

Finalizado o cadastro, os voluntários foram encaminhados para a sala de pré-triagem, onde passaram por exames de verificação da pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. Na triagem clínica, passaram por uma entrevista minuciosa sobre o estado de saúde, para comprovar se, de fato, estavam aptos a doar sangue.

Caso a doação pudesse ser feita, os doadores eram levados até a sala de coleta, onde as técnicas de enfermagem realizavam a limpeza do braço na região da punção. O material utilizado em cada processo era esterilizado e, depois do uso, descartado, não apresentando nenhum risco para o doador. Além de segura, a coleta de sangue é rápida, durando, em média, 15 minutos por pessoa.

A diretora do Hemonúcleo de Pinheiro, Ana Paula Froes, destacou que o objetivo é tornar a coleta cada vez mais acessível para as pessoas que desejam praticar o ato de solidariedade. “Atendemos, hoje, 42 municípios. Em vez de o doador se deslocar até Pinheiro, levamos esse atendimento aos demais municípios da região, a fim de facilitar a captação. Com a iniciativa, beneficiamos não só o doador, mas também os pacientes que precisam desse sangue, com a grande probabilidade de aumento do nosso estoque”, ressaltou a diretora.

Esta é quarta vez que a equipe do Hemonúcleo de Pinheiro vem a Bequimão. Na primeira campanha, 30 pessoas passaram pela triagem e 23 bolsas foram coletadas; na segunda, 40 pessoas se voluntariaram e 26 bolsas foram coletadas; enquanto a terceira contou com a sensibilidade de, aproximadamente, 40 pessoas e disponibilizou 28 bolsas ao banco de sangue.

O secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, informou que a Semus vai intensificar as ações de sensibilização da população bequimãoense, visto que o número de voluntários quase dobrou neste ano. “Com muito esforço e dedicação, conseguimos mobilizar mais uma campanha de doação de sangue em nosso município. Ainda há resistência muito grande por parte das pessoas e uma série de ideias a ser desmistificada no que diz respeito ao processo de doação. Porém, mesmo com as dificuldades, conseguimos mobilizar um bom número de voluntários dispostos a participar desse importante ato de solidariedade. Agradecemos imensamente quem demonstrou amor ao próximo e disponibilizou um pedacinho de si para salvar outras vidas”, afirmou o secretário de Saúde de Bequimão.

Por Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão

Vereador articula reunião para tratar da reforma no Centro de Zoonoses

COMPARTILHE

P14

O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) se reuniu na tarde da quarta-feira, 18, com a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, para tratar da reforma do Centro de Zoonoses, localizado no campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís. Representantes de organizações que tratam de animais além dos vereadores Bárbara Soeiro (PMN), Marquinhos (PRB) e Basileu Barros (PSDC) acompanharam o parlamentar durante o encontro.

Segundo informações dadas pela titular da Semus, para reformar o Centro de Zoonoses serão necessários R$ 184 mil de acordo com projeto já aprovado. “A secretária Helena Duailibe nos garantiu que todos os esforços serão feitos para agilizar a reforma do Centro de Zoonoses” – disse o vereador.

O Centro de Zoonoses é responsável pelo controle de doenças relacionadas a animais em situação de abandono. Além disso, é o órgão responsável pela imunização dos animais domésticos. Segundo o vereador, o funcionamento do centro é essencial para a população.

“Isso é um ponto importante para tratarmos da questão dos animais que estão abandonados em nossa cidade e com o apoio das organizações que tratam desses animais, a Semus poderá contar com nosso apoio, para assim contribuirmos para resolver esse problema”.

Uma nova reunião com a Semus já ficou pré-agendada para o mês de abril com a participação dos vereadores e de representantes das organizações para tratar das ações necessárias antes do início das obras.

Prefeito garante reestruturação na área da saúde de São Luís

COMPARTILHE
A saúde de São Luís está começando a mudar

A saúde de São Luís está começando a mudar

*Texto de assessoria*

Seguindo a linha da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adotou um novo modelo de trabalho para a reestruturação de toda a rede de atendimento na área da saúde de São Luís. No Hospital Municipal Clementino Moura – o Socorrão II – uma série de medidas foi iniciada, como parcerias institucionais, mutirões de cirurgias ortopédicas e criação de leitos de retaguarda em outras unidades de saúde, reduzindo a demanda de espera por atendimento em até 80%.

As ações também estão sendo implantadas em outras unidades de urgência e emergência como no Hospital da Criança, que além das intervenções e apoio com leitos de retaguarda, será contemplado com a construção de um centro cirúrgico. No Hospital Municipal Djalma Marques – o Socorrão I – ações similares para garantir o aperfeiçoamento do atendimento, serão realizadas a partir de maio. Além da melhoria no sistema de triagem, o hospital contará com mutirões na área da Neurocirurgia.

O modelo de mutirões é uma experiência já consolidada com sucesso no Socorrão II beneficiando o setor de ortopedia. Cerca de 40 cirurgias chegam a ser realizadas mensalmente através do convênio com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). Em fevereiro foram realizadas 168 transferências e em março 197. Dessa forma, houve melhora significativa no atendimento e não existem mais pacientes ortopédicos nos corredores do Socorrão II.

“Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, todo o sistema de Saúde está sendo reestudado para que possamos alcançar os avanços tão esperados por nossa população. Nós temos sido incansáveis em buscar melhorias”, frisou a titular da Semus, Helena Duailibe.

A Prefeitura também está realizando investimentos em outras unidades de saúde do município, o que ampliará o número de vagas e auxiliará nos leitos de retaguarda. A Unidade Mista do Coroadinho foi reaberta. Agora, conta com 26 leitos e funciona como emergência 24 horas. Também passam por mudanças estruturais a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, São Bernardo e em breve o Hospital da Mulher irá dar apoio ao sistema com a criação de leitos de alta complexidade e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O quadro das equipes está sendo reestruturado e novos equipamentos cirúrgicos estão sendo adquiridos.

Ainda passarão por intervenções o Centro de Especialidades Médicas do Filipinho e o posto de saúde do Bairro de Fátima. O Centro de Saúde Paulo Ramos (Centro) será transformado em unidade de referência para tratamento de doentes renais, hipertensos e diabéticos. Até o final de maio, serão inaugurados o Centro de Saúde Carlos Macieira (Sacavém) e o Centro de Saúde Alexandra Tavares (Residencial Alexandra Tavares).

CONSULTAS E EXAMES

Em maio, será implantado um novo modelo para marcação de consultas e exames na rede municipal que vai aperfeiçoar o atendimento. A Semus contará com um Call Center, que permitirá ao usuário do sistema marcar seu exame de qualquer local da cidade. Também será modificado o sistema de distribuição das senhas na Central de Marcação: a entrega das senhas passará a ser feita apenas no turno vespertino com o retorno para o dia seguinte. Para consultas e exames de alta complexidade, os horários serão diferenciados com agendamento apenas no período da tarde, contribuindo para a redução de filas.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free