casa » Archivo de Etiquetas: Semana Santa

Archivo de Etiquetas: Semana Santa

Prefeito de Alcântara entrega 10 toneladas de peixes na Quinta-Feira Santa para famílias carentes

COMPARTILHE

Centenas de famílias alcantarenses não precisaram se preocupar com o alto preço do pescado na Semana Santa. A Prefeitura Municipal de Alcântara, através do prefeito Anderson Wilker (PCdoB), distribuiu nesta quinta-feira (18), 10 toneladas de peixes (Palombeta), proporcionando ceia farta para a população do município nesta Sexta-Feira Santa (19).

É o terceiro ano consecutivo que a administração do prefeito Anderson Wilker desde que assumiu a gestão do município de 2017.  Este ano foram distribuídos 10 toneladas de pescado para famílias de baixa renda na sede e zona rural do município. “É uma tradição comer peixe na Semana Santa, mas as pessoas mais carentes têm dificuldades de comprar nesse período, porque o pescado fica mais caro. Foi com planejamento que trabalhamos e fizemos esta Ação Social para nossos irmãos alcantarenses. Além do peixe ficar caro neste período, a chuva e a maré não têm facilitado para os pescadores da nossa região”, destacou o prefeito, que foi categórico ao falar que o mais importante é que as famílias vão está com a mesa farta nesta Sexta-Feira Santa.

Por Alcântara ser um município muito grande em extensão territorial com 209 povoados, o prefeito Anderson Wilker determinou a entrega do pescado na Sede (Praça do Galo), e nos polos na zona rural, como Agrovilas, Oitiua, Cujupe, Raimundo Sú, Santa Maria, Japeú e Peroba de Cima, facilitando a vida de quem mora na região.

 

“Além da distribuição do peixe, para quem esteve presente na Praça do Galo, a Secretaria de Agricultura do Município, montou barracas e realizou uma Feira da Agricultura Familiar, onde o produtor aproveitou o movimento para vender seus produtos naturais, cultivados em suas propriedades rurais.

Estiveram presentes na ação, além do prefeito Anderson Wilker, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, produtores e moradores.

Fotos: Reprodução

Prefeito Zé Martins vai distribuir peixes na Semana Santa para famílias de baixa renda em Bequimão

COMPARTILHE

A gestão do prefeito Zé Martins tem sido realmente voltada para os mais pobres de Bequimão. A grande prova dessa visão administrava é a manutenção do programa Peixe para Todos, criado em 2013 por Zé Martins, e que este ano completa a 7ª Edição. O prefeito distribui todos os anos toneladas de peixes para famílias de baixa renda no município de Bequimão. O programa foi criado baseado no aumento do preço do pescado todos os anos durante a Semana Santa. Com isso, Zé Martins realiza essa Ação Social que beneficia milhares de pessoas, tanto na zona rural, quanto na sede do município.

Este ano, a distribuição das senhas e do peixe acontecerá no dia 18 de abril (quinta-feira), no Mercado Municipal, na Orla Marítima da cidade, iniciando às 6h da manhã, mesmo local da entrega do pescado. Só poderão receber senhas pessoas com idade acima de 12 anos. Vale lembrar, que a fila será única e terá fiscalização da Guarda Municipal.

A reunião para o planejamento da distribuição aconteceu na manhã desta terça-feira (9) e contou com representantes das Secretarias que estarão envolvidas diretamente na Ação da Distribuição do Pescado. Participaram da reunião Dinha Pinheiro (Igualdade Racial), Kell Pereira (Esporte e Juventude), Representantes das Secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação, Limpeza Pública, Saúde, Carlos Bouéres e Otoniel Gusmão (Guarda Municipal), e representantes de demais secretarias.

Fotos: Rodrigo Martins

Paixão de Cristo leva centenas de pessoas às ruas de Alcântara

COMPARTILHE

Fé, amor, devoção e emoção em contraste com um cenário histórico marcaram a tradicional Via Sacra de Alcântara. Crianças, jovens e adultos se reuniram no propósito de recriar o fato mais importante da história do Cristianismo em uma peça cheia de surpresas e comoção. O espetáculo começou no Largo do Carmo e encerrou-se na Praça da Matriz.

Centenas de pessoas percorreram, nesta Sexta-Feira Santa (30), os principais pontos turísticos da cidade histórica de Alcântara atentos a cada detalhe da Paixão de Cristo. A peça foi realizada pela Companhia de Teatro Culturarte com o apoio da Prefeitura de Alcântara.

O texto da Via Sacra foi adaptado por uma alcantarense, que dedicou vários anos da vida para estudar os momentos vividos por Jesus Cristo quanto esteve na Terra.

Para Karina Valesca, escrever a Paixão de Cristo é uma experiência única, que fica para a vida inteira. “Quando a gente começa se aprofunda na história de Jesus é muito emocionante. Aprendemos a ter mais fé a cada dia de estudo. E ver essa história sendo encenada em praça pública é impagável”, destacou a escritora.

De acordo com a espectadora Maria dos Remédios, a Via Sacra é emocionante ainda mais quando apresentada nas ruas de Alcântara. “Os casarões, as ruas de pedras e as ruínas deixaram esse espetáculo mais original. Durante a peça senti que minha fé se renovou, porque foi lindo e cheio de vida tudo que vi”, disse Maria.

Segundo a atriz Mirele Lima, que interpretou o papel de Maria de Nazaré, é um privilégio fazer um papel de tanta importância e ver o povo se emocionar com a atuação. “Interpretar Maria é o mesmo que interpretar o pepal de todas as mães do mundo, que lutam todos os dias e dão a vida para ver os filhos bem”, relatou.

Rodrigo Scanavino, que atuou como Jesus Cristo, destacou que reviver os últimos momentos do salvador é importante em qualquer lugar, mas se torna magnífico em Alcântara. “Nós sentimos como se realmente estivéssemos andando para o Calvário. As ruas de pedras proporcionaram essa emoção particular. Estou honrado por ter interpretado Jesus e feliz por ter dado tudo certo”, frisou o ator.

Para o diretor da Companhia Culturarte, Haroldo Júnior, que também representou o papel de Lúcifer, a peça superou todas as expectativas. “Nada supera o resultado final. Mesmo com uma equipe de poucas pessoas, conseguimos levar para ruas um espetáculo emocionante. É gratificante ver a fé em Jesus Cristo reluzir no rosto de cada pessoa que assistiu a encenação”, contou.

Mais de sessenta pessoas fizeram parte do espetáculo que reviveu os últimos dias de Jesus na Terra. A emoção e a fé tornaram a encenação em uma das mais bem interpretadas dos últimos anos na cidade de Alcântara. O grande público presente saiu satisfeito com o espetáculo religioso.

Texto: Tarcísio Brandão

Fotos: José Lindoso

Prefeito Anderson distribui 10 toneladas de pescados na sede e zona rural de Alcântara

COMPARTILHE

Apesar de todas as dificuldades que o Brasil atravessa economicamente, Alcântara também não ficou livre dessa crise que assola o país. Mesmo com tudo isso, o prefeito Anderson Wilker, reuniu forças para manter a tradição Cristã de comer peixe na Semana Santa. Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito distribuiu pescados para famílias carentes do município nesta quinta-feira (29), tanto na sede, quanto na zona rural. Foram 4 mil quilos na sede e 6 mil quilos na zona rural do município, totalizando 10 toneladas de peixes.

Todos os polos foram beneficiados: Agrovilas, Peroba, Santa Maria, Oitiua, Cujupe, Raimundo Sú, Itamatatiua e Japeu, contemplando as comunidades que fazem parte desses polos. Com a ação, o prefeito Anderson Wilker entrou para a história de Alcântara como o único prefeito a fazer distribuição de pescados às famílias carentes. Durante a distribuição a alegria era completa, tanto do gestor, quanto das pessoas que recebiam o pescado.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker destacou a importância de manter uma tradição Cristã milenar de comer peixe na Sexta-feira Santa.  “Apesar das dificuldades financeiras, devido à crise econômica, a gestão municipal fez todos os esforços para manter viva a tradição e não faltar alimentos típicos durante a Semana Santa aos moradores de Alcântara. Nossa meta é melhorar a vida dos que mais precisam e isso estamos fazendo. Nossa gestão é voltada para ações de políticas públicas e estou trabalhando diuturnamente pelo nosso povo”, destacou o prefeito.

A comitiva formada pelo prefeito Anderson, secretários e lideranças ficou concentrada às 8h na Praça do Galo, onde foram distribuídos pescados para famílias carentes da cidade, e de lá saiu para iniciar a entrega em povoados polos previamente selecionados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mulher e Igualdade Racial. Os beneficiários do Programa Bolsa Família, usuários do CRAS, CREAS E CAPS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa Criança Feliz, pessoas com deficiência, idosos, gestantes e lactantes foram prioridades na distribuição de peixes.

Fotos: José Lindoso

 

Prefeito Zé Martins mantém tradição e distribui 10 toneladas de pescados na Semana Santa

COMPARTILHE

Já é o sexto ano consecutivo que a Prefeitura de Bequimão, na administração do prefeito Zé Martins, distribui peixes às famílias de baixa renda do município na Quinta-Feira Santa. Foram entregues 10 toneladas de pescados, garantindo aos bequimãoenses a tradição cristã de ter pescado nas refeições da Páscoa. Mesmo com tanta chuva que caiu na manhã desta quinta-feira (29) na cidade, o povo não perdeu a oportunidade de receber seus peixes no Mercado Municipal.

Intitulado de “Peixe Para Todos”, o projeto atrai grande parcela da população, que desde cedo formou uma grande fila para assegurar uma senha. Cada pessoa saiu com 2 kg de peixes, além de um sorriso de gratidão estampado no rosto. “Eu e meus filhos viemos do povoado Macajubal, e estou muito satisfeito. Agradeço ao prefeito pela ação”, disse Apolinário Conceição Costa, de 63 anos. O morador da comunidade Balandro, Sebastião do Carmo Pires, chegou bem cedo para garantir seu pescado. “Cheguei às 5h da manhã para garantir uma senha, ainda chovia muito, já que eu sabia que daria muita gente. Graças a Deus já estou garantido para a ceia”, comemorou bastante sorridente.

A equipe do prefeito Zé Martins, com profissionais das mais diversas secretarias municipais, colaborou na distribuição do pescado. “Mais uma vez o povo de Bequimão veio pegar seu peixe para a Sexta-Feira Santa. É o 6º ano consecutivo e isso nos deixa bastante feliz. Os desafios aumentam a cada ano, mas o prefeito Zé Martins mantém e cumpre seus compromissos com o nosso povo”, disse a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, uma das organizadoras da ação.

O prefeito Zé Martins acompanhado da primeira dama Vânia Martins e de secretários e vereadores acompanhou toda distribuição no Mercado Municipal desde o início da manhã.  “Eu estou muito feliz por ver o povo comparecendo e dando importância a um projeto social que nós criamos desde o primeiro ano da gestão anterior. Muita gente não acreditava que esse projeto continuasse, mas a gente está mostrando que nossos programas são sérios e que nossa gestão é uma gestão de responsabilidade, de avanços sociais, e isto aqui é apenas uma primeira demonstração do segundo mandato, porque os programas Sociais e as políticas públicas vão continuar em nossa gestão e com muito mais avanços”, garantiu o prefeito Zé Martins.

A Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura para possíveis atendimentos de emergência, inclusive com uma ambulância no local. Foram feitos atendimentos básicos, como a verificação de pressão arterial. A Secretaria Municipal de Segurança disponibilizou agentes da Guarda Municipal para organização do trânsito na região do Mercado do Peixe, no Centro, e ordenou a segurança no local com o apoio da Polícia Militar do Maranhão. A Secretaria de Assistência Social, uma das responsáveis pela ação esteve presente com o secretário Josmael Castro e servidores da pasta.

Outras pastas contribuíram com a distribuição dos peixes, com as secretarias de Educação, Esporte e Juventude, Meio Ambiente, Administração e Transporte, Agricultura e Infraestrutura. A ação contou com a presença do Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins e da viúva do ex-prefeito Juca Martins, Maria Lênora (Letinha Martins), que acompanhou de perto toda movimentação. O presidente da Câmara Municipal, vereador Amarildo Paixão também esteve presente.

Rodrigo Martins

Prefeito de Pinheiro pode ter “fritado” 85 toneladas de peixes na surdina

COMPARTILHE

Dizem que mentira tem pernas curtas, mas ao se aproximar da Semana Santa, muitas outras características podem ser descobertas. Em Pinheiro o mentiroso não tem pernas curtas, mas tem cabelo na chapinha e mente que até peixes desaparecem do lago. E para aumentar a lista de suspeitas, Luciano Genésio licitou 125 toneladas de peixes para serem distribuídas na Semana Santa, mas anunciou em sua rede social que irá distribuir menos de 1/3 do pescado ou seja, 40 mil quilos.

A entrega de peixes no município de Pinheiro acontece nesta terça (27), quarta (28) e quinta-feira (29) poderá virar caso de polícia. Assim como no ano passado, os números anunciados não batem com os licitados, o que pode revelar mais um caso de suposta corrupção e desvio de dinheiro público na gestão do prefeito Luciano Genésio. A notícia tomou conta do Maranhão e já é o principal assunto de bastidores. A pergunta é: onde Luciano vai colocar 85 mil quilos peixes? Quem vai comer essas 85 toneladas de pescado.

O blog Maramais revelou com exclusividade, no último dia 20 de março, que a prefeitura havia contratado 125 toneladas de peixes para serem entregues na Semana Santa, ou seja, uma média de 1,5 Kg para cada habitante do município de Pinheiro. A empresa Ocean Comércio de Pescados celebrou contrato no valor de R$ 806.000,00 (oitocentos e seis mil reais), correspondentes a 125 mil quilos de pescado. ( reveja aqui ).

Para surpresa de todos, o prefeito Luciano Genésio divulgou em sua rede social que serão entregues apenas 40 toneladas, menos de 1/3 do que foi contratado.  Agora, o Ministério Público ou a Polícia Federal precisa investigar e descobrir para onde foram as outras 85 toneladas de peixes que não foram anunciadas no cronograma de entrega. Nessa matemática toda, mais de meio milhão de reais saiu no caldo do peixe. Pela quantidade anunciada, apenas 40 toneladas equivale a R$ 258.000,00 (duzentos e cinquenta e oito mil reais).

 

Com Informações Blog do Vandoval Rodrigues

Prefeito Anderson vai distribuir 10 toneladas de peixes na quinta-feira Santa em Alcântara

COMPARTILHE

Pelo segundo ano consecutivo o prefeito Anderson Wilker vai distribuir peixes para famílias de baixa renda no município de Alcântara. Além da sede do município, a zona rural também vai ser beneficiada pelo projeto, que visa ajudar famílias que não tem condições de comprar peixes para fazer a ceia na sexta-feira Santa. Como já se tornou uma tradição do maranhense comer peixe na sexta-feira Santa, o pescado acaba aumentando de preço, o que dificulta para quem tem uma baixa renda.

Pensando nas dificuldades que enfrentam as famílias de baixa renda em todo Brasil, o prefeito Anderson vai disponibilizar 10 toneladas de pescado para serem distribuídas as famílias de baixa renda em Alcântara. Na sede do município e na zona rural a distribuição começará às 8h da manhã. Já na sede a distribuição acontecerá na Praça do Galo, no centro da cidade histórica.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker destacou que apesar das dificuldades financeiras, devido à crise econômica, a gestão municipal fez todos os esforços para manter viva a tradição e não faltar alimentos típicos durante a Semana Santa aos moradores de Alcântara.

A comitiva formada pelo prefeito Anderson e secretários ficará concentrada às 8h na Praça do Galo, onde será distribuído para famílias carentes da cidade, e de lá sairá para iniciar a entrega em povoados previamente selecionados.

O QUE? – Distribuição de peixes

QUANDO? – Quinta-feira Santa, dia 29 de março

ONDE? – Praça do Galo e Zona Rural

HORÁRIO? – 8h da manhã

 

Prefeitura de Bequimão distribui peixes nesta Quinta-Feira Santa

COMPARTILHE

Nesta Quinta-Feira Santa, dia 13, a Prefeitura Municipal de Bequimão distribuirá peixes à população bequimãoense. O projeto “Peixe para Todos” é idealizado pelo prefeito Zé Martins (PMDB) pelo 5º ano consecutivo, garantindo mesa farta às famílias mais carentes do município nas festividades da Páscoa.

Em 2016, foram distribuídas 10 toneladas de pescado, mesma quantidade que será oferecida neste ano. “Os desafios aumentam a cada ano, principalmente com a crise que tem afetado o nosso país, mas o prefeito Zé Martins manteve seu compromisso e estamos, mais uma vez, garantindo peixe na mesa do povo de Bequimão na Semana Santa”, disse a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, uma das organizadoras da ação.

Como já se tornou tradição, a entrega dos peixes começará bem cedo. Às 5h30, iniciará a distribuição das senhas em frente a Prefeitura. Logo depois, o prefeito e uma equipe de funcionários e gestores do município fazem um mutirão, no Mercado do Peixe, para distribuir o pescado.

Também apoiam a ação a Secretaria Municipal de Saúde, que vai montar uma estrutura para possíveis atendimentos de emergência, inclusive com uma ambulância no local, e a Secretaria Municipal de Segurança, disponibilizando agentes da Guarda Municipal para organização do trânsito. As demais Secretarias estarão dando suporte durante a ação de entrega.

 

Prefeitura de Bequimão distribui 10 toneladas de pescados na Semana Santa

COMPARTILHE

Na Quinta-Feira Santa (24), como vem se repetindo há quatro anos, a Prefeitura Municipal de Bequimão distribuiu 10 toneladas de pescado às famílias mais carentes do município. A enorme fila começou a se formar bem cedo. Foram entregues quatro mil senhas e sacolas do projeto “Peixe para Todos”.

Cada pessoa saiu com mais de 2 kg de tilápia ou curimatá e também com um sorriso de gratidão no rosto. “Eu saí às 4h de casa, do povoado Enseada Funda, e tô muito satisfeito. Agradeço ao prefeito pela ação”, disse o senhor Juvêncio. A equipe do prefeito Zé Martins, com profissionais das mais diversas secretarias municipais, colaborou na distribuição do pescado, que reuniu uma quantidade maior de pessoas do que no ano passado.

“Os desafios aumentam a cada ano, principalmente com a crise que tem afetado o nosso país, mas o prefeito Zé Martins manteve seu compromisso e estamos, mais uma vez, garantindo uma ceia farta para os bequimãoenses na Semana Santa”, disse a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, uma das organizadoras da ação.

Pela grande quantidade de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura para possíveis atendimentos de emergência, inclusive com uma ambulância, mas não foi preciso utilizá-la. Foram feitos atendimentos básicos, como a verificação de pressão arterial e teste de glicemia. A Secretaria Municipal de Segurança disponibilizou agentes da Guarda Municipal para organização do trânsito na região do Mercado do Peixe, no Centro.

“Neste ano, a quantidade de pessoas superou nossas expectativas. Distribuir peixes é uma forma de distribuirmos renda, assim como fazemos nos demais programas sociais que a Prefeitura executa. Essas ações, evidentemente, vêm acompanhadas de outras ações mais estruturais, como a criação do Cinturão Verde, a oferta de cursos para empreendedores e para a juventude do município”, enfatizou o prefeito Zé Martins.

Também participaram da distribuição dos peixes o ex-prefeito Juca Martins, a primeira-dama Vânia Martins, o vereador Amarildo, os secretários Nhô da Colônia (Pesca), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Aristides Amorim (Educação), Neide Rodrigues (Assistência Social), Kell Pereira (Esporte e Juventude), Sinara Almeida (Extrema Pobreza), Doutor (Articulação Política), o coordenador de Obras, Tonho Martins, e os secretários adjuntos Ramone Araújo (Saúde), Cleonilde Bitencourt (Agricultura) e Balão (Cultura e Promoção da Igualdade Racial).

Fotos: Rodrigo Martins

Tribuna de Bequimão

 

Vereador participa do lançamento do Projeto “Peixe na Mesa” 2015

COMPARTILHE

RRJ

O vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) participou na manha de sexta-feira, (27) de mais uma edição do programa municipal “Peixe na Mesa”. A edição deste ano foi lançada no bairro Coroadinho, ao lado da Fundação Bradesco.

Além de lideranças políticas, o evento contou com a presença de muitos populares que fizeram questão de participar do ato e comprar os pescados por preços bem mais acessíveis. O programa “Peixe na Mesa” é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa).

Durante todo o período que antecede a Semana Santa, a comercialização do pescado será feita em feiras itinerantes pelo “Caminhão do Peixe” em dois turnos, disponibilizando 3 kg do produto por consumidor. O programa irá garantir preços de 25% a 30% inferiores aos preços praticados no mercado convencional.

Entre os bairros que serão atendidos com o programa, a Prefeitura priorizará aqueles cuja população tem um menor poder aquisitivo, tais como Anjo da Guarda, Coroadinho, Vila Fialho, Vila Izabel, Vila Embratel, Liberdade, Vila Magril, Itapera, Cidade Operária, Sacavém, Alemanha, bairros do entorno da Praça da Bíblia, São Francisco, Cohab, entre outros.

Para Roberto Rocha Júnior, o programa “Peixe na Mesa” irá favorecer os consumidores, pois tem o propósito de vender pescados de qualidade com preços diferenciados à população mais carente de São Luís.

Esse é um programa com uma importância social muito grande para a população de nossa cidade, sobretudo, para aquelas que não abrem mão da tradição de comer peixe durante a Semana Santa. De forma direta, o programa irá beneficiar pessoas de baixa renda, que terão a garantia de está consumindo um alimento saudável e de qualidade”, afirmou.

O vereador disse ainda que ele, juntamente com o secretario da Semapa, Aldo Rogério, já estão buscando parcerias com o objetivo de fazer com que o programa se estenda para além do período da Semana Santa, garantindo, dessa forma, o peixe na mesa das famílias ludovicenses durante todo ano.

Texto: Suely Moura

Fotos: Assessoria

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free