casa » Archivo de Etiquetas: Semana do Bebê Quilombola

Archivo de Etiquetas: Semana do Bebê Quilombola

Prefeito Zé Martins esclarece informações sobre Semana do Bebê Quilombola

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins divulgou nota, nesta quarta-feira (16), esclarecendo informações que circularam em vídeo sobre a Semana do Bebê Quilombola. Confira a íntegra da nota!

NOTA

A bem da verdade e em respeito aos parceiros do projeto Semana do Bebê Quilombola, esclarecemos:

1. Em 2013, a Secretaria Estadual da Igualdade Racial (SEIR) convidou a Prefeitura Municipal de Bequimão para um trabalho que envolvesse a primeiríssima infância (crianças de zero a três anos). Foi, então, elaborado e começou a ser executado o projeto Semana do Bebê Quilombola, em parceria com a Fundação Josué Montello e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);

2. Ainda em 2013, o prefeito Zé Martins sancionou a Lei nº 08/2013 (e não decreto), instituindo a Semana do Bebê Quilombola. Essa ação é pioneira no Brasil, uma vez que Bequimão foi o primeiro município do país a fazer o projeto voltado a crianças quilombolas;

3. O projeto mobiliza esforços de todas as secretarias municipais e dos órgãos parceiros. No segundo semestre de 2019, esse projeto ganhou novo impulso, com um trabalho mais bem articulado, na busca de resultados e mudanças nos indicadores sociais. Atualmente, Bequimão figura entre os oito municípios brasileiros que já concluíram mais desafios do Selo Unicef;

4. Por fim, a Prefeitura de Bequimão convida a população bequimãoense para a VII Semana do Bebê Quilombola, que será realizada de 25 a 30 de novembro de 2019.

Zé Martins
Prefeito de Bequimão

Foto/Doc: Arquivo / Prefeitura de Bequimão

VI Semana do Bebê Quilombola é encerrada com manifestações culturais e presença do prefeito Zé Martins

COMPARTILHE

Após 5 dias de Ações Pedagógicas nas 11 comunidades quilombolas certificadas dos 18 quilombos existentes no município de Bequimão, a VI Semana do Bebê Quilombolas chegou ao final nesta sexta-feira (30) e teve seu encerramento com premiações e manifestações culturais na Praça da Matriz no Centro da cidade. A festa aconteceu no período da tarde e contou com a presença do prefeito Zé Martins e demais autoridades municipais.

Durante as atividades as crianças aprendem costumes, regras e disciplinas, além de trabalhar a habilidade psicomotora. Mas os pais também precisaram participar de todas as atividades para conhecerem o melhor caminho a seguir por seus filhos. As atividades foram aplicadas para crianças, jovens, adultos e idosos residentes no quilombos. Todos os moradores receberam atendimento sobre saúde, educação, assistência social e segurança. São ações pedagógicas benéficas para todas as famílias do quilombo de acordo com a lei Nº 09/2013 de autoria do prefeito Zé Martins.

Para a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, mais uma edição da Semana do Bebê Quilombola foi concluída com muito sucesso. “Graças a Deus tudo deu certo, mesmo com tantas dificuldades, mas tivemos como sempre o apoio do prefeito Zé Martins, autor da lei que institui essa Ação Pedagógica, e claro o apoio de parceiros como governo do Estado, Fundação Josué Montelo, Unicef e secretarias municipais que fortalecem este evento todos os anos desde a primeira edição. Sentir a satisfação dessas pessoas dentro dos quilombos é gratificante. Isso não tem preço, quando um trabalho é reconhecido por quem está sendo beneficiado. No próximo ano teremos muito mais, se Deus quiser”, destacou a secretária.

O prefeito Zé Martins, autor do projeto de lei que criou a Semana do Bebê Quilombola em 2013, se fez presente no encerramento do evento e destacou a importância desse tipo de Ação Pedagógica para a população quilombola em Bequimão. “Primeiro quero destacar o respeito que a nossa gestão tem com os movimentos e comunidades quilombolas. Logicamente que a gente fica muito feliz em saber da satisfação dos quilombolas pela ação realizada, já que nos 6 anos de nossa gestão tem tido um olhar diferenciado para estas comunidades. Intensificamos os trabalhos nessas comunidades em todos os seguimentos da gestão como saúde, educação, assistência social, esporte e infraestrutura. Eu fico feliz em poder contribuir dessa forma para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, que historicamente são comunidades sofridas, mas a gente tem trabalhado para mudar esse estigma em Bequimão. Enquanto gestor, prefeito de Bequimão tenho mostrado o carinho e a responsabilidade com essas comunidades desde o primeiro ano de gestão”, salientou o prefeito.

O gestor municipal ainda destacou o resultado positivo das ações durante a Semana do Bebê Quilombola em Bequimão. “Em todos os índices que tínhamos negativos desde que recebi a prefeitura, agora mostram os avanços, tanto é que já estamos concorrendo ao Unicef a um prêmio que vem para coroar o trabalho que realizamos nessas comunidades. O saldo é positivo e mostra os avanços das políticas públicas e a gente enfrenta os problemas e estamos vencendo, mesmo com dificuldades, já que nada se resolve num piscar de olhos. Isso se faz com trabalho e nós estamos fazendo com responsabilidade”, disse o prefeito.

O prefeito Zé Martins entregou a chave da cidade para o bebê Prefeito do Quilombo (criança que nasce no período da Semana do Bebê Quilombola). Este ano o prefeito foi José Henrique Rodrigues da Silva, morador da comunidade Marajá. Sua vice foi Vitória Gabriele moradora do povoado Ariquipá. Teve o desfile da Mãe estilo e da criança top.

 

Ainda foram homenageados as crianças que foram bebês prefeitos do quilombo nas edições anteriores (2013, 2014, 2015, 2016 e 2017). Os vencedores das competições e atividades durante a Semana do Bebê Quilombola também receberam premiações. A festa foi animada pela banda Jujubanda da Escola de Música de Bequimão e ao som do tambor de crioula que botaram todo mundo para dançar na Praça da Matriz.

E para encerrar com chave de ouro o professor Nilson Almeida botou todo mundo para aquecer os esqueletos através de zumba através do projeto Agita Bequimão. Participaram os secretários Sidney Bouéres (saúde), Dinha Pinheiro (cultura), Kel Pereira (esporte), o vice-prefeito Magal, secretários adjuntos, professores, diretores de escolas, autoridades municipais, lideranças quilombolas e comunidade em geral.

O evento é realizado há 6 anos pela Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Fundação Josué Montello, Governo do Estado (Secretaria de Estado da Igualdade Racial – SEIR), Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretária Municipal de Saúde, Secretária Municipal de Esporte e Juventude, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretária Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Rádio Bequimão FM 106,3 MHZ e Unicef.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free