casa » Archivo de Etiquetas: Sebastião Albuquerque

Archivo de Etiquetas: Sebastião Albuquerque

Projeto do vereador Sebastião Albuquerque pede que pacientes que fizeram cirurgia bariátrica tenham descontos em restaurantes de São Luís

COMPARTILHE

Pessoas que passaram por cirurgia de redução de estômago podem ganhar desconto de 50% ou meia porção dos pratos pedidos em restaurantes e similares de São Luís. O benefício está previsto no projeto de lei 104/2016 que tramita na Câmara Municipal de São Luís, desde o dia 12 de julho, e deve ser apreciada em Plenário nas próximas semanas.

O vereador Sebastião Albuquerque (PRP), que é o autor proposta disse nesta terça-feira (22), em entrevista ao Programa Câmara em Destaque, na Rádio Difusora AM (680 kHz), que vai pedir dispensa dos interstícios regimentais para que a matéria seja apreciada e votada em plenário.

— Entendo que é algo excepcional a discussão dessa temática de estabelecer uma lei a nível municipal, para que todas as pessoas que foram submetidas a esse tipo de cirurgia, e que de fato vão comer menos paguem pelo preço justo, peço inclusive pela urgência a dispensa dos interstícios regimentais para apreciarmos esta matéria — afirmou.

De acordo com o texto, a nova lei, se aprovada e sancionada, obriga os estabelecimentos que servem a “la carte”, rodízios e porções, a oferecer desconto sobre o valor cobrado para as pessoas que realizaram cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia. No entanto, para ter direito ao beneficio, o consumidor deve apresentar carteira, laudo ou declaração do médico responsável, devidamente escrito no CRM (Conselho Regional de Medicina).

— O gastroplástico não consegue ingerir a mesma quantidade de alimento que ingeria antes da cirurgia. Nossa proposta é exatamente resguardar os direitos de um consumidor diferenciado: o gastroplastizado — disse Albuquerque na justificativa do projeto de lei.

REDUÇÃO DE ESTÔMAGO      
O Maranhão possui 450 pacientes portadores de obesidade mórbida que aguardam pela cirurgia de redução bariátrica, conhecida popularmente como cirurgia de redução do estômago, que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) muito elevado. Segundo dados do Ministério da Saúde, São Luís é a capital brasileira que apresenta o menor índice de pessoas com excesso de peso. A taxa indica que 46% da população têm excesso de peso e 18%, de obesidade.

Segundo um levantamento de dados realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), entre 2003 e 2010 o número de cirurgias de redução de estômago aumentou 375%, passando de 16 mil operações para 60 mil, em todo o país.

Em São Luís, o Hospital Universitário da UFMA realizou no mês de janeiro deste ano mais de 14 procedimentos deste tipo. Sendo que 300 ainda estavam em fase de preparação, que incluíam exames e entrevistas.

O vereador Gutemberg Araújo (PSDB) que é médico cirurgião explica que essa é uma doença que atinge a todas as classes sociais. Segundo ele, são oito cirurgias por mês e 96 por ano, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde.

— Esta é uma doença que atinge a todas as classes sociais. Em todo o mundo são mais de 1 bilhão e 300 mil pessoas que sofrem as consequência da obesidade. Não há uma fila de espera. O HU realiza em média duas cirurgias por semana. São oito cirurgias por mês e 96 por ano, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde. Todas são financiadas pelo SUS — informou o especialista na técnica, apontando que um dos maiores causadores da obesidade é a transição alimentar, como os alimentos tipo fast‐food.

 

Sebastião Albuquerque evita suicídio político e volta para o PRP

COMPARTILHE

Durou menos de 24 horas a filiação de Sebastião Albuquerque ao PT. Mesmo experiente Albuquerque foi atabalhoado na condução de sua filiação. Após a trapalhada, com a filiação ao partido da estrela vermelha já no período de entrega da lista ao TRE-MA, Albuquerque acabou ficando mesmo no PRP (Partido Republicano Progressista).

O vereador deixou o DEM e tinha dificuldades de conseguir nova legenda, já que ninguém queria a concorrência de mais de 6 mil votos. Foi então que o presidente estadual do PRP, Severino Sales, aceitou o novo filiado e acertou com Sebastião. Depois, já encerrado o prazo de filiação, mas ainda aproveitando a brecha da entrega da lista, acertou com o vereador Honorato a filiação ao PT. Mas, além da repercussão negativa pelo momento delicado que o PT passa a nível nacional, o vereador foi questionado por Severino por ter sido o partido que lhe deu abrigo. Ele então, resolver manter a palavra com o PRP.

Sebastião já havia divulgado a filiação ao PT por meio da diretoria de comunicação da Câmara Municipal de São Luís. Ele ainda chegou a dizer à repórter da Câmara que já tinha se identificado com o novo partido. A identificação durou pouco.

 

DO BLOG DO CLODOALDO CORREA

PT filia vereador Sebastião Albuquerque aos 45 minutos do segundo tempo

COMPARTILHE

O médico e vereador Sebastião Albuquerque, confirmou hoje (12) ao BLOG DA DALVANA MENDES sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), às vésperas do fim do prazo para os partidos enviarem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), via internet, a relação de seus filiados. Antes da mudança, o parlamentar permaneceu durante meses sem filiação partidária, depois que deixou o DEM, o primeiro na carreira iniciada na década de 90. Com o encerramento do prazo de filiação no dia 2 de abril, Albuquerque deixou para ultimo segundo do segundo tempo, seu destino político, após conversar com PEN, PPS e PRP.

O prazo para entrega da relação de filiados termina em 14 de abril. A exigência está prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) que determina que essas listas devem conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados estiverem inscritos.

De acordo com a lei, os partidos políticos devem, na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, por seus órgãos de direção municipal, regional ou nacional, remeter, aos juízes eleitorais, para arquivamento, publicação e cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos, a relação dos nomes de todos os seus filiados.

Com a aprovação por unanimidade da executiva municipal e estadual, o  mais novo petista afirmou que se filiou ao partido por ser compatível com seus princípios ideológicos e viu na legenda o ânimo que precisava para continuar a caminhada política.

— O PT é um partido que me abraçou, mesmo tendo conversado com outros partidos, o PT se encaixa com meus projetos políticos. Como eu havia avisado, deixei a filiação para última hora, pois queria decidir por uma sigla aonde possa somar, para buscarmos mais ações em benefício da cidade — afirmou Albuquerque.

Sobre a estratégia para as eleições, o vereador acredita que agora que encerrou o período de filiação é que começam as discussões para definir se o partido sai sozinho ou coligado.

— Podemos fazer uma bancada considerável. Mas quem decide é o diretório municipal. Mas temos que ter estratégia. Saber se saindo sozinho elegemos mais vereadores ou se coligando com um partido aliado podemos também eleger um bom número e ainda ajudar um outro partido, não podemos descartar essa possibilidade — concluiu o mais novo petista.

TRÂMITE

O prazo limite para filiação partidária foi um dos pontos alterados pela minirreforma eleitoral. O prazo foi reduzido de 12 para seis meses. Com isso, os partidos ganharam mais tempo para a busca de novos filiados.

Agora as lideranças partidárias têm até o dia 14 de abril para apresentar as relações de filiados à Justiça Eleitoral, via internet. A partir de 20 de abril, as relações oficiais de filiados estarão disponíveis para consulta.

Se houver duplicidade, justificativas deverão ser apresentadas até o dia 11 de maio para análise do Judiciário. Caso seja confirmada a existência de dupla filiação, a legislação determina o cancelamento de ambas.
Por Dalvana Mendes

 

Recuperação de faixa de pedestres em avenida é solicitada por vereador

COMPARTILHE

Providência urgente para recuperação da faixa de pedestres na Avenida Getúlio Vargas, situada em frente ao IFMA, é objeto de solicitação de um requerimento de autoria do vereador Sebastião Albuquerque (DEM), apresentado na Câmara Municipal de São Luís.

Entre os itens do seu pleito, Sebastião Albuquerque pede imediato serviço de  pintura da faixa que é utilizada nos dois sentidos, como uma das formas de garantir a segurança dos pedestres que transitam por aquela artéria, principalmente os estudantes do IFMA.

“Quem trafega por aquela via já tem observado há algum tempo que a faixa de pedestre destinada a quem transita por ali deixou de existir, e as pessoas ficam sem a devida proteção para atravessar a avenida, isso sem levar em consideração que a maioria dos condutores de veículos não tem o mínimo respeito com os pedestres”, afirma o parlamentar democrata.

Segundo ele, “Estamos solicitando ao poder público que providencie a recuperação da faixa de pedestres, principalmente a sua pintura, bem como providenciar uma melhor orientação no trânsito naquele ponto, como exemplo a colocação de agentes e trânsito que orientem e disciplinem o tráfego tanto de veículos quanto de pedestres”, conclui Sebastião Albuquerque.

Texto: Alteré Bernardino

 

Vereador pede recuperação da Ponte Bandeira Tribuzzi

COMPARTILHE

O problema da trafegabilidade pela Ponte Bandeira Tribuzzi é objeto de preocupação para o vereador Sebastião Albuquerque (DEM), fato que o motivou a fazer uma solicitação ao prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) e ao secretário Antonio Araújo, de Obras e Serviços Públicos, no sentido de adotar providências para recuperação daquela via pública.

Por meio de um requerimento, o vereador pede a viabilização de serviços de recuperação das muretas de proteção e o acesso de pedestres da ponte, além de recuperar as pistas de rolamento de buracos existentes. “Quem trafega pela Bandeira Tribuzzi pode observar claramente a dificuldade para as pessoas transitarem por ali, bem como os condutores de veículos que têm de fazer malabarismo para trafegar por ali”, ressalta o parlamentar.

Segundo Sebastião Albuquerque, a insegurança do pedestre é tamanha, haja vista o estado que se encontram as muretas, bem como as calçadas que estão com diversos vãos abertos, que já chegaram a provocar acidentes em pessoas. Acrescenta ele que problemas com a instalação elétrica estão em exposição. “Já quem transita pela Bandeira Tribuzzi de carro enfrenta um verdadeiro suplício com os buracos existentes naquela via”, completa.

Finalizando Sebastião Albuquerque atribui toda essa situação a falta de manutenção na Ponte Bandeira Tribuzzi, que chega a quase um estado de abandono, causador de toda essa situação que pedestres e condutores de veículos têm de enfrentar diariamente.

Texto: Alteré Bernardino

Vereador solicita serviços de pavimentação no Parque Pindorama

COMPARTILHE

SBA

O vereador de São Luís, Dr. Sebastião Albuquerque (DEM), por meio de requerimento, pediu à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, que encaminhe ofício ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), solicitando providências junto a Secretaria Municipal de Obras e serviços Públicos – SEMOSP – para autorizar serviços de drenagem e pavimentação asfáltica na Rua do Campo, Parque Pindorama.

Ao justificar o seu pedido, o vereador disse que a adoção de medidas se fazem necessárias para aliviar os transtornos causando aos moradores e aos condutores dos veículos devido a água empoçada e buracos nas ruas.

“Espero que o prefeito Edivaldo Holanda atenda esse pedido para aliviar o sofrimento dos moradores e motoristas, que são obrigados a conviver com a buraqueira e lama, ao longo da via pública” – acentuou Sebastião Albuquerque.

Texto: Nice Moraes

Sebastião Albuquerque pede recuperação de esgoto

COMPARTILHE

SBA

Através de indicação, o vereador Sebastião Albuquerque (DEM), pediu à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, que encaminhe ofício ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), solicitando as devidas providências junto à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), no sentido de viabilizar a recuperação de esgoto localizado no início da Avenida Solimões, no bairro Parque Amazonas.

De acordo com o vereador, tal solicitação já foi expedida pelos moradores do bairro, mas até o momento não obtiveram resultado. Segundo a comunidade, o local está abandonado pelo poder público e nada foi feito até agora pelo bairro, que sofre com as fortes chuvas.

“A adoção de medidas contribuirá para a melhoria da qualidade de vidas dos moradores e condutores de veículos que, diariamente, são obrigados a conviver com os dejetos que escorrem pela via pública e o mau cheiro que exala do esgoto” – enfatizou Sebastião Albuquerque.

 

Texto: Nice Moraes

Sebastião Albuquerque defende campanha educativa sobre desperdício de água

COMPARTILHE

SEB

A Câmara Municipal de São Luís aprovou projeto de lei, de autoria do vereador Sebastião Albuquerque (DEM), que dispõe sobre a obrigatoriedade da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (CAEMA), de realizar campanhas de esclarecimento à população a respeito da economia na utilização da água. As campanhas, que terão o objetivo de conscientizar a população para evitar o desperdício de água – terão caráter educativo e serão realizadas por meio da imprensa.

A matéria – que agora segue para sanção do Executivo Municipal, que propõe a realização de campanhas educativas para as crianças da rede municipal sobre a importância do desperdício da água. As palestras serão semanais. Além disso, as escolas reservarão um dia em seus calendários escolares para a realização da campanha educativa.

Ao justificar a sua proposição, Sebastião Albuquerque lembrou que a falta de água vem causando preocupação no mundo inteiro. Também destacou que o Brasil e, em especial, o estado do Maranhão, apresentam grandes reservatórios de águas naturais em condições de consumo humano, mas não é caso de São Luís, que precisa trazer água de outros municípios para poder atender as necessidades básicas da população.

“É por causa desta situação que os habitantes de São Luís têm que ter a responsabilidade de não desperdiçar este precioso líquido que a cada dia vai se tornando mais difícil” – afirmou o vereador.

 

Texto: Nice Moraes            

Campanhas serão feitas para evitar desperdício de água em SLZ

COMPARTILHE

SEB

Em tempos de escassez nos reservatórios e crise do abastecimento d’água nas grandes cidades do país, a Câmara Municipal de São Luís busca contribuir para a solução do problema na capital maranhense, através de um Projeto de Lei (PL) apresentado pelo vereador Sebastião Albuquerque (DEM), em pauta na sessão ordinária desta terça-feira (3).

O PL de nº 069/2014 determina a obrigatoriedade de esclarecimento da população ludovicense, acerca da economia de utilização da água, através de campanhas a serem realizadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão – CAEMA.

Além da população de modo geral, as campanhas abordando sobre o uso econômico da água, também deverão ser desenvolvidas nas escolas da rede pública municipal, através de palestras ministradas semestralmente. Caberá às unidades de ensino público do município, reservarem um dia em seus calendários escolares para a realização da campanha educativa.

“A falta de água vem causando preocupação no mundo inteiro. O Brasil e, em especial, o estado do Maranhão, apresentam grandes reservatórios de águas naturais em condições de consumo humano. Porém, São Luís que é uma ilha, precisa trazer água de outros municípios para poder atender às necessidades básicas de sua população. É por causa desta situação que os habitantes da capital têm que evitar o desperdício desse precioso líquido, pois, a cada dia, ele está se tornando mais escasso. Nesse sentido, a CAEMA precisa estabelecer campanhas para conter o desperdício de água”, declarou o vereador Sebastião Albuquerque (DEM).

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free