casa » Archivo de Etiquetas: Saúde Pública

Archivo de Etiquetas: Saúde Pública

Prefeitura de Alcântara emite nota sobre paciente transportado em rede no Porto de Cujupe

COMPARTILHE

Após a imagem de uma paciente que foi transportada de canoa/barco em uma rede da Ilha de Cajual para o porto de Cujupe circular nas redes sociais e chegar ao conhecimento da secretária municipal de saúde, Maria Novaes, a prefeitura de Alcântara emitiu nota para esclarecer ponto a ponto sobre o fato isolado e mostrar os avanços na saúde pública de Alcântara na gestão do prefeito Anderson Wilker. Confira a nota abaixo:

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece à população Alcantarense a respeito de um episódio ocorrido no Porto de Cujupe na remoção de uma paciente que foi transportada de canoa da Ilha de Cajual para o Terminal do Cujupe em uma rede e encaminhada para São Luís via ferry boat.

  1. Por se tratar de uma ilha, o único transporte entre a ilha do Cajual e o povoado Cujupe é por embarcações, mas não foi solicitado ao Hospital Dr. Neto Guterres apoio de ambulância para o transporte do paciente quando da chegada ao Terminal do Cujupe;
  2. A Secretaria Municipal de Saúde conta com 3 ambulâncias novas entregues nos últimos 3 anos pela gestão atual e prestes a entregar 4° ambulância que terá como base a UBS do Raimundo Sú;
  3. A região dispõe de uma UBS a 5 minutos do Terminal do Cujupe, totalmente reformada e equipada pela atual gestão, com profissionais qualificados para fazer os primeiros atendimentos;
  4. A prefeitura esclarece ainda, que está em tramitação um termo de cooperação entre a EMAP e a prefeitura de Alcântara para cessão por parte da EMAP de uma ambulância para atender na UBS Cujupe e Terminal do Cujupe.

 

   Atenciosamente;

 

                                                                                                             Alcântara-MA, 09 de janeiro de 2020.

 

          Maria Novaes

Secretária Municipal de Saúde

Defensor público cita Bequimão como referência na atenção básica, em entrevista à Rádio Mirante AM

COMPARTILHE

“Nós temos no Maranhão, na Baixada Maranhense, na área mais pobre do Estado, municípios de 20 mil habitantes que podem nos dar uma aula de atenção básica. Bequimão tem um dos melhores serviços de atenção básica do Maranhão”. A afirmação é do defensor público, Davi Rafael Silva Veras, que faz parte do Núcleo da Criança e Adolescente no Maranhão. Ele concedeu entrevista, nesta quinta-feira (25), ao radialista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM. OUÇA O ÁUDIO DA ENTREVISTA ABAIXO…

De acordo com o defensor público, o que faz de Bequimão uma referência em atenção básica é o investimento na intervenção preventiva, com destaque para o trabalho nos postos de saúde, a atuação dos agentes comunitários de saúde, o pré-natal adequado e todo o sistema de prevenção. Com esses cuidados, os indicadores de saúde no município melhoraram.

O trabalho em Bequimão é tão bem feito na atenção básica que o Hospital da Criança, em São Luís, há anos não recebe pacientes transferidos do município. “Se você perguntar para o gestor do Hospital da Criança de São Luís: você recebe criança grave de Bequimão? Ele responde: nunca, não lembro. Se já recebemos, faz tempo”, enfatizou.

A priorização das medidas preventivas passou a ocorrer a partir de 2013, quando o prefeito Zé Martins tomou a decisão de reestruturar a Estratégia Saúde da Família. A inauguração e manutenção do Hospital Lídia Martins, de 14 leitos, também são fatores que contribuem para uma atenção básica mais eficiente no município.

Dados do Maranhão

O defensor público Davi Veras levantou essas informações no decorrer da elaboração do projeto “Todos pela atenção básica”, que tem como foco principal a saúde infantil. Segundo dados do IBGE, citados na entrevista, o Maranhão tem a segunda maior taxa de mortalidade de crianças de zero a um ano (são 20 mortes a cada 1.000 nascidos). Essa taxa melhorou a partir de 2014, mas ainda está acima da média nacional (12 óbitos a cada 1.000 nascidos).

“Grande parte das mortes é consequência de vários erros na assistência primária”, ressaltou o defensor público. Com o projeto “Todos pela atenção básica”, a Defensoria Pública do Maranhão busca intervir nessa situação não apenas pela via da judicialização, mas contribuindo para que a prevenção seja tomada como protagonista no sistema de saúde.

Hospital do Câncer no MA está sem medicamentos para quimioterapia

COMPARTILHE

Se não bastasse a falta de compromisso com a saúde pública do Maranhão, o abandono dos hospitais de 20 leitos que estão sendo fechados, e das UPAs que estão promovendo o pior atendimento da história do Estado, agora foi a vez do Hospital do Câncer Tarquínio Lopes, funcionar com precariedade.

O Hospital do Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, antigo Hospital Geral está sem fornecer sete tipos de medicamentos essenciais para o tratamento de quimioterapia dos pacientes com Ca. E o pior, não tem nenhuma previsão de quando voltará a fornecê-los, o que psicologicamente, deixa os pacientes abalados.

A denúncia partiu de pacientes oncológicos atendidos na unidade de saúde que estão sendo prejudicados sem o devido tratamento. Os pacientes marcam a sessão de quimioterapia, porém são surpreendidos com a informação de que não tem os medicamentos.

O taxol, um dos medicamentos utilizados nas sessões de quimioterapia, há tempos não tem no hospital e nenhuma informação é repassada aos pacientes, apenas dizem que não tem e pronto. As queixas do mau atendimento em Unidades de Saúde do Estado são gerais. Nas UPAs nem se fala. Pacientes que chegam para serem atendidos acabam esperando por até 5h, e às vezes tomam apenas analgésicos.

As reclamações já se tornaram constantes e os casos de falta de medicamentos essenciais para atendimento nos hospitais do governo do Estado do Maranhão, viraram rotina, sendo necessária uma maior atenção por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está sob a responsabilidade do médico Marcos Pacheco, que até agora não cumpre com nada. Mas a mudança já começou!

 BLOG HOSPITAL DE BASE

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free