casa » Archivo de Etiquetas: São Luis

Archivo de Etiquetas: São Luis

Flávio Dino vai inaugurar Quadra nesta sexta-feira (19) no bairro João de Deus, fruto de Indicação da vereadora Fátima Araújo

COMPARTILHE

Após uma Indicação da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), solicitando ao governador Flávio Dino, a obra de reforma da Praça da Juventude, onde foi construído um Complexo Poliesportivo no bairro do João de Deus, o trabalho está pronto aguardando apenas a hora de inauguração e entrega à população do bairro. A inauguração da praça vai acontecer nesta sexta-feira, dia 19 de julho, ás 17h.

A nova Praça da Juventude contará com academia ao ar livre, playground, pista de skate, wi-fi grátis, segurança com vídeo monitoramento, feita pelos policiais do 2º Batalhão da 6ª Companhia. Após entrega, a população será responsável pela manutenção e conservação da praça.

A inauguração contará com a presença do governador Flávio Dino, secretários estaduais e municipais, lideranças comunitárias e políticas, além da população local. A programação contará com várias brincadeiras, atrações, competições e um culto ecumênico para agradecer a Deus pela obra e que reunirá as igrejas do bairro João de Deus.

Após inauguração da Praça da Juventude, o espaço poderá ser utilizado durante a realização de atividades esportivas em geral e a prática de ações sociais, como casamentos comunitários, festivais esportivos, festas tradicionais, encontros, seminários, entre outros.

Vereadora Fátima Araújo participa da solenidade de entrega de ônibus coletivos em São Luís

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), participou na manhã desta terça-feira (09) da entrega de 08 novos ônibus coletivos realizada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e pelo secretário da SMTT, Canindé Barros ao sistema de transporte público de São Luís. Todos os veículos estão equipados com elevador para cadeirantes e ar-condicionado.

Comprados pelos empresários que rodam em São Luís, a frota já atinge cerca de 300 coletivos modernos e adaptados que oferecerem conforto e acessibilidade, alcançando na atual gestão a taxa de 80% de renovação da frota total da cidade. O evento ocorreu na Praça Maria Aragão, Centro da capital maranhense.

“Este é um momento muito importante, pois podemos oferecer aos cidadãos de São Luís uma frota moderna e condizente com as necessidades da nossa população. Temos a satisfação de oferecer em nossa gestão os ônibus com a melhor taxa média de vida útil do Nordeste. Recebemos a cidade com uma frota que tinha em média 10 anos de utilização cada veículo e hoje temos uma média de 4,5 anos de utilização por coletivo”, destacou Edivaldo Holanda Júnior.

“Participei da entrega de 8 novos ônibus realizada pela prefeitura de São Luís, através da SMTT, que segue firme com a meta de renovar por completa a frota de ônibus de nossa capital. Parabenizo aos moradores dos bairros que serão contemplados e deixo meus agradecimentos ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e ao secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, pelo bom trabalho prestado à população, mesmo com a situação financeira do Brasil passando por um momento não tão favorável”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

“A gente tem acompanhado esta renovação, a gente tem fiscalizado e o que almejamos é ter, em um futuro próximo, o melhor sistema de transporte do país, que proporcione qualidade aos usuários”, disse Osmar Filho, exaltando o feito inédito da gestão do prefeito Edivaldo.

Acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, e do secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, o evento contou ainda com a presença de vereadores, entre eles o presidente da Câmara Osmar Filho, o vice-presidente Astro de Ogum (PR), os vereadores Antônio Garcêz (PTC), Edson Gaguinho (PHS), Fátima Araújo (PCdoB), Francisco Carvalho (PSL), Francisco Chaguinhas (PP), Genival Alves (PRTB), Joãozinho Freitas (PTB), Pavão Filho (PDT), Raimundo Penha (PDT) e Professor Sá Marques (PHS).
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), ressaltou que atualmente a idade média da frota é a menor do Nordeste, com ônibus climatizados, em uma renovação que já chega a 80%.

Fotos: João Filho

Bequimão vai enfrentar neste sábado (18), Santa Rita pela II Copa Quilombola de Futebol em São Luís

COMPARTILHE

O time de Ramal de Quindiua, campeão da etapa municipal vai representar o município de Bequimão neste sábado (18), em São Luís, em jogo marcado para às 9h da manhã pela fase final da II Copa Quilombola de Futebol, Troféu Negro Cosme, no Estádio Moreirão no bairro Santo Antônio, na capital maranhense. É um campeonato envolvendo mais de 360 atletas oriundos de quilombos de 16 municípios maranhenses e que chega a sua reta final.

O evento esportivo tem o apoio do Governo do Estado através das Secretarias de Igualdade Racial e de Esporte e Lazer e é realizado pelo Instituto Solis, com patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Os jogos ocorrem nos campos CFAP na BR 135, (Vargem Grande x Santa Helana e Alcântara x Peritoró); no estádio  Moreirão no bairro Santo Antônio (Olinda Nova x Anajatuba e Santa Rita x Bequimão), já no bairro Santa Cruz (Serrano x Itapecuru e Dom Pedro x Cajari) e no campo Coroadinho (São Mateus x Monção e Cajapió x Guimarães). Os jogos foram colocados nos horários das 8h e 9h30 e a decisão dos vencedores será na tarde do domingo.

A segunda Copa Quilombola de Futebol Troféu Negro Cosme iniciou em meados de dezembro, com a etapa classificatória, e foram realizados jogos nos campos dos quilombos dos municípios de Olinda Nova, Cajari, Cajapió, Anajatuba, Santa Rita, Itapecuru, Santa Helena, Monção, São Mateus, Serrano, Guimarães, Peritoró, Bequimão, Vargem Grande, Alcântara e Brejo.

As prefeituras municipais firmaram parceria com os organizadores e cederam os campos de futebol, transportes para as equipes locais e ambulância com atendimento médico no local da disputa, que aconteceu sempre em quilombos. Cada município contou com 12 equipes de atletas, totalizando 192 times e envolveu mais de 4.400 pessoas, entre atletas e equipe técnica.

A primeira edição do torneio aconteceu em 2016 e envolveu atletas quilombolas de 12 municípios, com 168 equipes participantes, 287 jogos e 4.536 atletas e técnicos. A fase final aconteceu em São Luís e os atletas de Serrano do Maranhão foram os grandes vencedores; em segundo lugar ficou o time de Monção e em terceiro, a equipe de Alcântara.

Vereadora Fátima Araújo participa da abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde nesta quinta (25) em São Luís

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), participou na tarde desta quinta-feira (25), no Auditório Paulo Freire (campus do Bacanga – Universidade Federal do Maranhão – UFMA), da abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Conselho Municipal de Saúde.

 Com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o evento tem como objetivo avaliar os serviços e as ações do setor executadas pelo poder público. O trabalho também servirá para a elaboração de propostas que serão encaminhadas às conferências estadual e nacional de saúde marcadas para junho e agosto, respectivamente.

Segundo os organizadores, além da sociedade civil, a Conferência tem como público-alvo os prestadores de serviços da área, os trabalhadores das unidades de referência e membros de movimentos sociais. A abertura aconteceu às 15h e contou com a presença de conselheiros e outras autoridades, dentre elas, a vereadora Fátima Araújo e o vice-prefeito Júlio Pinheiro, entre outras.

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira (26), a partir das 8h, estão previstas mesas-redondas que abordarão os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital maranhense, com a participação dos Superintendentes de Ações de Saúde, Sabrina Furtado, de Assistência à Rede, Charles Pereira e de Programação e Avaliação dos Serviços de Saúde, Alexandre Santos. Às 11h, serão distribuídos os grupos de trabalho para as discussões da tarde do mesmo dia.

Às 14h, três grupos debaterão temas como: saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento adequado para o sistema. Às 15h30, acontecerá a plenária final com a apresentação das propostas elaboradas a partir das discussões. Por fim, será feita a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual deste ano.

Indicação da vereadora Fátima Araújo solicita ao governo do Estado construção de creche no Pirapora

COMPARTILHE

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (11), no Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís, uma Indicação de autoria da vereadora Fátima Araújo (PCdoB) foi aprovada por unanimidade solicitando ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de estado da educação, Felipe Camarão, que seja aproveitado um terreno onde já existiu a Escola Janaína Cafeteira na avenida São Carmelo, no bairro Pirapora,  seja utilizado na construção de uma creche no local que beneficiará milhares de famílias.

Segundo a vereadora Fátima Araújo, a região do João de Deus/Pirapora é formada por um Complexo de Bairros com 31 comunidades e necessita muito de uma obra desse porte. “A região é carente, principalmente no que se refere à educação infantil. Não há existência de creches na área e acaba dificultando aos pais a execução de algumas atividades, já que muitas famílias não tem onde deixar seus filhos. Por ser uma região carente, 50% da população com complexo de comunidades vivem de 1/3 de um salário mínimo ou são beneficiário do programa Bolsa Família”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

Para a vereadora Fátima Araújo, sua maior preocupação quanto a educação é garantir a construção de uma creche para a região, onde as crianças possam ser melhor assistidas e as famílias possam trabalhar com tranquilidade. Em fevereiro de 2013 a vereadora já havia encaminhado um abaixo assinado à Prefeitura de São Luís com 12 mil assinaturas solicitando a construção de uma creche para o local.

 

Fátima Araújo participa da inauguração do estádio Moreirão, no bairro Santo Antônio

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), participou na tarde deste sábado (23), da inauguração do estádio de futebol Moreirão, localizado na Estrada da Vitória/São Sebastião, no bairro Santo Antônio, na capital São Luís. Acompanhada de sua assessoria, Fátima Araújo esteve presente com o governador Flávio Dino, principal aliado da Pequena Guerreira em São Luís.

Estádio Moreirão entregue no bairro Santo Antônio, em São Luís (Foto: Divulgação)

O projeto de reinauguração do campo foi proposto pelo Centro Comunitário de Desporto e Cultura do bairro Santo Antônio e apoiado pela vereadora Fátima Araújo. O estádio Moreirão recebeu incentivo do Grupo Mateus, através da lei de incentivo ao esporte do governo do Estado. Além disso, a obra contou com serviços de urbanização no entorno da área, realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís.

Para a vereadora Fátima Araújo, o momento já era esperado pela comunidade há muito tempo e graças a Deus estamos recebendo este presente do governador Flávio Dino. “Faço política nesta região há muitos anos, a população sempre clamou por essa reforma e graças a Deus nosso Governador atendeu o pedido da comunidade e para honra e glória de Jesus, tudo se tornou realidade. Quero agradecer a Deus e ao governador Flávio Dino, aos moradores do Santo Antônio e bairros adjacentes que acreditaram e estão recebendo esta praça esportiva importante para a Região. Quero agradecer aos moradores dos bairros vizinhos que atenderam minha solicitação e vieram receber no Governador”, destacou.

Denominado de ‘Nova Era’, o torneio, que marcará o novo momento de uso do espaço, conta com a participação de oito times dos bairros adjacentes.

“O campo Moreirão é um estádio comunitário de padrão elevado, e após a reforma, não tem outro na comunidade igual a esse”, explicou o presidente da Comissão em Análise a Projetos Esportivos Incentivados (Capei), Leonardo Cordeiro, acrescentando que o campo recebeu cercamento, gramado novo, sistema de drenagem e irrigação eletrônicos e iluminação para os jogos noturnos, além disso, fizemos a correção na urbanização do seu entorno”, completou Cordeiro.

Estiveram presentes secretários municipais e estaduais, vereadores, deputados, autoridades e lideranças comunitárias e políticas da região, além dos moradores, principais beneficiados pela obra.

Fátima Araújo reúne com secretário Canindé Barros

COMPARTILHE

Preocupada com a população de São Luís, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), esteve esta semana reunida com o secretário de Trânsito e Transporte da capital maranhense, Canindé Barros, solicitando a linha de ônibus Aeroporto/São Cristóvão que foi retirada pela empresa responsável. Acatando o clamor da população ludovicense, a Pequena Guerreira foi em busca, já que estudantes e moradores reclamam com a falta de ônibus na região.

Em sua página na rede social Facebook, Fátima Araújo destacou a importância da reunião e sua preocupação com o povo de São Luís. “Reuni  com o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, para tratar da linha de ônibus Aeroporto/São Cristóvão que havia sido retirada. Ele garantiu que irá fazer um estudo em “regime de urgência” para que a linha volte a funcionar novamente”, destacou a vereadora, uma das mais atuantes de São Luís.

Desde que iniciou seu mandato em janeiro de 2017, Fátima Araújo tem trabalho em prol da população de São Luís, solicitado linhas de ônibus para bairros, infraestrutura, reforma de escolas, estádio e postos de saúde, construção do restaurante popular, pavimentação asfáltica, pintura de faixas de pedestres e limpeza pública para os bairros que fazem parte do Complexo de Comunidades do João de Deus.

Indicação da vereadora Fátima Araújo solicita ao Governo do Estado o programa “Viva Internet” para o Complexo de Comunidades do João de Deus

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), teve indicação aprovada nesta semana na Câmara Municipal de São Luís, que solicita ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), a ampliação do programa “Viva Internet” com Wifi grátis no Complexo de Comunidades do bairro João de Deus.

De acordo com a Indicação da vereadora Fátima Araújo, o programa “Viva Internet” teria que fazer cobertura nos bairros João de Deus, Vila Conceição/João de Deus, Pirapora, Jardim Conceição, Residencial João Alberto e Santo Antônio. Milhares de famílias serão beneficiadas com o Programa, principalmente estudantes que não possuem condições financeiras para pagar planos de internet.

Em sua Indicação, a vereadora Fátima Araújo fez um argumento louvável, onde ela diz que mais de 65 mil famílias carentes serão beneficiadas no Complexo de Comunidades do João de Deus. “A grande maioria não tem acesso à internet, e os estudantes necessitam fazer pesquisas e 99% são de famílias carentes e não possuem condições para pagar um plano de internet. Além de estudar, os alunos precisam de interação social e a internet nos dar isso, principalmente comunicação”, destacou a Pequena Guerreira.

Vereadora Fátima Araújo já destinou mais de R$1,5 milhão de reais em emendas parlamentar

COMPARTILHE

Esta semana a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar o pagamento de emendas destinadas para instituições públicas municipais. Com o fechamento da Maternidade Maria do Amparo, no bairro do Anil, Fátima Araújo não perdeu tempo e cobrou urgência no pagamento das emendas destinadas por ela, que podem resolver muitos problemas em órgãos e secretarias.

Durante sua fala Fátima Araújo descreveu cada uma e para onde foi destinada, como a emendar de R$100.000 destinada para a Secretaria de Meio Ambiente para preservação da Reserva do Canaã, no Complexo do João de Deus. Para a Semosp, foram mais R$100.000, que serão investidos na tubulação da Vila Socó, Getúlio Vargas e da primeira travessa Monte Sagrado.

Para o Centro de Marcação de consultas no bairro João de Deus a vereadora Fátima Araújo destinou R$100.000 diretamente para Secretaria Municipal de Saúde, além de R$100.000 para perfuração do Poço Artesiano do Residencial João Alberto, destinado à Caema. Para a reforma da escola Tomaz de Aquino, localizada na Vila Lobão, Fátima Araújo destinou R$100.00 para Secretaria Educação.

E não parou por ai, Fátima Araújo também destinou R$200.000 para a Secretaria de Saúde para manutenção da Maternidade Maria do Amparo, no bairro Anil. No setor da infraestrutura Fátima Araújo destinou R$400.000 para a Secretaria de Obras e Serviços (Semosp) para investir na pavimentação das ruas dos bairros João de Deus e Vila Conceição e R$200.000 para pavimentação de 10 ruas no bairro Pirapora. Já para o Impur, Fátima Araújo destinou R$260.000 para a reforma da Quadra Esportiva do bairro João de Deus. De um total de 10 emendas destinadas para melhorar a vida dos ludovicenses, apenas R$60.000 que foram destinados para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer foram pagos para a reforma do estádio Gaiolão na Vila Conceição/João de Deus.

Para a vereadora Fátima Araújo, algumas dificuldades poderiam ser resolvidas com essas emendas parlamentares destinadas por ela. “Eu faço a minha parte, mas o poder publico municipal deveria fazer a sua. Destinei emendas parlamentares que se tivessem sido pagas resolveriam muitos problemas que se instalaram em São Luís. Mas nem tudo depende de mim, agora resta cobrar do gestor o pagamento e execuções dos serviços”, destacou a Pequena Guerreira.

Desde que assumiu a cadeira de vereadora de São Luís, Fátima Araújo já destinou R$1.620.000,00 (um milhão, seiscentos e vinte mil reais) para várias Secretarias Municipais e Instituições Públicas, mas parece que a gestão municipal pouco se importou com a boa vontade e grande atitude da vereadora.

 

Fátima Araújo participa de Sessão Solene na Câmara Municipal na abertura dos trabalhos legislativos 2019

COMPARTILHE

Na retomada dos trabalhos nesta segunda-feira (4) em sessão solene no plenário Simão Estácio da Silveira, comandada pelo presidente Osmar Filho (PDT), a vereadora Fátima Araújo esteve presente acompanhada de sua assessoria participando da cerimônia. Este ano, a Câmara Municipal de São Luís comemora 400 anos de existência, e ao longo dos próximos meses será desenvolvida uma vasta programação em alusão à data.

Segundo a vereadora Fátima Araújo, a Câmara analisará importantes matérias, tais como o projeto de lei que institui o programa “Escola sem Partido” e a proposta que regulamenta o serviço privado de transporte individual de passageiros, o Uber, além de projetos de sua autoria que beneficiarão a população ludovicense.

A lista de assuntos inclui, ainda, mudanças no Plano Diretor na capital maranhense, que está na fase das audiências públicas; Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece orientações para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA); e também votação de prestação de contas de ex-prefeitos.

Para a vereadora Fátima Araújo, o ano de 2019 está apenas começando para o cenário político ludovicense. “Primeiramente que desejar muita sorte ao novo presidente Osmar Filho e que ele possa ter sabedoria para administrar esta casa e fazer a união entre os vereadores, para que o povo seja o mais beneficiado em tudo. Acredito na juventude do novo presidente, e reconheço a grande experiência que Osmar Filho tem em gestão pública”, destacou.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free