casa » Archivo de Etiquetas: São Luis

Archivo de Etiquetas: São Luis

[SOLIDARIEDADE] – Vereadora Fátima Araújo doa quentinhas a caminheiros na BR-135

COMPARTILHE

Sao nos momentos críticos que a sociedade descobre quem são as pessoas que realmente se colocam no lugar das outras. Na noite deste domingo (29), a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) em um ato humano e de solidariedade foi até o Posto Magnólia, localizado na BR-135 para entregar dezenas de quentinhas aos caminhoneiros que se encontram naquele local.

Todo mundo é sabedor da pandemia do coronavírus (Covid-19) que o Brasil atravessa, e por esse motivo é necessário reconhecer e dar apoio aos nossos heróis. É nítido que os profissionais de saúde estão na guerra, mas os caminhoneiros são responsáveis pelo transporte de produtos para nosso consumo diário. São profissionais do volante que passam dias nas estradas longe de suas famílias viajando para que o Brasil não pare de funcionar. São os caminhoneiros que transportam o progresso deste país, arriscando suas vidas neste momento de pandemia.

Na rede social, alguns seguidores fizeram comentários elogiando a atitude da vereadora Fátima Araújo, como foi o caso de Aparecida Alves “Parabéns pelo gesto de partilha, Deus se sente honrado. Um dia já fiz parte dessa turma que está sendo agraciada com seu gesto”, descreveu a internauta.

Outra internauta que fez elogios ao trabalho da vereadora Fátima Araújo foi Selma Melo. “Tá de parabéns, muito bonito esse gesto de solidariedade com eles. São mais que merecedores, pois dependemos deles para transportar tudo que precisamos”, descreveu. 

Além das refeições entregues aos caminhoneiros, a vereadora Fátima Araújo também entregou durante o dia deste domingo (29) mais de 2 mil máscaras de casa em casa em comunidades do Complexo de bairros do João de Deus. Uma atitude digna de aplausos. Mesmo estando no grupo de risco, a parlamentar usou os equipamentos de proteção e caiu em campo com sua equipe.

O caminhoneiro carioca, Jorge Lino, um dos beneficiados com as refeições doadas por Fátima Araújo no Posto Magnólia na BR-135, agradeceu a atitude da parlamentar ludovicense. “Quero agradecer a vereadora Fátima Araújo pelo apoio que está nos dando aqui. Só tenho a agradecer. Muito obrigado”, destacou o herói das estradas.

A vereadora Fátima Araújo destacou a satisfação de poder ajudar os que mais precisam neste momento de crise de pandemia do coronavírus no Maranhão. “Esta é a vereadora Fátima Araújo, uma simples líder comunitária que hoje está vereadora da capital maranhense. Não sei ser diferente. A única coisa que consigo ser é manter a minha humildade de sempre. Ajudar as pessoas é o que mais me faz feliz. Pena que as minhas forças financeiras são frágeis, mas desse pouco que tenho, eu consigo dividir e ajudar muita gente. Hoje são os caminhoneiros que precisam da gente, mas todos os dias são nós que precisamos deles para colocar tudo em casa. Nada mais justo que dar as mãos aos heróis das estradas”, disse a vereadora bastante emocionada.

Nas redes sociais a vereadora Fátima Araújo recebeu o apoio maciço dos internautas. Ela reconhece que assim como os profissionais de saúde, que arriscam suas vidas para salvar vidas, os caminhoneiros também são heróis e merecem todo apoio neste momento que passamos.

ELEIÇÕES 2020: Vereador Chaguinhas se filia ao Podemos

COMPARTILHE

O convite foi feito ao vereador Francisco Chaguinhas pelo deputado federal Eduardo Braide, pré-candidato à Prefeitura de São Luís durante sua filiação ao Podemos em dezembro de 2019. Convite feito, convite aceito, o experiente parlamentar Chaguinhas que está no exercício do terceiro mandato como vereador de São Luís, filiou-se em grande ato político no último dia 6 de março na Casa da Família no Jardim São Cristóvão.

Com presença de um grande número de pessoas, o deputado federal e pré-candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide participou do ato de filiação do vereador Francisco Chaguinhas ao Podemos, que mostrou força política na região.

“Recebemos hoje com muita alegria a filiação do vereador Francisco Chaguinhas em nosso partido. Fiz questão de vir aqui para dizer que a chegada dele ao Podemos nos dá ainda mais força em nossa caminhada”, afirmou Eduardo Braide.

Em seu discurso após filiação, o vereador Francisco Chaguinhas ressaltou o motivo da sua escolha pelo Podemos e destacou o trabalho realizado na Casa da Família que funciona há 13 anos com recursos próprios.

“Estar no Podemos é acreditar que junto com Eduardo Braide, São Luís estará no caminho certo. Os nossos bairros serão melhor assistidos e as nossas comunidades ouvidas não somente em época de eleição”, garantiu o vereador Chaguinhas.

O vereador César Bombeiro em sua fala teceu elogios ao vereador Francisco Chaguinhas e o chamou de professor na Câmara Municipal de São Luís. “Talvez vocês não saibam, mas Chaguinhas é o meu professor dentro da Câmara Municipal de São Luís. Eu sou um vereador de primeiro mandato e Chaguinhas tem muita experiência no parlamento municipal. Todas as minhas dúvidas dentro da Câmara eu tiro com o meu professor e vereador Chaguinhas”, destacou César Bombeiro.

O vereador Marcial Lima também destacou o trabalho realizado por Francisco Chaguinhas em São Luís ao longo de quase duas décadas. “Primeiro quero parabenizar a Casa Da Família, já conhecia o trabalho social, sei das dificuldades para manter uma obra social tão importante como esta, principalmente relacionada a saúde. Eu como vereador conheço a tua luta, o teu trabalho Chaguinhas. Temos que reconhecer a maior gratidão que um ser humano faz por uma pessoa, principalmente na vida política é o reconhecimento. A gratidão também é importante na vida das pessoas, e você precisa ser reconhecido por esse povo”, destacou Marcial se referindo ao vereador Chaguinhas.

Estiveram presentes no ato de filiação de Francisco Chaguinhas os vereadores César Bombeiro e Marcial Lima, lideranças políticas, comunitárias e do Podemos e de outras agremiações partidárias que apoiam o projeto Braide 2020.

Por Ascom/Vereador Chaguinhas

Vereador Chaguinhas quer regulador de temperatura de ar condicionado nos coletivos de São Luís

COMPARTILHE

Buscando a melhoria e qualidade dos serviços prestados pelas empresas que operam no sistema de transporte coletivo, em São Luís, o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal, o projeto de lei 144/20, que dispõe sobre o uso obrigatório de aparelho regulador de ar condicionado nos coletivos que circulam na capital maranhense.

Em sua justificativa, Francisco Chaguinhas destaca que sua proposição objetiva garantir o bem-estar dos usuários do transporte público.

De acordo com o projeto, o equipamento de ar condicionado dos ônibus deverá conter dispositivo regulador de temperatura, sendo que, a carga térmica inicial deve ficar entre dezessete e dezoito graus.

Segundo Chaguinhas, estudos da medicina do trabalho apontaram que 45% dos motoristas e usuários sofrem com a vibração do motor dianteiro e o calor nos coletivos.

O parlamentar também explica que muitos motoristas que trabalham em veículos com motor traseiro, são os menos afetados pelos transtornos causados pelo stress no trânsito.

“Somente quem já precisou do transporte intermunicipal de São Luís, sabe a dificuldade que é entrar em um ônibus com ar condicionado no limite mínimo e com o calor intenso da região metropolitana”, observa o vereador.

“Além disso, a medida trará melhor qualidade de vida aos usuários do sistema, proporcionando maior conforto aos que necessitam pegar um coletivo para o trabalho”, conclui Chaguinhas.

Uma vez sancionada, a lei obrigará as empresas de ônibus a exporem, dentro dos veículos, selos de revisão do aparelho contendo informações sobre sua manutenção, incluindo sua periodicidade, além da manutenção a ser realizada quadrimestralmente.

O descumprimento do disposto implicará em penalidade, com recolhimento imediato do veículo. As especificações técnicas do equipamento regulador deverão observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas de Temperaturas (ABNT).

Por Mauro Garcia

Vereadora Fátima Araújo vai realizar reunião sobre Regularização Fundiária nesta sexta (06) no bairro Vila Lobão

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), com o apoio do Instituto Solidariedade & Ação vai realizar nesta sexta-feira (06) uma reunião com os moradores do bairro Vila Lobão e com a presença do secretário de estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior para tratar da Regularização Fundiária de residências do bairro.

A reunião vai acontecer às 19h na UEB Thomaz de Aquino. A pauta a ser tratada será a Regularização Fundiária do bairro Vila Lobão. O objetivo é legalizar as residências do bairro com documentação de posse aos donos.

O processo de Regularização Fundiária feito através da Secretaria Estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e é totalmente gratuito e para os moradores não acarretará nenhuma taxa. Será tudo por conta do governo do Estado.

A Realização da reunião será da Secretaria Estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano e o apoio será do Instituto Solidariedade & Ação e da vereadora Fátima Araújo.

Vereador Ricardo Diniz institui o dia Municipal do Voluntário

COMPARTILHE

O Vereador Ricardo Diniz (PRTB), através do Projeto de Lei número 167/19, institui o dia municipal do voluntário no calendário de datas comemorativas, no município de São Luís.

De acordo com estudo realizado pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade. A partir da doação de seu tempo e conhecimento, realiza um trabalho solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político ou emocional.

A proposta visa fortalecer a cultura e a prática do voluntariado na comunidade, no intuito de promover a participação dos cidadãos na solução de parte dos problemas sociais. Assim, o indivíduo poderá sentir-se útil e valorizado frente aos demais, à medida que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Ademais, o trabalho voluntário amplia e fortalece os programas e serviços prestados à população, propiciando a inclusão social e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Segundo o vereador, a escolha do dia 18 de julho para homenagear o voluntário diz respeito à comemoração ao Dia Internacional de Nelson Mandela, um dos líderes mais corajosos e admiráveis do mundo, que dedicou 67 anos da sua vida na luta pela paz na humanidade e pelos direitos humanos. O Dia de Mandela, como também é conhecido, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2009, através da aprovação em Assembleia Geral.

“O Dia Municipal do Voluntário vem contribuir para o exercício da cidadania, bem como para manutenção e desenvolvimento de iniciativas de diferente natureza, e acima de tudo, para que o Município conte, de forma gratuita, com valorosas participações nos mais diversos segmentos”, afirmou.

Por Davi Max

Vereadora Fátima Araújo vai distribuir 3 mil brinquedos neste sábado (12) para crianças na Praça do João de Deus

COMPARTILHE

Para comemorar o Dia Nacional da Criança, nada mais justo que distribuir brinquedos para crianças carentes. Isso revigora a alma, alimenta o espírito e fortalece o corpo de quem vive para fazer o bem. Com esse propósito, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), realizará neste sábado (12) na Praça da Juventude no bairro João de Deus, uma mega Ação Social que envolverá dezenas de profissionais de beleza.

Além dessa Ação Social que iniciará às 8h da manhã, a vereadora Fátima Araújo irá distribuir aproximadamente 3 mil brinquedos para as crianças presentes a partir das 16h. As crianças presentes vão poder brincar em pula-pula, piscina de bolinhas, tobogã, castelo inflável, túnel de bolinhas e arena pebolim. E o melhor, as crianças vão se divertir sem gastar nada.

“Quero convidar os pais de comunidades vizinhas que levem seus filhos até a Praça da Juventude no bairro João de Deus. Vamos instalar os equipamentos do projeto LEVANDO ALEGRIA e fazer a felicidade de crianças carentes do Complexo de bairros do João de Deus. Tenho certeza, que neste sábado (12) será um dia de muita alegria para a criançada”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

Projeto de lei da vereadora Fátima Araújo aprovado na Câmara vai criar Hospital do Idoso em São Luís

COMPARTILHE

Pensando no bem estar da população idosa de São Luís, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), elaborou um projeto de lei importante que foi acatado e aprovado na Câmara Municipal de São Luís em dezembro de 2018. O Projeto de Lei Nº 007/2018 solicita ao poder executivo a criação e implantação de um Hospital Municipal de Internação e Tratamento de Idosos na capital maranhense.

De acordo com o projeto, o município de São Luís precisa fazer parcerias com o Ministério da Saúde para construir e manter em funcionamento, já que a população idosa da capital maranhense está ficando cada vez maior. Faltando apenas o prefeito Edivaldo Holanda Júnior sancionar para se tornar lei, a vereadora Fátima Araújo tem defendido no Plenário da Câmara Municipal de São Luís a classe da terceira idade (Idosos), já que na última segunda-feira (3), foi comemorado o Dia Nacional e Internacional do Idoso.

Segundo Fátima Araújo, o Poder Executivo Municipal precisa fazer parcerias com os governos do Estado, Federal, Universidades públicas, privadas e Instituições filantrópicas, além de manter o futuro hospital do Idoso em funcionamento com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nossa população está envelhecendo, eu estou ficando velha e precisamos de um lugar digno para nossos idosos. Um hospital municipal do idoso vai contribuir muito com a saúde pública de São Luís. O município já conta com hospitais da mulher, criança e agora precisamos construir e implantar um centro para nossos idosos”, destacou Fátima Araújo.

Weverton confirma Osmar Filho como pré-candidato a prefeito de São Luís

COMPARTILHE

O senador e presidente do PDT no Maranhão, Weverton Rocha, reafirmou nesta segunda-feira (09), durante entrevista coletiva, que o presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho, é o único pré-candidato do partido à Prefeitura de São Luís, em 2020.

A declaração do parlamentar surge após movimentações do deputado estadual pedetista Yglésio Moyses, que tenta construir um projeto que lhe permita disputar o pleito.

“A gente tem um trabalho, que não fica criando ilusões e nem um tipo de exclusões. As conversas, principalmente na política, têm que ser mais objetivas. Eu francamente já falei com o Yglésio sobre o assunto. Ele sabe que o pré-candidato do PDT é o vereador Osmar Filho”, disse.

Weverton citou como exemplo de união dentro da sigla o caso do vereador Ivaldo Rodrigues, que abdicou da pré-candidatura e declarou apoio a Osmar.

“Essa é a mesma postura que espero do Yglésio e de todos os companheiros do PDT. De estarmos unidos a favor da pré-candidatura do vereador e hoje presidente da Câmara, Osmar Filho”.

Yglésio flerta com outras legendas com o objetivo de tentar viabilizar seu nome.

Recentemente, ele manteve conversas com dirigentes do PRB, do deputado federal Cleber Verde e do vice-governador Carlos Brandão.

Ao blog do John Cutrim, Weverton foi enfático ao comentar sobre uma possível saída do deputado do partido pelo qual ele se elegeu.

“Não será liberado para sair”, cravou o senador.

De acordo com Weverton, é salutar que o seu grupo político tenha vários outros pré-candidatos discutindo a cidade.

“No segundo turno, todos estaremos unidos e apoiando o candidato do nosso campo político”.

Por Gláucio Ericeira

Projeto cultural itinerante leva conscientização sobre biodiversidade a quatro estados

COMPARTILHE

A importância de proteção da biodiversidade é a mensagem chave da quinta edição do Conexão Sustentável Alcoa, projeto cultural itinerante que em 2019 será dividido em duas etapas e terá cinco meses de atividades. O Palco Móvel ocorre de agosto a setembro, com apresentações teatrais, oficinas de reciclagem e sessões de cinema. Já o Sala Brasil inicia em outubro e segue até dezembro, com teatro e cinema. Os participantes, na maioria crianças e adolescentes, também vão receber uma cartilha educativa sobre o tema ao final de todas atividades.

O Palco Móvel, estrutura com palco e arena capaz de receber até 250 pessoas sentadas, fica em São José de Ribamar (MA) entre 27 e 30 de agosto, e em São Luís, entre 3 e 6 de setembro. Após o Maranhão, o projeto segue para Juruti (PA). As apresentações teatrais ficam por conta de duas companhias.

O Circo Fool apresenta o espetáculo “O Menino Passarinho e a Estrela Encantada” que conta a jornada de um garoto e de seu boizinho através de rios e igarapés até encontrar, na floresta Amazônica, seres encantados do imaginário caboclo que vão lhe apresentar ideias ecológicas em defesa das águas, do ar, e das florestas.

Já a companhia Casa do Bispo Atelier apresenta “A Hora é Agora”. No espetáculo, dois amigos decidem unir forças para construir uma máquina fantástica que ajudaria as pessoas a preservar a biodiversidade. Os personagens: Inventiva e Sabe Tudo, passam por divertidas e emocionantes aventuras e contam com a ajuda da plateia para que tudo dê certo no final.

A segunda etapa do projeto começa em outubro com a Sala Brasil. Itinerante, com capacidade para 30 pessoas e espaço para cadeirantes, a sala é climatizada e tem estrutura de som e luz para receber sessões de cinema e apresentações do espetáculo “Quiz Intergalático”. Criado pela companhia Trip Teatro, a montagem inédita traz dois palhaços-cientistas, Marga e Tutúlio, que querem ganhar uma viagem ao espaço. Para isso, terão que entender como funciona nosso planeta e quanto nossas atitudes impactam no meio ambiente e também no nosso entorno. A primeira parada será em Poços de Caldas (MG). Depois a viagem segue por Divinolândia (MG), São Luis (MA), Santarém (PA), Juruti (PA) e Óbidos (PA).

 “Com o Projeto Conexão Sustentável, buscamos nos conectar com as comunidades locais. Demonstramos que conceitos de sustentabilidade e inovação andam juntos, gerando valor”, diz a Diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa, Michelle Sayo.

“O Conexão Sustentável é uma oportunidade única. Com ele podemos percorrer milhares de quilômetros pelo País, em estradas e até rios, para levar teatro e cinema a públicos que tem poucas oportunidades de acesso a bens culturais”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura. “Esse torna-se um trabalho importante de criação de plateias e disseminação da cultura”.

Realizado pelo Ministério da Cidadania e Magma Cultura o Conexão Sustentável Alcoa tem patrocínio da Alcoa e apoio das prefeituras municipais.

Sobre a Alcoa
Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há 130 anos. Desde o desenvolvimento da indústria do alumínio, e ao longo da nossa história, nossos talentosos Alcoanos e Alcoanas seguiram adiante com inovações e melhores práticas que resultaram em eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes onde quer que operemos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores “Agir com Integridade”, “Trabalhar com Excelência” e “Cuidar das Pessoas”. No Brasil, a Alcoapossui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Saiba mais sobre a Alcoa acessandowww.alcoa.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Palco Móvel

27 a 30/08 – São José de Ribamar – Local: Praça Caminho de São José, Rua Major Pirola, Centro.

03 a 06/09 – São Luís (MA) – Local: Posto Milena, Av Eng Emiliano Macieira, 25, Pedrinhas.

17 a 20/09 – Juruti (PA) – Tribódromo

Sala Brasil

14 a 18/10 – Poços de Caldas (MG)

21 a 25/10 – Divinolândia (SP)

29/10 a 02/11 – São Luís (MA)

06 a 09/11 – Santarém (PA)

11 a 29/11 – Juruti (PA)

02 a 06/12 – Óbidos (PA)

Correios lançará selo alusivo aos 400 anos da Câmara de São Luís

COMPARTILHE

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), firmou mais uma parceria institucional com o objetivo de comemorar os 400 anos do Poder Legislativo da capital maranhense.

Os Correios do Maranhão lançará um selo alusivo ao quarto centenário da quarta Casa Municipal de Leis mais antiga do país.

A parceria foi sacramentada durante reunião entre o presidente e o superintendente de Operações dos Correios, Ricardo Melo Barroso.

“Um momento importante em que deixaremos na história um marco para o nosso Parlamento, que este ano comemora quatro séculos de existência. Então, essa parceria vem somar com as inovações que esta Casa vem promovendo”, destacou Osmar.

“É com grande emoção que celebraremos os quatro séculos de vida deste Parlamento, lançando este selo comemorativo. Os Correios ficam orgulhosos de levar tão longe o nome desta Casa e sua história tão bonita, que em breve ficará gravada em documento oficial”, avaliou Barroso.

O selo personalizado será lançado em breve, e terá em seu design a marca da Casa, o site, e as redes sociais do Parlamento; além de preservar as cores azul e amarelo do layout da Câmara.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free