casa » Archivo de Etiquetas: São João 2018

Archivo de Etiquetas: São João 2018

Porto Rico em tempos de glória com a cultura

COMPARTILHE

Valorizar a cultura popular mostra o respeito de um gestor público pelo seu povo. E tem sido dessa forma que a prefeita do município de Porto Rico, no Litoral Ocidental Maranhense, Tatyana Mendes tem feito desde o primeiro ano de sua gestão. Com um planejamento rígido, mas com os pés no chão, a gestão tem dado prioridade aos serviços essenciais, mas sem deixar de investir na cultura popular do município.

Este ano, mesmo com o país atravessando por uma crise política e econômica, a gestão municipal traçou um planejamento visando a maior festa folclórica do Maranhão, realizada no mês de junho. Em Porto Rico, uma multidão do município e de cidades próximas como Cedral, compareceu ao Arraial de Todos, promovido pela Prefeitura, entre os dias 23 e 30 de junho, se consagrando como o melhor São João do litoral ocidental. O terreiro junino recebeu grande público todas as noites, o que deixou a prefeita muito feliz.

O público que compareceu ao Arraial de Todos, pode brincar em segurança, em uma programação  bastante diversificada, que incluiu várias danças e brincadeiras, de todos os ritmos e sotaques, além de bandas e cantores que animaram o povão. “A prefeita Tatyana está de parabéns pelo grande São João que realizou este ano. Mesmo com o Arraial lotado, não houve briga. Já estamos aguardando o próximo São João.” Disse a estudante Ana Luíza.

Durante os 8 dias de festejo junino, o Arraial de Todos, recebeu apresentações culturais de Grupos de Quadrilhas e Carimbó, que alegraram as noites, e também contou com barracas de comidas típicas e shows de artistas renomados como a Banda 007 e Gerrard Lima. Uma nova realidade para um município que estava esquecido pelo poder público há anos.

Acompanhada de seu esposo, Dr. Nelson Sereno, a prefeita Tatyana Mendes (PCdoB) prestigiou o Arraial juntamente com o ex-deputado estadual Marcelo Tavares (PSB), o deputado federal Rubens Pereira Jr (PCdoB), além de integrantes de seu grupo político, Nita Mendes, Cesar Mendes, Vereadores, Assessores e Secretários Municipais.

“Conseguimos realizar uma das maiores festas juninas de nossa cidade. Tenho certeza que no próximo ano faremos um São João ainda maior, trazendo alegria para a população e aquecendo o comercio local.” Destacou a prefeita, que tem feito um trabalho diferenciado em Porto Rico.

Para o secretario de Esporte, Cultura e Lazer, João Neves, o evento foi um sucesso e cumpriu com o objetivo de manter viva a cultura e levar lazer e diversão para a população. “Tivemos muita animação, ótimas atrações e muita segurança todos os dias do Arraial, o que fez do nosso São João, um dos melhores da região”. destacou o secretário.

Além do Arraial da sede, a Prefeitura Municipal apoiou todos os Arraiais realizados nos povoados, garantindo a participação de atrações culturais nos eventos.

Por Vandoval Rodrigues

Arraial da vereadora Fátima Araújo reúne mais de 100 atrações em 16 dias

COMPARTILHE

Uma tradição de décadas, algo jamais visto na Vila Conceição/João de Deus no período de São João. Este ano a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), mostrou que com muito trabalho e dedicação, o resultado é satisfatório. Primeiro a parlamentar transformou um terreno baldio localizado entre as ruas Antônio Pinheiro e Riachuelo, no bairro Vila Conceição, em um Espaço de Cultura e Diversão. Onde existia lama e criadouro de mosquito da dengue, se tornou um terreiro junino elogiado por quem passava pelo arraial. Foram mais de R$ 10 mil reais investidos, 10 carradas de piçarra e 36 carradas de arreia. Esforço que vai se tornou um espaço para os moradores da comunidade.

Desde o dia 15 de junho a vereadora iniciou seus arraiais na Vila Lobão e Residencial João Alberto, onde milhares de pessoas participaram. Foram inúmeras atrações, além de brincadeiras folclóricas, que fizeram a alegria dos moradores. Tudo por conta da vereadora, que nunca mediu esforços para ajudar suas comunidades. Outra comunidade que recebeu o Arraial do Movimento Solidariedade & Ação foi a Vila Izabel Cafeteira.

Mas o ponto forte do Festejo Junino aconteceu na Vila Conceição e reuniu as melhores bandas e cantores do Brasil. No palco do Espaço Cultural, subiram cantores que a comunidade jamais imaginou vê-los um dia fazendo show na região. A arena tinha gente de várias comunidades, como foi o caso de Janaína Flores Cardoso, que é moradora do Jardim São Cristóvão e estava curtindo o show de Bruno Shinoda com seu noivo. “Aqui é bem mais perto, vamos gastar apenas R$ 20 reais de Uber para vir e voltar. Um espaço bom, bonito e barato. Um local familiar, com bastante segurança. Em outros locais ainda corremos risco na hora de voltar para casa”, salientou.

Além das atrações da Programação do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, a vereadora Fátima Araújo mostrou que é possível quando o político pensa no povo. Ela trouxe por sua conta, as atrações: Wandim Rey, Bruno Shinoda, Levada do Teco, Eli Cantor, Gerrard Lima, Fábio Alta Tensão, Diel França, Mayara Lins, Banda Shoe de Rítmos, Banda da Vassoura, Eugênia Miranda, Celma Marks, Thaís Moreno, Banda Switch 14 da Bahia, Andson Mendonça, Rafinha Maranhão e Japa do Arrocha. Foram 17 atrações tudo por conta da vereadora.

No total de apresentações foram 102, incluindo Tambor de Crioula, Dança Portuguesa, Dança Country, Quadrilha Junina, Bumba-meu-boi de todos os sotaques, além de brincadeiras de vários ritmos, de todos os lados do Maranhão. Pelo Arraial do Movimento Solidariedade & Ação passaram manifestações culturais de São Luís e do Estado, além de cantores e bandas de vários estilos, todos ao som do festejo junino. O público foi ao delírio, e se divertiu para valer todas as noites.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

As 15 barracas vendiam comidas típicas, doces, bolos, churrasco, mingau de milho e de tapioca, batata frita, pipoca, além de bebidas. Todos os barraqueiros foram contemplados com uma barraca e não foi cobrado nada por isso. Foram 113 trabalhadores informais, que faturaram no São João. A vereadora exigiu apenas bom atendimento ao público e manutenção da limpeza no arraial, que contou até com Fátima Araújo no mutirão de limpeza após cada dia de evento. A organização ficou por conta da equipe da vereadora, que deu um show nos trabalhos e atendimento ao público, brincadeiras e artistas. Tudo feito de acordo como mandava o planejamento.

Os barraqueiros faturam bem, aumentaram seus orçamentos e agora estão felizes com um movimento grande no Arraial, que ficou marcado na história do bairro Vila Conceição/João de Deus. Até a criançada teve seu espaço, brincou e pulou, mesmo sem sair do bairro. Algo que jamais vai esquecer, mesmo sabendo que em 2019 terá tudo novamente, mas com a certeza de ser melhor ainda.

SATISFAÇÃO DA VEREADORA

Fátima Araújo daquelas que não entra em jogo para perder. Não interessa se a partida é longa ou curta, o que importa é o resultado positivo. Com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de São Luís e deputado Othelino Neto até dia 30 de junho, Fátima não fica parada quando o que está em jogo é a comunidade. Para a Pequena Guerreira, como vereadora é a oportunidade de aproximar cultura popular e comunidade.

“Todos as noites recebíamos 3, 4, 5 mil pessoas, como foi o caso do Arraial do Movimento Solidariedade & Ação na Vila Lobão que reuniu mais de 10 mil pessoas durante três dias de evento, no Residencial João Alberto, na rua Bacabal, o público foi de 2 mil pessoas nos dois dias de evento. Desde o dia 16 até dia 01 de julho, foram 16 dias de arraial na Vila Conceição/João de Deus e reuniu as melhores bandas e cantores. Como nossa população não tem condições de sair do bairro para curtir o São João em outros bairros, eu trouxe atrações como Boi da Maioba, Axixá e Pirilampo, além de grandes cantores e bandas nacionais”, destacou emocionada.

Durante a entrevista, a vereadora aproveitou para agradecer a Deus pelo dom da vida e ao povo ludovicense, pela oportunidade de estar vereadora de São Luís. Sou uma vereadora que não penso só no EU e sim em NÓS. Quero agradecer nossos patrocinadores, como o Governador Flávio Dino, o secretário Antônio Araújo, o jornalista Márcio Jerry, o deputado Othelino Neto, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, secretário de segurança, Jefferson Portela (Polícia Militar), Seu Pedro (Cite Luz), André Vidal (banheiros), além de sua coordenação e as pessoas que apoiaram esse grande evento”, disse.

SEGURANÇA TOTAL

A vereadora Fátima Araújo frisou que durante o evento não houve incidentes, a segurança foi feita pela Polícia Militar do Maranhão e contou com um efetivo durante os 16 dias de evento. Por esse motivo o arraial passou a ser visto como um espaço familiar, onde os moradores levavam seus filhos para assistir e brincar, já que haviam brinquedos para a criançada. Durante o evento era visível ver crianças, jovens, adultos e idosos, algo fantástico para uma comunidade que não realizava esse tipo de evento e dessa grandeza. A organização era salutar e por isso, tudo deu certo conforme planejamento.

ENCERRAMENTO DO ARRAIAL

“Só quero pedir a Deus muita saúde, que coragem e força eu tenho muito para lutar pelas comunidades, seja pela cultura, esporte, educação, saúde, infraestrutura, transporte e segurança. E para encerrar com chave de ouro, a vereadora foi audaciosa mais uma vez e trouxe para a Vila Conceição a Banda Switch 14 da Bahia e o cantor Andson Mendonça, feito inédito para os moradores. E para encerrar, a vereadora já anunciou o aniversário a Vila Conceição em agosto. E pode aguar que vem novidade e muitas surpresas. E que venha 2019 com o São João cheio de atrações!

Uma coisa é certa, Fátima Araújo escreveu mais uma página na história do folclore do Maranhão. A cultura agradece!

 

Arraial da vereadora Fátima Araújo encerra neste sábado (30)

COMPARTILHE

Desde a abertura oficial, no dia 16 de junho, o Arraial do Movimento Solidariedade & Ação, organizado pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB), tem reunido dezenas de brincadeiras no bairro Vila Conceição/João de Deus. A cada noite uma novidade trazida pela Pequena Guerreira, com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de São Luís e apoio cultural do deputado estadual Othelino Neto.

Na noite desta terça-feira (26) o Espaço Cultural, como foi batizado o terreiro junino, recebeu 7 atrações incluindo Tambor de Croula, Dança do Boiadeiro, o cantor Tatal Matos, Boi da Boa Vista (sotaque de zabumba), Boi da Cidade Olímpica e Boi de Humberto de Campos. O público compareceu em bom número e fez a festa com os brincantes.

Já na noite desta quarta-feira (27) o Arraial do Movimento Solidariedade & Ação recebeu novas atrações, como Tambor de Crioula, Dança Portuguesa Harmonia de Portugal, Show de Carlos Gomes, Boi Encanto de São Cristóvão, Boi Novo Brilho, Boi Original e Boi de Penalva do Bairro de Fátima.

Nesta quinta, sexta-feira e sábado, o Arraial receberá mais atrações e encerrá sua temporada junina com um saldo positivo de público, atrações e vendas, já que os barraqueiros estão faturando, e devem lucar bem, já que nenhum barraqueiro pagou para trabalhar. A entrada no arraial também é inteiramente gratuita.

Arraial de Bequimão reúne grande público na Praça da Matriz

COMPARTILHE

Completando este ano 52 anos de tradição, o famoso Arraial da Praça da Matriz em Bequimão, tem reunido bom público e grandes atrações. Realizado pela Prefeitura de Bequimão em parceria com a Secretaria de Cultura do Município, desde sua abertura oficial, dia 19 de junho, a Praça da Matriz tem recebido um grande público, oriundo da sede e zona rural do município.

Na abertura dia 19, no aniversário da cidade, o Arraial recebeu Boi Estrela de Bequimão, sotaque de orquestra, manifestações culturais locais e as atrações nacionais, Matheus Fernandes e Banda Mesa de Bar. Foi o maior público já visto na Praça da Matriz nos últimos 20 anos de festejo junino em Bequimão.

Nas últimas últimas 8 noites, foram inúmeras brincadeiras, tanto locais, quanto de outros municípios que abrilhantaram o arraial deste ano. Como forma de valorizar a cultura local, a Secretaria Municipal de Cultura tem trazido as brincadeiras da zona rural, principalmente das comunidades quilombolas.

Para o prefeito Zé Martins, o festejo junino em Bequimão mantém uma tradição de décadas criada pelo ex-prefeito Juca Martins. “Mesmo com essa crise cruel que atrapalha todo gestor público, conseguimos fazer um São João dentro de nossas possibilidades financeiras. Estamos valorizando nossa cultura e mantendo uma tradição criada há mais de meio século por Juca Martins”, destacou o prefeito.

O encerramento do Arraial será neste sábado dia 30 de junho, como havia sido planejado pela Secretaria de Cultura do Município. Serão 12 dias de muita cultura popular na Praça da Matriz em Bequimão. Desde o dia 19 já passaram dezenas de brincadeiras, incluindo Tambor de Crioula, Bumba-meu boi de vários sotaques, Cacuriá, Quadrilhas juninas, Danças Portuguesas, Country, e do Negro, além de outras manifestações culturais.

Do Portal G7MA.COM

Fotos: Rodrigo Martins

 

Segunda noite de Arraial na Vila Conceição reúne uma multidão

COMPARTILHE

Um espaço que reúne famílias e recebe grandes atrações todas as noites no Arraial do Movimento Solidariedade & Ação, no bairro Vila Conceição na área do João de Deus. que tem o apoio da vereadora Fátima Araújo (PCdoB). Além da diversão tem gente faturando uma renda extra com venda de alimentos e bebidas.

Além das brincadeiras folclóricas que animam crianças, jovens, adultos e idosos, tem as atrações artísticas que levantam o astral do público, como foi o caso do cantor Bruno Shinoda, que sacode e balança o grande público que compareceu na Arena Espaço Cultural. É uma atração mais linda que a outra e o público está adorando.

“Estou gostando muito. Não preciso sair para outros bairros para levar meus filhos para assistir as danças. Chego cedo e encontro espaço para ficar perto das brincadeiras. O espaço é bom, a vereadora melhorou aqui, onde era um lugar sujo, agora se tornou um espaço de lazer. Quero Parabenizar a vereadora pela atitude de valorizar a cultura e principalmente nossa comunidade”, destacou a moradora Maria Antônia Costa Nunes, moradora do João de Deus.

 

A vereadora Fátima Araújo esteve presente no Espaço Cultural na noite deste domingo (17) durante as atrações. A cada brincadeira apresentada, a vereadora era elogiada pelos representantes e aplaudida pelos moradores que se encontravam na plateia. Isso mostra o quanto o trabalho está dando certo.

PASSARAM  NO ESPAÇO CULTURAL NA VILA – DOMINGO (17/06)

  • Dança Country Festa de Rodeio
  • Dança Portuguesa Império de Bragança
  • Dança Portuguesa Bailado de Luzitano
  • Dança Portuguesa Encanto de Portugal
  • Show com o cantor Bruno Shinoda
  • Forró do PV

NESTA SEGUNDA-FEIRA (18/06)

  • Boi de Corda
  • Cacuriá Encantos da Vila Izabel
  • Dança Country
  • Dança Portuguesa Império Majestade de Portugal
  • Japa do Arrocha

O São João da Vila Conceição e Residencial João Alberto, tem a Realização do Instituto Solidariedade & Ação, apoio Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e Vereadora Fátima Araújo.

Fotos/Reprodução

Arraial do Movimento Solidariedade & Ação reúne grande público na João Alberto e Vila Conceição sábado (16)

COMPARTILHE

Se tem a mão da vereadora Fátima Araújo, o sucesso é garantido. Um dos maiores festejos juninos de todos os tempos está sendo realizado pelo Movimento Solidariedade & Ação na Vila Conceição no bairro João de Deus desde sábado (16). No Residencial João Alberto foram realizados dois dias (sexta e sábado), com um público fenomenal, graças a organização da vereadora Fátima Araújo e toda sua equipe.

Incansável em tudo que se propõe a fazer, a Pequena Guerreira cuida da organização, das atrações, movimento, barracas e ainda tem tempo para receber os amigos. Aliada aos integrantes de sua equipe, que trabalham diuturnamente, o resultado é sempre o esperado, e muita das vezes vai além das expectativas.

Com dezenas de brincadeiras folclóricas e atrações artísticas, o Arraial do Movimento Solidariedade & Ação reúne centenas de pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Um verdadeiro espaço reservado para as famílias e que conta com segurança (Polícia Militar) em todos os lados do Espaço Cultural da Vila Conceição.

Além dos moradores da Vila Conceição, o Arraial recebe gente de vários bairros da cidade, incluindo as comunidades que fazem parte do Complexo do João de Deus.  Por ser um espaço gigante, a arena suporta muita gente e fica ainda mais aconchegante. Nos dois dias de festa na Vila Conceição e João Alberto, já passaram as seguintes atrações:

RESIDENCIAL  JOÃO ALBERTO

(Sexta [15] 

  • Dança Portuguesa Império de Lisboa
  • Dança Country Festa de Rodeio
  • Show com Banda da Vassoura

Sábado [16])

  • Dança Portuguesa Cultura de Portugal
  • Dança Country Cawboys de Ouro
  • Dança Portuguesa Talentos de Portugal
  • Rafinha Maranhão e Banda.

VILA CONCEIÇÃO/JOÃO DE DEUS (Espaço Cultural)

SÁBADO (16/06)

  • Cacuriá do Candinho
  • Dança Portuguesa Cultura de Portugal
  • Dança Portuguesa Eterna Magia
  • Celma Marques

VÃO PASSAR AINDA NA VILA – DOMINGO (17/06)

  • Dança Country Festa de Rodeio
  • Dança Portuguesa Império de Bragança
  • Dança Portuguesa Bailado de Luzitano
  • Dança Portuguesa Encanto de Portugal
  • Show com o cantor Bruno Shinoda
  • Forró do PV

SEGUNDA-FEIRA (18/06)

  • Boi de Corda
  • Cacuriá Encantos da Vila Izabel
  • Dança Country
  • Dança Portuguesa Império Majestade de Portugal
  • Japa do Arrocha

O São João da Vila Conceição e Residencial João Alberto, tem a Realização do Instituto Solidariedade & Ação, apoio Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e Vereadora Fátima Araújo.

Fotos: Edilson Gomes

Edilázio critica ausência de artistas locais na programação oficial do São João do Maranhão

COMPARTILHE

O deputado Edilázio Júnior (PSD) criticou, na sessão plenária de terça-feira (5), a falta de apoio do Governo do Maranhão à cultura e aos artistas locais. Ele informou que, na elaboração da programação para o São João 2018, o Governo deixou de fora artistas maranhenses consagrados, como Betto Pereira, e contratou, por cerca de R$ 250 mil, Agnaldo Timóteo.

Segundo o deputado, Pereira chegou a protestar em seu perfil em rede social e recebeu gestos de solidariedade de outros músicos, como Carlinhos Veloz e Mano Borges.

“Eu já falei algumas vezes aqui, nesta tribuna, que é isso que dá nós termos um governador que não sabe diferenciar a matraca de um maracá. E aí, chega o período junino, e o que nós estamos vendo é essa tristeza com as brincadeiras locais, com os artistas locais. E o governador trazendo para cá Agnaldo Timóteo por R$ 250 mil”, iniciou.

Edilázio lamentou o desprestígio aos artistas locais e lembrou que “o Governo tem adotado a mesma postura desde o início do mandato, em 2015”.

Ele também lançou um desafio a produtores culturais que atuam no estado. “Quero saber qual produtor contrataria Agnaldo Timóteo, para um show privado, por R$ 250 mil. Isso é brincar com o dinheiro público, é brincar com a nossa cultura e é brincar com os maranhenses. A Leci Brandão, que o único estado que ela ainda se apresenta, por coincidência, estado em que é governado por um comunista. E ela é deputada estadual pelo PCdoB em São Paulo, por duas vezes esteve aqui já no réveillon. Agora eu pergunto: Por que não vem para um show privado?”, completou.

O parlamentar oposicionista afirmou, ainda, que “a Secretaria de Cultura aparelhou as festas populares para beneficiar o PCdoB e o resultado é a desvalorização da cultura local”.

“Quem sofre com isso, quem perde com isso são os maranhenses, são os nossos arraiais que perdem o brilho, que perdem a alegria, assim como vem sendo no carnaval e, agora, será no período junino. Mais uma vez, repito, a culpa é de nós termos um governador que é avesso à cultura maranhense, que é avesso ao nosso folclore e que não sabe distinguir a matraca de um maracá”, finalizou.

 

Com entrada gratuita, Arraial “Pertinho de Você” abre 3ª edição nesta sexta (1)

COMPARTILHE
Show de Limão com Mel está entre as atrações grátis da semana no evento que inaugura a temporada junina em São Luís

SÃO LUÍS – Para quem está contando os dias para chegada das festas juninas, uma prévia dos festejos abre a programação estadual da mais nordestina comemoração do calendário nacional. Trata-se do Arraial “Pertinho de Você”, localizado ao lado da casa de show Batuque Brasil, na Cohama, e abre nesta sexta-feira (1º/6), a temporada junina em São Luís, contando com apresentações artísticas e do show de forró com a banda Limão com Mel, tudo para transformar a abertura do espetáculo, em uma noite característica da festa que se aproxima.

O evento que é aberto ao público, ocupará uma grande área para abrigar um grande público. Além disso, o espaço cenográfico, decorado com uma variedade de cores e itens tradicionais, transformará o local em uma aconchegante cidade do interior, com tudo que tem direito, inclusive comidas típicas da rica culinária maranhense. O espaço de ambiente com muito bom gosto, contará com estrutura de palco, iluminação e segurança. A festança começa a partir das 21h.

Além do show com a banda Limão com Mel, o evento terá ainda a apresentação do cantor César Martins e várias atrações locais. Em sua 3ª edição, o Arraial “Pertinho de Você” que vai até o dia 1º de julho, tem a coordenação e organização do presidente da Câmara de São Luís, Astro de Ogum, com apoio cultural do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura municipal de São Luís.

SERVIÇO:
O quê? Arraial Pertinho de Você
Quando? de 01/06 a 01/07/2018
Horário: 21h
Entrada: Gratuita
Onde? Cohama, ao lado da Batuque Brasil.

Vereadora Fátima Araújo promete realizar o maior São João de todos os tempos

COMPARTILHE
Uma das maiores incentivadoras da cultura popular da capital, a vereadora Fátima Araújo promete realizar o maior São João da história da região do João de Deus. O Arraial do Movimento Solidariedade & Ação 2018 já está confirmado pela Pequena Guerreira.
Para alegria dos amantes do festejo junino, que passarão o São João na região do João de Deus, a vereadora Fátima Araújo promete realizar mais de 15 dias festa no Complexo de bairros e vai atingir milhares de pessoas. As mais tradicionais atrações do São João do Maranhão como “O Bumba-Meu-Boi com sotaques de matraca e orquestra, o Forró Pé-de-Serra, as Danças Portuguesa, Cacuriá e Country, além das Quadrilhas Juninas” são marcas registradas no Arraial que, na última edição, além de beneficiar centenas de vendedores ambulantes, dando um impulso gigante na economia local, recebeu mais de 20 mil brincantes durante todos os dias.
Apesar da programação completa ainda não ter sido oficialmente divulgada pelo Movimento Solidariedade & Ação, detalhes importantes como licenças, locais dos arraiais, som, palco e iluminação já foram organizados, assim como a distribuição das tradicionais barracas que farão as vendas de bebidas e comidas típicas durante o evento.
 
O Arraial do Movimento solidariedade & Ação, que começará pelo bairro do João de Deus a partir do dia 16 de Junho, ao lado a Praça Poliesportiva do Bairro, percorrerá mais de 5 comunidades que formam o Complexo de bairros do João de Deus.
 A festança tem a organização do Movimento Solidariedade & Ação e apoio cultural da vereadora Fátima Araújo, e conta com o apoio das Secretarias de Cultura do Estado e São Luís. Toda programação oficial será divulgada nas plataformas oficiais da vereadora Fátima Araújo. Aguarde!

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free