casa » Archivo de Etiquetas: Rio Grande

Archivo de Etiquetas: Rio Grande

Prefeitura de Bequimão promove ação com bebês prefeitos

COMPARTILHE

Em cada edição da Semana do Bebê Quilombola, a primeira criança das comunidades remanescentes de quilombos que nasce após a abertura do evento recebe o título de “Bebê Prefeito”. Esses recém-nascidos recebem assistência e cuidados, que se estendem por todas as fases de crescimento, representando o compromisso da Prefeitura de Bequimão com a garantia de direitos à infância. No sábado (31), uma equipe da administração municipal visitou os bebês que receberam os títulos no ano de 2018.

A estratégia, levada a cabo desde 2013 pelo prefeito Zé Martins, é orientada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A mãe dessas crianças precisa ter feito as consultas regulares do pré-natal e o parto deve ter sido normal, preferencialmente. Outro critério importante é o da amamentação. Em geral, no último dia da Semana do Bebê Quilombola, é feita a entrega simbólica da chave da cidade.

No ano passado, duas crianças receberam o título: José Henrique, filho de Elkênia Silva e José Reinaldo, do Marajá, e Vitória Gabriele, filha de Gisleia Macedo e João Macedo Sá, de Ariquipá. Na visita feita pela equipe da Prefeitura, as famílias dos bebês prefeitos ganharam benefícios eventuais (cestas básicas), atendimentos psicossociais e tiveram acompanhamento do Programa Bolsa Família, além de inscrição nos programas, serviços e projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Também foram encaminhados para cobertura pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na ação, a Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial definiu a criação do Prontuário do Bebê Prefeito e um dia de recreação para todos os bebês prefeitos das últimas edições. Segundo o secretário Rodrigo Martins, a nova gestão dessa política pública tem como foco o bem estar das famílias quilombolas e a conquista de resultados.

As ações da Semana do Bebê Quilombola são acompanhadas pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef. Bequimão passou a cumprir todos os desafios necessários para que o município conquiste o Selo. Quando isso acontecer, significa que as crianças das comunidades quilombolas recebem toda a assistência necessária para um bom desenvolvimento.

Festival de Cultura Quilombola de Bequimão é realizado na Comunidade Rio Grande

COMPARTILHE

Pelo quarto ano consecutivo, foi realizado o Festival de Cultura Quilombola de Bequimão. O evento promovido pelo Movimento Quilombola de Bequimão (MoqBeq) e Movimento Quilombola do Maranhão (Moquibom), em parceria com o Instituto Quilombola do Maranhão (IQM) e com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, aconteceu nos dias 21 e 22 de julho, na comunidade Rio Grande.

Na abertura, o prefeito Zé Martins destacou seu respeito pelo trabalho que o Movimento Quilombola tem feito em Bequimão e reforçou seu compromisso com as comunidades. O coordenador do Moqbeq, Fábio Silva, relembrou as lutas e falou do cenário político nacional, ressaltando os conflitos pela posse do território, como ocorre no quilombo Sibéria, em Bequimão.

Fábio entregou ao prefeito uma solicitação do Moqbeq pedindo que 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, fosse transformado em feriado municipal em Bequimão. Zé Martins recebeu o documento, manifestou seu apoio ao pedido e solicitou que o vereador Vadico do Areal, representante dos quilombolas na Câmara Municipal, submetesse o projeto a votação.

Também foram oferecidas três oficinas, pela manhã, sobre a temática Educação, Saúde e Território. Durante a programação rolou tambor de crioula, forró de caixa e, para encerrar, aconteceu uma seresta com a Banda Chamego e muito reggae. Para fechar o evento, foi sorteado a sede do V Festival, que acontecerá em julho de 2018. Foi eleita a Comunidade Quilombola de Sibéria.

FOTOS: MoqBeq

Prefeito Zé Martins apoia Ação Social realizada por Igreja

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB) visitou o Projeto Bom Samaritano de São Luís, que esteve no início de novembro, realizando uma ação social nas comunidades Rio Grande e Ariquipá, zona rural do município. Na ocasião, Zé Martins concedeu um apoio cultural aos organizadores do evento, que segundo eles, foi a primeira vez que uma prefeitura reconhece esse trabalho.

WP_20151101_13_21_15_Pro WP_20151101_13_24_10_Pro

Durante o evento, os organizadores realizaram corte de cabelos, chapinhas, exames da mama, além de recreação com crianças da localidade, doações de roupas, sapatos, e culto evangélico no período da noite.  No segundo dia da ação, o prefeito Zé Martins fez questão de participar do evento e pôde conversar com cada integrante.

WP_20151101_13_28_54_Pro WP_20151101_13_29_07_Pro

Acompanhado de seus assessores, Zé Martins aproveitou para vistoriar a obra de uma escola na comunidade Rio Grande, que vai beneficiar centenas de alunos da região. Durante a visita, moradores e lideranças comunitárias da região estiveram com o prefeito.

WP_20151101_13_22_21_Pro WP_20151101_13_39_10_Pro

Moradores agradeceram a visita do prefeito Zé Martins, e principalmente o apoio dado ao projeto, que foi abraçado com entusiasmo por toda comunidade.

WP_20151101_13_24_04_Pro WP_20151101_13_30_59_Pro

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free