casa » Archivo de Etiquetas: Revitalização

Archivo de Etiquetas: Revitalização

Mutirão na Reserva Canaã reúne órgãos do Estado, Município, Ong’s e recebeu apoio da vereadora Fátima Araújo

COMPARTILHE

Uma reserva com 2.500 metros quadrados, um rio com cinco nascentes e plantas das mais variadas, recebeu neste sábado (6), um grupo de voluntários que de forma educativa trabalhou a conscientização da importância do espaço ambiental para a capital maranhense. A ação contou com o apoio de órgãos municipais e estaduais, Ong’s, imprensa local e da vereadora Fátima Araújo – que vai disponibilizar uma emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que seja investida na revitalização do rio e da  mata ciliar. O rio Cutim que nasce no bairro São Cristóvão e desemboca no rio Anil, clama por socorro.

Durante a ação foi feita uma visita na área ambiental, onde os participantes puderam ver de perto a degradação do rio e da mata ciliar. Na área pode ser vista árvores como mangueiras, buritizeiros, juçareiras, anajazeiras, além de plantas como sororoqueira, aninga, bananeiras, Maria Mole, guananinzeiros e o famoso pé de ingá, além de poço com água cristalina. Um verdadeiro paraíso verde, abandonado pelo poder público desde os anos 90. A reserva é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, mas está abandonada e serve como esconderijo de marginais que usam a mata para cometer crimes.

O morador do Residencial Canaã, Riva Barros, destaca a importância da revitalização da reserva para São Luís. “Já tiramos várias toneladas de lixos daqui desta reserva. Hoje já podemos andar aqui e não sentir mais tantos odores. Queremos que o poder público administre colocando iluminação, cercas, calçadas e revitalize esta área, transformando em uma área de lazer para nossas famílias e turistas. Nossa comunidade iniciou a limpeza em agosto, mas é necessário que a Caema também faça sua parte e pare de jogar esgoto no rio. Além disso, a reserva servia para abrigar a família do mosquito da dengue, que afetou em 2017, todos os moradores da região”, disse o taxisista.

A vereadora Fátima Araújo, moradora da região, destacou a importância da revitalização e se colocou a disposição dos moradores do residencial Canaã. “Temos uma maravilha natural ao lado de nossas casas, mas é necessário preservar e cuidar daquilo que é nosso. Vou destinar uma emenda de R$100.000,00 para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente possa fazer a revitalização da reserva Canaã. Estamos precisando de água e estamos tendo disperdícios de água, já que o rio recebe dejetos há mais de 20 anos vindos do residencial. Quero fazer um apelo ao presidente da Caema, para que ele possa resolver este problema o mais rápido possível, já que crianças do bairro tomam banho no rio e minha preocupação é justamente com a saúde de nossas crianças. A reserva Canaã é vida e precisa ser vista pelo poder público municipal e estadual”, enfatizou a Pequena Guerreira, que meteu a mão na massa ajudando na limpeza da reserva.

A superintendente de educação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Conceição Marques, falou da importância de conscientizar a população quanto à importância da reserva para todos. “É uma unidade de conservação de São Luís, mas o Estado se coloca a inteira disposição da sociedade. Na medida em que a população passe a conhecer as leis e deveres, será possível implantar o projeto Atitude Consciente, para que a região possa ganhar através da informação, sabendo da importância dos recursos naturais, a povo vai ter consciência de que a reserva não é um mato. A reserva é um reservatório de oxigênio e precisa ser cuidada”, destacou.

Edina Moreno, representante da ONG Amigos da Reserva Canaã (ARCA), sabe da importância de revitalizar a área, mas reconhece que depende de todos. “É importante termos a reserva conservada, evitando o foco de doença, abrigo de criminosos e além disso vai servir para a comunidade e toda São Luís. O residencial tem 184 casas, mas apenas 20 moradores contribuem com a ARCA, ajudando na preservação da reserva. O poder público nunca ajudou com nada e por isso fizemos esta ação onde mobilizamos vários órgãos e entidades, além da imprensa no sentido de mobilizar todos os poderes para salvar a reserva”, finalizou.

LEI DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Lei 9.605/1998 – Lei dos Crimes Ambientais – Reordena a legislação ambiental quanto às infrações e punições. Concede à sociedade, aos órgãos ambientais e ao Ministério Público mecanismo para punir os infratores do meio ambiente. A legislação ambiental brasileira é uma das mais completas do mundo. Apesar de não serem cumpridas da maneira adequada, as 17 leis ambientais mais importantes podem garantir a preservação do grande patrimônio ambiental do país. SAIBA MAIS SOBRE AS LEIS ACESSANDO AQUIwww.planetaorganico.com.br.

 

 

Requerimento da vereadora aprovado na Câmara pede melhorias no abrigo na Praça João Lisboa

COMPARTILHE

A Vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), teve requerimento nº 826/2017 aprovado na Câmara Municipal nesta terça-feira (19), que pede para o prefeito de São Luís, Edivaldo de Holanda Júnior e ao Secretário Municipal de Urbanismo (SEMURH) a revitalização do abrigo na Praça João Lisboa, no centro da capital maranhense.

“Solicitei ações do Executivo, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas que transitam por essa área tão movimentada, e que tem um fluxo intenso de pessoas a qualquer hora do dia, mas principalmente em horários de grande circulação”, disse a Pequena Guerreira.

De acordo com o requerimento, o local tem grande movimentação de pessoas e está localizado no coração de São Luís, um dos cartões postais da capital maranhense, local que já serviu como palco para grandes manifestações culturais. O local tem restaurantes à céu aberto, que acabou sendo batizado pela população como come em pé.

De acordo com a vereadora, o logradouro público está há muito tempo sem o devido cuidado de revitalização e acabou caindo no esquecimento de autoridades. Além de ser uma área que serve como praça de alimentação, também é considerada, um ponto turístico da cidade.

 

Texto: Da Assessoria da Vereadora

Praça do Jegue, na Camboa será revitalizada

COMPARTILHE

PL

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (9), o Requerimento 289/15 do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), que solicitou à Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (Semurh), a reforma e revitalização da chamada “Praça do Jegue“, situada no canteiro central da Avenida José Sarney, no bairro Camboa.

“Reiteramos hoje (9) o mesmo pedido feito em 2013. É de extrema importância para nossa cidade, transformar aquele espaço em uma área de lazer, especialmente para os carroceiros a destinação de uma área para recolher os animais de forma adequada” – explicou o vereador Petebista.

O pedido do vereador seguirá por meio de ofício à Semurh. “Acompanharemos essa solicitação com especial atenção por entendermos que aquela praça pode e deve servir necessariamente para o uso de toda população” – finalizou Pedro Lucas.

Texto: Igor Almeida

Revitalização do Centro é parabenizada por vereador

COMPARTILHE

PSDB

Ao parabenizar a parceria celebrada entre os governos municipal e estadual pela revitalização do Centro Histórico de São Luís, o vereador Gutemberg Araújo (PSDB) ao oferecer sua contribuição para transformar a área num local mais aprazível enumerou leis de sua autoria sancionadas em 2005, como a que regulamenta o abandono de imóveis, transformando-os utilitários, bem como a que dispõe sobre a instalação e conservação de banheiros públicos, solicitando suas aplicabilidades.

Solicitando ao líder da bancada do governo na Câmara Municipal de São Luís encaminhar ao prefeito essas leis, o vereador tucano diz que “ao ver o prefeito Edivaldo Holanda Junior e o governador Flávio Dino caminharem pelo Centro Histórico significa para mim muito mais que um simbolismo, um compromisso público pelo resgate da nossa história”. Ele ainda destaca as ações da criação da Subprefeitura, o ato de lacrar casarões invadidos por usuários de crack, trabalho de limpeza e lavagem das ruas e escadarias, varrição e coleta, manutenção da iluminação pública, poda de árvores, restauração do calçamento e reforço da segurança, “demonstram além da boa vontade, ações efetivas para tornar o Centro Histórico mais seguro, revitalizado e aprazível à visitação turística”, acrescentou o representante do PSDB.

Para ilustrar as iniciativas governamentais, Gutemberg Araújo fez um histórico sobre a cidade de São Luís, desde sua fundação, passando por outras ações como os trabalhos realizados por João castelo para a reforma da Feira da Praia Grande, o Projeto Reviver com Epitácio cafeteira e o tombamento como Patrimônio da Humanidade. “A razão maior dessas observações é disseminar o sentimento de esperança que preenche o meu coração ao presenciar ações conjuntas dos governos municipal e estadual”, poetiza o parlamentar social democrata.

Destacando as riquezas culturais e arquitetônicas da cidade Gutemberg Araújo enfatiza que por isso que o centro Histórico chegou a ser considerada a parte bela da cidade. Tratando sobre o processo de resgate da área, ele finaliza que com todo esse trabalho “façamos por fim, o Centro Histórico a parte mais bela da cidade”.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free