casa » Archivo de Etiquetas: Referência

Archivo de Etiquetas: Referência

Casa de Apoio ao Idoso de Alcântara é referência para o Maranhão

COMPARTILHE

A Casa de Apoio ao Idoso Alcantarense foi reconstruída pelo prefeito Anderson Wilker e inaugurada em julho de 2019. Após a entrega da casa, a Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e Igualdade Racial aderiu ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

Com a adesão ao programa, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, inscreveu a Casa do Idoso no Mapeamento de Boas Práticas em Ações voltadas para a melhoria da Qualidade de Vida da População Idosa, que contabilizou 177 ações experiências exitosas, levando o município de Alcântara a concorrer com mais 124 municípios.

O resultado das ações realizadas com os Idosos Alcantarenses levou o trabalho realizado pela Casa do Idoso de Alcântara a ser contemplado como Trabalho Exitoso na comunicação e informação, sendo referendado como referência aos demais municípios maranhenses.

Defensor público cita Bequimão como referência na atenção básica, em entrevista à Rádio Mirante AM

COMPARTILHE

“Nós temos no Maranhão, na Baixada Maranhense, na área mais pobre do Estado, municípios de 20 mil habitantes que podem nos dar uma aula de atenção básica. Bequimão tem um dos melhores serviços de atenção básica do Maranhão”. A afirmação é do defensor público, Davi Rafael Silva Veras, que faz parte do Núcleo da Criança e Adolescente no Maranhão. Ele concedeu entrevista, nesta quinta-feira (25), ao radialista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM. OUÇA O ÁUDIO DA ENTREVISTA ABAIXO…

De acordo com o defensor público, o que faz de Bequimão uma referência em atenção básica é o investimento na intervenção preventiva, com destaque para o trabalho nos postos de saúde, a atuação dos agentes comunitários de saúde, o pré-natal adequado e todo o sistema de prevenção. Com esses cuidados, os indicadores de saúde no município melhoraram.

O trabalho em Bequimão é tão bem feito na atenção básica que o Hospital da Criança, em São Luís, há anos não recebe pacientes transferidos do município. “Se você perguntar para o gestor do Hospital da Criança de São Luís: você recebe criança grave de Bequimão? Ele responde: nunca, não lembro. Se já recebemos, faz tempo”, enfatizou.

A priorização das medidas preventivas passou a ocorrer a partir de 2013, quando o prefeito Zé Martins tomou a decisão de reestruturar a Estratégia Saúde da Família. A inauguração e manutenção do Hospital Lídia Martins, de 14 leitos, também são fatores que contribuem para uma atenção básica mais eficiente no município.

Dados do Maranhão

O defensor público Davi Veras levantou essas informações no decorrer da elaboração do projeto “Todos pela atenção básica”, que tem como foco principal a saúde infantil. Segundo dados do IBGE, citados na entrevista, o Maranhão tem a segunda maior taxa de mortalidade de crianças de zero a um ano (são 20 mortes a cada 1.000 nascidos). Essa taxa melhorou a partir de 2014, mas ainda está acima da média nacional (12 óbitos a cada 1.000 nascidos).

“Grande parte das mortes é consequência de vários erros na assistência primária”, ressaltou o defensor público. Com o projeto “Todos pela atenção básica”, a Defensoria Pública do Maranhão busca intervir nessa situação não apenas pela via da judicialização, mas contribuindo para que a prevenção seja tomada como protagonista no sistema de saúde.

Enfermeiro é referência em profissionalismo

COMPARTILHE

Marcony Vilharins Soares Silva, um profissional enfermeiro bem sucedido, em que vem se destacando ao longo da sua carreira como profissional da área de saúde e gestão pública.

Passou no vestibular em 2000 para enfermagem pela UFMA para o ingresso no 1° semestre de 2000 e desde então se dedica com muito afinco sua profissão. Seu primeiro emprego foi no Aldenora Belo, no início do ano de 2004 e foi lá que teve a oportunidade de conhecer  o médico e sua esposa. Dr. Viveiros e a Enfermeira. Tereza Viveros que serviram como referência para Marcony Vilharins Soares Silva. “Devo a minha vida profissional a este casal, pois me deram a primeira oportunidade”, diz Marcony.

A partir de então a carreira do enfermeiro deslanchou para o sucesso,  Em abril de 2004, começou a trabalhar no Hospital Tarquinio Lopes Filho (Hospital Geral). Participou e contribuiu para implantação de várias atividades. Fez parte da primeira equipe da Unidade de oncologia, o qual foi  o primeiro coordenador de internação do serviço. Depois foi Coordenador da Clínica Cirúrgica, da Clínica Ortopédica e da  Unidade Intermediária, vindo a se desligar do hospital em março de 2015.

Em setembro de 2004, Marcony Vilharins Soares Silva entre assumiu a Coordenação da Área da Estratégia do Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde, onde ficou por 10 anos.

Já em meados de Setembro de 2014 o enfermeiro foi admitido do Hospital Universitário Presidente Dutra/UFMA/EBSERH por meio de aprovação em concurso público. E desde março de 2015, também por meio de concurso público é  enfermeiro do Socorrão I. O Enfermeiro é especialista em Unidade de Terapia Intensiva, pela UFMA, Saúde da Família, Universidade Estácio de Sá e Vigilância em Saúde, pelo Hospital Sírio Libanês.

Por Wallace Braga

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free