casa » Archivo de Etiquetas: Radio Timbira

Archivo de Etiquetas: Radio Timbira

Em entrevista, prefeito de Alcântara destaca avanços de sua gestão

COMPARTILHE

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, concedeu uma entrevista ao radialista Gilberto Lima, no programa Comando da Manhã, na Nova Rádio Timbira AM 1.290 KHZ, onde falou de como entrou o município ao assumir a gestão em 2017, de suas ações, dos avanços durante os 28 meses de gestão, das conquistas, da festa do Divino, do momento político nacional, sobre o Acordo de Salvaguarda  e das parcerias com o governo do Estado.  OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA AQUI ABAIXO…

Questionado sobre a educação do município de Alcântara, Anderson destacou a criação de polo anexo do ensino médio na comunidade Raimundo Sú, da reforma de escolas na zona rural, da ampliação de 27 para 40 rotas no transporte escolar, da qualidade da merenda escolar, do uniforme escolar entregue aos estudantes, dos Jogos Escolares Alcantarenses e da histórica entrega de 10 ônibus escolares no último sábado, dia 11 para a comunidade estudantil. Segundo o prefeito, o município de Alcântara vai contar com uma frota própria somando 19 veículos.

Já na saúde, o prefeito Anderson Wilker disse que encontrou o hospital Dr. Neto Guterres praticamente abandonado. Sem médicos e com todas as equipes paradas. Anderson disse que contratou médicos, comprou remédios e colocou todas as equipes do PSF em funcionamento. Wilker ainda destacou a reforma e equipamento das 9 Unidades Básicas de Saúde, que hoje conta com profissionais e atende nos polos da zona rural. Além disso Anderson falou da entrega de três ambulâncias e afirmou que entregará a quarta ainda em maio e colocará na UBS de Raimundo Sú. Anderson destacou ainda, a entrega do kit com equipamentos e fardamento para os Agentes de Saúde, e falou com felicidade sobre a reforma do hospital Dr. Neto Guterres que já foi iniciada e será entregue com centro cirúrgico e laboratório revitalizados, além de equipar e climatizar os 23 leitos existentes.

Na infraestrutura, o prefeito Anderson reconhece que ainda falta avançar ainda mais, mas entende que as chuvas atrapalharam bastante o desenvolvimento dos serviços, mas garantiu que com o estiar das chuvas o trabalho será realizado através de uma força tarefa atingindo os mais de 200 povoados do município. Mas Anderson foi enfático ao afirmar que muitos avanços já aconteceram nas estradas vicinais, inclusive com a substituição de pontes de madeira por bueiras de concreto. Com a entrega dos ônibus escolares, os mais de 800 quilômetros de estradas vicinais serão recuperados. O prefeito lembrou das parcerias com o governador Flávio com pavimentação asfáltica na sede e pavimentação por bloquetes na zona rural.

Anderson destacou a importância das parcerias com o governo do Estado e pontuou algumas, como: construção da Cozinha Comunitária em Marudá, a entrega de uma Escola de Tempo Integral, a criação do anexo do ensino médio em Raimundo Sú, a pavimentação de ruas na sede e zona rural, entrega de ônibus escolar, ambulância e a tão sonhada reforma do hospital Dr. Neto Guterres. Anderson destacou a parceria tanto com o governo do estado, quanto com os deputados Othelino Neto e Márcio Jerry, que ajudam a gestão municipal.

O prefeito de Alcântara finalizou a entrevista falando do Festejo do Divino e convidou a população maranhense para participar e conhecer a maior manifestação religiosa do Estado, onde reúne visitantes e devotos de vários locais do Brasil. O festejo do Divino tem o apoio do Governo do Maranhão por meio da lei de incentivo à Cultura.

Estreias, novidades e mais diálogo com os maranhenses: é a Nova 1290 Timbira AM a partir do dia 02/05

COMPARTILHE

A Rádio Timbira entra numa nova fase nesta terça-feira (2). Nova programação, apresentadores, conteúdo e até nome novo: é a Nova 1290 Timbira AM. O número faz referência à frequência AM da emissora, que ficou 20 anos abandonada, mas foi resgatada a partir de 2015 e vem se renovando desde então.

Uma das principais novidades é a transmissão simultânea do Jornal das Onze para uma rede de aproximadamente 40 rádios. Ronald Pimenta, que já atua na Timbira, vai comandar o programa, a partir das 11h, de segunda a sexta-feira, ao lado de Maria Espíndola.

O diretor da Nova 1290 Timbira, Robson Paz, diz que a transmissão em rede democratiza a comunicação, já que permite levar a informação para todas as regiões do estado. “Com um bom e verdadeiro jornalismo, informação de qualidade e honestidade acima de tudo, será o Maranhão falando com o Maranhão”, afirma.

Robson Paz diz que o diálogo com a população será ampliado, uma vez que a Timbira também vai veicular conteúdo das rádios que formam a rede de transmissão. Isso significa maior presença das diversas regiões maranhenses na programação da rádio.

TECNOLOGIA & DEMOCRATIZAÇÃO

Essa rede de transmissão via satélite faz parte dos investimentos em tecnologia da Nova 1290 Timbira, que contempla também a convergência das mídias.

“O caminho é trabalhar não apenas o rádio tradicional, mas atuar fortemente nas redes sociais”, explica Robson Paz.

A estreia da nova programação será acompanhada por um novo portal, focado em material multimídia. Haverá atualizações permanentes e instantâneas nos canais da Timbira – como Facebook e Twitter – para o conteúdo da programação ser acessível a um maior número de pessoas, além de incentivar a interação e o diálogo com os maranhenses.

“Tínhamos uma rádio totalmente sucateada. Ela foi resgatada e revitalizada pelo governador Flávio Dino para funcionar como um canal de diálogo com o povo maranhense. É esse o caminho que continuamos seguindo, agora com mais equipamentos, mais recursos e um alcance muito maior”, afirma o diretor da Nova 1290 Timbira.

A emissora também se prepara para migrar para a FM, dentro do plano de expansão de qualidade e de audiência.

NOVIDADES E EXPERIÊNCIAS

As novidades da programação incluem o Coisa Nossa, que vai abordar temas culturais, sob o comando de José Raimundo Rodrigues; e o Ronda 1290, que será dedicado a assuntos policiais, com Silvan Alves. Além de muitas outras atrações. Programas que são referência na comunicação do Maranhão, como é o caso do Comando da Manhã, com Gilberto Lima, serão mantidos. Veja abaixo como vai ficar a programação da Nova 1290 Timbira.

PROGRAMAÇÃO

Segunda a sexta-feira
5h – Primeira Hora, com Láercio Júnior
6h – Bom Dia 1290, com Batista Matos
7h – De primeira, com Marcus Saldanha
8h – Comando da Manhã, com Gilberto Lima
11h – Jornal das Onze, com Ronald Pimenta e Maria Espíndola
12h – Ronda 1290, com Silvan Alves
13h – Fome de Bolsa, com Edvan Fonseca
14h – Comunidade Interativa, com Edvaldo Oliveira e Mônica Lima
16h – Coisa Nossa, com Zé Raimundo Rodrigues
18h – Contraponto, com Ivson Lima
19h – Voz do Brasil – EBC
20h – Papo Cabeça, com Renato Júnior e convidados
22h – Jogo Rápido, com Gil Porto
22h30 – Revista da Noite, com Marden Ramalho0h – Reprises

Sábado
6h30 – A Voz do Campo, com Janice Lima e Samara Andrade
7h30 – Redação 1290, com Marcus Saldanha, Jorge Vieira, Ivson Lima, Cunha Santos e entrevistado
10h – Sabadão Informativo, com Edvaldo Oliveira
12h – Balaio Cultural, com Gisa Franco e Zema Ribeiro
14h – Maranhão Esportivo, com Rony Moreira
15h30 – Jornada Esportiva
20h – Sábado é Show, com Ronald Pimenta

Domingo
7h – África Brasil Caribe, com Ademar Danilo
8h – Natureza Viva, com Mara Régia – EBC
10h – Domingo Notícia, com Marden Ramalho
12h – Aquecimento Esportivo, com Gil Porto
15h – Jornada Esportiva
21h – Brasil de Toda Gente, com Antônio Moreno

Por John Cutrim

Rádio Timbira vem com força máxima

COMPARTILHE

RT3

Que o radialista Juracy Filho é um grande profissional e competente, todo mundo já sabe. Mas ele não aprendeu fazer mágicas e muito menos milagres. Não dar pra tirar leite de pedra. Deu o máximo de si unicamente pela paixão a sua profissão e empenho de outros profissionais que vestiram a camisa da Rádio Timbira 1290 durante esses 6 anos. Juracy colocou a emissora no ar sem muito apoio da governadora Roseana Sarney, que justamente não deu prioridade a Rádio que tem como Slogan, “A rádio do Maranhão”.

Na última semana, o futuro secretário de comunicação do Maranhão, Robson Paz em visita à emissora, constatou precariedade nas instalações da rádio. “Sobre visita à Rádio Timbira: Uma coisa é reconhecer esforço e dedicação de um gestor para colocar uma emissora de rádio no ar…Outra é o sucateamento e abandono da Rádio Timbira promovido por sucessivos governos de Roseana Sarney” – escreveu Robson Paz nas redes sociais.

RT1 RT2

Graças ao projeto “Rádio Escola” criado pelo Radialista e gestor, Juracy Filho, o trabalho teve avanços, onde os estagiários eram aproveitados e faziam trabalhos, que muita das vezes seria pra ser feito por um profissional, mas a rádio tinha um quadro reduzido. Juracy sempre esteve preocupado com a rádio e também com seu o nome, afinal era sua cara que estava em jogo, mas como já falei, ele não sabia fazer mágicas. O futuro secretário de Comunicação do Estado, Robson Paz, tem dito que fará a reformulação necessária da Rádio Timbira. Nova programação, alcance e participação social estão na pauta da reformulação que Paz irá promover na emissora mais antiga do Estado.

RT3RT4

Eu como Radialista & Jornalista, tive a satisfação de poder trabalhar com Juracy Filho, um dos maiores narradores esportivos do Maranhão. Mostrou que é um grande gestor, um grande profissional, mas tinha as mãos atadas. Era o que transparecia. Conseguiu fazer um grande trabalho com uma equipe reduzida, e sem muitas condições por parte da Secom. Acho que se estivesse apoio, teria feito muito mais. Não foi atoa que a radio Timbira transmitiu a Copa do Mundo no Brasil, in loco. Tudo isso pela força de vontade de Juracy Filho. Mas infelizmente querer não é poder, ainda mais se tratando de rádio.

Visando um jornalismo comunitário e popular, Robson Paz dará nova cara a Timbira e buscará uma briga ela audiência da emissora pioneira do Maranhão. Hoje, a rádio Timbira tem dificuldades de ser sintonizada em várias partes da Ilha, como por exemplo: Castelão e Nhozinho Santos. Em sua página na rede social, Robson Paz escreveu o que viu ao visitar a rádio Timbira. Vejam abaixo!

RTR1rtr2

 

Rádio Timbira comemora 73 anos com futebol e oração

COMPARTILHE

#Texto da Jornalista Aline Uchôa#

Rádio Timbira & Aclem

Jogo entre Rádio Timbira & Aclem 5×5

A Rádio Timbira, emissora oficial do Governo do Estado completou 73 anos de fundação. E para celebrar a data, foi realizada, na noite desta segunda-feira (18), uma partida de futebol entre o time da rádio e Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão (ACLEM), no estádio Nhozinho Santos.

O jogo comemorativo foi aberto com apresentação da Banda da Polícia Militar, que executou o Hino Nacional. Logo depois, o gestor de Radiodifusão da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Juraci Filho, fez a entrega dos diplomas aos jornalistas que prestaram relevantes e inesquecíveis serviços para a história dos 73 anos da Rádio Timbira.

FT1FT2

A secretária de Comunicação Social, Carla Georgina, foi representada pelo gestor financeiro, Alessandro Sousa, que falou sobre esse momento importante para a emissora. “A Secom sempre deu suporte para a Rádio Timbira poder continuar levando informação de qualidade e com seriedade a todo o estado.”

O presidente da ACLEM, Tércio Dominici, ressaltou que a Rádio Timbira é parte integrante da associação. “Nada mais justo que compartilhar essa alegria, de fazer parte dessa festa, pois existe uma importância sentimental para todos os funcionários. O universo radiofônico tem a marca da Timbira”, assinalou.

Foram homenageados Heraldo Moreira, José Raimundo Rodrigues, Jorge Aragão, Tércio Dominici e Edy Garcia. Depois da entrega dos certificados, a partida começou com muita empolgação por parte dos “jogadores”.

FT3FT4

O jogo acabou empatado em 5 a 5 e mesmo assim o gestor de Radiodifusão, Juraci Filho, fez questão de entregar o troféu para o time da ACLEM. “Esse momento tem uma importância enorme, pois reunimos aqui profissionais e amigos nessa festa que foi linda e fiz questão de entregar o troféu para o time adversário como forma de gratidão e respeito.”

A celebração dos 73 anos da Rádio Timbira iniciou no dia 14 com a presença do pastor Natanael da Silva no estúdio da Rádio Timbira, onde fez uma corrente de oração com todos os funcionários.

 

Rádio Timbira transmite Copa do Mundo após 24 anos

COMPARTILHE

Texto de Daniel Amorim

A primeira rádio do Maranhão

A primeira rádio do Maranhão

Após 24 anos, uma rádio do Maranhão foi licenciada para transmitir as emoções da Copa do Mundo. A partir desta quinta-feira (12), quando Brasil e Croácia abriram o mundial de futebol e se enfrentaram em São Paulo, na vitória do Brasil por 3×1,  a Rádio Timbira, emissora oficial do Governo do Estado, estará integrada à Rede Nacional de Rádios, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), para cobertura da competição.

Além de estar autorizada a reproduzir o som da rede de rádios públicas do Brasil, a Rádio Timbira vai ter um profissional nos palcos do evento esportivo. O gestor de Radiodifusão da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), narrador esportivo Juraci Filho, embarcou no início da madrugada desta quarta-feira (11) com destino ao Rio de Janeiro, onde ficará à disposição da EBC e se juntará a profissionais como Carlos Borges, Waldir Luiz, Ricardo Mazela, Ruy Fernando, entre outros.

“A integração da Timbira na Rede Nacional de Rádios representa um marco para a radiofonia maranhense, pois há mais de duas décadas nenhuma emissora ou profissional do estado teve a oportunidade de juntar-se  a uma rede para transmissão de uma Copa do Mundo”, ressaltou Juraci Filho.

Durante a realização da Copa do Mundo, que vai até o dia 13 de julho, a programação da Rádio Timbira estará totalmente voltada para as transmissões que envolvem o evento esportivo. A população maranhense poderá acompanhar pelas ondas da emissora, todas as emoções da 20ª edição do Mundial.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free