casa » Archivo de Etiquetas: Qualificação

Archivo de Etiquetas: Qualificação

Vereadora Fátima Araújo reúne alunos de cursos de qualificação profissional

COMPARTILHE

Investir na qualificação profissional de jovens e adultos é ampliar horizontes e oportunidades no mercado de trabalho. Essa tem sido uma missão da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), que além de seu dever como parlamentar ludovicense (criar leis, legislar, fiscalizar e cobrar o executivo), a parlamentar tem investido na educação infantil e principalmente na qualificação profissional de moradores do bairro João de Deus e adjacência.

Desde que assumiu seu mandato de vereadora de São Luís, sua luta tem sido diuturnamente em busca de melhorias para a população da capital maranhense. Foram vários cursos de qualificação profissional já realizados e inúmeras pessoas preparadas para o mercado de trabalho, graças à luta da Pequena Guerreira, que mesmo com dificuldades, ainda consegue parcerias que beneficiam dezenas de moradores da região do João de Deus.

Neste domingo (22) a vereadora Fátima Araújo confraternizou com os alunos de mais três turmas que concluíram mais uma etapa de suas vidas com a capacitação dos cursos de Panificação e Confeitaria, Eletricista Predial e Operador de Caixa. A festa aconteceu na Proab e teve sorteio de brindes, além de muitos salgados e bolos fabricados pelos alunos, que vão ter a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho, além de poder se tornarem empreendedores.

“Primeiramente quero agradecer a Deus pela oportunidade de poder está ajudando meu povo. Agradecer o povo por ter me dado a oportunidade de está vereadora de São Luís. Esta é mais uma forma de ajudar nosso povo, de trazer cursos de qualificação para vocês através do IEMA. E isto não vai parar por aqui, vamos em busca de outras oportunidades para nossos bairros”, destacou a vereadora em seu discurso.

Para a professora de Panificação e Confeitaria, Conceição Câmara, o momento é ímpar para todos nós. “É uma satisfação em poder compartilhar um pouco de meu conhecimento com vocês. As vezes quando eu cobro rapidez e agilidade, é porque temos metas, precisamos ter compromissos com nossos clientes, nosso sucesso depende de nossos clientes. Agradeço à vereadora Fátima Araújo pela oportunidade. Aqui tem uma grande mulher que é a vereadora Fátima, que deixou seu gabinete em busca de cursos para vocês. Esta parceria com o IEMA só aconteceu graças à vereadora”, destacou a professora que profetizou falando que muitos ali seriam empresários.

Para um dos alunos do curso de Panificação e Confeitaria, Jaime Dias Silva, que destacou sua satisfação em poder realizar um curso de qualificação. “Agradecer a vereadora Fátima Araújo pela oportunidade de poder realizar um curso de qualificação profissional. Eu já sabia fazer pães, mas não tinha noção de confeitaria, mas agora estou preparado para ingressar no mercado de trabalho, mas também para ser empreendedor do ramo. Força e vontade a gente tem, agora com a capacitação, tudo fica mais fácil”, destacou o aluno muito feliz.

Quem também fez o uso da fala foram Raimundo e Antônio Pinheiro, integrantes da equipe da vereadora Fátima Araújo. Pinheiro falou que a vereadora Fátima sempre se mostrou preocupada os jovens do João de Deus e parabenizou pela atitude. Já Raimundo destacou a luta durante os três meses de curso e finalizou com uma frase bíblica. “Muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos”, finalizou.

Estiveram presentes além de alunos e professores, integrantes da equipe da vereadora Fátima Araújo, como Jessé Silva, Maxsuel Bruno, Racy Santos, Jane Lopes, Raquel, Samara, Danilo, Ramires, Assunção, entre outros. A certificação dos alunos será no dia 4 de agosto no Complexo Esportivo do Castelinho.

Fotos: Edilson Gomes

Vereadora Fátima Araújo Implanta Curso de Capacitação Profissional para moradores da região do João de Deus

COMPARTILHE

O futuro depende do presente, assim com o sucesso profissional depende muito da qualificação profissional de cada cidadão. É justamente pensando nisso, que a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) tem investido bastante na qualificação profissional de moradores das comunidades que fazem parte do Complexo de bairros do João de Deus. Preocupada em dar oportunidade para jovens e adultos, a Pequena Guerreira tem trazido bons cursos para os moradores da região.

Em uma parceria fantástica da Secretaria de Educação do Estado, por meio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com a vereadora Fátima Araújo. Nessa parceria rendeu vários cursos de qualificação profissional para diversas comunidades da região do João de Deus, como o curso de Operadora de Caixa, que será ministrado no Residencial João Alberto, quatro vezes por semana  (Segunda à Quinta-feita), no horário das 14h às 17h, na sede da Igreja Católica do bairro.

Já no bairro João de Deus, a vereador conseguiu o curso de Panificação e Confeitaria, que será ministrado quatro vezes por semana (Segunda à Quinta-feira), no horário das 14h às 17h. Durante o curso os alunos vão ter a oportunidade de aprender tudo sobre a fabricação de pães e bolos. Para essa profissão o mercado tem muitas oportunidades e cada vez mais está ampliando o mercado de trabalho.

No curso de Eletricista Predial, que será ministrado na Vila Conceição/João de Deus, as aulas serão as quintas e sexta-feira, no horário das 19h às 20h, na sede da Igreja Católica do bairro. Com a ampliação das moradias em condomínios prediais, as vagas para eletricistas estão cada vez mais surgindo e para quem tiver qualificado, não vai faltar emprego.

 

Merendeiras de escolas municipais de Bequimão serão capacitadas em curso de manipulação de alimentos

COMPARTILHE
O objetivo é investir na capacitação dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino. A ação será realizada pelo Sebrae em parceria com a prefeitura municipal de Bequimão.

Em busca de garantir qualidade na alimentação oferecida aos alunos das escolas municipais de Bequimão, o Sebrae Maranhão em parceria com a prefeitura, irá capacitar as merendeiras que produzem as refeições nas 39 escolas do município (zona urbana e rural), por meio do curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos.

Para alinhar detalhes da capacitação, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, acompanhando da equipe técnica da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, foi recebido no último dia 08, pelo prefeito de Bequimão, Zé Martins e secretariado do município.

A iniciativa do Sebrae, proposta e aceita pela prefeitura de Bequimão, surgiu da necessidade apresentada pela prefeitura, sensibilizada com questões de biossegurança. Nesse sentido, o curso visa qualificar a mão de obra das merendeiras do município, a partir da manipulação dos alimentos extraídos da produção local, por meio do aproveitamento das frutas nativas da cidade.

O objetivo é fomentar práticas alimentares sustentáveis no município, além de incentivar o consumo da matéria-prima da cidade, através da utilização do material frutífero e orgânico oriundos de produtores rurais de Bequimão.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a importância desse tipo de capacitação vai além do fomento educacional, uma vez que, proporciona impacto na área social, no quesito da qualidade de vida dos estudantes e na área econômica do município, no que diz respeito ao aquecimento do comércio agrícola local.

“O propósito do Sebrae é unificar as cadeias que movimentam o município de Bequimão, pois a partir do momento que inicia um projeto dessa natureza, dinamiza todo um conjunto de ações para beneficiar a merendeira, capacitando-a, o aluno, no consumo de uma refeição saudável e o produtor rural, quando há compra dos alimentos dele pela prefeitura. Ou seja, a instituição age com uma complexidade empreendedora interessante e assim contribui para as políticas públicas da região, que é a mais beneficiada’’, afirma o superintendente.

Segundo o prefeito de Bequimão, Zé Martins, a capacitação irá atender a demanda da secretaria municipal de educação, que está preocupada em atender com zelo e qualidade os alunos das escolas municipais. “É um compromisso desta gestão, valorizar o servidor público para melhor atender aos cidadãos e essa capacitação é mais uma demonstração de nosso compromisso com o desenvolvimento do município de Bequimão”, enfatizou Martins.

O curso 

O curso terá carga horária de 90 horas-aulas e visa transmitir os conceitos das boas práticas de manipulação, processamento e os padrões de procedimentos operacionais de sanitização, para a melhoria da qualidade dos alimentos processados e manipulados. O início do treinamento ainda será divulgado e abrangerá as 39 escolas da rede municipal de ensino, na zona urbana e rural de Bequimão.

Serão abordados conceitos da boa prática de manipulação de alimentos, do nível básico até os conhecimentos técnicos de culinária. Higiene pessoal, ambiente, armazenamento, conservação dos alimentos e ferramentas propícias para a realização de alimentação saudável e orgânica.

Aprendizado

Segundo o nutricionista da prefeitura, Eduardo Almeida, é muito importante o cuidado com a merenda escolar, sendo este um importante fator no processo de aprendizagem dos alunos. “A alimentação balanceada constitui um dos alicerces do processo de aprendizagem, nela estão contidos todos os subsídios nutricionais que possibilitarão melhor rendimento do aluno na sala de aula”, ressaltou Almeida.

Para a coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município, Graça Ribeiro, a expectativa é grande em receber a qualificação logo no começo do ano letivo. “Trabalhar com alimentação requer muito cuidado com a segurança alimentar e quanto mais capacitados, melhor iremos direcionar as atividades desse ano. Enquanto coordenadora estou animada com a abertura deste curso’’, afirmou Ribeiro.

 

Vereadora Fátima Araújo honra mais um compromisso e inicia Curso de Qualificação Profissional

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), tem mostrado que sua palavra vale ouro. Desde que assumiu o mandato, a parlamentar tem realizado tudo que se comprometeu com a comunidade. Neste sábado (13), foi dado início a mais um grande projeto idealizado pela Pequena Guerreira. Os cursos profissionalizantes de Agentes de Portaria e Hospitalar, foram iniciados no último sábado e continuarão até a conclusão, dando oportunidades à quem precisa se qualificar para entrar no mercado de trabalho. De acordo com as regras do curso, quem tiver acima de três faltas, não poderá receber o certificado de conclusão. As aulas estão acontecendo aos sábados no bairro João de Deus.

Mesmo estando em tratamento de saúde, a vereadora Fátima Araújo não deixou de honrar o compromisso que firmou com o seu povo. Sua assessoria esteve presente e deu todo suporte ao professor Darney, para o início dos cursos de Agente de Portaria e Agente Hospitalar começasse com o pé direito. A procura foi tão grande, que foram mais de 100 alunos inscritos. O primeiro dia de aula começou com atividades pedagógicas e todos os alunos estavam bastante atentos. A oportunidade é única e para toda vida.

Em sua rede social Facebook, a vereadora Fátima Araújo destacou a felicidade de poder ajudar a população das comunidades carentes de São Luís. “Estou muito feliz em poder trazer mais qualificação profissional para as pessoas dos bairros João de Deus, Vila Conceição, João Alberto, Pirapora e demais localidades que se inscreveram. Meu principal objetivo como vereadora é ajudar a melhorar a qualidade de vida de nosso povo”, destacou.

Em meio às dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho, faz-se necessário cada vez mais a busca pela capacitação e qualificação. Segundo a Pequena Guerreira, outros cursos virão. “Meu compromisso é cuidar do meu povo e trazer mais benefícios. Acredito na Educação e quero ver as pessoas em constante desenvolvimento”, enfatizou a vereadora, que aproveita o recesso para cuidar da saúde pessoal.

A próxima aula acontecerá neste sábado (20), a partir das 18h. Todos os alunos estão convocados. Participam dos cursos pessoas de várias idades (jovens, adultos e idosos).

Fotos: Edilson Gomes

 

Ambulantes do Terminal de Cujupe iniciam capacitação nas próximas semanas

COMPARTILHE

Dentre as obras e melhorias para 2017 nos terminais externos ligados ao Porto do Itaqui, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) anunciou o convênio de R$ 165 mil firmado com o Sebrae para a capacitação dos vendedores ambulantes que irão desenvolver seus negócios nos boxes do novo Terminal de Cujupe.  O convênio foi celebrado no final de dezembro do ano passado e, na tarde da última segunda-feira, 23, a Ordem de Serviço foi assinada pelo governador Flávio Dino, durante a apresentação dos resultados do Itaqui em 2016 e perspectivas para 2017.

“Esse convênio reforça dois pontos importantes em nossa gestão:  a disposição de parcerizar com instituições do peso e expertise do Sebrae e a preocupação com a parte humana dos investimentos, pois as obras objetivam servir as pessoas. Confiamos no trabalho do Sebrae e cremos que o desenvolvimento do empreendedorismo aos moldes do que está sendo conveniado para o Terminal do Cujupe trará uma nova perspectiva de trabalho e renda para aquela população, promovendo outros tipos de negócios na região”, sinalizou o governador Flávio Dino.

Na próxima semana, o presidente da Emap, Ted Lago, e o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, estarão se deslocando até ao Cujupe para conversarem com os ambulantes do terminal e explicar como serão executadas as capacitações.  As obras do novo terminal multimodal de Cujupe, que integrará o transporte aquaviário e o rodoviário, estão orçadas em R$ 12,6 milhões e também iniciam em poucos dias.

O prazo para o término das obras será de 12 meses e parte fundamental desse trabalho, segundo o presidente da Emap,  está na relação da obra com a população baixadeira e com os demais usuários do terminal. Em 2016, mais de 1,8 milhão de pessoas fizeram a travessia Cujupe-São Luís e vice-versa, o que significa uma média mensal de 150 mil passageiros.

“É para esse público que se voltam os nossos esforços de melhoria do atendimento e oferta de produtos com mais qualidade e em melhores condições de higiene e limpeza. Estaremos conversando com os ambulantes que serão beneficiados nessas primeiras capacitações e acredito que será um trabalho muito proveitoso e mais uma parceria de sucesso firmada com o Sebrae”, coloca Ted Lago.

No evento de apresentação de resultados da Emap em 2016 e anúncio de obras para 2017, realizado no Palácio dos Leões na tarde de segunda-feira, 23, estiveram presentes autoridades políticas, representantes empresariais, staff da Emap e imprensa. Do Sebrae, o presidente do Conselho Deliberativo, Edilson Baldez das Neves, o diretor superintendente João Martins e a diretora de Administração e Finanças Rachel Miranda Jordão, representaram a instituição.

FORMALIZAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS

O superintendente do Sebrae no Maranhão explica que o convênio para capacitação dos ambulantes do Cujupe amplia a parceria iniciada há alguns meses com a Emap, quando a instituição realizou uma pesquisa para levantar o número de pequenos negócios e o perfil dos consumidores naquele terminal de passageiros. O estudo também analisou a viabilidade econômica e as necessidades de adaptação e melhoria dos micro e pequenos empreendimentos instalados no local.

Na nova fase da parceria, o Sebrae vai orientar os empreendedores da localidade para a regularização e formalização de seus negócios, além de capacitá-los em gestão empresarial, boas práticas de atendimento e manipulação de alimentos, de forma a oferecer melhores serviços aos cerca de 150 mil passageiros que circulam mensalmente no Cujupe, com destino à capital ou aos municípios da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental.

“É uma parceria que vai orientar os ambulantes que trabalham no terminal para que agreguem mais valor aos seus produtos e melhorem o atendimento ao cliente. Se haverá um novo porto, com uma nova estrutura para os passageiros, é necessário que haja também uma nova maneira de atender aos usuários do sistema hidroviário com oferta de produtos certificados e seguros. Para tanto, iremos fazer uso do portfólio do Sebrae voltado à gestão dos pequenos negócios, com vistas a contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo na região”, declarou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

Na Baixada Maranhense e Litoral Ocidental, o Sebrae atua por meio da regional de Pinheiro e de diversos projetos e ações para o fomento e desenvolvimento dos pequenos negócios nos 24 municípios de abrangência. “Um dos projetos que capitaneia uma parte dessas ações, e que envolve o Cujupe, é o Desenvolvimento Econômico Territorial – DET Litoral Ocidental, que atua desde Alcântara até Apicum-Açu, envolvendo diretamente 11 municípios, com objetivo de melhorar o ambiente legal de negócios, através da implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios,  fomentar e fortalecer as atividades produtivas, geradoras de renda para dinamizar a economia, visando a transformação da realidade local”, pontua Martins.

O trabalho de capacitação do Sebrae no Terminal de Cujupe envolverá 100 ambulantes da Associação dos Agricultores Familiares, Pescadores Artesanais e Vendedores do Porto do Cujupe (AVTEC) para que possam comercializar seus produtos nos novos boxes. O processo será realizado durante o período das obras de reforma e adequação do novo terminal hidroviário. “É importante que a gente enfatize que o Sebrae está preparado para efetivar outras parcerias em benefício da população baixadeira para favorecer os pequenos negócios e, consequentemente, dinamizar a economia local”, finaliza o superintendente do Sebrae no Maranhão.

 

 

 

Mais uma Comunidade rural de Bequimão recebe qualificação na produção de farinha pelo Sebrae-Ma

COMPARTILHE

Encerrou nesta quarta-feira (30), o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido pelo Sebrae/Ma, por meio da Unidade Regional de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão. Foram capacitados 18 (dezoito) pequenos produtores de farinha da comunidade Quilombola do Ramal do Quindíua em Bequimão.

qd3 qd4

O município tem a mandiocultura como uma das principais bases da economia local. Bequimão possui uma alta concentração de casas de farinha. São mais de 40 unidades espalhadas por toda região. Por esse motivo, o Sebrae em parceria com a prefeitura de Bequimão está promovendo a capacitação dos pequenos produtores, com cursos e palestras orientadas para o segmento.

qd2 qd5

O intuito é estimular a competitividade do negócio, através de cursos que serão repassadas orientações de como comercializar o produto e criar estratégias para conquistar novos mercados. Diante da qualificação, os produtores ganham mais estímulo para produzir, já que a venda aumenta pela qualidade do produto, e boa aceitação do mercado.

qd12 qd19

QUALIFICAÇÃO E RESULTADOS

A primeira Comunidade Quilombola em receber a qualificação na produção e manejo da farinha de mandioca em Bequimão, foi Juraraitá, que hoje tem demanda de pedidos do produto colocada na agenda. A farinha “Pingo de Ouro” de Juraraitá está entre as mais vendidas em Bequimão, sendo mostrada em feiras da baixada. Após o sucesso da Pingo de Ouro, a Comunidade de Ramal de Quindiua foi a segunda comunidade a ser beneficiada com a qualificação do Sebrae, em parceria com a prefeitura de Bequimão.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free