casa » Archivo de Etiquetas: Programa

Archivo de Etiquetas: Programa

Bequimão vai receber o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

COMPARTILHE

Bequimão é o mais novo município do Litoral Ocidental Maranhense a receber o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Vinte e sete gestores de escolas das redes pública e privada de ensino e de faculdades particulares, participaram na manhã da última sexta-feira (02), da reunião de sensibilização do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae. O PNEE foi criado para ampliar, promover e disseminar nos currículos das instituições de ensino os conteúdos sobre empreendedorismo aos jovens.

A meta da Secretaria Municipal de Educação de Bequimão é realizar em 2018 o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) de maneira piloto, inicialmente em duas escolas, sendo uma na sede e outra na zona rural, atendendo cerca de 600 alunos. A casa Familiar Rural, um projeto sem fins lucrativos apoiado pela Prefeitura de Bequimão, também será contemplada, os 50 alunos da instituição também receberão ensino empreendedor.

A rede privada de escolas de Bequimão será representada pela Escola Os Batutinhas que também implantará o programa JEPP. Com 120 alunos, a escola já se destaca por manter em sua grade curricular uma disciplina que contempla o ensino do empreendedorismo. O JEPP será mais uma ferramenta a ser aplicada com os alunos em sala de aula.

A implantação da educação empreendedora no município de Bequimão é resultado de uma articulação da superintendência do Sebrae Maranhão, através do Diretor Superintendente João Martins, junto a prefeitura municipal de Bequimão, com a execução da unidade regional do Sebrae em Pinheiro.

A reunião contou com a presença do gerente em exercício da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, Breno Soeiro, da coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae no Maranhão, Raissa Amaral, do secretário municipal de Educação de Bequimão, Professor Aristides França e do coordenador da Sala do Empreendedor, Rodrigo Martins, além de professores, diretores, coordenadores e gestores das redes de ensino do município.

Fotos: Rodrigo Martins

Líderes do litoral ocidental maranhense retomam encontros do programa Líder na cidade de Alcântara

COMPARTILHE
O local escolhido para dar continuidade ao programa, foi a cidade histórica de Alcântara, uma das integrantes da microrregião. O quinto encontro do ciclo acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, na cidade de Guimarães.

As discussões que tem como objetivo a formulação de um plano estratégico de desenvolvimento sustentável para região do Litoral Ocidental Maranhense, foram retomadas nos dias 25 e 26 de janeiro, por líderes dos onze municípios que integram o programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), promovido pelo Sebrae, por meio da sua unidade regional de Pinheiro em uma iniciativa inédita no estado do Maranhão.

O local escolhido para dar continuidade ao programa, foi a cidade histórica de Alcântara, uma das integrantes da microrregião. O encontro foi o quarto de um total de oito encontros e teve como principal foco a capacidade de negociação dos líderes, considerando a importância de se tornarem bons negociadores, para que possam atingir objetivos de interesse comum da sociedade.

“A iniciativa Lider foi elaborada com o intuito de provocar os líderes locais a buscarem ferramentas para o desenvolvimento dos seus municípios, por isso existe a necessidade de que eles estejam capacitados para isso, uma vez preparados para transpor os obstáculos, as lideranças poderão lidar melhor com os desafios que surgirem ao longo do caminho, resultando em políticas públicas mais eficientes e portanto mais benéficas para toda a sociedade”, afirmou João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, que participa de todas as edições do programa e foi o principal articulador para que a iniciativa fosse implantada no estado.

Os líderes foram levados a reflexão para compreender que uma negociação não deve ser um confronto, onde existem vitoriosos e derrotados, onde o único objetivo é conseguir o que se quer, não importando os meios e nem tão pouco pode ser uma disputa pessoal com práticas intimidadoras.

“Uma cooperação temporária onde ambas as partes cedem e recebem benefícios satisfatórios sem deixar de atingir os objetivos esperados é o melhor caminho em uma negociação. Precisamos trabalhar para evitar os conflitos e promover o desenvolvimento sustentável da nossa região, eliminando os entraves e garantindo que questões pessoais não irão ser colocadas acima do interesse da coletividade”, garantiu o líder Jorge Dino, em uma de suas falas durante o encontro.

Durante o encontro, os participantes conheceram diversas técnicas de negociação e seus elementos fundamentais, fazendo uma auto crítica que determinou os seus perfis como negociadores e quais características precisam desenvolver para alcançar negociações mais eficazes.

Participação de especialistas

Os líderes tiveram como tarefa, convidar palestrantes especializados que pudessem contribuir para tomadas de decisões na formulação do plano estratégico de desenvolvimento do Litoral Ocidental Maranhense.

Cada palestrante falou sobre um dos quatro eixos temáticos: educação, agronegócios, turismo e infraestrutura. Temas eleitos como determinantes para alavancar o desenvolvimento da região.

O promotor de justiça da comarca de Alcântara, Jansen Sales, proferiu a palestra “Educação Sustentável para o Desenvolvimento do Litoral Ocidental Maranhense” e elogiou a iniciativa do Sebrae em reunir os líderes para discutir políticas de desenvolvimento locais.

“Essa é uma iniciativa espetacular, que na minha opinião deveria ser fomentada em todos os municípios, pois serve para esclarecer os líderes sobre a atuação deles. Eu espero ter contribuído para essa construção, para essa iniciativa, que tenho certeza que veremos os resultados muito em breve”, afirmou Sales.

O Lider

O Programa Lider apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

O objetivo da iniciativa no Maranhão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental do estado, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e do terceiro setor, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a região que abrange onze municípios.

“Iniciar um trabalho com a força e a importância que tem o programa Lider pela região do litoral ocidental Maranhense é muito mais que uma honra, é uma grande responsabilidade para nós que atuamos na região. Temos certeza que ao final dos oito encontros os objetivos que foram propostos serão alcançados”, projetou Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro, responsável pelo atendimento da instituição na região.

Próximos encontros

A próxima reunião das lideranças já tem data e local marcados. O quinto encontro do ciclo acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, na cidade histórica de Guimarães, importante na região do litoral por todo seu potencial turístico e valor histórico.

“Acreditamos que a descentralização das atividades do programa é importante para a construção do plano de desenvolvimento que se propõe, uma vez que, as lideranças vão poder conhecer diversas realidades distintas que se apresentam dentro da sua própria região”, garantiu a gerente da unidade de políticas públicas do Sebrae Maranhão, Cristiane Corrêa.

Flávio Chocolate estreia programa jornalístico dia 17 na Rádio 92,3FM

COMPARTILHE

O rádio maranhense vai ganhar a partir desta segunda-feira (17), um novo e diferente programa jornalístico em frequência modulada (FM). Um dos mais conceituados, ousados e gabaritados radialistas do Maranhão, Flávio Chocolate, estará de volta ao rádio com um programa inovador.

A estreia do programa, que foi batizado de “Na Hora”, já tem data e horário para entrar no ar na Rádio 92,3 FM, nesta segunda-feira, dia 17, das 13h às 14h. O programa terá uma pegada diferente, com reporteres espalhados pelas principais cidades do Maranhão.

Idealizador do projeto no Estado, Chocolate tem grandes parceiros no jornalismo, que abraçaram a ideia e vão está empenhados no intuito de fazer da 92 FM a mais autêntica emissora no jornalismo do Maranhão.

Com experiência e passagem por várias rádios de São Luís, Chocolate aposta na inovação e busca abrir um novo mercado para o FM. Todo seu preparo e conhecimento em rádio, traz para o horário do almoço  o talento de uma carreira marcada pelo sucesso. Com a chegada do “Na Hora”, ganha o rádio FM e principalmente os ouvintes. Desejamos boa sorte à toda equipe do Programa Na Hora.

A rádio 92 FM é uma das mais novas da Grande Ilha, opera no seguimento gospel e está entre as mais ouvidas do Maranhão. Agora entra na onda do jornalismo, ganhando mais uma fatia do público da capital e do estado.

Jornalista bequimãoense estreia nesta segunda-feira (15) na Rádio Capital AM

COMPARTILHE

O jornalista Jauber Pereira, estreia nesta segunda-feira (15) como repórter da Rádio Capital AM 1.180 KHZ. O profissional da comunicação vai está girando a cidade e informando os ouvintes da emissora, sobre os principais acontecimentos da Ilha. Não importa se a informação é de polícia, política, cidade ou esportiva, o certo mesmo é que a 1.180 AM vai está lado a lado com a informação.

Formado em jornalismo pela Faculdade São Luís, Jauber é especialista em assessoria de comunicação e tem vasta experiência no jornalismo popular. Com passagem pelas rádios Educadora AM (repórter esportivo), Difusora AM (repórter esportivo) e Capital AM (plantão esportivo), Jauber Pereira ainda coleciona experiência pelas emissoras VTV de Santa Rita, afiliada a RecordTV, TV Alternativa, afiliada a TV Gazeta e TV São Luís, afiliada a RedTV, onde trabalhou como repórter e apresentador. Além disso, o jornalista foi repórter colaborador da Central de Notícias e assessor de comunicação do Moto Club. Jauber também trabalha como pesquisador e já prestou serviços para os Institutos IBOPE, VOX, A4 de Fortaleza, ESCUTEC, PREVER, BISNEI, ECONOMÉTRICA, A3 PESQUISAS, EQUATORIAL, OPINARE e DATA FOLHA.

Jauber Pereira é bequimãoense, nascido na comunidade Macajubal, filho de um agricultor e de uma dona de casa, e estudou em escola pública até completar o ensino médio. Sempre foi apaixonado por comunicação e em 2009 realizou o sonho de criança ao concluir o curso superior em comunicação social. Mesmo jovem Jauber já trabalhou em várias outras profissões, tendo como a ética e o caráter seus principais aliados do dia-a-dia.

Casado, o jornalista é pai de uma linda menina, e volta a trabalhar em rádio após alguns anos fora do ar. A volta de Jauber nas ondas do rádio será na manhã desta segunda-feira, ao vivo das Ruas e Avenidas de São Luís, no programa Manhã Capital, apresentado pelo Radialista Oswaldo Maya.

 

Sydnei Pereira esclarece denúncias em entrevista a Marcial Lima

COMPARTILHE

Na manhã deste domingo (19), o prefeito de Anajatuba – Sydnei Pereira (PCdoB) concedeu uma longa entrevista ao radialista Marcial Lima, que comanda o programa Domingo Mirante. Além da agenda de atividades realizada na capital federal entre os dias 15 e 16 do mês em curso, o prefeito aproveitou o ensejo para esclarecer uma série de denúncias inverídicas feitas no programa Manha Difusora, comandado pelo radialista Silvan Alves.

De acordo com a denúncia, durante um churrasco realizado no povoado Bacabalzinho, Júnior, irmão do prefeito, teria determinado que o veículo da Secretaria de Saúde, usado no programa Saúde da Família, fosse à sede do município comprar cerveja, e quando retornava, o carro teria atropelado um boi, causando avarias na camionete.

“Certamente, o renomado radialista Silvan Alves, pessoa a qual tenho respeito e admiração, foi pautado por alguém irresponsável e, infelizmente, o nobre profissional não tomou as cautelas devidas no sentido de apurar a veracidade dos acontecimentos. De fato, conforme boletim de ocorrência registrado no dia do fato, digo, segunda-feira (13), nas proximidades do povoado Olho d´água, quando o  motorista seguia da sede para o povoado Pedrinhas, por volta das 03 hs da manha, indo buscar um paciente em atendimento domiciliar, a luz alta do veículo que transitava em sentido contrário acabou o encandeando, ocasionando o atropelamento de um animal logo à frente”, explicou o prefeito.

Ainda dando resposta ao festival de denúncias feita pelo radialista, o prefeito negou com veemência, o fato do mencionado veículo está sendo usado para levar os filhos na escola, na capital maranhense. “Essa tarefa, digo, de levar e buscar meus filhos nas escolas Educator, na Avenida dos Holandeses e Portal do Saber, no Coahajap, é da minha esposa Luciana. Eu não conheço nem as crianças muito menos o senhor que aparece na foto. É oportuno ressaltar, ainda, que a foto em questão evidencia não ser nenhuma das duas escolas acima mencionada. Acredito que o veículo estivesse passando no local, o qual ainda não conseguir identificar, e alguém maldoso tenha feito a foto e, irresponsavelmente, repassado ao profissional, levando-o ao erro”, finalizou Sydnei.

AGENDA EM BRASÍLIA

Na oportunidade, O prefeito aproveitou para falar um pouco da extensa agenda que cumpriu na quarta e quinta-feira (15/16), respectivamente, em Brasília. Além da bancada maranhense na Câmara Federal, ao lado do secretário municipal James Arnoldo, o prefeito esteve no Ministério da Saúde, juntamente com outras centenas de prefeitos de cidades maranhense. Os gestores, que foram cobrar mais investimentos na área de média e alta complexidade, foram recebidos pelo ministro Ricardo Barros.

 

Vereadora propõe criação do programa “Se beber não dirija”

COMPARTILHE

BBR

O plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou na sessão desta terça-feira, 12, o projeto de lei, de autoria da vereadora Bárbara Soeiro (PMN), que dispõe sobre a criação do programa ‘Se beber não dirija’, no âmbito do município de São Luís.

De acordo com a proposta – que agora segue para redação final e, em seguida, sanção do poder executivo municipal – os fabricantes de bebidas alcoólicas ficam obrigados a incluírem em seus rótulos a expressão “SE  BEBER NÃO DIRIJA”, ilustrando com fotos pertinentes ao assunto. O descumprimento acarretará aos infratores multa no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais) e, em caso de reincidência, a sanção deverá ser dobrada.

Ao justificar a sua proposta, Bárbara Soeiro lembrou o alarmante número de acidentes com vítimas, no Brasil. Dados do Ministério da Saúde relata que cinquenta por cento das mortes ocorridas por consequência de acidentes de trânsito, estariam relacionadas à ingestão de bebidas alcoólicas por condutores de veículos automotores.  A OMS também aponta que aproximadamente 1,2 milhão de pessoas morrem no mundo em consequência de acidentes de trânsito. No Brasil a morte por acidente ocupa o 3° (terceiro) lugar, sendo uma morte para cada 690 veículos.

Bárbara Soeiro lembrou que, apesar do Código de Trânsito Brasileiro determinar crime, dirigir alcoolizado, ainda há um número assustador de mortes no trânsito. Daí a necessidade de ir além da punição. “É necessário uma grande conscientização e educação da sociedade para se diminuir o número alarmante de acidentes e mortes” – assegurou a vereadora.

 Texto: Nice Moraes

Programa Câmara em Destaque obtém sucesso em sua primeira semana

COMPARTILHE

ROSE

A ação empreendedora e inovadora da Câmara Municipal de São Luís em colocar no ar desde a última segunda-feira, (02), o programa Câmara em Destaque, pelas ondas da Rádio Difusora AM 680 Khz, no horário das 10h às 13h, de segunda a sexta-feira, com transmissão das sessões da Casa e apresentação no estúdio da emissora já conquistou uma boa audiência, o que pode ser mensurado em conversas em diversos pontos da cidade.

A iniciativa do presidente do Legislativo Ludovicense, vereador Astro de Ogum (PMN), que estabelece mais um canal de aproximação do parlamento com a população está sendo bastante destacada, tendo inclusive merecido a participação de um ouvinte, vereador do município de Humberto de Campos, que elogiou a atitude do dirigente do Legislativo da capital maranhense em colocar um programa como esse no ar.

Cumprindo a diretriz para a qual foi criado, após a transmissão das sessões e entrevistas na sede do parlamento entre segunda e quarta-feira, “O Câmara em Destaque” entrou em sua segunda fase, na quinta feira (5), com a sua apresentação no estúdio da Difusora. A proposta de realização de uma audiência pública no próximo dia 24, para discutir o transporte na capital maranhense, motivou a entrevista da vereadora Rose Sales (PCdoB) na sexta-feira (6). A participação do ouvinte foi intensa.

Quem também concedeu entrevista na sede da emissora da Camboa atendendo a convocação do jornalista Djalma Rodrigues foi o vereador Francisco Chaguinhas (PSB). No estúdio, o parlamentar interagiu com os ouvintes, evidenciando um amplo conhecimento ao debater o tema “Metropolização” bem como a refinaria Premium I.

Como não poderia deixar de ser, o acontecimento correspondeu às expectativas, graças à participação dos ouvintes, bem como pelo trabalho realizado pelos profissionais de comunicação, entre eles, os jornalistas Mário Carvalho e Djalma Rodrigues, além dos radialistas Helena Leite, Isaías Rocha, João Filho, Joel Jacinto, Jonas Mendes, Juarez Souza, Rose Castro, entre outros.

A colocação do “Câmara em Destaque” no ar preenche uma lacuna na área de comunicação, que atende a pedidos de quase a totalidade dos vereadores feitos há muito tempo. Com esse trabalho, a Câmara Municipal de São Luís vem demonstrar que sempre tem procurado se fazer presente junto à sociedade, principalmente quando se trata de atendimento dos anseios da sociedade, e como o programa se torna uma ferramenta para estreitar os laços parlamento e sociedade, nada mais imperativo do que o trabalho apresentado em sua primeira semana do programa radiofônico.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free