casa » Archivo de Etiquetas: Prefeito Zé Martins

Archivo de Etiquetas: Prefeito Zé Martins

Programa Criança Feliz realiza ações em comunidades carentes de Bequimão

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando visitas domiciliares nas comunidades da sede e zona rural de Bequimão, levando informações sobre a primeira infância através da equipe do Programa Criança Feliz do governo federal.

Somente nos meses de março, abril e maio de 2020, já foram registradas 2.225 visitas do Programa Criança Feliz. As ações foram iniciadas este ano em Bequimão no início da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Em março foram realizadas 641 visitas, em abril 805 e maio 779.

Segundo o secretário de Assistência Social, Josmael Castro, as visitas foram realizadas de forma presencial e por acompanhamentos de forma remota. “Os resultados são satisfatórios. Temos todo apoio do prefeito Zé Martins, que nos garante realizar um trabalho coeso e de resultados”, disse o secretário.

ENTENDA O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

O Programa Criança Feliz atua no desenvolvimento infantil, reduz a desigualdade social, gerando muito mais oportunidades no futuro para famílias que estão descobrindo um novo jeito de cuidar de seus filhos.

O Programa surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos, meios para promover seu desenvolvimento integral.

É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância, que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Prefeito Zé Martins divulga Nota de Pesar pelo falecimento do jornalista Roberto Fernandes

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, divulgou em sua Rede Social nota de pesar pelo falecimento do amigo particular, o jornalista e radialista Roberto Fernandes, que amava a cidade de Bequimão e sempre podia visitava Bequimão. Roberto era casado com a bequimãoense Sueline Morais Fernandes.

Em sua Nota de Pesar, Zé Martins lembra que esteve com Roberto Fernandes há pouco mais de um mês, com quem trocava ideias sobre os mais variados assuntos, já que além de jornalista e radialista, o comunicador também era advogado. CONFIRA ABAIXO NA ÍNTEGRA A NOTA DE PESAR.

                                                                               NOTA DE PESAR

O jornalista e radialista Roberto Fernandes foi um profissional e um amigo admirável. Fiquei bastante consternado com sua morte, na tarde desta terça-feira (21), aos 61 anos, por complicações da Covid-19.

Há pouco mais de um mês, estive com Roberto Fernandes, que sempre me recebeu com respeito, consideração e profissionalismo. Além disso, ele sempre teve muito carinho pelo nosso município de Bequimão. Era uma honra contar com sua amizade.

O jornalista apresentava há 20 anos o programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM; era comentarista esportivo titular da emissora e apresentador de política do Bom Dia Mirante, na TV Mirante.

Roberto Fernandes era pernambucano, de Vitória de Santo Antão, município que fica na Região Metropolitana de Recife. Formou-se em Jornalismo na UFMA e trabalhou na Rádio São Luís AM, TV Brasil e Rádio Educadora AM. Foi presidente do Moto Club e comentarista do Canal SporTV.

Apresento minhas condolências à sua esposa Sueline Morais Fernandes, que é bequimãoense, aos seus dois filhos, Roberto Fernandes Júnior e Vinicius de Morais Fernandes, ao neto Murilo Fernandes e à nora Camila, bem como aos demais familiares e amigos.

 

        Zé Martins
Prefeito de Bequimão

Prefeitura de Bequimão vai realizar dias 15 e 16/02 a II Conferência Municipal de Educação

COMPARTILHE

A prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará nos dias 15 e 16 de fevereiro (quinta e sexta) a II Conferência Municipal de Educação. O evento vai acontecer na Escola Unidade Integrada Domingos Bouéres, localizada no bairro Estiva. O credenciamento será dia 15/02 e vai acontecer às 14h. A solenidade de abertura está marcada para às 14h30. Logo em seguida acontecerá a apresentação da metodologia da Conferência. No dia 16/02 a abertura acontecerá às 8h e encerrará às 17h. Abaixo toda programação da conferência.

Com o tema: Realidade e desafios na garantia de direitos, a II Conferência Municipal de Educação tem o objetivo de monitorar e avaliar o Plano Municipal de Educação de Bequimão, através do amplo debate de suas Metas e Estratégias, com vista a análise das mesmas, assim como os avanços ou desafios para a consolidação.

A II Conferência Municipal de Educação de Bequimão, constitui-se em um instrumento deliberativo para o Monitoramento e a Avaliação do Plano Municipal de Educação, no momento em que os entes federados trabalham em regime de colaboração para o Monitoramento e Avaliação de seus planos.

PÚBLICO ALVO DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL

  • Gestores municipais;
  • Gestores escolares;
  • Professores;
  • Alunos;
  • Coordenadores escolares;
  • Coordenadores Pedagógicos;
  • Conselheiros municipais;
  • Câmara dos Vereadores;
  • Promotoria;
  • Sindicatos;
  • Associações;
  • Representantes de Igrejas;

Para o Secretário Municipal de Educação, Aristides França, a presença de todas as autoridades municipais no evento educacional é muito importante para fortalecer o debate e avaliar o planejamento estratégico.

 

Guardas Municipais de Bequimão participam de curso de capacitação para Agentes de Trânsito

COMPARTILHE

Melhorar a qualidade do trânsito, conscientizar os motoristas e educar o pedestre na cidade de Bequimão é uma das metas do prefeito Zé Martins. Com a construção da ponte que vai ligar a cidade de Bequimão a mais 9 municípios do Litoral Ocidental Maranhense, a gestão municipal já começa a se preparar para o aumento de veículos na cidade.

Durante dois dias, os guardas municipais passaram por um curso de capacitação que qualifica para atuar como Agente de Trânsito na cidade. Na tarde desta sexta-feira (02), aconteceu o encerramento do curso no auditório do Sismubeq no centro da cidade de Bequimão-MA.

O curso foi realizado pela equipe de Coordenação de Educação do Trânsito, através de Rafael Coutinho do Detran-Ma e pela equipe do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv), representado pelo Coronel Magalhães, tenente Roque, Soldado P. Mendes e pela soldada Vanessa.

A ação faz parte de um convênio entre a Prefeitura de Bequimão e o Detran/MA, que vai possibilitar a municipalização do trânsito em Bequimão. Isso significa que o município vai passar a ter responsabilidade sobre o trânsito da cidade, podendo, inclusive, criar órgãos executivos municipais específicos para essa área.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do Secretário Municipal de Administração,José Orlando Ferreira, representando o prefeito Zé Martins, servidores da Secretaria Municipal de Segurança. O trabalho é resultado de esforços do Comandante da Guarda Municipal, Carlos Lopes, do Secretário Municipal de Segurança, Otoniel Gusmão e apoio do prefeito Zé Martins que não tem medido esforços em buscar melhorias a classe.

“Mais do que tudo não é possível conseguir sem o apoio em primeiro lugar a Deus que nos dar a força, a administração na pessoa do secretário José Orlando Ferreira Martins e do prefeito Zé Martins que nos tem dado o suporte para buscarmos melhorias à instituição Guarda Municipal, sem deixar de fora a confiança que cada profissional tem depositado em mim e na minha fiel escudeira a Guarda Municipal Carliane que sempre está do nosso lado juntamente com o secretário Otoniel Gusmão e a diretora de trânsito inspetora Rosinalva”, disse Carlos Lopes.

A capacitação vai preencher os autos de infração e melhorar a abordagem aos cidadão no trânsito. Para entrar na área de notificação seria preciso o curso de capacitação para preparar os Agentes de Trânsito para estarem nas ruas da cidade de Bequimão.

Por Jefferson Cantanhede

 

Programação evangélica abre comemoração do aniversário de 81 anos de Bequimão

COMPARTILHE

Há quatro anos, no dia que antecede o aniversário de Bequimão, é promovida uma programação especial para o público evangélico do município. Neste sábado (18), as atividades começaram com a Marcha para Jesus, que percorreu as principais ruas e avenidas do Centro.

SH1 SH3

Evangélicos das diversas igrejas reuniram-se para orar e louvar a Deus. Uma das paradas da Marcha para Jesus foi em frente à Prefeitura Municipal de Bequimão. Lá, pediram bênçãos para a administração do prefeito Zé Martins, responsável pela criação desse dia dedicado aos evangélicos.

SH5SH4

Na Praça 02 de Novembro, houve pregação e animação com hinos tocados e cantados por músicos bequimõenses. O prefeito Zé Martins, acompanhado de sua esposa, Vânia Martins, foi abençoado.

SH6 SH7

A praça ficou lotada para o encerramento da noite de louvor, com os shows da banda Forró de Unção e do cantor gospel Marcos Nunes.

VEJA MAIS FOTOS AQUI

Fotos: Rodrigo Martins

Católicos de Bequimão festejam padroeiro Santo Antônio

COMPARTILHE

O tradicional festejo de Santo Antônio, padroeiro de Bequimão, teve seu encerramento nesta segunda-feira (13). O festejo começou no dia 1º de junho, com missas celebradas por padres de outras paróquias da região. A missa solene do padroeiro, que contou com a presença de centenas de devotos, foi presidida pelo padre Domingos e concelebrada pelo padre Sandoval e pelo diácono Rezende.

ZE2 ZE3

No final da tarde, a procissão com a imagem do santo saiu da Rodoviária e percorreu ruas e avenidas da cidade. A procissão é o momento em que os católicos tornam pública a sua fé. O ponto alto aconteceu em frente ao palco montado atrás da igreja. Após a missa, os fieis assistiram aos shows das bandas Louvart e Embalo da Fé. Houve ainda apresentação de brincadeiras de várias comunidades, leilão e rifa de um novilho.

O prefeito Zé Martins e secretários municipais participaram do encerramento do festejo. O festejo contou com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, para estrutura de palco e contratação de banda.

TRIBUNA DE BEQUIMÃO

Câmara de Vereadores de Bequimão realiza amanhã (9) audiência pública no Salão Paroquial

COMPARTILHE

A câmara Municipal de Bequimão aprovou requerimento de autoria da vereadora Raquel Paixão (PSDB), pedindo a realização de uma audiência pública para debater e traçar planos para a segurança pública do município de Bequimão.

O evento vai acontecer nesta quinta feira dia 09 de Junho, no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio, localizado na Rua Senador Vitorino Freire, S/N, centro da cidade, ao lado da prefeitura municipal. Várias autoridades foram convidadas e confirmam suas presenças na I Audiência sobre segurança, realizada pela Câmara de vereadores. As autoridades convidadas são do Município de Bequimão e Estado.

O evento está previsto para começar às 8h da manhã e os organizadores aproveitam para convidar toda sociedade bequimãoense.

Os convidados foram: O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), o secretário de segurança de Bequimão, Cassiano Abreu Pereira, o promotor da Comarca de Bequimão, Renato Madeira Reis, o CB da polícia militar da Comarca de Bequimão, Jonalthe de Deus Ribeiro Ferreira, o Coronel do Comando de Pinheiro, Osmar Alves da Silva Filho, o deputado estadual, Zé Inácio (PT), a Delegada de Bequimão, Martha Dayane A. de Moraes, o Coordenador do Conselho Tutelar de Bequimão, Josué Amorim Monteiro, a juíza da Comarca de Bequimão, Adriana da Silva Chaves e o delegado da Regional de Pinheiro, Carlos Renato O. de Azevedo.

 

Gestantes recebem orientações e cuidados da equipe de saúde da Prefeitura de Bequimão

COMPARTILHE

A manhã da quarta-feira, dia 13 de abril, foi de cuidados com as futuras mamães bequimãoenses. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o II Encontro das Gestantes de Bequimão, reunindo mulheres vindas de diversas partes do município. O evento foi realizado na sede do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTR), no Centro.

Em palestras e vídeos, gestantes receberam orientações sobre o pré-natal, com atenção especial à prevenção do zyka vírus, que está relacionado a casos de microcefalia no Brasil. As equipes de saúde do município também apresentaram recomendações para a higiene do recém-nascido, aleitamento materno e vacinação.

Às gestantes foi distribuído um kit maternidade. Na sacola, havia fraudas, sabonetes, absorventes pós-parto e repelente contra o aedes aegypti. “Até pouco tempo atrás, a população de Bequimão tinha medo de adoecer e de não ter um lugar para ser cuidado. As mulheres tinham medo de engravidar e ficar sem um hospital para ter o bebê. Essa realidade mudou. O prefeito Zé Martins está cumprindo o compromisso feito em praça pública de que daria toda atenção à saúde”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Bastico Moraes.

Na segunda edição do Encontro das Gestantes de Bequimão, participaram 128 mulheres grávidas. “Estou muito satisfeito, porque as gestantes de Bequimão atenderam ao nosso chamado para este evento. Isso significa que elas dão atenção ao pré-natal e estão em busca de mais cuidados e informações. Nós estamos a disposição para prestar essa assistência e com qualidade”, garantiu o prefeito Zé Martins.

Gestante1 Gestante2

PREVENÇÃO DA MICROCEFALIA

Ainda não foi registrado caso bebê nascido em Bequimão com microcefalia, mas, por causa do surto da doença em todo o país, foram adotadas algumas medidas de prevenção. Estão sendo feitas quatro ultrassonografias obstétricas a gestação, com o intuito de identificar fatores de risco no pré-natal. Esse acompanhamento de rotina acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no Hospital Lídia Martins e no Centro de Saúde.

“O cuidado com as gestantes é mais uma de nossas preocupações diárias de cuidar da nossa gente. O prefeito nos orienta no sentido de assistir bem ao nosso povo. Mais ainda preocupado com a dengue, zyka, chikungunya, para que a gente não venha a ter nenhum problema de microcefalia em Bequimão”, destacou o secretário municipal de Saúde, Bastico Moraes.

Também como forma de combate ao mosquito aedes aegypti, causador dessas doenças, foi feita a pulverização de toda a sede de Bequimão com um carro fumacê. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram solicitados mais dois carros, desta vez para pulverização da zona rural do município.

Colaboraram no II Encontro das Gestantes as equipes da Estratégia Saúde da Família, do Hospital Lídia Martins, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e agentes comunitários de saúde.

 DO TRIBUNA DE BEQUIMÃO

 

Prefeitura de Bequimão entrega fardamento escolar para mais de 4 mil alunos

COMPARTILHE

O ano letivo começou com boas novidades para os alunos e alunas bequimãoenses. Todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino receberão o fardamento completo distribuído pela Prefeitura Municipal de Bequimão. O prefeito Zé Martins mandou confeccionar mais de quatro mil uniformes, numa ação nunca antes realizada no município.

Foram adquiridos dois tipos: um com blusão e calça, para os estudantes maiores, e outro com blusão e bermuda, para os alunos menores. “Tomei a decisão de fazer esse investimento por acreditar que a educação é transformadora. É pelo conhecimento, dando oportunidade a cada criança, adolescente e adulto que deseja estudar, que vamos conseguir superar os problemas que ainda temos em nosso município e no nosso país. O fardamento gratuito é um estímulo a mais” – destacou o prefeito.

Ze4 Ze5

O fardamento será entregue aos 4.051 estudantes regularmente matriculados nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A Unidade Escolar Protázia Rodrigues Soares, no bairro Barroso, foi escolhida para a cerimônia oficial de entrega do fardamento, que aconteceu no dia 04 de março, com presença do prefeito Zé Martins, do secretário municipal de Educação, Aristides Amorim, além de outros secretários municipais, professores, estudantes e seus familiares.

A satisfação pelo recebimento gratuito do fardamento estava estampada no rosto dos pais e das crianças. “Eu sei que aqui em Bequimão algumas famílias têm dificuldades de pagar as despesas escolares, inclusive com a compra da farda. Aos poucos, estamos avançando e dando mais dignidade para as famílias do nosso município” – ressaltou Zé Martins.

Ze2 Ze3

Os estudantes contemplados por essa ação inédita em Bequimão são matriculados nas 31 unidades de ensino que compõem a Rede Municipal, com escolas na sede e nas diversas comunidades do município. São alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A entrega do fardamento, segundo a Secretaria Municipal de Educação, está quase concluída, faltando apenas alguns alunos da Educação Infantil e outros que usam tamanho maior do que o padrão de sua idade.

DO TRIBUNA DE BEQUIMÃO

Primeira noite do Carnaval “Abre Alas” de Bequimão é marcada pela alegria

COMPARTILHE

Começou, nesta sexta-feira (05), o Carnaval “Abre Alas” de Bequimão 2016. A primeira noite de folia foi uma amostra da alegria e descontração que deve rolar nos cinco dias da programação organizada pela Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial.

No início da noite já se podia ouvir o batuque do Bloco Estrela do Samba, que acompanhou o Rei Momo, a Rainha do Carnaval e o prefeito Zé Martins no cortejo até a Praça Dois de Novembro, onde está montado o palco da folia. Na entrega da chave à corte momesca, o prefeito ressaltou que foram muitas as dificuldades enfrentadas para fechar a programação deste ano, em razão da crise vivida no país. “Mesmo assim, vamos fazer uma festa bonita, alegre, segura e com a dignidade que as pessoas de Bequimão”, garantiu o prefeito.

O Rei Momo, João, acompanhado da Rainha do Carnaval, Letícia, deu boas vindas aos foliões bequimãoenses e aos visitantes. “Espero que todos possam aproveitar para brincar e se divertir no carnaval”, disse. A cerimônia de entrega da chave foi encerrada com os metais de Sapo Boi, tocando as clássicas marchinhas, para relembrar os antigos carnavais no município.

BANDAS

A Banda Macário esquentou os foliões na primeira noite de festa. Ainda teve a irreverente banda Tricha, de Pinheiro, que animou a galera com suas paródias de músicas famosas e letras de duplo sentido. A animação completou com a banda Brasas do Forró, que abriu o show com canções de sucesso em carnavais do passado e continuou com sequências de forró das antigas.

Na programação deste sábado, estão previstas as bandas Ajayô, A Chefona e o swing de Oz Bambaz. Às 20h, tem o baile de Máscaras da Melhor Idade, no Colégio Os Batutinhas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO A TERÇA

DIA 07.02.2016 (DOMINGO)

Local: Restaurante Beira Mar – Orla Marítima

10h às 18h (Matinal e vesperal “Abre Alas”)

Local: Travessa Santo Antônio, Centro/ “Passarela Abre Alas”

16h às 20h – Desfiles dos Blocos Tradicionais e Alternativos

Local: Praça Dois de Novembro

17h – Banda Macário

20h – Banda Tricha

23h – Bruno Shinoda

01h – Banda Miragem

DIA 08.02.2016 (SEGUNDA-FEIRA)

Local: Restaurante Beira Mar – Orla Marítima

10h (“Abre Alas” Feijão Folia)

Local: Praça Dois de Novembro

16h – Show da Alegria – Vesperal das Crianças

19h – Marcelo Marques

23h – Banda Bahamas da Bahia

01h – Gasparzinho da Bahia

DIA 09.02.2016 (TERÇA-FEIRA)

Local: Praça Dois de Novembro

17h – Banda Macário

20h – Bicicletinha do Samba

22h – Banda Turbinado

00h – Banda Astral

02h – Thiaguinho Mala Mansa

VEJA MAIS NO TRIBUNA DE BEQUIMÃO (incluindo Fotos)

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free