casa » Archivo de Etiquetas: Praça da Matriz

Archivo de Etiquetas: Praça da Matriz

População de Bequimão está convidada para a inauguração da Academia Popular nesta terça-feira (6) na Praça da Matriz

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins, o vice-prefeito Magal e o deputado estadual Zé Inácio, convidam a população em geral para participar da inauguração da Academia Popular que acontecerá nesta terça-feira, dia 6 de março, às 9h na Praça da Matriz. A solenidade vai contar com representantes do governo do Estado, secretário de Esporte do Estado, representantes da empresa patrocinadora dos equipamentos, secretários municipais, vereadores e lideranças. Todos estão convidados para mais uma inauguração na gestão do prefeito Zé Martins.

Na placa que será fixada ao lado da Academia Popular na Praça da Matriz, tem o registro da gestão do governador Flávio Dino, do secretário de esporte do Estado, Hewerton Pereira, do prefeito de Bequimão, Zé Martins e o presidente da CAPEI, Leonardo Cordeiro.

 

I Festival Cultural de Alcântara começa nesta sexta-feira (4)  

COMPARTILHE

O primeiro Festival Cultural de Alcântara, realizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com as secretarias de Juventude, Esporte e Lazer, Departamento da Infância e Serviço de Convivência, com apoio da secretaria de Infraestrutura, começará nesta sexta-feira, dia 04 de Agosto e se encerra no sábado, dia 05, na Praça da Matriz.

A programação envolve atividades lúdicas, físicas e esportivas. O objetivo do Festival é promover atividades que venham proporcionar momentos de socialização, descontração e interação com o público alvo, que envolve crianças, jovens e adultos que queiram interagir com o momento. a Abertura do evento está prevista para iniciar às 7h30 da manhã.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DIAS 04 & 05

SEXTA-FEIRA (Manhã)

  • Dinâmica
  • Aquecimento
  • Gincanas

SEXTA-FEIRA (Tarde)

  • Dinâmica
  • Futebol de Travinha
  • Vôlei
  • Queimada
  • Dança do Bambolê
  • Zumba (17h)

SEXTA-FEIRA (Noite)

  • Noite Gospel (Dramatização, Coreografias, Poesias e Louvor) envolvendo todas as igrejas alcantarenses.

SÁBADO

  • Exposição com os artistas plásticos dia todo
  • Passeio Ciclístico pelas ruas da cidade (17h)

SÁBADO (Noite)

  • Peça Teatral (boca de fuxico – as alcantarenses)
  • Forró de Caixa
  • Tambor de Crioula
  • Dança do Negro
  • Divina Banda
  • Banda Casa Louca
  • Rossely & Cia

 O Primeiro Festival Cultural busca reunir criatividades, empresários da gastronomia local, desportistas, influenciadores culturais e religiosos, além de valorizar as manifestações locais.

Prefeitura de Alcântara divulga Nota de Esclarecimento sobre publicações inverídicas no Facebook

COMPARTILHE

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude de publicações inverídicas postadas em redes sociais sem a identidade da fonte, sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Alcântara, a Prefeitura esclarece que, em nenhum momento a Secretaria foi procurada por alguma Igreja ou grupo de Jovens para usar a Praça da Matriz para atividades ou eventos religiosos. Sabendo-se, que mesmo o logradouro sendo no município, quem opera as coordenadas de autorização para qualquer tipo de evento, é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e não a Secretaria de Cultura, como mencionada na postagem. A Praça está tombada desde 1.948 e compõe a acervo arquitetônico. A prefeitura deixa bem claro, que estará sempre a inteira disposição da sociedade alcantarense, sem distinção de religião ou grupos sociais. Desde que o prefeito Anderson Wilker assumiu a gestão do município em Janeiro de 2017, a Secretaria de Cultura tem valorizado todas as manifestações culturais e religiosas, e tem como prova, o evento religioso do próximo dia 4 de Agosto, na Praça da Matriz com apoio total da Secretaria. Nossa Secretaria estará sempre de portas abertas para dialogar com nosso povo, valorizando a cultura e investindo no turismo local, gerando emprego e renda.

Alcântara, 28 de Julho de 2017

Prefeitura Municipal de Alcântara
Alcântara agora é de todos Nós!

Boi Estrela abre o Arraial 2017 em Bequimão no dia 19 de junho

COMPARTILHE

O mais tradicional Bumba meu Boi Estrela de Bequimão, sotaque de orquestra, fará uma turnê na capital maranhense a partir deste sábado (24).  Antes fez a festa em sua terra natal onde se apresentou na noite do dia 19 de junho, no encerramento do aniversário de 82 anos de Bequimão e abertura do Arraial 2017, realizado na Praça da Matriz.

Durante sua apresentação, o boi levou grande público à Praça, em que muita gente pôde matar a saúde de toadas que marcaram sua história. As novas canções também fazem sucesso e são cantadas pela plateia bequimãoense.

Com Índias e vaqueiros que fazem coreografias milimetricamente ensaiadas, o Boi Estrela é o mais tradicional da baixada, no sotaque de orquestra. Com 33 anos de história no folclore maranhense, o Bumba Meu Boi Estrela tem seguidores de todas as idades, em várias cidades do Estado, principalmente na Região Metropolitana, incluindo a capital maranhense. Os brincantes são identificados com o boi e fazem questão de falar isso.

HISTÓRIA – Fundado em 1984, o bumba meu boi Estrela de Bequimão foi pioneiro na Baixada e Litoral Ocidental maranhense no sotaque de orquestra. O pai do atual diretor, Tonho Martins, chamou para uma reunião os amigos Lucas Gomes, Paulo Campos, Valber Almeida (Vadico), João Almeida (Joca Mucura), Denilson Martins, Antonio Inácio Rodrigues e Raimundo João Macedo. Era um grupo que já montava nos carnavais o bloco tradicional “Estrela do Samba”.

A ideia, então, era criar uma brincadeira para o período junino, que sempre foi marcado por festejos animados no município de Bequimão. No início, eram reaproveitadas as fantasias do Carnaval. As melhorias foram surgindo da maneira como acontece até hoje, segundo os organizadores, com a ajuda da comunidade, de alguns parceiros e com a proteção divina.

Nova Praça da Matriz deve ser inaugurada no mês de aniversário de Bequimão

COMPARTILHE

Os serviços para construção da Praça da Matriz, em Bequimão, estão a todo vapor. Antigo sonho da população bequimãoense, a reforma da praça começou a se tornar realidade em 2015, na administração do prefeito Zé Martins. O local, que estava em condições precárias, passou a se transformar em um espaço público que vai ficar bonito e adequado para passeios, lazer e promoção de eventos.

A reforma da praça onde fica a Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio e Almas é uma das obras que demonstram o compromisso do prefeito Zé Martins em tornar Bequimão um município melhor para viver. Em termos de infraestrutura urbana, destaca-se, ainda, o asfaltamento de ruas do Centro, da Cidade Nova e do Ferro de Engomar.

Também é exemplar o trabalho permanente de iluminação pública. Quem não lembra como era a situação das ruas de Bequimão à noite? A escuridão deu lugar a vias bem iluminadas, inclusive com implantação de novos postes nos canteiros centrais das avenidas Bandeirantes, Vivaldo Lemos (antiga Santos Dumont) e em frente à Unidade Escolar Manuel Beckman.

“Desde o primeiro momento da nossa administração, estou buscando recursos que viabilizem as obras tão necessárias ao desenvolvimento de Bequimão. Conseguimos muitos avanços. A construção de uma nova Praça da Matriz é uma dessas conquistas que me alegra muito”, afirmou o prefeito Zé Martins.

A obra está orçada em R$ 432 mil, com recursos do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal. A expectativa é inaugurar a Praça da Matriz no mês do aniversário do município, em junho.

FOTO: Rodrigo Martins

TRIBUNA DE BEQUIMÃO

Pinheiro sedia Mega evento de Capoeira

COMPARTILHE

No último fim de semana a cidade de Pinheiro na Baixada Maranhense, sediou um Mega evento de Capoeira que contou com a participação de mais de 200 capoeiristas de mais de 10 cidades, dentre elas: São Luís, Barreirinhas, Grajaú, São João Batista, Bacuri, Apicum-Açu, Peri Mirim, Palmeirândia, Pindaré Mirim, Vargem Grande, Santa Inês e os atletas da cidade anfitriã, que fizeram bonito no festival.

A programação teve início as 18h da última sexta-feira (11) na praça São José, com um aulão de roda que marcou a abertura do evento. No sábado as atividades foram realizadas no Ginásio Lourenço Farias, pela manhã e tarde com um curso ministrado pelo Contramestre Betinho (França) e Professor Baiano (Canadá); a noite aconteceu a troca de cordas de cerca de 150 alunos e a formatura a professor (corda roxa) do Professor Louro (de Vargem Grande) e do Professor Jiboião (de Pinheiro, organizador do evento).

CAPO2 CAPO3

No domingo, pela manhã, aconteceu um bate-papo dos alunos com os mestres e professores presentes e em seguida a roda de encerramento, chamando a atenção dos participantes e expectadores pela energia transmitida nos ritmos dos berimbaus.

O evento foi organizado pelo professor Jiboião, como é conhecido na capoeira o vereador Guto (PV) da cidade de Pinheiro, e teve a coordenação do seu mestre, o contramestre Betinho, um maranhense que iniciou sua trajetória na docência da capoeira aqui em Pinheiro a cerca de 16 anos atrás e reside na França a 12 anos onde possui um trabalho bastante sólido com a capoeira, chamado ATUAL Capoeira (www.atual-capoeira.com) com matriz na cidade francesa de Bordeaux e filiais em diversas cidades francesas e várias cidades maranhenses, dentre elas Pinheiro.

O evento teve como parceiros o Deputado Federal Victor Mendes (PV), a Prefeitura Municipal de Pinheiro, Princesinha Premiada, vereadores Valter Soares (PV), Jaelson (PV) e Oziel Menezes(PSD), SOS Rodas, Só Festas, Dnutre, New Center Informática, Martins Magazine, Casa dos Colchões, Alpha Informática, Malharia Martins e obviamente o vereador Guto, organizador do evento.

 

BLOG DO VANDOVAL RODRIGUES

 

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free