casa » Archivo de Etiquetas: Pescadores

Archivo de Etiquetas: Pescadores

Pescadores bequimãoenses serão beneficiados com motores para canoa

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, acompanhado do vice Magal, participou da solenidade de entrega de motores para canoa, realizada pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária do governo do Maranhão.  Pescadores artesanais de Bequimão foram beneficiados com os equipamentos. A solenidade de entrega aconteceu nesta sexta-feira (10), em São Luís. A entrega foi feita pelo governador Flávio Dino.

“Este é o caminho para o desenvolvimento. É uma entrega expressiva, mostrando nossa preocupação com aqueles que trabalham. Temos o segundo maior litoral do país e bacias hidrográficas importantes”, afirmou Flávio Dino.

Nova rotina

Os equipamentos foram entregues a colônias, associações e sindicados pesqueiros. É uma iniciativa do projeto TrabPesca, que apoia essas entidades e busca levar equipamentos motorizados em substituição ao transporte manual, gerando rapidez e melhoria da infraestrutura.

Segundo o secretário Jowberth Alves, da Setres, a medida vai incentivar a cadeia produtiva e pesqueira do estado. “Vai facilitar bastante a vida dos nossos pescadores artesanais. É um trabalho para gerar emprego e renda na cadeia da pesca”.

No Maranhão, segundo o IBGE 2010, mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal, que tem papel fundamental na geração de mão de obra e de renda para milhares de famílias de baixa renda.

A pesca artesanal é uma atividade caracterizada principalmente pela mão de obra familiar, com embarcações de porte pequeno, como canoas ou jangadas, ou ainda sem embarcações, como na captura de moluscos perto da costa. Sua área de atuação está nas proximidades da costa e nos rios e lagos.

Segundo a Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema), existem atualmente 159 colônias de pescadores em todo o estado, gerando emprego e renda a milhares de pessoas que sobrevivem da atividade.

Participaram da solenidades, secretários de Estado, prefeitos, vice-prefeitos,  e representantes de organizações de atividade pesqueira do estado.

Sebrae e Prefeitura retomam ações da piscicultura no município de Bequimão

COMPARTILHE

Em reunião realizada no último sábado (16), na cidade de Bequimão no litoral ocidental maranhense, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA) apresentou para a Associação dos Piscicultores e Pescadores Artesanais do município de Bequimão (APAB), as ações para o desenvolvimento da piscicultura na região, através do Projeto de Fortalecimento do Agronegócio no município.

Participaram da reunião, além dos piscicultores locais, o diretor superintendente do Sebrae/MA, João Martins; o analista do Sebrae e gestor do projeto de Fortalecimento do Agronegócio, Raimundo Junior, representando a Gerência Regional do Sebrae (Unidade de Pinheiro); o consultor do Sebrae, Claudio Urbano; o presidente da APAB, Tonho Martins; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Ademar Costa; a secretária adjunta de Agricultura, Cleonilde Pereira; o agente de desenvolvimento, Rodrigo Martins e o presidente do Sindicato dos Pescadores de Bequimão (SINDPESCA), Odoriel de Paricatíua.

Durante a reunião, o Superintendente do Sebrae/MA, João Martins apresentou as propostas do Projeto de Fortalecimento do Agronegócio na região, para o exercício de 2016, que também atende outros segmentos como: ovinocaprinocultura, meliponicultura e apicultura. “É muito importante que os piscicultores envolvidos estejam comprometidos em aplicar os conhecimentos e orientações recebidos em cursos e consultorias oferecidos no âmbito do projeto que abordam temas de gestão, planejamento, inovação, tecnologia e acesso a mercado, para garantir o crescimento da produção e produtividade e consequentemente melhoria na renda e qualidade de vida dos piscicultores e suas famílias”, destacou o superintendente do Sebrae.

k2 k3

O analista do Sebrae e gestor do projeto de Fortalecimento do Agronegócio, Raimundo Junior, informou que haverá continuação das consultorias em piscicultura no município de Bequimão, além de capacitações voltadas para gestão da propriedade, associativismo e manejo na piscicultura.

Já o presidente da APAB, Tonho Martins, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae e o alinhamento de ideias para a continuação do trabalho. “A nossa atividade tornou-se referência na produção de peixe em cativeiro no município, saímos do nível básico e estamos nos aperfeiçoando cada vez mais na gestão do negócio e as parcerias são fundamentais nesse processo” – observou Tonho Martins.

O consultor do Sebrae, Claudio Urbano, abordou a necessidade de realizar um estudo de análise da viabilidade econômico-financeira de investimento do projeto de piscicultura em tanques escavados no município. O objetivo é um só, auxiliar na tomada de decisão de investir ou não no projeto. “É visível à necessidade de se fazer um bom planejamento e gerenciamento das despesas e receitas decorrentes da atividade utilizando técnicas que permitam avaliar os custos e a rentabilidade dos empreendimentos”, destacou o consultor.

Para o agente de desenvolvimento Rodrigo Martins, o município possui um número razoável de piscicultores, o que sinaliza uma necessidade de maior atenção ao setor. “Com a presença do Sebrae será possível auxiliar melhor os criadores e seus projetos, onde consequentemente irá contribuir bastante para o crescimento da economia local”- disse.

Fotos: Rodrigo Martins

Região do Munim recebe Ivaldo Rodrigues

COMPARTILHE
Ivaldo no Porto de Santana

Ivaldo Rodrigues no Porto de Santana

O último domingo (15) foi recheado de reuniões e encontros na região do Munim. A primeira cidade em receber o vereador e pré-candidato a deputado estadual, Ivaldo Rodrigues (PDT), foi à linda Rosário. Naquele município, Ivaldo foi recebido pelos mais de 10 mil pescadores cadastrados na Colônia. O encontro foi um pedido dos pescadores, que se reuniram na sede da colônia. Intermediado pelos líderes Cardoso e Pezão, o encontro teve ainda a presença do Secretário Municipal de Esportes de São Luís, Raimundo Penha. Após a reunião, Ivaldo seguiu para as cidades de Cachoeira Grande e Morros.

Antes da reunião com os pescadores de Rosário, Ivaldo Rodrigues ainda visitou o Porto de Santana, o mais movimentado do município. Segundo Pezão, que é representante dos pescadores, o município de Rosário, movimentou somente em um ano, cerca de R$ 20,1 milhões de reais, só do seguro defeso. Além disso, 400 pescadores já foram beneficiados com auxílio doença no valor de três salários cada, e 350 pescadoras foram beneficiadas com auxílio materno, 200 pescadores foram aposentados, totalizando mais de R$ 30 milhões de reais em um ano.

20140615_16150420140615_161623

Após o atentado do dia 3 de janeiro deste ano em São Luís, quando vários ônibus foram queimados por bandidos e uma menina morreu e várias pessoas ficaram feridas, o Secretário de Segurança do Estado do Maranhão, Aloísio Mendes, baixou portaria proibindo a venda de combustível em garrafas e galões em todo território maranhense. O que ninguém imaginava era que os mais prejudicados seriam os pescadores que trabalham em barcos motorizados.

Com essa medida tomada pelo secretário de segurança, Aloísio Mendes, os pescadores do município de Rosário, estão encontrando dificuldades para abastecer seus barcos e resolveram pedir ajuda. O primeiro a ser convocado para essa difícil missão, foi o vereador Ivaldo Rodrigues. Muito bem recebido pelo povo Rosariense, Ivaldo agradeceu a confiança e prometeu brigar pelos direitos dos pescadores.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free