casa » Archivo de Etiquetas: Nutricional

Archivo de Etiquetas: Nutricional

Prefeitura de Alcântara realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

COMPARTILHE

Uma alimentação de qualidade reflete na boa saúde e ajuda na sobrevivência de uma população, seja ela jovem ou adulta. Visando discuti uma de suas prioridades que é a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a Prefeitura de Alcântara, através do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e nutricional, com apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Agricultura, promoveu na ultima quarta-feira (18), a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento aconteceu na Primeira Igreja Batista de Alcântara, localizada na Ladeira do Jacaré, e teve como tema: Brasil e o Mapa da Fome: estratégias de superação da insegurança alimentar e nutricional em Alcântara e Maranhão, na qual buscou ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial.

Na abertura da programação da conferência foi realizada a leitura e aprovação do Regimento da I Conferência, seguida pela explanação das seguintes exposições: a política de SAN em Alcântara: ações, programas e da 1ª Cozinha Comunitária Quilombola do Brasil conduzida pelos técnicos das secretarias municipais e os avanços, desafios e a importância da Política de SAN ministrada por Valdinê Milhomem, gestora de programas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES).

Em seguida, a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MA), Concita da Pindoba ministrou a palestra magna: Brasil e o Mapa da Fome: estratégias de superação em Alcântara e Maranhão.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Nascimento (Menca Pinho), uma Conferência Alimentar e Nutricional melhora toda estratégia de uma gestão pública, principalmente a área de saúde.

Para a coordenadora da política de Segurança Alimentar de Alcântara, Rafaelle Corrêa, a conferência ajuda no planejamento de uma boa gestão. “A I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Alcântara foi um momento oportuno para analisarmos e debatermos os avanços e desafios na atual conjuntura (em todas as esferas) na Consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional e efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, além de percebermos o impacto positivo que o equipamento de SAN proporciona para a cidade”, afirma Rafaelle.

Ao final, a plenária debateu e aprovou as propostas oriundas das discussões realizadas nos trabalhos de grupo, sob os eixos 1 e 2 em que pode ser discutida as estratégias da continuidade da política de SAN e analisar os avanços e recuos no decorrer dos últimos anos, incluindo aspectos financeiros.

Durante a conferência foi realizada a eleição dos três delegados (titulares e suplentes), que irão representar o município de Alcântara na VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá em São Luís-MA.

Participaram da conferencia vários segmentos da sociedade civil, estudantes, conselheiros do COMSEA, secretários municipais da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social na qual a política é vinculada, representantes da SEDES, CONSEA e bolsista do Projeto Consolida SISAN (UFMA).

Por Rafaelle Corrêa

I Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Alcântara-MA

COMPARTILHE

Uma nutrição saudável é base de uma boa saúde. Pensando nisso, a Prefeitura de Alcântara realizou no último dia 23 de julho, o I Seminário Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Alcântara. O evento aconteceu na I Igreja Batista de Alcântara e teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da Política de Segurança Alimentar na promoção do direito humano a alimentação adequada, e eleger dentre as entidades da sociedade civil representantes afins com a política de Segurança Alimentar para compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).

 

O evento reuniu cerca de 110 pessoas e iniciou com a mesa de abertura. Logo após ocorreu a exposição dos painéis sobre as ações de segurança alimentar e nutricional no município com os técnicos de cada secretaria municipal acerca da importância do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), da intersertorialidade, do funcionamento da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do estado do Maranhão (CAISAN-MA) proferido pela gestora de programa da SEDES, Edilene Sampaio, seguido de debate e eleição das entidades na qual foi coordenada pela presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Concita da Pindoba.

Para o Prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, o município tem uma meta, a gestão acata e o prefeito cumpre. “O seminário tem a missão de debater sobre a segurança alimentar e nutricional no município para o desenvolvimento amplo e participativo para efetivação da adesão ao SISAN”. Vamos cumprir todas as regras e principalmente bater todas as metas nutricionais, para que nosso povo, nossas crianças, idosos e mais que nunca, nossos alunos possam ter uma nutrição saudável daqui para frente”, destacou o gestor municipal.

 

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar é sistema público, firmado pela Assistência Social, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e objetiva coordenar os projetos e ações públicas em segurança alimentar e nutricional, articulando na integração entre os entes dos poderes públicos – sociedade civil e a promoção do acompanhamento, monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional.

Segundo a Lei Municipal nº 481 de 12/2017, que cria o SISAN em Alcântara, o COMSEA é um órgão permanente e legal de articulação entre governo e sociedade civil na proposição das ações e projetos na área de segurança alimentar e nutricional, seguindo as diretrizes dos Conselhos Estadual e Nacional. Seu funcionamento será regulado pelo seu Regimento Interno.

As oito entidades eleitas para compor o COMSEA Alcântara, foram:
1.      STTR (Titular)
2.      SINSEPMA  (Titular)/ Sindicato dos Agentes Comunitário Saúde (Suplente)
3.      Colônia de Pescadores (Titular)/ Associação de produtores do Mamuna (Suplente)
4.      Associação de Produtores de Paraíso (Titular)/ Associação de Produtores de Pepital (Suplente)
5.      Associação de Agricultores de Marudá (Titular)/  Associação de Produtores do Peru (Suplente)
6.      ATEQUILA (Titular/Suplente)
7.      Associação de Moradores do Só Assim (Titular)/  Associação de Produtores de Santo Inácio (Suplente)
8.      Associação de Produtores de Samucangaua (Titular)/ Associação de Produtores de Terra Mole (Suplente)

O seminário contou com a participação do prefeito Anderson Wilker, secretários municipais e técnicos da Assistência Social, Agricultura Familiar, Cultura e Turismo, Educação, Meio Ambiente e Saúde; além de entidades representativas de movimentos populares, profissionais liberais, vereadores, do CONSEA Maranhão, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, pesquisadores (Miércio Robeth e Stephany Ruiz), do Projeto ConsolidaSISAN  e a população em geral.

Por Por Rafaelle Corrêa (Nutricionista e pesquisadora em segurança alimentar e nutricional no estado do Maranhão).

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free