casa » Archivo de Etiquetas: Limpeza

Archivo de Etiquetas: Limpeza

Equipe do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís limpa ruas no Pirapora

COMPARTILHE

Após solicitação da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), a equipe do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, realizou na última quinta-feira (18), a limpeza de capina e retirada de entulhos das avenidas São Carmelo e Paulistana, localizadas no bairro Pirapora, região periférica da capital maranhense.

As duas importantes vias do bairro que também receberam pavimentação asfáltica, após a Prefeitura de São Luís atender mais um requerimento de Fátima Araújo, são vias importantes que ligam vários bairros da região, abrindo opção para que os motoristas fujam de engarrafamentos.

“É a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, atendendo mais um requerimento de minha autoria. Seguimos na luta por mais mobilidade urbana e qualidade de vida para nossas comunidades. Quero aqui agradecer a equipe do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, que faz um trabalho brilhante em nossa cidade”, disse Fátima Araújo em sua página na rede social.

Fotos: Edilson B. Gomes

Prefeitura de Alcântara intensifica serviço de limpeza e capina na cidade

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, intensifica os serviços de limpeza e capina das ruas do centro e bairros da cidade. O trabalho faz parte do cronograma, que visa dar novo visual às ruas, para que os turistas possam trafegar e fazer fotos na Cidade Histórica. O secretário Edson Barbosa (Olhinho) está empenhado com sua equipe.

Para o prefeito Anderson Wilker, a limpeza é importante e melhora o visual da cidade, que é visitada todos os dias por turistas do mundo inteiro. “Estamos cumprindo nossa obrigação de manter a limpeza e capinha de ruas do centro e bairros da cidade, mas também pedimos a colaboração de moradores e visitantes para que usem os cestos de lixo espalhados pelas ruas de nossa cidade. Cidade limpa é sinônimo de povo educado. De nada adianta nossas equipes limparem e o povo jogar lixo no chão. Temos um povo humilde, mas muito educado”, destacou o prefeito.

São dezenas de cestos de lixo espalhados pelos principais pontos turísticos e ruas da cidade, todos com identificação da marca da prefeitura. Isso facilita a coleta do lixo e mantém a cidade limpa, o que agrada moradores e turistas que visitam Alcântara todos os dias.

A pedido de Fátima Araújo, terreno é limpo no Residencial João Alberto

COMPARTILHE

Preocupada com a saúde pública dos moradores de São Luís, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), solicitou ao Comitê Gestor de Limpeza Pública da Capital Maranhense, a limpeza imediata de um terreno baldio que acumulava lixo e reunia ratos, baratas, além de água para criadouro de larvas do mosquito da dengue. Os funcionários da Prefeitura de São Luís retiraram muito lixo, que posteriormente seria prejudicial à saúde dos moradores do Residencial João Alberto, localizado no Complexo João de Deus.

Em sua página oficial na rede social Facebook, Fátima Araújo destacou a importância da limpeza de terrenos baldios na capital maranhense. “Eu e a comunidade do Residencial João Alberto, agradecemos de coração a prefeitura de São Luís e ao Comitê Gestor de Limpeza Urbana, pela limpeza realizada no terreno, que havia sido transformado em lixão, localizado em frente a Assembleia de Deus do Residencial João Alberto”, destacou a vereadora de São Luís.

Fátima Araújo ainda finalizou pedindo a Deus luz e muita paz para todos moradores da região e aos gestores municipais. “Que Deus continue abençoando a nossa companheira, Caroline Estrela e ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, para que eles possam continuar realizando esse brilhante trabalho à frente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e de gestão de nossa capital”, destacou a Pequena Guerreira.

Como forma de prevenção, os moradores do Residencial João Alberto ou mesmo de qualquer bairro da capital maranhense, precisa entende a importância da limpeza pública e evitar jogar lixo em qualquer lugar, criando um método educativo, que sirva para crianças, jovens, adultos e idosos. A melhor limpeza é manter o ambiente sempre limpo.

Vereadora Fátima Araújo solicita limpeza de terreno no João de Deus e Comitê Gestor da prefeitura de São Luís atende

COMPARTILHE

 A vereadora de São Luís, Fátima Araújo, solicitou através de ofício ao Comitê de Limpeza da prefeitura de São Luís, a limpeza de um terreno abandonado no bairro João de Deus. O pleito foi prontamente atendido e a equipe da pasta que é chefiada pela competente, Caroline Estrela, fez o trabalho de limpeza na tarde desta quarta-feira (7), no terreno que fica localizado na rua do Mercado, próximo a Antiga Proab. O espaço até então, servia apenas de lixão e criadouro de insetos na comunidade.

Debaixo de muita chuva, o trabalho foi realizado por uma carregadeira que estava auxiliada por 3 caçambas, que  removeu todo lixo que estava acumulado do local.

“Gostaria de agradecer em primeiro lugar a Deus. E agradecer também essa grande guerreira chamada Carolina Estrela – Comitê Gestor – e a prefeitura de São Luís, por mais uma vez atender meu ofício para a retirada do lixão da rua do Mercado. E gostaria de parabenizar os funcionários da prefeitura, esses guerreiros que, mesmo com chuva, estão trabalhando. Que toda honra e toda glória seja dada ao senhor”, destacou Fátima Araújo.

Em complemento ao trabalho realizado, a Pequena Guerreira destacou o grande esforço de toda equipe da prefeitura. “Nós sabemos da dificuldade de trabalhar com máquinas nesse período chuvoso, e por isso, eu e a comunidade só temos que agradecer a Caroline Estrela (que aliás está fazendo um belo trabalho) por ter ajudado nossa comunidade fazendo a limpeza desse terreno”, destacou a parlamentar.

O trabalho de limpeza durou a tarde inteira, e irá beneficiar centenas de moradores que reclamavam (com razão) do mau cheiro que o lixo exalava. Segundo o que o Blogue do Maxsuel apurou, o terreno é de propriedade da Construtora Sá Cavalcante, e está sem nenhuma utilidade há anos, apenas servindo de lixão, um grande perigo para a saúde e segurança da população do bairro.

 

Por Maxsuel Bruno

 

Mutirão na Reserva Canaã reúne órgãos do Estado, Município, Ong’s e recebeu apoio da vereadora Fátima Araújo

COMPARTILHE

Uma reserva com 2.500 metros quadrados, um rio com cinco nascentes e plantas das mais variadas, recebeu neste sábado (6), um grupo de voluntários que de forma educativa trabalhou a conscientização da importância do espaço ambiental para a capital maranhense. A ação contou com o apoio de órgãos municipais e estaduais, Ong’s, imprensa local e da vereadora Fátima Araújo – que vai disponibilizar uma emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que seja investida na revitalização do rio e da  mata ciliar. O rio Cutim que nasce no bairro São Cristóvão e desemboca no rio Anil, clama por socorro.

Durante a ação foi feita uma visita na área ambiental, onde os participantes puderam ver de perto a degradação do rio e da mata ciliar. Na área pode ser vista árvores como mangueiras, buritizeiros, juçareiras, anajazeiras, além de plantas como sororoqueira, aninga, bananeiras, Maria Mole, guananinzeiros e o famoso pé de ingá, além de poço com água cristalina. Um verdadeiro paraíso verde, abandonado pelo poder público desde os anos 90. A reserva é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, mas está abandonada e serve como esconderijo de marginais que usam a mata para cometer crimes.

O morador do Residencial Canaã, Riva Barros, destaca a importância da revitalização da reserva para São Luís. “Já tiramos várias toneladas de lixos daqui desta reserva. Hoje já podemos andar aqui e não sentir mais tantos odores. Queremos que o poder público administre colocando iluminação, cercas, calçadas e revitalize esta área, transformando em uma área de lazer para nossas famílias e turistas. Nossa comunidade iniciou a limpeza em agosto, mas é necessário que a Caema também faça sua parte e pare de jogar esgoto no rio. Além disso, a reserva servia para abrigar a família do mosquito da dengue, que afetou em 2017, todos os moradores da região”, disse o taxisista.

A vereadora Fátima Araújo, moradora da região, destacou a importância da revitalização e se colocou a disposição dos moradores do residencial Canaã. “Temos uma maravilha natural ao lado de nossas casas, mas é necessário preservar e cuidar daquilo que é nosso. Vou destinar uma emenda de R$100.000,00 para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente possa fazer a revitalização da reserva Canaã. Estamos precisando de água e estamos tendo disperdícios de água, já que o rio recebe dejetos há mais de 20 anos vindos do residencial. Quero fazer um apelo ao presidente da Caema, para que ele possa resolver este problema o mais rápido possível, já que crianças do bairro tomam banho no rio e minha preocupação é justamente com a saúde de nossas crianças. A reserva Canaã é vida e precisa ser vista pelo poder público municipal e estadual”, enfatizou a Pequena Guerreira, que meteu a mão na massa ajudando na limpeza da reserva.

A superintendente de educação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Conceição Marques, falou da importância de conscientizar a população quanto à importância da reserva para todos. “É uma unidade de conservação de São Luís, mas o Estado se coloca a inteira disposição da sociedade. Na medida em que a população passe a conhecer as leis e deveres, será possível implantar o projeto Atitude Consciente, para que a região possa ganhar através da informação, sabendo da importância dos recursos naturais, a povo vai ter consciência de que a reserva não é um mato. A reserva é um reservatório de oxigênio e precisa ser cuidada”, destacou.

Edina Moreno, representante da ONG Amigos da Reserva Canaã (ARCA), sabe da importância de revitalizar a área, mas reconhece que depende de todos. “É importante termos a reserva conservada, evitando o foco de doença, abrigo de criminosos e além disso vai servir para a comunidade e toda São Luís. O residencial tem 184 casas, mas apenas 20 moradores contribuem com a ARCA, ajudando na preservação da reserva. O poder público nunca ajudou com nada e por isso fizemos esta ação onde mobilizamos vários órgãos e entidades, além da imprensa no sentido de mobilizar todos os poderes para salvar a reserva”, finalizou.

LEI DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Lei 9.605/1998 – Lei dos Crimes Ambientais – Reordena a legislação ambiental quanto às infrações e punições. Concede à sociedade, aos órgãos ambientais e ao Ministério Público mecanismo para punir os infratores do meio ambiente. A legislação ambiental brasileira é uma das mais completas do mundo. Apesar de não serem cumpridas da maneira adequada, as 17 leis ambientais mais importantes podem garantir a preservação do grande patrimônio ambiental do país. SAIBA MAIS SOBRE AS LEIS ACESSANDO AQUIwww.planetaorganico.com.br.

 

 

Prefeitura avança com ações preventivas de limpeza de galerias e canais na capital

COMPARTILHE

Com o trabalho de limpeza de canais e galerias pelos bairros da cidade, a Prefeitura de São Luís tem intensificado as ações de prevenção e desobstrução do sistema de drenagem a fim de permitir o escoamento pluvial e evitar alagamentos e inundações no período de chuva. O serviço, realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), beneficiou, na última semana, moradores da Rua Aririzal, São Luís Rei de França, no Turu, São Francisco, Liberdade. A proposta do poder público municipal é ampliar o alcance desse trabalho preventivo pelos bairros e potencializar o impacto positivo dessa ação na vida dos cidadãos.

O prefeito Edivaldo explicou que esse é mais um investimento que a Prefeitura realiza na área da infraestrutura urbana. “Trabalhamos em várias frentes e esse serviço de limpeza apresenta resultados muito favoráveis, especialmente durante o período de chuvas. O objetivo é, como prevenção, intensificar esse trabalho que é realizado de forma permanente na cidade”, ressaltou o gestor municipal.

O trabalho inclui os serviços de desobstrução, manual e mecanizada, de canais, galerias e bueiros e é realizado especialmente em locais críticos. A desobstrução dos canais é realizada de forma mecanizada, por meio de retroescavadeiras. Já para a limpeza de bueiros e galerias, a Semosp utiliza caminhão hidrojato. Além da Rua do Aririzal, os serviços já contemplaram moradores de bairros como o Coroado,Vicente Fialho, Turu,Renascença, Angelim, Cohatrac, Cohab, Planalto Anil e São Bernardo, entre outros. Nos próximos dias a ação será realizada na Avenida São Luís Rei de França e São Sebastião, no Anil.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, destacou que o objetivo do trabalho preventivo de melhorias na rede de drenagem é desobstruir o sistema a fim de permitir o escoamento pluvial e evitar alagamentos e inundações. “A gestão do prefeito Edivaldo prioriza melhores condições de vida para a população e esses serviços garantem isso, pois minimizam os impactos dos alagamentos durante o período de chuvas”, contou o secretário.

AÇÕES DE LIMPEZA

Os moradores aprovam a iniciativa. “É bom fazer essa limpeza. Se não houver esse serviço aqui, quando chove acumula lixo e a água fica com mal cheiro”, disse o morador Marcos Sousa.

“Essa é uma rua de descida, então se não for feito esse serviço a água escorre, acumula nessa região e fica tudo empoçado. Esse é um trabalho necessário”, completou o morador Rafael Lima. O objetivo da ação é retirar areia, lixo e outros tipos de resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular de lixo nas vias públicas.

A Prefeitura também tem combatido o descarte irregular de resíduos com a criação de Ecopontos. Atualmente já são sete em funcionamento – Avenida dos Africanos, Angelim, Bequimão, Turu, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança. A população também pode ajudar descartando os resíduos de forma correta e colocando o lixo na porta nos dias de coleta.

Alcântara sendo organizada e limpa através de mutirão

COMPARTILHE

O município de Alcântara está em total reconstrução. Após assumir o comando da gestão, o prefeito Anderson Wilker (PCdoB), delegou um mutirão de limpeza envolvendo integrantes do secretariado, a começar de imediato pelo Hospital Dr. Neto Guterres, que por 4 anos ficou totalmente abandonado.

 

A equipe fez uma verdadeira limpeza tanto na parte interna, quanto na área externa, onde acumulava lixo de vários anos. Após a limpeza bruta, os integrantes do mutirão lavaram o hospital com sabão, o que deixou o ambiente com outro visual.

A nova gestão não encontrou sequer uma ambulância funcionando, mas o prefeito Anderson já colocou a primeira pra atender o povo alcantarense que passou 4 anos carente de saúde pública no município. Para o prefeito Anderson, o trabalho não vai dar trégua durante sua gestão, e nos primeiros 100 dias vão ser para colocar o município em funcionamento os principais pilares (Saúde e Educação).

Após limpeza do hospital, o próximo prédio a ganhar uma faxina geral foi na Escola Presidente John Kennedy, que estava entregue a sujeira há meses. A equipe de limpeza deixou a escola pronta para abrigar alunos no início das aulas.

Enquanto a limpeza era feita nos prédios públicos da cidade, o secretário de limpeza publica de Alcântara, juntamente com seus auxiliares, tentava obstruir a sujeira que tomava conta da cidade. O centro histórico do município está ganhando novo visual, o que vai atrair os turistas que visitarem a cidade a partir de agora.

Rio Carrapicho é revitalizado em ação conjunta da Prefeitura com a comunidade

COMPARTILHE

O rio Carrapicho, na comunidade quilombola de Juraraitá, está sendo revitalizado. No trabalho de limpeza do local e replantio de árvores nas margens do rio, os moradores do povoado tiveram participação importante. A ação, coordenada pela Prefeitura Municipal de Bequimão, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), começou a ser realizada no dia 22 de maio.

Durante todo o mês, equipes da Prefeitura promoveram reuniões, envolvendo associação de moradores, escolas, Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais e Igreja Católica, para discutir e planejar as intervenções. A estratégia traçada foi de uma revitalização ambiental, objetivando minimizar o quadro atual de degradação, erosão, descarte indiscriminado de lixo, desmatamento e queimadas às margens do rio Carrapicho.

JURA3 JURA4

Primeiro, foi feita a limpeza e capina das vias públicas da comunidade. Depois, foi feita a obstrução das áreas prioritárias para contenção da erosão provocada pelas chuvas. Para isso, foram reutilizados pneus e sacos plásticos cheios de areia e barro. Também plantaram gramínea, que ajudam na fixação e proteção do solo erodido. Com os pneus coletados nas borracharias de Bequimão, os próprios moradores, apoiados pela equipe da Sematur, produziram lixeiras.

“Este trabalho de utilizar os pneus na proteção do rio Carrapicho faz com que possamos reciclar e dar um destino útil aos pneus velhos e sem uso, que poderiam contaminar o meio ambiente e até servir de foco de reprodução de mosquitos”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares.

JURA4 JURA1

No mutirão, ainda foi demarcada a área para estacionamento de motos e carros, com intuito de evitar a circulação de veículos às margens do rio. As árvores nativas receberam placas com identificação do nome tradicional e cientifico e ainda foram identificadas trilhas ecológicas. A Sematur pretende fazer campanha de educação ambiental permanente na comunidade e junto aos visitantes e banhistas.

PARCERIAS PELA REVITALIZAÇÃO DO CARRAPICHO

Estudantes da escola municipal fizeram replantio de mudas nativas e acompanharam todas as atividades. No local, foram colocadas placas de sinalização e de advertência para preservação e conservação do rio. Freiras da Paróquia Santo Antônio fizeram uma celebração, entoando cânticos, para abençoar o rio e as mudas nativas que seriam plantadas.

JURA2 JURA3

O prefeito Zé Martins, que esteve no mutirão, destacou a importância ambiental, social e econômica do rio para a comunidade de Juraritá e para o município de Bequimão. “Daí a necessidade deste trabalho de parceria, para que seja, efetivamente, o marco inicial da grande transformação e conservação do nosso rio Carrapicho”, afirmou o prefeito.

As ações do mutirão foram conduzidas com a alegria característica das comunidades quilombolas, com tambores, cantos e danças.

A atividade de intervenção no Rio Carrapicho contou com esforços de diversas secretarias e setores da administração, entre elas Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Juventude, Administração e Transporte, Obras e Infraestrutura, entre outras.

Por: SEMATUR/Bequimão

Fotos: Rodrigo Martins

 

 

Prefeito João Felipe leva benefícios para Três Marias

COMPARTILHE

A Comunidade de Três Marias recebeu nesta semana, o prefeito do Município de Peri-Mirim, João Felipe (PT). A ida do gestor municipal até o povoado faz parte das ações implementadas pelo prefeito na comunidade. Ruas e Avenidas de Três Marias estão sendo recuperadas pela gestão municipal. Algumas ruas da comunidade foram colocadas piçarra, coisa que nunca havia sido feita no povoado. Além disso, o prefeito João Felipe está mandando fazer a limpeza na comunidade.

T2 T8

Além da recuperação de ruas e limpeza na comunidade, o prefeito João Felipe também colocou água encanada em uma rua que os moradores pediam há vários anos. Manutenção na rede elétrica também está sendo feita em Três Marias pela prefeitura.

A estrada que dá acesso ao povoado Santa Luzia também foi recuperada pela prefeitura de Peri-Mirim. Com a diminuição das chuvas, o projeto do prefeito João Felipe é recuperar as estradas da zona rural.

A secretaria municipal de Infraestrutura de Peri-Mirim está fazendo o mapeamento das estradas do município para dar mais agilidade e recuperar em tempo hábil.

rio4 T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 T10 T11 T12 T13

 

Após dois dias sem coleta, serviço de limpeza é retomado em São Luís

COMPARTILHE

Durou apenas dois dias e algumas horas a falta de coleta de lixo em São Luís, mas o suficiente para deixar a capital uma cidade fedida. A limpeza pública da capital maranhense foi retomada nesta quarta-feira (9), com os serviços de remoção mecanizada para solucionar de forma mais rápida a retirada dos resíduos em ruas, avenidas e praças da cidade, que se tornou um grande aterro a céu aberto.

Mesmo com o pouco tempo, rapidamente muito lixo foi acumulado na cidade, o que chamou atenção de insetos e urubus. O Comitê de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Luís informou que o lixo acumulado será coletado até a próxima segunda-feira (14), o que pode causar prejuízo a saúde pública da capital, haja vista que a fedentina toma conta de toda parte.

A limpeza de praias, segundo informou a gestora do Comitê de Limpeza Urbana da Prefeitura, Carolina Estrela, foi retomada ainda no período da manhã desta quarta-feira, mas os mais de 600 bairros da capital permanecem à espera de coleta desde segunda feira (7). Serão atacados os pontos de maior concentração de resíduos que são eixos de colocação de contêineres.

CAMPANHA

A Prefeitura de São Luís vai intensificar as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e da febre chikungunya. Mas precisa limpar a cidade, caso contrário, é chover no molhado.

A campanha “Todos na guerra contra o mosquito” será lançada pelo prefeito Edivaldo, nesta quinta-feira (10), às 15h, no auditório do Palácio La Ravardiére, sede da Prefeitura, na Praça Dom Pedro II.

DO BLOG DO CLODOALDO

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free