casa » Archivo de Etiquetas: Iphan

Archivo de Etiquetas: Iphan

Prefeito Anderson reúne com Superintendente do IPHAN no Maranhão

COMPARTILHE

A vontade de melhorar a vida da população alcantarense e colocar a cidade histórica na rota do desenvolvimento do turismo no Maranhão, faz com que o prefeito Anderson Wilker (PCdoB), procure órgãos e autoridades estaduais e federais para firmar parcerias que venham mudar de vez a vida da população.

Esta semana o prefeito Anderson esteve em reunião com o Superintende do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Maranhão, Mauricio Itapary, juntamente com Anchieta, chefe do escritório técnico no município de Alcântara. Durante a reunião foi discutido o fortalecimento da parceira ente a prefeitura de Alcântara e o IPHAN para melhorar a visibilidade turística da cidade histórica, já que nos últimos anos houve um distanciamento entre as instituições por falta de interesse da gestão passada.

O prefeito Anderson enfatizou a importância da parceria visando melhorar ainda mais o turismo local, já que Alcântara tem um grande acervo arquitetônico. “Pedimos o apoio técnico na elaboração de projetos estruturantes para Alcântara. Precisamos vender nossas riquezas para o Brasil, assim nossa economia ficará mais aquecida e com o apoio do IPHAN nossa cidade ganhará mais visibilidade” – destacou o prefeito.

 

Sebrae e Iphan conversam sobre parcerias

COMPARTILHE

Dirigentes do Sebrae no Maranhão e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA) estiveram reunidos na última terça-feira, 24, com seus respectivos técnicos, na unidade do Sebrae da D. Pedro II, para alinhar futuras parcerias relativas aos segmentos de cultura, turismo e comércio. Para o Iphan, a expertise do Sebrae pode somar aos projetos da instituição que estão em andamento no Maranhão.

“Nos preocupamos com a questão patrimonial, porém as famílias e pessoas que moram ou trabalham nesses locais, também são nosso foco, pois elas irão ajudar não apenas a preservar essas áreas mas, principalmente, a lhes dar utilidade, revitalizando-as”, pontuou o superintendente do Iphan-MA, Alfredo Costa Neto. “A ideia dessa parceria com o Sebrae é de viabilizar ou dinamizar as cadeias produtivas nessas obras de revitalização e em seus entornos, com vistas ao fomento ao empreendedorismo. E desenvolvimento da economia do Estado”.

A equipe do Iphan-MA apresentou aos técnicos do Sebrae todos os projetos da instituição em andamentos no Maranhão, tanto os próprios quanto os do PAC Cidades Históricas, os voltados ao patrimônio imaterial e os advindos de compensações judiciais.

“O Iphan não é apenas uma instituição que fiscaliza intervenções no patrimônio histórico, mas possui projetos e programas próprios, sempre referentes ao seu foco principal: preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização dos mesmos pela atual e futuras gerações. O que vimos aqui nos motivou bastante, pois podemos contribuir muito com a expertise da nossa instituição que tem um vasto portfólio de ações, programas e projetos voltados para o fomento do empreendedorismo, sem falar na nossa capilaridade de atuação que perpassa por todos os segmentos de negócios”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Do Sebrae, além do diretor superintendente, João Martins, participaram os gestores da área de Soluções e Interlocuções; de Turismo, Artesanato e Cultura; de Serviços Turísticos no Polo São Luís; Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Construção Civil em São Luís e do Memorial Sebrae-MA. Na próxima reunião, ainda sem data definida, será a vez de o Sebrae fazer a exposição de seus programas e projetos que venham ao encontro do que foi apresentado pelo Iphan.  As duas instituições já sinalizam que a parceria será efetivada ainda este ano.

TEXTO & FOTO: UCM/Sebrae no Maranhão

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free