casa » Archivo de Etiquetas: II Copa Quilombola

Archivo de Etiquetas: II Copa Quilombola

Bequimão vai enfrentar neste sábado (18), Santa Rita pela II Copa Quilombola de Futebol em São Luís

COMPARTILHE

O time de Ramal de Quindiua, campeão da etapa municipal vai representar o município de Bequimão neste sábado (18), em São Luís, em jogo marcado para às 9h da manhã pela fase final da II Copa Quilombola de Futebol, Troféu Negro Cosme, no Estádio Moreirão no bairro Santo Antônio, na capital maranhense. É um campeonato envolvendo mais de 360 atletas oriundos de quilombos de 16 municípios maranhenses e que chega a sua reta final.

O evento esportivo tem o apoio do Governo do Estado através das Secretarias de Igualdade Racial e de Esporte e Lazer e é realizado pelo Instituto Solis, com patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Os jogos ocorrem nos campos CFAP na BR 135, (Vargem Grande x Santa Helana e Alcântara x Peritoró); no estádio  Moreirão no bairro Santo Antônio (Olinda Nova x Anajatuba e Santa Rita x Bequimão), já no bairro Santa Cruz (Serrano x Itapecuru e Dom Pedro x Cajari) e no campo Coroadinho (São Mateus x Monção e Cajapió x Guimarães). Os jogos foram colocados nos horários das 8h e 9h30 e a decisão dos vencedores será na tarde do domingo.

A segunda Copa Quilombola de Futebol Troféu Negro Cosme iniciou em meados de dezembro, com a etapa classificatória, e foram realizados jogos nos campos dos quilombos dos municípios de Olinda Nova, Cajari, Cajapió, Anajatuba, Santa Rita, Itapecuru, Santa Helena, Monção, São Mateus, Serrano, Guimarães, Peritoró, Bequimão, Vargem Grande, Alcântara e Brejo.

As prefeituras municipais firmaram parceria com os organizadores e cederam os campos de futebol, transportes para as equipes locais e ambulância com atendimento médico no local da disputa, que aconteceu sempre em quilombos. Cada município contou com 12 equipes de atletas, totalizando 192 times e envolveu mais de 4.400 pessoas, entre atletas e equipe técnica.

A primeira edição do torneio aconteceu em 2016 e envolveu atletas quilombolas de 12 municípios, com 168 equipes participantes, 287 jogos e 4.536 atletas e técnicos. A fase final aconteceu em São Luís e os atletas de Serrano do Maranhão foram os grandes vencedores; em segundo lugar ficou o time de Monção e em terceiro, a equipe de Alcântara.

Ramal de Quindiua vence Santa Rita por 2 a 1 no Vivaldão e conquista a II Copa Quilombola

COMPARTILHE

Com grande público na tarde deste domingo (03) no estádio municipal Vivaldão na cidade de Bequimão, o time da comunidade de Ramal de Quindiua venceu Santa Rita de virada por 2 a 1 e conquistou o título da II Copa Quilombola de Futebol, realizada pelo Instituto Solis em parceria com a prefeitura de Bequimão e apoio da Cemar Equatorial através da lei de incentivo ao esporte do Governo do Estado.

Com o título de campeão, Ramal de Quindiua irá representar o município de Bequimão na etapa estadual e se juntar aos 15 municípios que se classificaram para a etapa final. Mesmo sendo considerado um clássico da região, o jogo Ramal de Quindiua 2 a 1 Santa Rita, transcorreu tranquilamente do início ao final. O time campeão recebeu uma equipagem completa, assim como o vice, além de uma premiação em dinheiro para os dois finalistas.

Para o prefeito Zé Martins, o momento mostra o quanto a gestão tem visto para as comunidades quilombolas do município de Bequimão. “É a segunda Copa Quilombola que a gente realiza com o Instituto Solis por meio do Governo do Estado e apoio da Cemar. Nossa gestão é voltada para os que mais precisam e as comunidades quilombolas sempre são lembradas com ações de esporte, educação, saúde e infraestrutura. A próxima Copa Quilombola será melhor ainda, já com o estádio Vivaldão reformado, se Deus quiser”, destacou o prefeito.

Estiveram presentes o vice-prefeito Magal, os secretários Sidney Bouéres (Saúde), Dinha Pinheiro (Cultura e Promoção da Igualdade Racial), Kell Pereira (Esporte e Juventude), Otoniel Gusmão (Segurança), além lideranças políticas e quilombolas.

Ramal de Quindíua vai enfrentar Santa Rita na final da II Copa Quilombola de Bequimão-MA

COMPARTILHE

Em jogo realizado neste domingo (27) pela semifinal da II Copa Quilombola de Futebol em Bequimão-MA, a comunidade Ramal de Quindiua venceu o quilombo Rio Grande por 2 a 1 no estádio Vivaldão. O vencedor garantiu vaga na grande final conta Santa Rita, que acontecerá neste domingo, dia 03 de fevereiro no Vivaldão.

Será uma decisão com cara de clássico, já que as comunidades são vizinhas e vão disputar um título pela primeira vez na Copa Quilombola. O campeão vai representar o município de Bequimão na fase final da competição em São Luís, jogos realizados no estádio Castelão. Serão 16 municípios disputando o título estadual de 2018/2019.

Em sua página na rede social Facebook, a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial destacou a emoção da semifinal. “Foi uma partida muito emocionante e competitiva do início ao fim do jogo, já que estava valendo a classificação para a grande final no dia 03 de fevereiro no estádio Vivaldão”, disse Dinha Pinheiro.

Na grande final estarão presentes o prefeito Zé Martins, secretários municipais, lideranças quilombolas, representantes do Instituto Solis, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do governo do Maranhão. Será uma festa de final de campeonato com a cara do quilombo em pleno estádio municipal Vivaldão.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free