casa » Archivo de Etiquetas: IEMA

Archivo de Etiquetas: IEMA

Othelino Neto participa da inauguração de unidade plena do Iema em Cururupu

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), ao lado do governador Flávio Dino, participou, nesta quarta-feira (4), da inauguração de mais uma unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), entregue pelo Governo do Estado, desta vez, em Cururupu.

Na solenidade, ele destacou que, enquanto o Governo Federal anuncia constantes cortes na educação pública, o Maranhão vai na contramão e aumenta os investimentos na área, considerada prioritária.

O evento contou, ainda, com a participação do vice-governador Carlos Brandão; da prefeita de Cururupu, Professora Rosinha; do reitor do Iema, Jhonatan Almada; secretários de Estado; autoridades; estudantes; e professores.

“Essa inauguração é emblemática para todo o Maranhão e para o Brasil. Quando soube desta agenda do governador Flávio Dino, fiz questão de acompanhar, porque é importante que vocês saibam que o Brasil está passando por um momento difícil, onde o movimento que o Governo Federal faz é, justamente, o oposto do que está sendo feito no Maranhão”, frisou Othelino, ressaltando que, nesta semana, o Governo Federal seguiu com o desmonte na educação pública ao cancelar mais de 6 mil bolsas de pesquisa, que se somam às outras 9 mil que já haviam sido canceladas em todo o país.

“Isto é um crime contra a educação pública, contra a produção da pesquisa, contra a atual e as futuras gerações do Brasil”, completou o presidente da Alema.

Othelino afirmou, ainda, que o governador Flávio Dino é o gestor que mais investiu no aparelhamento da educação pública nos últimos tempos. “Enquanto o Governo Federal, infelizmente, segue esse caminho do desmonte das universidades públicas, de eleger o ensino público como se fosse o inimigo do país, aqui, no Maranhão, o movimento é oposto. Certamente, o governador do Maranhão, Flávio Dino, é o governador, da história do Brasil, que mais construiu, reformou e entregou equipamentos públicos para a educação do estado”.

Com uma área construída superior a 3.100 metros quadrados, a unidade é composta por bloco de sala de aula, biblioteca, refeitório, laboratórios, auditório e quadra poliesportiva coberta, mantendo o padrão Iema de 12 salas de aula, sendo todas climatizadas e com educação em tempo integral.

“Parabenizo a população de Cururupu, que recebe esse Iema belo e maravilhoso, e à equipe do Governo do Estado, na pessoa do governador Flávio Dino, por encarar esse desafio de, mesmo na falta de recursos, conseguir entregar tantos e importantes equipamentos para o povo do Maranhão”, disse Othelino Neto.

Após solicitação da vereadora Fátima Araújo, IEMA inicia cursos de Mecânica de Moto e Cabeleireiro na Vila Conceição/João de Deus

COMPARTILHE

Na noite desta segunda-feira (2) aconteceu a aula inaugural dos cursos de Mecânica de Motos e Cabeleireiro. Visando ingressar moradores do bairro Vila Conceição/João de Deus no mercado de trabalho, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), solicitou ao Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), cursos de capacitação profissional para jovens e adultos.

“Capacitar e qualificar nossos jovens é a única forma de colocá-los no mercado de trabalho. Pensando assim, fizemos uma parceria do Instituto Solidariedade & Ação com o IEMA para início de 2 cursos de qualificação profissional. Os moradores da Vila Conceição/João de Deus e bairros vizinhos vão poder fazer cursos que os capacitem para ingressar no mercado de trabalho ou para abrir o próprio negócio”, destacou.

A aula inaugural aconteceu na sede do Instituto Solidariedade & Ação localizado na rua 12 de julho, Nº31, bairro Vila Conceição/João de Deus. O evento educacional reuniu alunos, professores, representantes do IEMA e autoridades, incluindo a vereadora Fátima Araújo. São aproximadamente 80 alunos que serão capacitados nos 2 cursos.

Vereadora Fátima Araújo reúne alunos de cursos de qualificação profissional

COMPARTILHE

Investir na qualificação profissional de jovens e adultos é ampliar horizontes e oportunidades no mercado de trabalho. Essa tem sido uma missão da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), que além de seu dever como parlamentar ludovicense (criar leis, legislar, fiscalizar e cobrar o executivo), a parlamentar tem investido na educação infantil e principalmente na qualificação profissional de moradores do bairro João de Deus e adjacência.

Desde que assumiu seu mandato de vereadora de São Luís, sua luta tem sido diuturnamente em busca de melhorias para a população da capital maranhense. Foram vários cursos de qualificação profissional já realizados e inúmeras pessoas preparadas para o mercado de trabalho, graças à luta da Pequena Guerreira, que mesmo com dificuldades, ainda consegue parcerias que beneficiam dezenas de moradores da região do João de Deus.

Neste domingo (22) a vereadora Fátima Araújo confraternizou com os alunos de mais três turmas que concluíram mais uma etapa de suas vidas com a capacitação dos cursos de Panificação e Confeitaria, Eletricista Predial e Operador de Caixa. A festa aconteceu na Proab e teve sorteio de brindes, além de muitos salgados e bolos fabricados pelos alunos, que vão ter a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho, além de poder se tornarem empreendedores.

“Primeiramente quero agradecer a Deus pela oportunidade de poder está ajudando meu povo. Agradecer o povo por ter me dado a oportunidade de está vereadora de São Luís. Esta é mais uma forma de ajudar nosso povo, de trazer cursos de qualificação para vocês através do IEMA. E isto não vai parar por aqui, vamos em busca de outras oportunidades para nossos bairros”, destacou a vereadora em seu discurso.

Para a professora de Panificação e Confeitaria, Conceição Câmara, o momento é ímpar para todos nós. “É uma satisfação em poder compartilhar um pouco de meu conhecimento com vocês. As vezes quando eu cobro rapidez e agilidade, é porque temos metas, precisamos ter compromissos com nossos clientes, nosso sucesso depende de nossos clientes. Agradeço à vereadora Fátima Araújo pela oportunidade. Aqui tem uma grande mulher que é a vereadora Fátima, que deixou seu gabinete em busca de cursos para vocês. Esta parceria com o IEMA só aconteceu graças à vereadora”, destacou a professora que profetizou falando que muitos ali seriam empresários.

Para um dos alunos do curso de Panificação e Confeitaria, Jaime Dias Silva, que destacou sua satisfação em poder realizar um curso de qualificação. “Agradecer a vereadora Fátima Araújo pela oportunidade de poder realizar um curso de qualificação profissional. Eu já sabia fazer pães, mas não tinha noção de confeitaria, mas agora estou preparado para ingressar no mercado de trabalho, mas também para ser empreendedor do ramo. Força e vontade a gente tem, agora com a capacitação, tudo fica mais fácil”, destacou o aluno muito feliz.

Quem também fez o uso da fala foram Raimundo e Antônio Pinheiro, integrantes da equipe da vereadora Fátima Araújo. Pinheiro falou que a vereadora Fátima sempre se mostrou preocupada os jovens do João de Deus e parabenizou pela atitude. Já Raimundo destacou a luta durante os três meses de curso e finalizou com uma frase bíblica. “Muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos”, finalizou.

Estiveram presentes além de alunos e professores, integrantes da equipe da vereadora Fátima Araújo, como Jessé Silva, Maxsuel Bruno, Racy Santos, Jane Lopes, Raquel, Samara, Danilo, Ramires, Assunção, entre outros. A certificação dos alunos será no dia 4 de agosto no Complexo Esportivo do Castelinho.

Fotos: Edilson Gomes

Iema acolhe comunidade escolar da Unidade Plena em Cururupu

COMPARTILHE

O acolhimento é o primeiro contato e impressão dos alunos, pais e equipe escolar em relação ao Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Na recém-construída unidade plena (UP) do IEMA, no município de Cururupu, estudantes, pais e professores foram recepcionados, na quarta (2) e quinta-feira (3), com atividades organizadas pela Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dipex).

O momento serviu para mostrar que todos os integrantes da escola são fundamentais na construção de uma educação de qualidade. Na programação, alunos protagonistas da UP São José de Ribamar apresentaram o modelo pedagógicos do IEMA por meio de dinâmicas, oficinas e apresentações artísticas.

“No primeiro dia recebemos a equipe escolar e pais dos alunos e, no segundo, foi o momento da culminância com acolhida dos novos alunos pelos jovens protagonistas. Os estudantes de Cururupu ficaram bastante entusiasmados com a iniciativa e os jovens protagonistas de São José de Ribamar desenvolveram um belo trabalho”, contou o diretor de Pesquisa e Extensão, Dario Soares.

O reitor do Iema, Jhonatan Almada, afirmou que a UP de Cururupu representa a continuidade do investimento que o governo Flávio Dino tem feito na expansão do IEMA. “É, justamente, para que mais jovens do Maranhão possam ter a oportunidade de cursar uma educação técnica e integral de qualidade”.

Jhonatan Almada afirmou que a recepção dos novos alunos pelos veteranos tem o objetivo, também, de apresentar a vivência e experiência aos alunos que estão chegando. “Isso integra a comunidade acadêmica, estabelece os laços entre os estudantes e ao mesmo tempo apresenta a nossa verdade através da voz mais autorizada que é a voz dos próprios estudantes”.

A professora Elizabeth Abreu, que acompanhou os jovens protagonistas da UP de São José de Ribamar, disse que o acolhimento é um dos diferenciais memoráveis do modelo IEMA. “Costumo dizer que estar no acolhimento é ficar na memória de quem é acolhido. Por isso se fez necessário uma formação para os jovens protagonista que irão acolher os novos alunos nas UPs, pois cada detalhe ficará marcado positivamente na memória e no coração de cada novo estudante, motivando-o para uma nova etapa na educação, o ensino médio”.

“Nossos jovens protagonistas sabem dessa doce responsabilidade do acolhimento e estão felizes em acolher assim como foram acolhidos ano passado. O que me deixa muito grata em fazer parte de uma instituição de ensino que de forma intrínseca desperta nos alunos a ação de receber e cuidar das pessoas”, afirmou Elizabeth Abreu

A aluna de meio ambiente da UP Cururupu, Amanda Gullar, conta sobre a alegria de ser acolhida na unidade. “O acolhimento foi incrível, despertou mais interesse pelo ensino do Instituto. Fiquei muito alegre pela recepção que recebi de pessoas que não conhecia, mas que me acolheram de coração aberto”, disse a aluna.

O aluno de agricultura orgânica da UP de São José de Ribamar, Daniel Farias, disse que o acolhimento é uma “experiência incrível” para quem organiza e executa. “É algo divertido, onde ganhamos novos amigos, conhecemos a realidade de cada estudante e transmitimos o que já vivemos dentro da escola”, afirmou. Ele acredita que os novos estudantes têm um futuro brilhante no IEMA.

A aluna do curso de Informática da UP de São José de Ribamar, Bruna Agnes, destaca a experiência com gratificante. “Nós jovens protagonistas conseguimos a essência do IEMA para os estudantes que com certeza irão levar esses dois dias para sua estadia no Instituto e para fora dele também”.

“O IEMA mudou meu plano de vida”, diz aluna em entrega de nova unidade em Matões

COMPARTILHE

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) chegou nesta segunda-feira (9) à 11ª unidade plena entregue desde 2015. Desta vez, foi na cidade de Matões, que passa a ter pela primeira vez uma escola da rede estadual com ensino profissionalizante e integral.

Até 2014, o Maranhão não tinha nenhuma escola integral do Estado. Hoje são 40, incluindo o IEMA e os Centros Educa Mais, que oferecem o ensino médio regular.

“É um grande sucesso, mostrando o respeito que a gente tem pela juventude e a crença profunda que temos de que a educação é a principal ferramenta para alcançarmos uma sociedade justa. O IEMA é a síntese de um governo que aplica bem o dinheiro público e que tem prioridades sociais muito nítidas”, disse o governador Flávio Dino durante a inauguração.

O IEMA entregue pelo Governo do Maranhão em Matões recebeu investimento de R$ 10 milhões. Neste ano, serão 160 alunos matriculados numa estrutura moderna e tecnológica.

Projeto de vida

“O IEMA mudou meu plano de vida. Ele ajuda muito na estrutura de quem a gente vai se tornar, porque não adianta só sonhar e não ter quem lhe guiar. O IEMA é esse lugar que te guia. Meu sonho é estudar em Harvard”, disse Joice Santos Sousa.Com a nova escola, um novo horizonte profissional foi aberto para os alunos da região. Os alunos de Matões puderam conhecer um pouco dessa experiência com dois estudantes da unidade plena de Timon, que já tem turmas no segundo ano. Ambos estiveram em Matões para contar o que têm vivido.

Também aluno de Timon, Cícero Henrique contou ter tido “experiências maravilhosas” no instituto. “No IEMA, eu formei meu conceito de projeto de vida. Dentro do IEMA, eu comecei a sonhar, a ter um objetivo para os meus estudos. O meu sonho é cursar tecnologia no Japão e eu sei que o IEMA vai ajudar muito nisso”.

Noemi da Silva, que vai estudar em Matões, disse estar ansiosa: “Eu fiquei maravilhada quando entrei aqui. Eu não imaginava que ia ser uma estrutura tão grande como essa”.

Laboratórios

O reitor do IEMA, Jhonatan Almada, explica que o instituto oferece “uma educação integral com a profissionalizante. Além da excelente infraestrutura, o jovem vai poder construir o seu projeto de vida”.

São 12 salas de aula, 6 laboratórios, 2 laboratórios especiais, auditório com capacidade para 200 pessoas, cozinha industrial, anfiteatro, ginásio poliesportivo, 8 salas de administração, além de um espaço de 5 mil metros quadrados de área verde para a convivência entre os alunos.

“Os laboratórios vão contribuir muito para que os alunos superem dificuldades e rompam barreiras”, diz a professora Camila Gabrielle, de Química.

Para Rayla Alves, “é muito gratificante estar aqui. Antes a gente não tinha um colégio com essa estrutura. Agora, nós vamos ter uma oportunidade de estudo melhor”.

A área total do empreendimento é de 20 mil metros quadrados. São oferecidos os cursos técnicos de Informática, Eletroeletrônica e Agropecuária.

 

Vereadora Fátima Araújo Implanta Curso de Capacitação Profissional para moradores da região do João de Deus

COMPARTILHE

O futuro depende do presente, assim com o sucesso profissional depende muito da qualificação profissional de cada cidadão. É justamente pensando nisso, que a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) tem investido bastante na qualificação profissional de moradores das comunidades que fazem parte do Complexo de bairros do João de Deus. Preocupada em dar oportunidade para jovens e adultos, a Pequena Guerreira tem trazido bons cursos para os moradores da região.

Em uma parceria fantástica da Secretaria de Educação do Estado, por meio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com a vereadora Fátima Araújo. Nessa parceria rendeu vários cursos de qualificação profissional para diversas comunidades da região do João de Deus, como o curso de Operadora de Caixa, que será ministrado no Residencial João Alberto, quatro vezes por semana  (Segunda à Quinta-feita), no horário das 14h às 17h, na sede da Igreja Católica do bairro.

Já no bairro João de Deus, a vereador conseguiu o curso de Panificação e Confeitaria, que será ministrado quatro vezes por semana (Segunda à Quinta-feira), no horário das 14h às 17h. Durante o curso os alunos vão ter a oportunidade de aprender tudo sobre a fabricação de pães e bolos. Para essa profissão o mercado tem muitas oportunidades e cada vez mais está ampliando o mercado de trabalho.

No curso de Eletricista Predial, que será ministrado na Vila Conceição/João de Deus, as aulas serão as quintas e sexta-feira, no horário das 19h às 20h, na sede da Igreja Católica do bairro. Com a ampliação das moradias em condomínios prediais, as vagas para eletricistas estão cada vez mais surgindo e para quem tiver qualificado, não vai faltar emprego.

 

Vereador Sinhor escracha com Elanderson durante sessão da última sexta feira (3)

COMPARTILHE

O vereador de Bequimão, Nestor de Jesus Nogueira Júnior (PSB), também conhecido como Sinhor, eleito em 2012 com 795 votos, subiu a Tribuna da Câmara Municipal nesta sexta feira (3), para fazer um verdadeiro desabafo contra o colega de plenário, vereador Elanderson (PCdoB). Durante seu pronunciamento, Sinhor não mediu palavras e partiu pra cima do recém-batizado comunista, com gosto de gás,  que segundo Nestor está fazendo campanha eleitoral antecipada.

O estopim dos oposicionistas foi gerado após Elanderson sair na fotografia com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Jhonatan Almada, durante visita na Escola Liliosa Cantanhede, sem a presença dos outros vereadores da casa, no fim de maio. Para Sinhor, Elanderson está fazendo campanha antecipada e querendo ser um prefeito sem mandato, esquecendo seu papel de vereador.

Ainda em seu discurso, Sinhor disse que Elanderson convidou apenas os filiados do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), se aproveitando do governador para fazer média e não cumpriu com o combinado.

“Vossa excelência trouxe o requerimento pra cá e pra nós vereadores foi uma coisa nova, mas eu lembro que sugeri para criar um que todos assinassem e fosse mandado para a Assembleia para um deputado, seja ele Othelino ou Adriano Sarney, e foi acordado entre nós vereadores. O senhor faz um requerimento na sexta, leva para São Luís no sábado e no domingo o secretário já está aqui, sem sequer avisar os colegas. Na minha concepção eu me sentir traído e oprimido pela atitude de Vossa Excelência. O Robson Paz quis beneficiar apenas os amigos do PCdoB, e, esqueceu-se do acordo feito nesta casa” – disparou o vereador Sinhor, que nas entrelinhas chamou Elanderson de traidor e foi categórico em afirmar que Flávio Dino nunca lhe recebeu e muito menos seus secretários.

É bom lembrar, que nos últimos meses, Elandeson tem sido chamado por jornalistas Anti-Palacianos de prefeito sem mandato, mas foi eleito vereador em 2012 com penas 371 votos, menos da metade do vereador Sinhor, o que talvez agora não repetisse a mesma votação, já que só acordou após a eleição de Flávio Dino. Sinhor quis dizer que nem bem entrou no trem, Elanderson já apareceu na janela se lançando pré-candidato a prefeito de Bequimão e isso rachou de vez o grupo de oposição, que agora conta com quatro Pré-Candidatos: Antônio Diniz (PDT), Elanderson (PCdoB), Cesar Cantanhede (PSDB) e agora por último Dico da Farmácia (PSB), alem do independente Magal (PT) que se identifica como uma terceira via.

COLÉGIO LILIOSA CANTANHEDE

O colégio Liliosa Cantanhede era a sede da Faculdade Darcy Ribeiro, anexo do polo da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), que formou várias turmas de nível superior em diversas áreas de graduações. Mas após assumir o mandato em 2015, segundo fontes próximas do Palácio dos Leões, o governador do Maranhão Flávio Dino, a pedido de seus aliados Robson Paz e Elanderson, abandou a Escola e acabou com o polo da UEMA, transferindo tudo para São Bento, distante a quase 70km de Bequimão. Como forma de campanha antecipada, como bem disse o vereador Sinhor, o Colégio Liliosa voltou a ser palco daqueles que o abandonaram.

IEMA

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que supostamente seria implantado em Bequimão, anda mal das pernas desde seu nascedouro. Os já inaugurados por Flávio Dino, como por exemplo, o do centro da capital maranhense, está em péssimas condições, professores com salários atrasados e até alunos não conseguiram fazer inscrições para o ENEM, já que o sistema não o reconheceu como Escola. Em Bequimão, o Estado também passa por problemas e não tem professores suficientes, onde as aulas estão sendo ministradas pela metade. Como montar outra instituição estadual, se a única que tem não está sendo bem assistida pelo governador?

 

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free