casa » Archivo de Etiquetas: Honorato Fernandes

Archivo de Etiquetas: Honorato Fernandes

Honorato é reeleito para presidência do PT de São Luís

COMPARTILHE

O vereador Honorato Fernandes foi reeleito, na madrugada desta quarta-feira (11), para presidência do diretório municipal do PT em São Luís.

De acordo com o resultado do Processo de Eleições Diretas (PED) da sigla, Fernandes obteve quase 60% dos votos válidos. Ele bateu o sindicalista Kléber Gomes, ligado ao ex vice-governador e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Washington Luiz.

Honorato comandará o partido pelos próximos quatro anos.

O resultado do pleito para o comando do diretório estadual deverá ser divulgado ainda hoje.

Estão na disputa Augusto Lobato, atual presidente, e Francimar Silva.

Honorato Fernandes sonha alto com o Terminal da Ponta da Espera

COMPARTILHE

Primeiro gostaria de fazer um convite ao nobre vereador Honorato Fernandes (PT), a quem tenho um grande respeito e reconheço seu trabalho realizado em São Luís, o que lhe rendeu uma reeleição, algo inédito na história do Partido dos Trabalhadores na capital maranhense. Artificialmente não daria para explicar ao nobre vereador como funciona a entrada e saída de passageiros no terminal da Ponta da Espera. Mas posso lhe convidar para fazer uma visita sem carro, usando ônibus ou van, atravessando a baía de São Marcos, e percorrendo os terminais no horário de pico ou nas primeiras e últimas viagens do dia.

O vereador pede bilhetagem eletrônica na Ponta da Espera. Uma ideia genial, se não fosse a migração de marginais da capital para o interior ou vice-versa. O que precisa ser feito, meu nobre, seria voltar com as bilheterias de passagens no Anel Viário, em que se possa comprar e apresentar um documento de identificação, evitando atravessar bandidos para a baixada, como acontece todos os dias. Os passageiros que fazem essa travessia todos os dias, não são os mesmos e muita vezes vem com a passagem contada, sem sobrar um centavo sequer.

Passagens de Ferryboat são vendidas em atacado e varejo, e ocorre o ano inteiro isso, sem sequer pedir uma carteira de vacinação.  O vereador é um parlamentar inteligente, e por isso o convido para fazer uma visita In Loco, o que seria uma grande pesquisa de campo para posteriormente planejar uma maneira mais fácil de vender bilhetes. É sofrido para todos os passageiros, principalmente pelas dificuldades encontradas e implantadas pela própria MOB que até agora não organizou muita coisa, apenas fez uma H para aparecer na mídia.

O novo presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence de Melo, precisa primeiro conversar com motoristas que fazem essa travessia de segunda à sábado, duas vezes por dia, para então entender como funciona e não sair fazendo como o gestor anterior, que se achou o último biscoito do pacote e acabou atrapalhando o andamento dos serviços, que só aparecia em feriados prolongados. O problema é bem mais complexo, do que muitos imaginam, levando em consideração que 60% dos passageiros são levados literalmente pelos motoristas e cobradores que trafegam da baixada para a capital maranhense e vice-versa.

Se quiseres aceitar o convite, me disponibilizo para acompanhá-lo nessa aventura cansativa e humilhante!

 

 

Vereador Honorato Fernandes toma posse como presidente do PT de São Luís

COMPARTILHE

O vereador Honorato Fernandes (PT) tomou posse na manhã desta sexta-feira (23) como Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de São Luís, ao lado dos demais membros da nova Executiva Municipal e da nova diretoria.Membros da sociedade civil, de movimentos sociais e representantes do poder público estiveram presentes na cerimônia.

O novo presidente do diretório Estadual do PT, Augusto Lobato; o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro (PCdoB); osecretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim; os deputados federais, Zé Carlos (PT), Weverton Rocha (PDT); osecretário estadual de Direitos Humanos Francisco Gonçalves, além dos demais membros da Diretoria participaram ao lado do novo presidente da solenidade e se pronunciaram durante o ato.

Honorato destacou que o objetivo é dar continuidade ao processo de fortalecimento do PT, alicerçado nos princípios de inclusão, justiça e igualdade do partido, para que a legenda ganhe forças para as eleições de 2018.

“Seremos incansáveis na luta em defesa da classe trabalhadora, da justiça e da igualdade. O PT de São Luís, assim como o PT do Maranhão será o carro chefe na condução da construção de um novo momento para o estado do Maranhão e para a retomada do projeto de inclusão e de igualdade ensejado por Lula”, declarou o novo presidente do PT de São Luís.

O presidente empossado destacou ainda os motivos da escolha da data para realizar o ato simbólico de posse, lembrando que o dia é um marco na história de vida pessoal e política dele, pois sua mãe, a professora Ieda Cutrim Batista completaria 76 anos.Ieda Batista era professora da Universidade Federal do Maranhão, militante e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Maranhão e integrante do Grupo de Mulheres da Ilha de São Luís.

“O dia de hoje não foi escolhido ao acaso. Hoje, 23 de Junho, minha mãe, a professora Ieda Batista completaria 76 anos. Desde criança pude acompanhar a militância dela nos movimentos sociais, na luta e discussão de políticas de inclusão das mulheres na sociedade. E Graças a ela que eu tenho orgulho de dizer que eu honro a minha bandeira, a bandeira do Partido dos Trabalhadores”, destacou Honorato.

O novo presidente do diretório Estadual do PT, Augusto Lobato, destacou a força articuladora do vereador que, segundo ele, o destacou dentro do partido e se disse disponível a para ajudá-lo no projeto de unificação da legenda, mesmo em meio às adversidades que o partido enfrenta por conta de fragmentações.

“Honorato não se elegeu presidente, porque ele é vereador, mas sim pelo seu poder articulação. E quero dizer que você vai ter um parceiro para ajudar a construir a unidade partidária. A nossa responsabilidade é muito grande, pois precisamos unificar o nosso partido na diversidade”, declarou o novo presidente do diretório estadual do PT.

A representatividade feminina na gestão

Na sua fala final, Honorato, que em suas atividades parlamentares, por inúmeras vezes, se posicionou a favor da luta pela causa feminina e contra a cultura do estupro, buscando sempre levar o debate acerca da questão de gênero para o Legislativo Municipal, falou sobre a escolha de duas mulheres para compor a 1º e 2º vice-presidência do diretório: Silvana Brito Vera Cruz e Neuseli Maria de Almeida Pinto, respectivamente.

 “Sou um admirador das mulheres inquietas e que lutam pelos seus direitos, que lutam contra a opressão rotineira e habitual da nossa sociedade machista. E posso dizer que Silvana e Neuseli estão no rol das mulheres que são alvo da minha admiração. Duas mulheres capacitadas e de grande relevância na militância do nosso partido”, declarou o novo presidente do PT de São Luís.

A 1º vice-presidente do Diretório Municipal do PT, Silvana Brito Vera Cruz declarou que espera contribuir para uma “gestão coesa, democrática, que saiba dialogar para dentro e fora do PT, dando continuidade à luta do partido pelas causas sociais, das negras e negros, mulheres e demais classes menos favorecidas”, afirmou.

Texto: Da Assessoria do Vereador

CEMAR: Atrapalhando sem parar…

COMPARTILHE

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) está indo de mal a pior. Com um slogan que não faz Jus ao que vem acontecendo no Estado, a empresa faz um merdelê atrás do outro. Uma intervenção que a Cemar vem realizando de forma incorreta ao longo da Avenida dos Africanos vai prejudicar centenas de pessoas que usam a única ciclovia da capital. Sem estudo técnico, a Cemar está fixando postes no meio da ciclovia, obstruindo a passagem dos pedestres, além de comprometer o visual paisagístico da cidade. Um verdadeiro de preguiçosos.

HONO4 HONO3

O vereador Honorato Fernandes (PT) denunciou na Tribuna da Câmara. E nas duas vezes que a denúncia foi feita, o parlamentar alertou o secretário municipal de Urbanismo, Diogo Lima para o problema, solicitando uma vistoria da secretaria na intervenção empreendida pela Cemar. Nesta terça feira o vereador esteve com o secretário ao local.

DESDOBRAMENTOS DA DENÚNCIA

No dia 16 do mês corrente, quando a denúncia foi feita pela segunda vez, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação se pronunciou, por meio de nota, esclarecendo que “primará pela observância da acessibilidade ao longo do passeio público, considerando reversível qualquer implantação de estrutura que comprometa tal baliza”. A Secretaria se comprometeu ainda em agendar uma reunião do secretário de Urbanismo, Diogo Diniz com representantes da Cemar e o vereador Honorato, que aconteceu, na última sexta-feira (20).

HONO1 HONO2

Durante a reunião, realizada no Gabinete do Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação, técnicos da CEMAR alegaram que a linha de postes que está sendo instalada é apenas uma substituição à rede anterior. A nova linha, segundo os técnicos, foi instalada na mesma locação da anterior. No entanto, mesmo alegando a substituição, os técnicos reconheceram a instalação incorreta de alguns postes. Não satisfeito com a justificativa de substituição da rede anterior, o vereador Honorato ponderou que “já que a linha de postes é uma substituição da rede antiga, reparar os erros da instalação anterior deveria ser um ponto a se considerar no novo projeto”.

Vistoria Feitas as considerações, o secretário Diogo Lima sugeriu que uma vistoria fosse feita, a fim de constatar in loco o problema em questão. Da Secretaria, todos seguiram para a Avenida dos Africanos, onde o vereador Honorato pôde mostrar ao secretário e aos técnicos da Cemar os problemas apontados na denúncia. Ao final da vistoria, os técnicos reconheceram que os postes de algumas instalações não estavam bem posicionados e se comprometeram a apresentar, na segunda-feira (30), um novo projeto, considerando os aspectos e urbanísticos e de mobilidade.

Texto: Tarcila Mendes (Editado)

 

Vereador participa de debate sobre a maioridade penal

COMPARTILHE

HF

Na manhã desta sexta-feira (15), no auditório do Hotel Abbeville, a população ludovicense teve a oportunidade de debater com o deputado federal Luiz Couto (PT-PB), um dos assuntos de maior relevância dos últimos dias: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, que propõe a redução da maioridade penal.

O debate foi uma iniciativa do vereador Honorato Fernandes (PT), como parte das atividades do projeto de participação popular Fala São Luís.  O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a secretária municipal da criança e do adolescente Andreia Lauande, o promotor do Ministério Público do Maranhão, Márcio Tadeus, o presidente do PT-MA, Raimundo Nonato, o deputado Zé Carlos (PT), além de estudantes e representantes de entidades socais e sindicais, como a presidente da CUT-MA, Adriana Oliveira estiveram presentes no evento.

Na oportunidade, o deputado federal Luiz Couto – que hoje integra a CPI Jovem da Câmara Federal, responsável pela investigação de casos de violência contra jovens negros e pobres do país – ministrou a palestra Redução da Maioridade Penal : O Atual Contexto dos Direitos Humanos no Brasil. A defesa da Manutenção dos Direitos.

Logo no início da palestra, o parlamentar, que se posiciona contra a PEC, destacou a necessidade de debater o tema, tendo em vista a maciça adesão popular à proposta de redução da maioridade penal. Segundo ele, as primeiras pesquisas direcionadas a esta temática revelavam que 95% da população brasileira era favorável à redução.

No entanto, hoje, embora ainda alto, pode-se constatar uma redução deste índice, que chega a 82%. “Esta redução se dá graças a iniciativas como esta, de debate acerca da temática”, afirmou o parlamentar.

Durante a palestra, o deputado apresentou dados referentes a casos de adolescentes em conflito com a lei, de acordo com as regiões brasileiras e justificou o não apoio a PEC, na incompatibilidade da proposta com a Doutrina de Proteção Integral da Criança e com o Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE).

Integrando a mesa do evento, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior parabenizou o vereador Honorato Fernandes pela iniciativa, ressaltando a importância de se debater com a sociedade assuntos relevantes como este da redução da maioridade penal.

O deputado estadual Zé Inácio (PT), que também elogiou a iniciativa, destacou os trabalhos da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e pontuou que o grupo já protocolou o pedido de instalação da CPI Jovem,  a fim de investigar os crimes de violência contra jovens negros no estado do Maranhão.

Representando o Ministério Público, o promotor Márcio Tadeu, bastante aclamado durante sua fala, afirmou que o tema da maioridade penal vem sido tratado de forma bastante deturpada pela opinião pública. Por isso, discussões como esta são de fundamental importância para reverter o quadro de adesão maciça a esta proposta, que além de inconstitucional e ilegítima, fere os princípios dos direitos humanos.

 

Texto: Karina Lindoso.

Bairro Fé em Deus apresenta demandas para vereador

COMPARTILHE

HONORATO

O vereador Honorato Fernandes (PT) participou na noite da última terça-feira (31) de uma grande reunião com a comunidade do bairro da Fé em Deus. Cerca de 100 moradores participaram da reunião que teve por objetivo passar para o vereador várias demandas do local como asfaltamento da avenida e área de lazer. Outro tema discutido na reunião foi o projeto Fala São Luís. Honorato também respondeu a vários questionamentos dos moradores e lideranças da comunidade e também falou sobre a reforma política e questões de âmbito nacional.

“Ouvimos da comunidade várias demandas e vamos trabalhar no encaminhamento das mesmas. São solicitações legitimas que em muito irão contribuir no dia -a- dia do bairro”, disse Honorato Fernandes que aproveitou a ocasião para falar sobre os primeiros resultados da pesquisa realizada pelo Projeto no bairro da Liberdade. Acrescentou ele que “estamos levando o “Fala São Luís” para vários bairros e sempre falo que este não é um projeto do vereador Honorato e sim da comunidade. Estamos aqui para auxiliar na busca da solução das demandas apresentadas”.

Mestre Apolônio – Ainda na noite de terça – feira o vereador Honorato foi prestar solidariedade para o mestre Apolônio, do Boi da Floresta, que aos 96 anos fraturou o fêmur. Mestre Apolônio está internado no Socorrão II.“Fui prestar minha solidariedade ao querido Mestre e a Nadir. É um momento deliciado pela idade dele mas tenho fé tudo dará certo”, disse Honorato.

 

(Por Karina Lindoso)

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free