casa » Archivo de Etiquetas: Func

Archivo de Etiquetas: Func

Vereador entra com requerimento para criação de Escola Folclórica em São Luís

COMPARTILHE
Ivaldo Rodrigues entregando o requerimento ao presidente da FUNC

Ivaldo Rodrigues entregando o requerimento ao presidente da FUNC

O vereador e pré-candidato a deputado estadual, Ivaldo Rodrigues (PDT), esteve hoje (7) à tarde na Fundação Municipal de Cultura (FUNC), onde se reuniu com o presidente da entidade, Francisco Gonçalves, para entregar o requerimento Nº 02/2014 que pede a criação de uma Escola Municipal do Folclore, com o objetivo de fortalecer e manter a tradição das maiores expressões culturais do Estado, destacando o Bumba Meu Boi e o Tambor de Crioula.

A referida escola terá como finalidade a formação de jovens em oficinas de percussão, costura, bordado, dança e outras atividades profissionais, promovendo a inclusão social, fazendo com que as características originais das brincadeiras folclóricas não sejam perdidas ou modificadas ao longo do tempo.

Além disso, a Escola Municipal do folclore poderá funcionar em um dos casarões de propriedade do município, no Centro Histórico de São Luís, para contribuir com a revitalização urbanística da área. Para o vereador Ivaldo Rodrigues, a escola também poderá ter um auditório onde possa ter apresentações de artistas da cultura maranhense para os turistas.

De acordo com o presidente da FUNC, Francisco Gonçalves, a cultura no Maranhão tem duas vias: A política de contrato e de fomento. Na política de contrato, a FUNC seleciona a agremiação mais qualificada para ser contratada. Já na política de fomento, a FUNC investe na agremiação, para fortalecer e depois andar com suas próprias pernas, deixando o vicio chamado de ajudinha.

Com tantos projetos que beneficiam a população, Ivaldo Rodrigues, tem mostrado sua visão de modo geral. Considerado um verdadeiro polivalente, Ivaldo joga nas quatro posições da política e vem conquistando cada vez mais a confiança da população maranhense. Confira o requerimento abaixo:

SAM_4299SAM_4300

Sedihc e Alumar firmam parceria para capacitar jovens do bairro Fonte do Bispo

COMPARTILHE
Lançamento do Projeto Marcenaria Escola

Lançamento do Projeto Marcenaria Escola

Cerca de 40 jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, egressos e da comunidade do entorno da área da Fonte do Bispo serão capacitados pelo Projeto Marcenaria Escola desenvolvido pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), em parceria com a Fundação Alcoa.

O Projeto Marcenaria Escola foi lançado nesta quarta-feira (12), no auditório da Funac. Participaram da cerimônia, secretária Luiza Oliveira (Sedihc); a presidente da Funac, Anaílde Everton; Andréa Lauande (Semcas); Dulcimar Soares, gerente de Sistema de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Relações Institucionais da Alumar.

Na ocasião foram apresentados os objetivos e etapas do projeto que tem como público-alvo, jovens de 16 a 21 anos. Um dos intuitos do curso é ampliar o acesso ao processo de profissionalização e ao mercado de trabalho, como explicou a presidente da Funac, Anaílde Everton. “Esse projeto, resgata a auto estima dos adolescentes. O curso vem dar um impulso para que o jovem veja que ele ainda tem oportunidades. Assim como a Funac, a Fundação Alcoa, nossa parceira; vê nos nossos jovens e adolescentes, a possibilidade de transformação, investindo para que eles possam ser os agentes de sua própria história”, destacou.

Auditório da Func no Centro de São Luis

Auditório da Func no Centro de São Luis

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Luiza Oliveira ressaltou a importância da capacitação dos adolescentes e das ações desenvolvidas em prol dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. “A formação profissional e ações de Ressocialização desses adolescentes são de extrema importância para que a vida desses jovens seja recuperada. Estamos fazendo projetos na área de escolaridade e também fazendo projetos voltados para a saúde integral, vamos aperfeiçoar a equipe da saúde na atenção a esses adolescentes. Isso é importante para o rendimento e recuperação desses jovens”, afirmou.

A gerente de Sistema de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Relações Institucionais da Alumar, Dulcimar Soares; ressaltou o investimento de cerca de R$ 100 mil. “A Alumar é altamente comprometida com a questão social da nossa cidade. Por isso, nós estamos focando e investindo em capacitação, nós queremos dar oportunidade para os jovens terem melhores condições de vida, dar oportunidade de crescimento e profissionalizar essas pessoas”.

“Nós estamos investindo nesse projeto mais de 100 mil reais, onde será trabalhada a capacitação de marcenaria para pelo menos 40 jovens. Isso é uma oportunidade para fazer a diferença na vida dessas pessoas”, enfatizou.

 

Marcenaria Escola:

O curso terá duração de três meses, serão 200 horas/aulas nos turnos: matutino e vespertino de segunda à sexta-feira. Participarão do curso 24 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, oito jovens egressos da instituição e oito da comunidade local.

Os móveis fabricados pelos adolescentes irão para as unidades da Funac, como armários, camas etc. A Funac conta com 117 adolescentes em São Luís e Imperatriz.

 

TEXTO DA JORNALISTA Mayara Moraes

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free