casa » Archivo de Etiquetas: Forum da Baixada

Archivo de Etiquetas: Forum da Baixada

Prefeito Zé Martins acompanha Fórum da Baixada em reunião no Ministério da Integração Nacional

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), esteve nesta quarta feira (6) acompanhando os membros do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM) na capital federal. Além de Zé Martins, estavam presentes o presidente do FDBM, Flávio Braga e o prefeito de Viana, Chico Gomes, além do vice-prefeito de Pinheiro, César Soares. Os integrantes do Fórum participaram de uma importante atividade no Ministério da Integração Nacional acompanhados do deputado federal, Aluísio Mendes (PTN).

Na pauta do encontro estava o pedido de urgência da construção dos Diques da Baixada, importante obra que pode evitar salinização dos lagos e também a desertificação dos campos nativos.

O encontro foi articulado pelo deputado federal Aluísio Mendes (PTN), que está sensibilizado com a causa e garantiu empenho total para o inicio do projeto. Em sua rede social, Aluísio destacou a importância do encontro.

“Tivemos uma audiência muito positiva com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, da qual participaram também o senador Roberto Rocha (PSB) e o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, prefeitos e representantes do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense. O ministro nos garantiu prioridade na execução do projeto Diques da Baixada, um sonho de mais de 30 anos daquela população que será a redenção econômica da região. Ele anunciou que irá ao Maranhão até o final do mês de abril para anunciar a execução das obras”- frisou o parlamentar.

O Diretor Superintendente do SEBRAE-MA, João Martins, também se fez presente na reunião. A comitiva baixadeira volta de Brasília animada com a possibilidade real do sonho dos Diques da Baixada virarem realidade ainda este ano.

Vale lembrar que é este mesmo Fórum em Defesa da Baixada Maranhense que vem lutando também junto ao Governo Estadual para viabilizar as obras dos Diques, mas o Palácio dos Leões se nega a receber os baixadeiros. No entanto, o Governo Federal abriu as portas para uma demanda tão importante e que pode mudar a vida de milhares de baixadeiros.

O projeto Diques da Baixada prevê a construção de 71 quilômetros de diques de dois metros de altura cada um, abrangendo os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, Bequimão, São Bento e Bacurituba.

Integrantes do Fórum da Baixada visitam Expocapril e obras realizadas na cidade de Bequimão

COMPARTILHE

FOTOS: Rodrigo Martins

Acompanhados do prefeito Zé Martins (PMDB), 25 integrantes do Fórum da Baixada, capitaneados pelo presidente Flávio Braga, visitaram a VIII Expocapril, a maior Feira de exposição de Ovinos e Caprinos da baixada maranhense, realizada desde 2007 no município de Bequimão. Ao chegarem ao Parque Expocapril, localizado na MA-106, KM 30, no povoado Federico, estrada que liga Bequimão ao Porto de Cujupe, os integrantes do Fórum foram recebidos pelo Prefeito Zé Martins, que prontamente mostrou toda estrutura da área de exposição.

_DSC2804 _DSC2823

Após o café da manhã com o pessoal do Fórum da Baixada, o prefeito fez o convite para que todos os integrantes da comitiva pudessem conhecer a cidade de Bequimão e as obras já realizadas em sua gestão. Convite feito, convite aceito por unanimidade.

A primeira visita aconteceu no Hospital de 20 leitos, inaugurado pela ex-governadora, Roseana Sarney, mas que o prefeito Zé Martins vem mantendo em prefeito funcionamento, onde atende a população de Bequimão e municípios vizinhos. Durante a visita, o prefeito acompanhado de seu Secretário de Administração, Zé Orlando e da Diretora do Hospital, Jamyscléia Matos, mostrou todos os setores da Unidade de Saúde, e falou de sua preocupação com o povo de Bequimão. Encantados com o desempenho da gestão de Zé Martins, os integrantes do Fórum da Baixada, pediram para conhecer outras obras no município.

_DSC2903 _DSC2934

A segunda visita foi para conhecer o trabalho de paisagismo e asfaltamento da Avenida Itapetininga, via que dá acesso à cidade de Bequimão. A partir daí, os integrantes visitaram ruas e avenidas da acidade onde foram pavimentadas na gestão de Zé Martins. Além disso, os integrantes do Fórum da Baixada, ainda conheceram o trabalho de recuperação de estradas vicinais, onde mais de 300 KM já foram feitos, beneficiando milhares de famílias.

_DSC2895 _DSC2924

Antes de encerrar a expedição na cidade de Bequimão, o pessoal do Fórum da Baixada, pediu ao prefeito Zé Martins, que fosse até a famosa Ponte do Balandro, para que fosse feita uma visita e conhecessem a verdadeira história. Ao chegar às margens do Rio Itapetininga, onde está sendo construída a ponte, a primeira coisa constatada foi a placa de ordem de serviço dada pela ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, onde mostra a verdadeira face da história. O certo mesmo, é que a ponte começou a ser construída em 2014.

_DSC2936 _DSC2945

Para encerrar a visita à cidade de Bequimão, os integrantes do Fórum foram conhecer o belíssimo povoado de Paricatiua, um lugar praiano, onde viram que desenvolvimento é a palavra chave da gestão Zé Martins. No final da expedição, o presidente do Fórum da Baixada, Flávio Braga, se emocionou ao falar do que viu em Bequimão.

_DSC2951 _DSC2958

“Gostei muito da Expocapril, lugar lindo, aconchegante e um povo acolhedor. Espero que a cada ano se desenvolva e potencialize o mercado, através da capacitação dos criadores, que tem como parceiro o Sebrae. Mas o que me deixou feliz e até me emociono ao falar, é ver que ainda temos gestores preocupados com o povo e hoje constatei isso aqui em Bequimão ao ver que o prefeito Zé Martins está no rumo certo. Onde andamos, seja na capital ou na baixada, ouvimos as melhores avaliações da gestão de Zé Martins. Hoje nesta visita, percebi a felicidade no rosto dos moradores por onde passei. Vi que sua gestão é empreendedora, onde investe em vários setores de produção, onde gera renda e movimenta a economia do município. Além disso revolucionou sua gestão e o maior exemplo é o hospital de 20 leitos, e Bequimão é um dos poucos municípios que está funcionando plenamente. Tem município que já entregou ao Estado, outros inauguraram e muitos prefeitos abandonaram. Aqui em Bequimão não só eu, mas os 25 componentes da comitiva, viram a desenvoltura de um trabalho sério feito por um homem que ama seu povo”, destacou.

Além do Prefeito Zé Martins, os secretários Zé Orlando (Administração), Ricardo Lemos (Transporte) e o Superintendente do Sebrae, João Martins, estiveram acompanhando a visita dos integrantes do Fórum da Baixada no município de Bequimão.

 

 

Fórum da Baixada visita arranjos produtivos

COMPARTILHE

Neste sábado (25), o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense esteve em Anajatuba para fazer uma visita técnica aos arranjos produtivos desenvolvidos no município por intermédio da atuação do Dr. Eduardo Castelo Branco, zootecnista e membro da entidade baixadeira.  São experiências de sucesso comprovado na emancipação econômica das comunidades beneficiadas, com forte impacto na superação da extrema pobreza rural.

A caravana de militantes do Fórum da Baixada conheceu os projetos do Igarapé  do Troitá, da produção de mel no povoado Teso Bom Prazer e da piscicultura nativa consorciada com fruticultura no povoado Pacas. Esses projetos foram implementados durante os governos de Zé Reinaldo e Jackson Lago, com o incentivo e apoio decisivo do falecido deputado estadual João Evangelista, baixadeiro natural de São João Batista.

O Igarapé de Troitá vai da sede do município de Anajatuba até o estuário do rio Mearim. Mede 8km de comprimento, 10m de largura e 2m de profundidade, e foi dragado para garantir a retenção da água doce durante todo o ano, proporcionado a  permanência e reprodução dos peixes nativos durante o verão e outras pequenas criações (bois, porcos, patos etc). A obra teve um custo de 400 mil reais, valor considerado irrisório diante do grande alcance social do projeto. É uma prova de que com vontade política e poucos recursos se pode melhorar bastante a vida da população da Baixada.

ANA1ANAJ

O senhor José Antonio de Jesus, conhecido como Curica, proferiu uma  verdadeira aula sobre produção de mel de abelha no povoado Teso Bom Prazer, que garante o sustento das famílias da localidade, mediante a exportação dos vários produtos apícolas (mel, própolis, cera etc) para fora do Maranhão. Essa experiência demonstra o imenso potencial da Baixada para a exploração da apicultura como atividade econômica.

No povoado Pacas, os membros do Fórum foram conhecer um projeto consorciado de piscicultura nativa e fruticultura (banana, açaí e maracujá). Esse arranjo foi desenvolvido durante o governo de Jacson Lago a um custo de 200 mil reais e garante o sustento e renda de uma comunidade formada por 42 famílias. Em uma área de apenas 3 hectares, foram escavados 5 canais de 400m de comprimento, 12m de largura e 2m de profundidade, onde os peixes nativos se reproduzem e permanecem por conta da profundidade maior que a dos campos naturais. Nesse arranjo produtivo são produzidas 4500 bananas por mês e 15 toneladas de peixes por ano, sem qualquer ônus para os beneficiários do projeto.

Ao final da visita técnica, o presidente do Fórum da Baixada, advogado Flavio Braga, agradeceu a acolhida do Dr. Eduardo Castelo Branco e das comunidades, destacando que a principal necessidade da Baixada é a retenção de água doce nos campos, a fim de que projetos como os de Anajatuba possam ser replicados, com impacto imediato na qualidade de vida da população baixadeira.

“O Fórum em Defesa da Baixada se encheu de esperança com os projetos que conheceu e pudemos perceber que as soluções para a pobreza do povo da Baixada são simples, baratas e de fácil resolução, basta vontade política dos nossos gestores públicos”, ressaltou Flávio Braga.

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free