casa » Archivo de Etiquetas: Faculdade Estácio São Luís

Archivo de Etiquetas: Faculdade Estácio São Luís

Flávio Dino participará de aula magna no curso de Direito da Faculdade Estácio São Luís

COMPARTILHE

Entrar no curso de Direito é o sonho de muitos jovens e aqueles que começam esse percurso na Faculdade Estácio São Luís terão a oportunidade de assistir a primeira aula com o Governador do Maranhão, advogado e ex-juiz federal, Flávio Dino. Excelentíssimo Governador do estado vai ministrar a palestra Constituição e Poder, dividindo com os dicentes sua vasta e reconhecida experiência na área jurídica. O evento será realizado no Auditório da Faculdade São Luís nesta segunda-feira, 3 de abril, às 19h.

QUALIDADEEntre os 364 cursos da Estácio avaliados pelo Ministério da Educação, 98% obtiveram nota igual ou superior a 3, numa escala que vai de 1 a 5. Os resultados do ENADE 2015 comprovam a qualidade e eficiência do modelo de ensino adotado pela instituição. Na última visita in loco de avaliadores do MEC à Faculdade Estácio São Luís, o curso de Direito foi aferido com o Conceito de Curso 4.

CONSTITUIÇÃO E PODER – O tema da aula magna, proposto pelo próprio governador Flávio Dino, trará para os futuros bacharéis em direito o olhar crítico sobre a Constituição Federal de 1988 e as normas que legitimam e controlam o poder Estadual. Em seu Art.60, parágrafo 4º, a Constituição estabelece as cláusulas pétreas que, entre outras normativas, impede que os entes federativos ajam com arbítrio e exorbitem em seus poderes.

Pautada em regras e princípios que, acima de tudo, garantem a segurança juridical e evitam a falência da sociedade, a Carta Magna reflete os fatores reais do poder e, ao mesmo tempo, tem forte conotação social. Trazendo esta discussão para os tempos atuais, o governador Flávio Dino ampliará a visão dos alunos sobre o papel dos cidadãos como agentes participativos e fiscalizadores do exercício dos poderes constituídos.

SERVIÇO

O Quê: Aula Magna do curso de Direito da Faculdade Estácio São Luís

Quando: Segunda-feira, 3 de abril, 19 h.

Onde: Auditório da Faculdade Estácio São Luís, Canto da Fabril, Centro

 

1ª Semana de Ciências, Cultura, Tecnologia e Arte começou hoje (16) vai até dia 20/05 na Estácio

COMPARTILHE

Começou nesta segunda-feira (16) e vai até o dia 20, a 1ª Semana de Ciências, Cultura, Tecnologia e Arte da Faculdade Estácio São Luís, onde serão promovidas oficinas, mesas-redondas, palestras e debates com o objetivo de possibilitar a integração estudantil em todas as áreas de conhecimento. A conferência de abertura será às 18h30, no Auditório da Faculdade Estácio São Luís quando ocorrerá a abertura oficial da campanha “Gentileza gera gentileza” que tem a finalidade de disseminar as boas práticas para fora da instituição e auxiliar a sociedade a repensar suas atitudes.

Na sequência o ‘linchamento público’ será o tema discutido na primeira mesa-redonda e vai contar com a participação do secretário de segurança pública do Maranhão, Jefferson Portela, o delegado e coordenador executivo do programa ‘Pacto pela Paz’ do governo do Maranhão, Enoque Lemos, e o professor Marcos Aurélio Pio. Logo em seguida, às 20h30, é a vez do promotor de Justiça do Maranhão, Márcio Antônio Alves de Oliveira ministrar palestra sobre “como passar em concursos públicos”. O evento será realizado a partir das 18h no auditório da Faculdade Estácio São Luís, no Centro, canto da Fabril.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA (16)

8h – atendimento Viva Cidadão.

16h – credenciamento – Auditório – Bloco B.

18h – Música ao vivo – Janaína Dino.

18h30 – Cerimônia de abertura com o lançamento da campanha “Gentileza gera gentileza”.

19h – Jornada de Direito – mesa redonda com secretário de segurança pública do Maranhão, Jefferson Portela, o delegado e professor da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, Enoque Lemos, e o professor Marcos Aurélio Pio.

20h30 – Palestra “Como passar em concurso público” com promotor de Justiça do Maranhão, Márcio Antônio Alves de Oliveira.

TERÇA-FEIRA (17)

Enfermagem

8h – atendimento Viva Cidadão.

8h30 – Palestra Câncer de Colo de Útero – Auditório.

9h15 – Mostra de Dança do curso de Educação Física – Hall de entrada.

Jornada de Direito

14h – Minicursos sobre Direito Constitucional, do Consumidor e Penal – 70 vagas cada. Local: sala de aula

14h – Minicursos de Biomedicina sobre tipagem sanguínea, parasitas e estética – Local: Laboratório e turma.

16h – Palestra Direito Eleitoral no auditório

18h30 – Música ao vivo – música popular maranhense. Local: Bloco A, no hall de entrada.

QUARTA-FEIRA (18)

8h – atendimento Viva Cidadão.

8h30 – Feira do curso de Nutrição. Local: Hall de entrada

14h – Feira do curso de Nutrição. Local: Hall de entrada

16h – Direito do consumidor

19h às 20h –Educação Financeira – Curso de Administração, Contabilidade, Jornalismo e Publicidade. Local: quadra.

20h10 – Toque de vida – Projeto Querer Bem

QUINTA-FEIRA (19)

8h – atendimento Viva Cidadão.

9h30 – Oficinas de dança, bumba-meu-boi, fitness, educação física. Local: quadra.

10h – Análise Microbiológica de Água

14h30 –  Os desafios do policiamento ostensivo em São Luís, uma visão policial. Local: Auditório – Direito e Jornalismo.

16h – A nova lei do feminicídio – Semuc e delegada.

14h às 17h – Análise Microbiológica de Água: teoria e prática. Local: Laboratório de microbiologia.

17h30 – Coletivo de mulheres – Violência contra mulher. Local: sala de aula

18h30 – Atração cultural – música popular maranhense, homenagem a Luiz Gonzaga, forró arrasta pé, forró da maravilha com Cicero e o trio Forró Pegado. Local: Quadra.

SEXTA-FEIRA (20)

8h – atendimento Viva Cidadão.

9h – Capoeira. Local: Quadra

9h30 – Coaching. Local: Auditório

10h – Atrações culturais. Local: Quadra.

14h – Festival de teatro, música e arte contemporânea. Musical com Janaína Dino / Monologo. Local: Auditório.

16h30 – Sarau com Gabriel Asafe TRIO

18h30 – Tássia Campos faz show de música popular brasileira (MPB) Chico&Caetano.

20h – Entrega de certificados. Local: Bloco A e B

Área de anexos

Texto: Cores Comunicação

 

Diretor da Faculdade Estácio São Luís é condecorado com medalha Simão Estácio da Silveira

COMPARTILHE

Em sessão solene realizada no auditório da Casa de Indústria Albano Franco (FIEMA), na noite da última quarta-feira (16), o professor Me. Geraldo Demósthenes Siqueira, Diretor de Núcleo na Estácio no Maranhão e Diretor Geral da Faculdade Estácio de São Luís. foi prestigiado com a outorga da Comenda do Mérito Legislativo “Simão Estácio da Silveira”

A merecida homenagem ao Me. Geraldo Siqueira foi uma indicação do Vereador Ricardo Diniz em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na área de educação superior. Desde 2005 na direção da hoje Faculdade Estácio São Luís, Geraldo Siqueira é referência na educação superior em São Luís.

Geraldo Demosthenes Siqueira é Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) possui especialização em Comunicação para o Terceiro Milênio pela PUC/PR. É graduado em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/PR) e possui também graduação em Bacharelado em Artes Visuais – Computação Gráfica (UTP/PR).

Tem experiência na área de Gestão Educacional, Administração de Empresa Educacional, Administração com ênfase em administração pública, planejamento organizacional, administração empresarial e corporativa, tendo sido Secretário Municipal de Administração de Curitiba e também Secretário de Governo da Capital do Paraná.

Atualmente é Diretor de Núcleo na Estácio no Maranhão e Diretor Geral da Faculdade Estácio de São Luís, em São Luís – MA. Como docente, atua principalmente nas áreas ligadas a: comunicação social, comunicação empresarial, jornalismo on line, diagramação, planejamento gráfico e jornal impresso, fundamentos de linguagem visual e novas tecnologias na comunicação, além de ministrar cursos sobre administração pública, planejamento organizacional, empreendedorismo, gestão de resultados e comunicação empresarial. Docente da disciplina de Fundamentos de Linguagem Visual – FLV na Estácio São Luís. Integra o Banco Nacional de Avaliadores do SINAES – BASis, no Novo Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação, na Modalidade Presencial, nos atos autorizativos: Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos, com certificado de participação pelo INEP.

Entre os homenageados estava o presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor, Duarte Júnior, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, a Secretária da Juventude, Tatiana Ferreira, a Secretária de Educação, Áurea Prazeres e o Secretário de Cultura, Felipe Camarão.

MEDALHA “SIMÃO ESTÁCIO DA SILVEIRA”

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

Texto: Abimael Costa

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free