casa » Archivo de Etiquetas: Estado

Archivo de Etiquetas: Estado

Avançam trabalhos para implantação de escola em tempo integral em Bequimão-MA

COMPARTILHE

Para dar andamento ao processo de implantação de uma escola integral no município de Bequimão, conforme foi tratado em reunião com o prefeito Zé Martins, uma equipe da Secretaria Estadual de Educação fez uma visita técnica à Unidade Escolar Aniceto Cantanhede, no Centro, na quarta-feira (16). O grupo foi recebido pelo secretário de Administração, José Orlando, e por profissionais da equipe educacional.

O método que está previsto ser implantado em Bequimão, no próximo ano, é o modelo Educa Mais, baseado em ações integradas e em tempo integral, com envolvimento dos atores que influenciam diretamente a formação dos estudantes: família, educadores, gestores e comunidades locais. Nesse padrão de escola pública, os alunos e alunas cumprem um período letivo diário de 7 horas e 50 minutos, de segunda a sexta-feira.

As escolas são adaptadas para permitir melhor complementação e integração curricular. As aulas estimulam o protagonismo juvenil, com estudos orientados e práticas experimentais. A proposta é que o diálogo permanente entre estudantes e educadores favoreça o desenvolvimento de competências para a vida e para o mercado de trabalho.

Na visita, a equipe da Secretaria Estadual de Educação explicou o funcionamento desse modelo de escola e vistoriou a atual estrutura da U.E Aniceto Cantanhede. O colégio passará por adequações necessárias para a implantação do currículo integral.

 

“Conseguimos uma parceria para a concretização de um compromisso feito em campanha. Um dos nossos sonhos e planos, para a área de educação, é exatamente a implantação desse modelo de escola em tempo integral. Queremos dar mais condições para que os jovens do nosso município tenham oportunidades que só uma boa educação pode gerar”, disse o prefeito Zé Martins.

Também participaram da visita técnica o superintendente de Educação Profissional do Estado, Emanuel Denner, o vereador Zeca Professor e o diretor da escola Marcelo Almeida.

Hospitais da rede estadual do Maranhão são aprovados por 9 em cada 10 pacientes

COMPARTILHE

Pesquisa realizada junto aos pacientes de maternidades e hospitais da Rede Estadual de Saúde em São Luís e no interior do Estado mostra que nove entre dez pessoas estão satisfeitas com o atendimento recebido.

O levantamento foi feito nas maternidades Marly Sarney, Nossa Senhora da Penha, Benedito Leite e Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, em São Luís, além dos Macrorregionais da Baixada Maranhense e Tomás Martins, em Santa Inês – estes últimos inaugurados na gestão do governador Flávio Dino.

A pesquisa foi feita com base nos formulários de satisfação entregues aos pacientes durante o ano de 2017.

“A gestão do governador Flávio Dino equacionou gargalos históricos na saúde pública. Desde o início do governo, resgatamos a funcionalidade do atendimento regionalizado, com foco na gestão ampla e plural. Fizemos estudos dos perfis regionais conjuntamente com os municípios para compor e potencializar a vocação de cada região”, diz o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ao destacar o esforço do Governo na universalização dos serviços.

Segundo o levantamento, o Hospital Macrorregional da Baixada Maranhense, Dr. Jackson Lago, recebeu aprovação de 100% dos pacientes atendidos. Na sala de medicação, 96% dos entrevistados disseram receber ótimo atendimento.

Inaugurado em setembro de 2015, o Macrorregional da Baixada Maranhense já realizou mais de 1 milhão de atendimentos, ajudando a reduzir a demanda por atendimento de saúde na região e também os gargalos no atendimento dos hospitais de São Luís.

O Macrorregional da Baixada oferece 122 leitos de internação, distribuídos entre clínica médica, pediátrica, ortopédica, cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre outros.

Outro destaque no atendimento de excelência é o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. Responsável pelo atendimento de 160 mil pessoas da região do Vale do Pindaré, a unidade, que também já ultrapassou 1 milhão de atendimentos, realiza cirurgias de alta complexidade. Na pesquisa de satisfação do usuário, 87% dos pacientes aprovaram os serviços.

Aperfeiçoamento permanente

Para garantir a qualidade permanente no atendimento, as unidades hospitalares investem em avaliação e monitoramento dos resultados mensais das pesquisas de satisfação.

“Todo mês, quando recebemos a pesquisa, fazemos um levantamento para avaliar o nível de satisfação do usuário por setor. Quando constatamos que há reclamação em algum setor, elaboramos um plano de ação específico para resolver aquele ponto. No mês seguinte, avaliamos por meio da pesquisa se de fato houve a melhoria no atendimento após os ajustes”, explica Paula Assis, diretora do Instituto Acqua, organismo responsável pela gestão das unidades onde a pesquisa foi realizada.

A gestora atribui o elevado índice de aprovação dos pacientes ao mérito da gestão hospitalar em implantar o método de humanização do atendimento. “Nós priorizamos a qualidade no atendimento ao paciente, sobretudo garantindo que todos que procurem as unidades saiam com respostas,” acrescenta.

Maternidades

Exemplo do investimento em humanização do atendimento é o resultado exitoso do Programa Ninar, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos. Criado pelo governador Flávio Dino, o Programa já colhe frutos no tratamento de crianças com problemas de neurodesenvolvimento.

“Hoje vemos mais tranquilidade para o tratamento das crianças, especialmente em função da qualidade das instalações da Casa de Apoio Ninar, que permite que mães e crianças do interior do estado sejam acolhidas com conforto”, explica Paula Assis. O Programa Ninar em São Luís atende crianças de mais de 45 municípios.

As maternidades Nossa Senhora da Penha e Marly Sarney também apresentaram excelentes resultados na pesquisa de satisfação, especialmente em relação ao atendimento das equipes de assistência ao parto, com aprovação de 98% e 96% dos pacientes, respectivamente.

Andrea Murad abre o bocão: Médicos estão sem receber salários no Estado

COMPARTILHE

A deputada Andrea Murad denunciou nesta terça-feira (31) a situação precária dos médicos que atendem pelo Programa de Saúde Prisional. O instituto responsável pela execução do programa é o INVISA, contratado pela Secretaria de Estado da Saúde, que além de atrasar os salários dos médicos, também deixa os profissionais sem contrato e sem os direitos.

“São 10 médicos sem receber seus salários. Estão trabalhando na saúde prisional do estado sem receber dinheiro. Isso já acontece há muito tempo e outra coisa, além da precariedade nas condições de trabalho e a falta de segurança, não existe uma forma de contratação. Isso resume o que é o governo Flávio Dino, como ele trata a saúde, como trata a classe médica, os profissionais da área da saúde. Venho solicitar ao governo que dê uma atenção especial a esse caso dos médicos da saúde prisional, que efetue os pagamentos dos salários que estão há 3 meses atrasados, e solicitar ainda a regularização desses profissionais junto à INVISA”, denunciou.

A deputada chamou a atenção para os diversos problemas que vem ocorrendo na área da saúde e que o governo Flávio Dino vem tratando com descaso.

“Queremos saber quando esse governo vai começar a se organizar. Isso não pode estar acontecendo no Estado. São 3 anos de governo e esses absurdos continuam. A saúde um desmantelo só. Os médicos reivindicando, lutando, querendo uma posição desses problemas e nada. E as denúncias são constantes. São medicamentos que faltam, como no Hospital Geral, são crianças com microcefalia sem os remédios e ficam só nas promessas. E estamos falando de problemas que duram meses e o governo Flávio Dino só toma providência quando o caso atinge proporções maiores”, alertou Andrea.

Governo e Prefeitura de Alcântara realizam a Caravana do Programa Maranhão Quilombola

COMPARTILHE

O Governo do Estado e a Prefeitura de Alcântara realizam a Caravana do Programa Maranhão Quilombola, no período de 03 a 06 de julho, com ações e serviços para as comunidades rurais quilombolas alcantarenses. O evento decorre de uma articulação das Secretarias de Estado da Igualdade Racial, Saúde, Mulher, Desenvolvimento Social, Agricultura Familiar e Agerp, em parceria com a gestão municipal.

Os atendimentos e palestras ocorrem no âmbito do Programa Maranhão Quilombola (PMQ), que foi criado pelo governador Flávio Dino em 20/11/2015 e que se constitui num importante instrumento de ações articuladas de políticas públicas, destinadas às comunidades quilombolas do Estado, cujas diretrizes, são organizadas a partir das cinco ações norteadoras da Agenda Social Quilombola: acesso à terra; infraestrutura; desenvolvimento local e inclusão produtiva; saúde e educação e cidadania;

A secretária-adjunta Socorro Guterres esclarece a importância da parceria com os municípios para a realização das ações. “A Caravana tem o objetivo de sensibilizar os gestores municipais para a implementação das políticas públicas do PMQ, uma vez que a responsabilização em primeira instância é do Município. Assim, é fundamental a parceria com a gestão municipal para que os dois entes atendam às demandas dessas comunidades quilombolas com ações de saúde, educação, inclusão produtiva, palestras, oficinas, atendimento à mulheres”.

Em Alcântara serão realizados: Mutirão de saúde (SES); Rede de atendimento – Ônibus Lilás (SEMU), Mutirão de emissão de DAP Jurídica e Oficina de PAA (SEIR e AGERP); Oficina de Segurança Alimentar e Oficina de Busca Ativa (SEDES); Serviços de Convivência, recreação e lazer e atendimento do CRAS e CREAS (Prefeitura de Alcântara).

Estas ações e serviços acontecem nas comunidades de Santa Maria (segunda, 03), Peroba de Cima (terça, 04), Itamatatiua (quarta, 05) e na quinta, 6 acontece o Seminário do Programa Maranhão Quilombola: Rede de Atendimento no Auditório do IFMA.

De acordo com o prefeito Anderson Wilker, a Caravana do Maranhão Quilombola potencializa os serviços já oferecidos às comunidades e traz benefícios aos quilombolas. “Este é mais um grande momento da parceria entre a prefeitura de Alcântara e o governo do Estado, que tem sempre nos ajudado em diversas frentes e agora mais ainda com a Caravana do Programa Maranhão Quilombola. Quem ganha com esses serviços é a população, que passa a ter as políticas públicas mais presentes em suas comunidades”.

Claudia Regina Ferreira Costa, liderança quilombola de Itamatatiua, afirma que as comunidades estão mobilizadas para a Caravana. “As mulheres quilombolas estão ansiosas pra receber os atendimentos médicos na própria comunidade, pois isso já facilita nossa vida”. Outro aspecto enfocado por Claudia Regina é a importância das palestras para esclarecer os direitos das mulheres quilombolas. “É importante esclarecer a mulher quilombola sobre a violência doméstica, porque tem muitas que vivem essa realidade em casa e tem medo de denunciar”.

Esta segunda etapa da Caravana do Programa Maranhão Quilombola conta com 13 profissionais do governo estadual e cerca de 70 servidores da Prefeitura de Alcântara com previsão de atender mil pessoas; em sua primeira etapa, ocorrida em comunidades quilombolas de Itapecuru, os profissionais do Estado e da prefeitura municipal realizaram mais de 700 atendimentos.

 

SITE: www.igualdaderacial.ma.gov.br

Matrículas para Escola de Tempo Integral continuam até sexta-feira (27) em Alcântara

COMPARTILHE

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as matrículas para os alunos interessados em uma vaga no primeiro ano do Ensino Médio, no Centro de Educação Integral Professor Aquiles Batista Vieira, em Alcântara, continuam abertas até sexta-feira (27). Estão sendo oferecidas 200 vagas para o 1º ano do Ensino Médio Integral.

Para ter acesso a uma vaga, o estudante deve ter concluído ou estar concluindo o 9º ano do ensino fundamental em escolas regulamentadas das redes federal, estadual, municipal ou privadas.

O ‘Educa Mais’, como serão chamados os Centros de Educação Integral, consistem em um novo modelo de escola pública, que visa o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões – intelectual, social, cultural, física e emocional -, por meio de ações integradas e em tempo integral, envolvendo atores que influenciam diretamente a formação plena dos estudantes: família, educadores, gestores e comunidades locais.

Nos Centros de Educação Integral, o período letivo diário dos estudantes terá duração de 7 horas e 50 minutos, de segunda a sexta-feira, totalizando 37,5 horas/aulas semanais. Os alunos terão uma integração entre as disciplinas do ensino regular (como Português, Matemática, História, entre outras) com disciplinas eletivas (como Robótica, Protagonismo Juvenil, Iniciação Científica, Futsal, Handebol, Dança, dentre outras), que serão definidas a partir de uma seleção de temas escolhidos por estudantes e professores.

“A educação integral é um modelo novo em nosso estado, mas de muito sucesso em estados que apostaram nesta maneira diferenciada de fazer uma educação transformadora. Contudo, o sucesso desse projeto depende da coletividade. Por isso, conclamamos as famílias, estudantes, professores, gestores, técnicos, apoios pedagógicos e trabalhadores da educação em geral, em Alcântara, para que possamos protagonizar de forma coletiva a construção dessa educação, em prol de um único ideal – oportunizar que nossos estudantes sejam agentes transformadores de sua realidade em favor do desenvolvimento social e da cidadania”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A Matrícula

Os estudantes interessados em estudar na Escola de tempo integral devem procurar diretamente o Centro de Ensino localizado na Rodovia – Ma 106, km 01, S\N, Bairro Cocó da Ema, Alcântara-Ma.

Para se matricular, os estudantes menores de idade devem estar acompanhados do responsável, e munidos com original e cópia dos seguintes documentos: Histórico Escolar ou Declaração de escolaridade da última Unidade de Ensino em que estudou; duas fotos 3 x 4 recentes; Certidão de Nascimento/Casamento ou RG com CPF do estudante, se possuir; RG e CPF do responsável legal, no caso de estudante menor de 18 anos; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (máximo de três meses). Quando a fatura não estiver em nome do responsável pelo estudante, apresentar, conjuntamente, outro comprovante de endereço em nome da mãe/pai/responsável pelo estudante.

 

Câmara de Vereadores de Bequimão aprova requerimento que visa audiência com Secretário de Estado da Saúde

COMPARTILHE

A câmara de Vereadores do Município de Bequimão, aprovou na última sexta (17) um requerimento de autoria do vereador Amarildo Estrela Paixão (PSD), que pede uma audiência com o secretário estadual de saúde, Carlos Lula, para que seja esclarecido os repasses para a saúde no município de Bequimão, já que caminha para 10 meses o não repasse de R$100.000,00 (Cem mil reais) mensais ao município de Bequimão.

O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes em plenário. Os parlamentares que estavam presentes e aprovaram o requerimento foram: Amarildo Paixão (PSD), Jorge Filho (PP), Valmir Costa (PP), Raquel Paixão (PSDB), Nestor Junior (PSB), França Pereira (PV) e Doutor do Barroso (PDT).

Estiveram ausentes na sessão os vereadores Sassá (PDT), Vetinho (PMDB) e Elanderson (PCdoB), além do vereador Robson Cheira (PTN), que foi à câmara apenas assinar a folha de ponto e foi embora.

REQUER

Inscrições para contratação temporária de mil professores abrem dia 26/01

COMPARTILHE

professor

O Governo do Estado do Maranhão abre a partir de segunda-feira (26) as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária de mil professores. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site www.educacao.ma.gov.br até às 23h59 da próxima quinta-feira (29). Todas as informações estão disponíveis no site e no Diário Oficial do Estado.

A abertura do seletivo foi determinada pelo governador Flávio Dino durante a assinatura de seis decretos na terça-feira (20). De acordo com a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, a gestão estadual está empenhando todos os esforços para melhoria da rede estadual de ensino.

“É prioridade do governador Flávio Dino, iniciar o ano letivo, com professores em sala de aula e estudantes atendidos em todos os componentes curriculares. Além disso, o governador reajustou em 15% o salário dos professores contratados, valorizando assim, o trabalho docente,” declarou a secretária.

O processo seletivo será composto pela avaliação curricular de títulos e avaliação da experiência profissional na área de docência. Os interessados devem fazer a entrega de títulos (acompanhados da ficha de inscrição gerada na internet pelo próprio candidato) na Unidade Regional de Ensino (URE), correspondente à localidade escolhida para disputa de vaga.

Com base na demanda do último seletivo, o recebimento de títulos em São Luís ocorrerá no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga. “Escolhemos o Centro de Convenções da UFMA por ser um espaço amplo e que pode receber os docentes dignamente. A categoria precisa ser tratada com respeito”, explicou o responsável pela Unidade Gestora de Atividades Meio (Ugam) da Seduc, Domingos Ferreira.

O seletivo visa atender as modalidades Ensino Médio Regular, EJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (Emiep). O regime de trabalho será de 20 horas semanais. Do número total de vagas oferecidas, 20% destinam-se às escolas de São Luís e as outras 80% serão distribuídas para o interior do estado, de acordo com as necessidades regionais. As disciplinas com maiores demandas são, respectivamente, Física, Química, Biologia e Matemática.

De acordo com o cronograma, o resultado do seletivo deverá ser divulgado no início de março, uma vez que o ano letivo de 2015 começará a partir do dia 9 de março na rede estadual de ensino.

Cronograma do seletivo:

23/01/2015 Publicação do Edital
8h do dia 26/01 às 23h59 do dia 29/01/2015 Inscrições no Processo Seletivo – via internet (www.educacao.ma.gov.br)
13h do dia 27/01 às 18h do dia 30/01/2015 Entrega de Títulos acompanhados da Ficha de Inscrição gerada na Internet pelo candidato.

Local: Unidades Regionais de Educação (URE’s), exceto São Luís. Candidatos da capital devem entregar a documentação no Centro de Convenções da UFMA, no Campus do Bacanga.

13/02/2015 Divulgação das inscrições indeferidas
04/03/2015 Homologação do Processo Seletivo e Divulgação do Resultado Final

 

 

Segundo repasse do FPE terá R$ 70 milhões a menos

COMPARTILHE

FPE

Em virtude da queda de arrecadação Federal do Imposto de Renda e dos Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI), a segunda parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que será liberada nesta terça-feira (20), terá redução de 18,6% em comparação ao valor recebido em janeiro do ano passado. O percentual significa R$ 70 milhões a menos na receita estadual.

O FPE representa 34,93% do Orçamento Geral do Estado e 40,24% da Receita do Tesouro Estadual. Apesar deste cenário, o governo do Estado conseguirá manter o pagamento dos servidores públicos estaduais dentro do prazo previsto na tabela divulgada, na última quarta-feira (14).

O governo está tomando uma série de medidas para minimizar os impactos causados pela diminuição da arrecadação. Entre elas, o contingenciamento de 30% do custeio e revisão dos contratos para melhor aplicação dos recursos públicos. “O governador Flávio Dino já determinou o contingenciamento de 30% do custeio do tesouro, a redução de contratos vigentes e o fim ao desperdício dos recursos públicos”, explicou a secretária de Estado de Planejamento, Cynthia Mota.

As previsões atualizadas do Tesouro Nacional (STN) ainda não indicam redução no valor do FPE para o ano completo de 2015. Entretanto, no primeiro boletim do ano (janeiro), o Tesouro indicou que haverá redução de 18,6% (sem descontar a inflação) neste mês em relação ao mesmo montante de janeiro de 2014 (R$ 551,4 milhões), o que representa, somente neste mês, uma perda de R$ 102,6 milhões. A contenção dos montantes são indicativos de que nos próximos meses, também poderá ter reduções, o que irá impactar no resultado fechado do ano.

PROJETOS E PRIORIDADES

Apesar do cenário econômico desfavorável, a secretária de Estado de Planejamento e Orçamento, Cynthia Mota Lima, garantiu que todos os projetos já anunciados pelo governador Flávio Dino serão mantidos em caráter de prioridade.  Segundo ela, a determinação do governador é para que as contas sejam revistas sem prejuízo aos maranhenses.

 

Secretária vistoria escolas e conversa com professores

COMPARTILHE

Aurea

Com objetivo de levantar a real situação das escolas, encaminhar medidas emergenciais e garantir as condições adequadas para o início do ano letivo na rede pública estadual de ensino, a secretária de Estado de Educação (Seduc), Áurea Prazeres, iniciou uma série de vistorias às escolas estaduais, localizadas em São Luís. A proposta da gestora é manter uma agenda semanal de visitas às escolas da rede estadual.

Nesta segunda (5), a secretária e parte da equipe de suporte e engenharia da secretaria estiveram na escola Vinícius de Moraes (bairro Divinea) e vistoriou um prédio localizado nas proximidades, que abriga, provisoriamente, outras duas escolas (Roseana Sarney e João Paulo II), que passam por reforma.

Em conversa com professores, eles relataram que o prédio não possui condições mínimas adequadas para atendimento do aluno, além da falta de segurança no local.

Após ouvi-los, a gestora informou que o setor de engenharia realizará um levantamento do andamento das obras nos prédios de origem das escolas, ambos localizados no bairro Turu, com a finalidade de encaminhar respostas rápidas à comunidade escolar. “Temos que trabalhar para garantir melhores condições para os nossos alunos e professores porque isso influenciará diretamente no processo ensino-aprendizagem”, enfatizou a secretária.

Sobre a segurança, a secretária informou já haver uma conversa com o novo comando da Polícia Militar do Maranhão para o desenvolvimento de ações efetivas para a segurança nas escolas com medidas socioeducativas e preventivas no ambiente escolar.

No domingo (4), Áurea Prazeres também vistoriou as escolas Maria José Aragão e Santa Tereza, ambas no bairro Cidade Operária.

 

Bequimõense é nomeado secretário de Estado

COMPARTILHE

Robson Paz

O Bequimõense, Robson Paz, nascido na comunidade Jacioca, zona rural de Bequimão, foi empossado ontem (2) pelo governador Flávio Dino, como secretário de comunicação do Estado do Maranhão. Radialista e Jornalista, formado pela UFMA, Robson tem vasta experiência e ultimamente comandava a secretaria de comunicação de São Luis. Em sua página na rede social Facebook, Robson Paz, fez questão de mostrar sua felicidade em ser nomeado como secretário de Estado. Ao lado de sua família, a alegria era nítida.

CONFIRA ABAIXO AS PALAVRAS DE ROBSON PAZ

“Compartilho com os amig@s um dos momentos mais felizes de minha vida. Emoção, gratidão, responsabilidade, esperança e fé. Sentimentos que marcaram a solenidade de posse dos secretários do governador Flávio Dino, ontem, no Teatro Arthur Azevedo.

A cada ato, cada palavra, cada gesto um filme passava em minha mente. A estrada percorrida pra chegar até aqui foi difícil, de muitas lutas, mas memoráveis conquistas.

Impossível controlar a emoção diante da mais relevante missão a mim confiada pelo governador Flávio Dino.

Minha gratidão ao SENHOR JESUS e a todos que ao longo de meus 36 anos de vida contribuíram para este momento, especialmente minha família. Quanta felicidade em viver tudo isso ao lado do meu pai Luiz Gonzaga, de minha mãe Celina (presente, mesmo estando em Bequimão), minha companheira Vânia, meus filhos Robson Luiz e Lara Eduarda, meus irmãos e amigos.

Um momento singular. A missão grandiosa, desafiadora. Imensa a responsabilidade em integrar o secretariado liderado pelo governador Flávio Dino, sobre o qual estão depositadas as esperanças de 7 milhões de maranhenses, que sonham com a transformação do nosso estado.

2/1/15 ficará eternizada em minha memória e de centenas de pessoas que participaram da solenidade e acompanharam o brilhante discurso do governador Flávio Dino exortando a todos nós para que desempenhemos nossa função, sobretudo, com o sentimento de amor ao próximo e atenção aos ‘invisíveis’.

Estou convicto e com a fé inabalável de que construiremos um Maranhão mais justo, fraterno e com oportunidade para todos. A mudança começou”. O trabalho continua. Viva o Maranhão! Avante! – Comentou  Paz. Vejam abaixo os grandes momentos da posse.

PAZ1 Paz5PAZ4

PAZ3 PAZ6PAZ2

Fotos: Honório Moreira & Francisco Campos

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free