casa » Archivo de Etiquetas: Esporte

Archivo de Etiquetas: Esporte

Prefeitura realiza a abertura da II Edição dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS-2019)

COMPARTILHE
O sucesso da I Edição dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS-2018), despertou o espírito esportivo dos estudantes no município de Alcântara e a participação ficou ainda mais atraente com o aumento no número de atletas, modalidades e escolas para a II Edição do JEAS-2019.
Neste sábado (27), na Quadra Poliesportiva da Escola Estadual Professor Aquiles Batista Vieira (CETI), aconteceu a cerimônia de abertura da 2ª Edição dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS-2019), realizado pela Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O evento esportivo conta com várias modalidades e reúne centenas de jovens de até 17 anos de escolas municipais, estadual e federal, oriundos da sede e zona rural do município.
Para o professor e diretor da Escola Municipal Duque de Caxias do povoado Oitiua, Campeã de 2018, competir já é uma grande  felicidade. “É um orgulho participar dos Jogos Escolares Alcantarenses, isso nos dar a oportunidade de poder conquistar a vaga para representar o município de Alcântara nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’S), além de mostrar grandes talentos que temos em nossas comunidades”, destacou Heliody Pereira.
Comparando o numero de Escolas participantes na edição em 2018, a quantidade subiu de 9 para 12 em 2019. De acordo com Hermison Martins, um dos organizadores do JEAS, o aumento no número de escolas e consequentemente no número de estudantes participantes é reflexo dos resultados conseguidos pelos alunos no JEAS e no JEM’S 2018.
Para a secretária municipal de Educação, Rowsyklea Araújo Chaves, a participação de escolas municipais, estadual e federal, aumenta o nível da competição e o desejo de jovens pela participação nas competições  de nível municipal e estadual, aumentando ainda mais a procura a cada edição.
Os resultados conseguidos nos  Jogos Escolares Alcantarenses em 2018 e os bons frutos apresentados mostra a grande valorização do prefeito Anderson Wilker ao esporte, que precisa andar de mãos dadas com a Educação. “O JEAS 2018 fez com que jovens de escolas da sede e zona rural do município tivesses pela primeira vez a oportunidade de participar de competições municipal e estadual. Isso reflete na valorização de nossos estudantes e descobertas de novos talentos para o esporte”, destacou o prefeito Anderson Wilker.
Organizado pelas secretarias de Esporte e Educação e com a participação efetiva das demais secretarias municipais, o JEAS já é um evento que faz parte do calendário esportivo do município, esperado por jovens, professores, diretores e pelas comunidades que buscam através do esporte representar as cores da bandeira de Alcântara nos Jogos Escolares Maranhenses.
Por Paulinho Castro

Oitiua goleia no Campeonato Feminino de Alcântara

COMPARTILHE

Pela 5ª rodada do Campeonato Feminino de Futebol de Alcântara, competição realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, a equipe de Oitiua não tomou conhecimento de Rio Grande e goleou por 6 a 1 na tarde deste domingo (21), no Estádio Facurão na cidade histórica. Destaque para a jogadora Katiane, que balançou as redes 4 vezes e já é a artilheira da competição com 8 gols em 2 jogos.

Na partida principal na tarde deste domingo (21), também realizada no Estádio Municipal Facurão, a equipe do Alcântara venceu Marudá por 3 a 0. Destaque para a jogadora Manu que marcou duas vezes no jogo. Se depender de gols a torcida vai ter mil motivos para comparecer ao estádio Facurão e ser ainda maior nas arquibancadas nos próximos jogos.

Desde a abertura do primeiro Campeonato Feminino realizado pela Prefeitura de Alcântara, grandes talentos já desfilaram no gramado do Facurão. Bons frutos devem ser colhidos até a grande final. Este ano a competição reúne 8 times, mas com o sucesso do campeonato, em 2020 o número deve ser ainda maior. A coordenação da competição é de Valdemar Gusmão (Guará).

Fátima Araújo participa da inauguração do estádio Moreirão, no bairro Santo Antônio

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), participou na tarde deste sábado (23), da inauguração do estádio de futebol Moreirão, localizado na Estrada da Vitória/São Sebastião, no bairro Santo Antônio, na capital São Luís. Acompanhada de sua assessoria, Fátima Araújo esteve presente com o governador Flávio Dino, principal aliado da Pequena Guerreira em São Luís.

Estádio Moreirão entregue no bairro Santo Antônio, em São Luís (Foto: Divulgação)

O projeto de reinauguração do campo foi proposto pelo Centro Comunitário de Desporto e Cultura do bairro Santo Antônio e apoiado pela vereadora Fátima Araújo. O estádio Moreirão recebeu incentivo do Grupo Mateus, através da lei de incentivo ao esporte do governo do Estado. Além disso, a obra contou com serviços de urbanização no entorno da área, realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís.

Para a vereadora Fátima Araújo, o momento já era esperado pela comunidade há muito tempo e graças a Deus estamos recebendo este presente do governador Flávio Dino. “Faço política nesta região há muitos anos, a população sempre clamou por essa reforma e graças a Deus nosso Governador atendeu o pedido da comunidade e para honra e glória de Jesus, tudo se tornou realidade. Quero agradecer a Deus e ao governador Flávio Dino, aos moradores do Santo Antônio e bairros adjacentes que acreditaram e estão recebendo esta praça esportiva importante para a Região. Quero agradecer aos moradores dos bairros vizinhos que atenderam minha solicitação e vieram receber no Governador”, destacou.

Denominado de ‘Nova Era’, o torneio, que marcará o novo momento de uso do espaço, conta com a participação de oito times dos bairros adjacentes.

“O campo Moreirão é um estádio comunitário de padrão elevado, e após a reforma, não tem outro na comunidade igual a esse”, explicou o presidente da Comissão em Análise a Projetos Esportivos Incentivados (Capei), Leonardo Cordeiro, acrescentando que o campo recebeu cercamento, gramado novo, sistema de drenagem e irrigação eletrônicos e iluminação para os jogos noturnos, além disso, fizemos a correção na urbanização do seu entorno”, completou Cordeiro.

Estiveram presentes secretários municipais e estaduais, vereadores, deputados, autoridades e lideranças comunitárias e políticas da região, além dos moradores, principais beneficiados pela obra.

Rematrícula para os projetos Educar para Vencer e Sonho na Ponta dos Pés começa nesta segunda (21)

COMPARTILHE

Os projetos Educar para Vencer (Reforço Escolar) & Sonho na Ponta dos Pés (ballet), criados e mantidos pela vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), abrirão inscrições de rematrícula nesta segunda-feira (21). A rematrícula iniciará a partir das 8h da manhã às 16h na Avenida 12 de julho, Nº 31, Vila Nossa Senhora da Conceição, bairro João de Deus. No caso do projeto Sonho na Ponta dos Pés, que ministra aula de ballet gratuito na comunidade, recruta meninas com idade de 4 as 11 anos.

Nesta mesma data começa a rematrícula das crianças que fazem parte do projeto Educar para Vencer, que promove aula de reforço escolar para crianças de famílias carentes do bairro. A aula de reforço é gratuita para estudantes de 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano. O projeto é para crianças que estudam em escola publica. O endereço de rematrícula é Avenida 12 de julho, Nº 31, Vila Nossa Senhora da Conceição, bairro João de Deus. Os documentos necessários para a rematrícula, são: xérox do registro de nascimento, xérox do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Fátima Araújo tem mantido seus projetos com recursos próprios desde que assumiu a cadeira de vereadora em janeiro de 2017. São projetos que inclui educação, esporte e cultura. Além de apoiar o esporte amador e projetos culturais e religiosos.

 

Prefeitura de Alcântara e Liga realizam a abertura do campeonato local

COMPARTILHE

A Liga de Desportos de Alcântara e Prefeitura, como o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, realizou no último sábado (4) a abertura do Campeonato Principal de Futebol Masculino no estádio Joaquim Facury (Facurão). Para começar a temporada 2018 do futebol alcantarense, entraram em campo os times Homens de Ferro 1 X 3 MEC na categoria principal.

Já na categoria Máster, a abertura aconteceu neste domingo (5), pela manhã, também no estádio Facurão. A partida entre Tiradentes e Pio XII terminou empatada em 0 a 0.

Este ano o prefeito Anderson Wilker resolveu realizar o Campeonato nas três categorias (Principal, Máster e Cinquentão). A final está prevista para acontecer no aniversário de 370 anos de Alcântara, dia 22 de dezembro. A premiação estipulada pela Prefeitura e Liga de Desportos é a maior dos últimos 10 anos no futebol alcantarense.

Para o prefeito Anderson Wilker que esteve presente na solenidade de abertura, o esporte alcantarense vai voltar aos tempos áureos do futebol maranhense. “Estamos dando os primeiros passos. Ano passado, mesmo com dificuldades, realizamos um grande campeonato e tivemos a transmissão da final pela Rádio Timbira para mais de 200 município do Maranhão. Este ano já tivemos os Jogos Escolares Alcantarenses e estamos participando dos Jogos Escolares Maranhenses. Vamos colocar nossa Seleção no Campeonato Intermunicipal. E agora estamos realizando um campeonato nas três categorias. Estamos avançando e se Deus quiser vamos avançar ainda mais em tudo”, destacou o prefeito.

Fotos: José Lindoso

Sérgio Frota e sua dupla personalidade

COMPARTILHE

Com Sérgio Frota é um peso e duas medidas. O remédio que cura é o mesmo que mata. Nesta sexta-feira (21) o deputado estadual e presidente do Sampaio, mostrou que só defende aquilo que o convém, criticando o Ministro dos Esportes e a Presidência da República, simplesmente porque parte da verba destinada ao esporte será colocada na Segurança Pública. É bom lembrar, que Sérgio Frota nunca se manifestou sobre o patrocínio do Campeonato Maranhense, onde a TV Difusora recebeu 5 vezes mais que seu time, o Sampaio e mesmo assim, o deputado, sequer deu um pio nesse plenário. Agora quer se mostrar o defensor do esporte. Conta outra Frota! Tu achas que o povo maranhense é besta?

Em seu discurso artificial, o deputado Sérgio Frota (PR) usou a tribuna para chamar a atenção do povo maranhense para a Medida Provisória editada pela Presidência da República que transfere parte dos recursos das loterias esportivas, principal fonte de verba do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Ministério do Esporte e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), para a segurança pública. O deputado aprofundou a discussão sobre as causas que levam ao aumento da violência e, consequentemente, à crise na segurança por que passa o Brasil. Só esqueceu de falar, que no caso do Campeonato Maranhense sequer se pronunciou sobre a verba, o que ninguém entendeu até hoje, já que Sérgio Frota sempre quer mais que todo mundo e dessa vez ganhou menos e ficou calado.

A Medida Provisória foi assinada pelo presidente da República, Michel Temer, no último dia 11 de junho, e já conta com uma grande oposição por parte de vários setores da sociedade e das entidades do esporte. “Não somos contra a aplicação maior de recursos na segurança, mas temos que pensar juntos sobre de onde esse recurso pode vir. O cenário para clubes que investem em formação do atleta será completamente desanimador”, analisou o deputado, que acabou com as categorias de base do Sampaio e que inclusive chegou a vender o terreno do Centro de Treinamentos. É o famoso, faça o que eu digo e não faça o que eu faço.

Próximo das eleições, Sérgio Frota tenta implantar 20 Escolinhas de Futebol no Maranhão, onde são distribuída cestas básicas, bem diferente do normal.  Nesta sexta-feira (22) foi inaugurada mais uma, na cidade de Açailândia. Vale lembrar, que se Sérgio Frota não se reeleger como deputado, o projeto terá vida curta, já que após 42 meses como deputado, só agora tenta mostrar isso.

“São centenas de crianças acolhidas, com capacitação esportiva, acompanhamento, alimentação e material de qualidade. É assim que podemos contribuir para diminuir os índices de violência, na raiz do problema, levando oportunidades de cidadania a quem mais precisa” concluiu o deputado, que já está há 42 meses como deputado e ainda esteve 24 meses como vereador de São Luís.

É bom o povo abrir os olhos, que além de tubarão, Sérgio Frota é raposa velha no futebol e agora na política.

 

Cosmo levanta a I Taça Cidade de Alcântara de Futebol Máster

COMPARTILHE

Em um jogo bastante equilibrado no Campo Velho, no Forte de São Sebastião na manhã deste domingo (16), o Time do Cosmo fez jus a grande campanha realizada na primeira fase da competição. A partida contra o Viagra era bastante esperada pelos torcedores, que lotaram as dependências do campo. O Viagra tinha maior posse de bola no primeiro tempo, e sufocava o time do Cosmo no ataque. Ainda na etapa inicial, Travoso, atleta do Viagra foi expulso por reclamação e o time Amarelo jogou com um a menos no restante da partida.

Com dez jogadores, o Viagra voltou para a etapa final mais cauteloso e mesmo assim a partida caminhava para um 0X0 e o título seria definido nas penalidades máximas. Seria mesmo, por que estava faltando entrar em ação “Guará”, um jogador com o nome que representa as cores do Cosmo. “Guará” pintou no gramado faltando poucos minutos para acabar a partida e foi o suficiente para botar fogo no jogo e mudar o resultado da decisão. Bregueço fez 1×0 para o Cosmo, e Guará fechou o placar fazendo o gol do título Cosmopolita.

O campeonato teve seis clubes e foi decidido pelos melhores da etapa classificatória, tendo como campeão da I Taça Cidade de Alcântara, o Cosmo, time de melhor campanha em todo torneio. O artilheiro da competição foi o jogador Jajá com 10 gols marcados.

No final da partida o prefeito Anderson Wilker, acompanhado do secretário de Juventude, Esporte e Lazer entregou troféus e premiação ao campeão e vice.

Para o prefeito, a I Taça Cidade de Alcântara é apenas o início dos trabalhos referentes ao esporte local. “Este é apenas o início de grandes conquistas para o futebol alcantarense. Estamos trabalhando para iniciar o Campeonato Principal e outras modalidades, além de montar uma boa seleção em Alcântara. Mas para isso, o melhor caminho é investir nos campeonatos em todo município, e isso vamos fazer” – destacou Anderson Wilker, um dos incentivadores do esporte local.

FOTOS: José Lindoso

 

Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer vai realizar a I Taça Cidade de Alcântara de Futebol Máster

COMPARTILHE

A prefeitura municipal de Alcântara, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, vai realizar a I Taça Cidade de Alcântara de Futebol Máster. A competição terá 6 clubes em disputa na melhor de 3 pontos. Os 4 melhores colocados na classificação farão as semifinais e os dois classificados disputarão o título em junho.

O Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Hermison Martins, já trabalha na preparação do estádio municipal visando outras competições futebolísticas, como o Campeonato Alcantarense que deve contar com grande número de clubes e com premiação recorde na história do futebol alcantarense.

A I Taça Cidade de Alcântara de Futebol Máster começará no dia 22 de abril, próximo sábado e será no Campo Velho, situado no Forte de São Sebastião, já que o Estádio está em manutenção. A data de encerramento do torneio está prevista para o dia 24 de junho.

As equipes participantes da I Taça Cidade de Alcântara de Futebol Máster estão abaixo relacionadas.

  • Cosmo
  • Peru
  • Viagra
  • MEC
  • Alcântara
  • Tiradentes

Como incentivador do esporte no município, o prefeito Anderson Wilker (PCdoB), mesmo antes de ser o gestor municipal, sempre apoiou o esporte em Alcântara. Sabedor da importância do esporte para a população, Anderson vai investir em várias modalidades esportivas, em diversas categorias. O projeto é audacioso e trará bons resultados para o município.

Todo estádio municipal está sendo preparado, tanto na parte estrutural, quanto gramado, cabines de rádio, alambrados e demais setores, em que o torcedor e desportista alcantarense vai voltar a vibrar e dar o grito de felicidade ao torcer pelo cube de seu coração.

Atividades Educativas, Esportivas, Sociais e Culturais são realizadas pelas secretarias em Alcântara

COMPARTILHE

Uma ação realizada na Praça da Matriz, no centro histórico de Alcântara, no último dia 07 de abril, oriunda de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Igualdade Racial, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Departamento de Infância e Adolescência, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Escola John Kennedy, trabalhou várias atividades com os estudantes.

As ações foram pensadas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), garantindo o direito ao esporte e lazer. Durante a manhã foram realizadas atividades lúdicas e extraclasses. Todas as atividades aconteceram no início da manhã e encerram-se com almoço.

Segundo a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, dezenas de crianças com idade entre 6 e 12 anos, compareceram e participaram das atividades recreativas.

ATIVIDADES ESPORTIVAS

A estratégia do trabalho foi baseada no respeito uns aos outros, lateralidade através das modalidades esportivas, contação de estórias pela equipe da Educação, oficinas de pintura e desenhos, e um resgate de brincadeiras antigas (rouba bandeira, elástico, cabo de força, pula corda, queimado, futebol, pista de obstáculos e etc..).

FOTOS ACIMA SÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELAS SECRETARIAS ACIMA CITADAS.

Federação de Triathlon do Maranhão realiza encontro em São Luís

COMPARTILHE

A Federação Maranhense de Triathon (FEMATRI) em parceria com o Centro Universitário do Maranhão (CEUMA) realizou na última terça-feira (04) programação para debater as implicações e desenvolvimento do Trianthlon em âmbito nacional.

O momento contou com a presença de estudantes do curso de Educação Física da universidade e profissionais da área, além do Presidente da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), Carlos Alberto Machado Froés e do Presidente da Fematri, Helbert Meneses.

Segundo o Presidente da Fematri, a discussão do tema é relevante, para tornar acessível a prática esportiva do Triathlon em nosso Estado, “o índice de frequentadores ainda é tímida em nossa cidade, mas a federação busca incentivar a prática desse esporte através de cursos e eventos acadêmicos como esse’’, ressaltou Meneses.

Durante a ocasião, o palestrante Carlos Froés explanou sobre a história e o legado olímpico do Triathlon, o surgimento de um novo mercado para os profissionais de Educação Física, o reconhecimento e a valorização de um esporte em constante atualização.

Para a estudante do curso de licenciatura de Educação Física, 5° período, Ludmila Maciel o evento favorece a troca de conhecimento e possibilita a discussão de um novo mercado para o profissional da área, é muito importante eventos como esse para conhecermos o que está sendo discutido em nossa área, e como nós da categoria profissional podemos reinventar o nosso mercado’’, afirmou.

A Fematri tem trabalhado com a fomentação de cursos e organização de provas da modalidade, e buscando parcerias com instituições educacionais e com profissionais pela valorização e visibilidade deste desporto.

COMO SURGIU?

O Triathlon é uma modalidade esportiva que une três esportes sequenciais, são eles, a natação, o ciclismo e a corrida. Surgiu em 1974 em San Diego, nos Estados Unidos e contou com a sua primeira competição em 1978. Foi reconhecida como modalidade olímpica em 2000, nas olimpíadas de Sidney na Austrália. No Brasil, a prática sofreu atualizações e vem sendo discutida por profissionais da área.

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free