casa » Archivo de Etiquetas: Escola de Música

Archivo de Etiquetas: Escola de Música

Escola de música “Tocando Sonhos” abre vagas para novos alunos

COMPARTILHE

Descobrir talentos é uma forma de dar oportunidade e formar novos profissionais e cidadãos no mundo da música. Idealizado e apoiado pela vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), o projeto Tocando Sonhos, abriu novas vagas na última segunda-feira (17) para ingresso de novos alunos. Todos os sábados, das 8h às 17h, jovens com idade mínima de 8 anos, e adultos terão a chance de aprender a tocar teclado, violão e bateria de forma gratuita.

Para fazer as matriculas, são necessários xérox do CPF, RG e comprovante de residência. O cadastro pode ser feito das 8h às 12h e das 14h às 17h, na rua Coração de Jesus, Nº 17 – Vila Conceição/João de Deus – mesmo lugar onde são ministradas as aulas.

O projeto foi inaugurado em 2017, e em menos de um ano já conseguiu matricular dezenas de jovens e adultos da região do Complexo do bairros do João de Deus. A iniciativa da vereadora Fátima Araújo tem o objetivo de formar profissionais e bons cidadãos para o futuro. Como grande incentivadora da educação, Fátima tem outros projetos que envolve o seguimento.


Texto: Jessé Silva

Prefeito Zé Martins inaugura Escola de Música em Bequimão-MA

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins (MDB) inaugurou nesta quinta-feira (13) a Escola de Música de Bequimão. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo na Praça Central (2 de novembro) no centro da cidade e contou com presenças de vereadores, secretários, vice-prefeito Magal, músicos, professores, pais e alunos. A escola vai iniciar com 196 alunos matriculados e tem o objetivo de formar músicos com cidadania.

Para o prefeito Zé Martins a inauguração da escola de música apenas amplia um legado deixado pelo ex-prefeito Juca Martins. “É tão gratificante, que estamos ampliando os serviços e disponibilizando para nossa comunidade. Eu me sinto muito feliz em está fazendo isso para Bequimão e tenho certeza que esses jovens serão os grandes músicos e maestros do futuro”, destacou o prefeito.

Para a coordenadora da Escola de Música, Cristina Rodrigues, o maior objetivo é aliar conhecimento ao futuro de jovens bequimãoenses. “Nosso maior objetivo é evitar que nossas crianças caiam no mundo das drogas. Transformando-os em cidadãos de bem, formando grandes músicos,maestros e montar uma excelente banda de música em nossa cidade”, disse.

Para a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, a Escola de Música é o resultado de mais um compromisso do prefeito Zé Martins firmado com a população. “Mais uma grande conquista, mais um compromisso realizado pelo prefeito Zé Martins com a população de Bequimão. Hoje estamos dando o ponta pé inicial da nossa escola de música e o sucesso são os 196 alunos matriculados. Daqui há alguns anos teremos grandes músicos e maestros”, destacou a secretária.

O músico Tales do Vale destaca a metodologia de ensino e o que será abordado além de aprender música. “A banda tem um poder disciplinador muito forte, vamos trabalhar em grupo, coletividade e será muito importante na vida dos jovens que vão fazer parte do grupo. A música é apenas o núcleo central da escola, mas aqui teremos várias outras metodologias que vamos agregar na vida deles”, destacou.

Para a aluna Júlia Ribeiro, que sempre sonhou tocar instrumentos musicais, esta será a oportunidade de avançar e aprender. “Eu quero aprender tocar violão. Já pedi para minha mãe comprar um para mim. Tocar violão é algo para a vida toda, eu sempre quis aprender e esta foi a única oportunidade que tive até agora”, salientou.

Imagens: Welington Cardoso

Projeto da vereadora Fátima Araújo vai beneficiar Jovens do bairro João de Deus com aulas de música a partir deste sábado (24)

COMPARTILHE

Educação é a palavra mágica que significa transformação. O caminho mais curto e correto para conquistar o sucesso está aliado ao conhecimento. Foi pensando no desenvolvimento da juventude do Complexo de bairros do João de Deus, na região periférica da capital maranhense, que a vereadora Fátima Araújo, uma das mais atuantes na legislatura atual, cria o projeto Escola de Música (Tocando Sonhos) que vai beneficiar centenas jovens.

Dona de um trabalho inquestionável na região do João de Deus, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), está prestes a lançar, de forma oficial, mais um de seus projetos magníficos. Após os projetos Viva Mais Saúde, Educar para Vencer, Escolinha de Futebol, Cursos de Capacitação e Graduação, agora a parlamentar irá lançar, já no próximo sábado (24), a Escola de Música com aulas inteiramente gratuitas. O projeto abrange jovens de várias idades, e tem como principal objetivo revelar novos talentos para música.

“Agora iremos explorar um pouco mais a nossa cultura. Temos em nossa comunidade muitos jovens que sem dúvida, são muito talentosos. Por esse motivo, sentimos o desejo de incentivar esses talentos, e a forma mais adequada é dando oportunidade para que eles possam ter aulas de música de forma gratuita, em nossa comunidade”, destacou a Pequena Guerreira.

A vereadora destacou ainda, a possibilidade de outros instrumentos, além de violão, bateria e teclado serem disponibilizados para os futuros músicos do João de Deus. “Inicialmente teremos violão, bateria e teclado, mas, logo em breve teremos outros instrumentos que também serão incluídos nas aulas. Esse é um projeto que veio para ficar. Quero ver nossos jovens fazendo sucesso pela capital, Brasil e mundo”, disse a parlamentar.

Dois professores estarão responsáveis pelas aulas de violão, bateria e teclado.  As aulas terão início neste sábado (24), e serão realizadas na Rua Coração de Jesus, Nº 17 – Vila Conceição/João de Deus.

 

Por Maxsuel Bruno

 

Bequimão recebe instrumentos musicais para Escola de Música do município

COMPARTILHE
O município de Bequimão, localizado no litoral ocidental maranhense, recebeu nesta sexta-feira (15), instrumentos musicais que irão equipar a Escola de Música da cidade. A entrega aconteceu na Casa do Maranhão, e faz parte do ‘Programa Maranhão Musical’, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). A secretária de Cultura e Igualdade Racial de Bequimão, Dinha Pinheiro, representou o prefeito Zé Martins, no evento.O prefeito Zé Martins já aprovou mais um projeto através da Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, que garante 30% das vagas para as comunidades quilombolas do município.
Bequimão está entre os 22 municípios atendidos por meio de convênio com o Ministério da Cultura, oriundo de emenda parlamentar do deputado Sarney Filho. O município de Bequimão receberá (violões, baixo, bateria, clarinete, flauta doce barroca, guitarras, sax, trompete, entre outros) além de mobiliários (armários, cadeiras, mesas, estantes, ventilador, bebedouro quadro branco, além de livros e partituras). Totalizando 167 equipamentos, entre móveis e instrumentos musicais.
 
Para a secretária de Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, a população bequimãoense acaba de ganhar nova oportunidade em educação. “Música também faz parte da educação de crianças, adolescentes e jovens. É a grande oportunidade para nossa população jovem. O prefeito Zé Martins sabe abraçar essas parcerias e só quem tem a ganha é o município. Estamos felizes com essa indicação do deputado federal Sarney Filho”, destacou.
 
Os municípios contemplados pelo convênio federal são Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Apicum Açu, Amarante do Maranhão, Bequimão, Brejo, Cachoeira Grande, Joselândia, Montes Altos, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Nova Olinda do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Satubinha, Trizidela do Vale, Turiaçu, Olinda Nova do Maranhão, Mirinzal, Vila Nova dos Martírios, Cândido Mendes e Riachão.
Fotos: João Filho

Prefeito Anderson Wilker recebe instrumentos musicais para Escola de Música de Alcântara

COMPARTILHE

O município de Alcântara, localizado no litoral ocidental maranhense, recebeu nesta sexta-feira (15), instrumentos musicais que irão equipar a Escola de Música da cidade. A entrega aconteceu na Casa do Maranhão, e faz parte do ‘Programa Maranhão Musical’, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). O prefeito Anderson Wilker (PCdoB), participou do evento no Centro de São Luís e recebeu os equipamentos, no total de 30 instrumentos musicais. O kit é formado por guitarra, flauta, contra baixo, teclado, violão, bateria entre outros.

Durante a solenidade de entrega dos instrumentos foi realizada apresentação musical dos monitores capacitados pela Escola de Música do Maranhão ‘Lilah Lisboa de Araújo. A ideia é que esses monitores desenvolvam seus conhecimentos junto a outros incentivando a criação de novos talentos por meio da música.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, destacou a importância do programa Maranhão Musical. “É um avanço importante esse incentivo à formação musical no estado, é um trabalho fundamental de qualificação e inclusão social através da música. Nosso município vai ganhar muito com a Escola de Música. Temos um grande celeiro de talentos e vamos aproveitar e investir na juventude alcantarense”, disse o prefeito.

Os municípios beneficiados com o programa Maranhão Musical, foram Água Doce do Maranhão, Alcântara, Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Amarante do Maranhão, Apicum Açu, Axixá, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Brejo, Buriti Bravo, Cachoeira Grande, Cajapió, Cândido Mendes, Codó, Coroatá, Cururupu, Formosa da Serra Negra, Gov Newton Belo, Imperatriz, João Lisboa, Joselândia, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago Verde, Matões, Mirador, Mirinzal, Montes Altos, Nova Iorque, Nova Olinda do Maranhão, Olinda Nova do Maranhão, Peritoró, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Raposa, Riachão, Ribamar Fiquene, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá, São Benedito do Rio Preto, São José de Ribamar, São Mateus, Satubinha, Senador La Roque, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Vila Nova dos Martírios, Vitorino Freire.

Vereador Chaguinhas denuncia a extinção da Escola Municipal de Musica de São Luís

COMPARTILHE

O vereador Francisco Chaguinhas fez um importante pronunciamento na Câmara Municipal de São Luís, para abordar todo o processo de destruição da Escola Municipal de Música e justificativa para a demissão do violonista clássico e professor João Pedro Borges, da direção de um importante estabelecimento de ensino da arte musical.

A iniciativa do vereador feita com informações amplas e detalhadas do processo de sucateamento para em seguida a dolosa aplicação da destruição total da Escola Municipal de Música. Dentro do contexto, estão os gestores maiores do Sistema Municipal de Educação da administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. E tudo indica que existiam outros interessados e não está descartada a iniciativa própria do Chefe do Executivo Municipal, em se tratando que foi ele quem exonerou o professor João Pedro Borges, registrou o vereador Francisco Chaguinhas.

Bastante indignado, o vereador fez questão de dar detalhes de um relatório feito pelo violonista João Pedro Borges e encaminhado ao atual secretário Moacir Feitosa, da Educação Municipal. A resposta veio pelo meio cruel, irresponsável e total descompromisso da Prefeitura de São Luís com a educação e a cultura e por considerar a restabelecimento da Escola Municipal de Música, até como um retrocesso, houve a decisão do arquivamento da proposta de reconstrução da escola e exoneração sumária do violonista e professor João Pedro Borges, afirmou o vereador Francisco Chaguinhas para um plenário estarrecido com mais um ato de total irresponsabilidade do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

As lideranças do prefeito na Câmara Municipal, nenhuma delas se atreveu a fazer qualquer manifestação, o que poderia piorar muito mais o sério e o contundente pronunciamento de Chaguinhas. Pode-se dizer que está ficando caracterizado de que a destruição da Escola Municipal de Música e a demissão do violonista João Pedro Borges contaram com outros interessados e até invejosos, uma vez que ter o talento dele é impossível por ser um Dom de Deus e chegar onde ele chegou, requer competência, talento, perseverança, muito estudo e dedicação para mostrar em palcos de teatros de diversos países do mundo  a arte musical, escrevendo o nome do Maranhão e do seu torrão natal – São Luís., destacou o vereador Francisco Chaguinhas.

TEXTO: Aldir Dantas

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free